Estudo de 2 Pedro 2:9 – Comentado e Explicado

é porque o Senhor sabe livrar das provações os homens piedosos e reservar os ímpios para serem castigados no dia do juízo,
2 Pedro 2:9

Comentário de Albert Barnes

O Senhor sabe … – Ou seja, os casos mencionados mostram que Deus é capaz de libertar seu povo quando é tentado, e entende a melhor maneira pela qual isso deve ser feito. Ele vê uma maneira de fazer isso quando não podemos, embora seja frequentemente uma maneira na qual não deveríamos ter pensado. Ele pode enviar um anjo para pegar seu povo tentado pela mão; ele pode interpor e destruir o poder do tentador; ele pode levantar amigos terrenos; ele pode libertar seu povo completamente e para sempre da tentação, pela remoção deles para o céu.

E para reservar os injustos – Como ele faz com os anjos rebeldes, 2 Pedro 2: 4 . O caso dos anjos mostra que Deus pode manter os homens maus, como se estivessem sob laços, reservados para o julgamento final em seu bar. Embora eles pareçam ir à solta, eles ainda estão sob seu controle e são mantidos por ele com referência à sua última acusação.

Comentário de Joseph Benson

2 Pedro 2: 9 . O Senhor, etc. – Isso responde a 2 Pedro 2: 4 e fecha o sentido que foi iniciado ali; sabe como entregar – Como se ele tivesse dito, parece claramente, a partir desses casos, que o Senhor tem sabedoria e poder suficientes, ou pode descobrir maneiras e meios, e o fará; para libertar os piedosos – Aqueles que agora sofrem perseguição; por tentações

Ou seja, provações e aflições de vários tipos; e reservar – Ou, mantenha-se na enfermaria, por assim dizer; (então t??e?? parece aqui significar;) os injustos – Os injustos, ou ímpios; até o dia do julgamento – Temporal e eterno; ser punido – da maneira mais sinalizada, ou com uma severidade se tornando sua culpa e maldade. “A multidão de habitantes do mundo antigo e das cidades da planície não era, aos olhos de Deus, motivo para não destruí-los. Ele os destruiu todos de uma vez. Por outro lado, as poucas pessoas piedosas entre elas não foram negligenciadas por Deus porque eram poucas, mas preservadas por uma interposição imediata de seu poder. Essa última observação que Pedro faz para mostrar que, apesar de Deus permitir que falsos mestres se levantem e enganem a muitos, ele preservará os sinceros de serem iludidos por eles e, por fim, os destruirá da igreja. Ao manter Deus os injustos na ala para serem punidos no dia do julgamento, somos ensinados que o castigo infligido aos iníquos nesta vida não impedirá que sejam castigados na próxima. A parte principal de sua punição será a que sofrerão após o julgamento. ”

Comentário de E.W. Bullinger

Senhor . App-98.

sabe . App-132.

piedoso . Grego. eusebes . Veja Atos 10: 2 .

fora de . App-104.

tentações = tentação. Ver 1 Pedro 1: 6 .

o = a.

punido . Compare Jó 21:30 .

Comentário de John Calvin

9. O Senhor sabe. O que primeiro ofende os fracos é que, quando os fiéis procuram ansiosamente ajuda, eles não são imediatamente ajudados por Deus; mas, pelo contrário, às vezes os sofre como se afastassem pelo cansaço diário e pela lentidão; e segundo, quando os ímpios crescem devassamente com impunidade e, entretanto, Deus fica em silêncio, como se ele conivesse com suas más ações. Essa dupla ofensa que Peter remove agora; pois ele testemunha que o Senhor sabe quando é conveniente livrar os piedosos da tentação. Por essas palavras, ele nos lembra que esse cargo deve ser deixado para ele, e que, portanto, devemos suportar tentações, e não desmaiar, quando a qualquer momento ele adia sua vingança contra os ímpios.

Esse consolo é muito necessário para nós, pois esse pensamento é suscetível de surgir: “Se o Senhor quer que o seu seja seguro, por que ele não os reúne em algum canto da terra, para que eles se estimulem mutuamente? à santidade? por que ele os mistura com os iníquos pelos quais podem ser contaminados? ” Mas quando Deus afirma a si mesmo o ofício de ajudar e proteger os seus, para que eles não falhem no concurso, reunimos coragem para lutar com mais força. O significado da primeira cláusula é que esta lei é prescrita pelo Senhor a todos os piedosos, que eles devem ser provados por várias tentações, mas que devem ter boa esperança de sucesso, porque nunca serão privados de sua ajuda e ajuda.

E reservar o injusto. Por esta cláusula, ele mostra que Deus regula seus julgamentos de modo a suportar os iníquos por um tempo, mas não para deixá-los impunes. Assim, ele corrige muita pressa, pela qual costumamos ser levados de cabeça para baixo, especialmente quando a atrocidade da maldade nos machuca gravemente, pois desejamos que Deus fulminar sem demora; quando não o faz, parece não ser mais o juiz do mundo. Para que, portanto, essa impunidade temporária de iniquidade nos perturbe, Pedro nos lembra que um dia de julgamento foi designado pelo Senhor; e que, portanto, os iníquos jamais escaparão do castigo, embora não sejam imediatamente infligidos.

Há uma ênfase na palavra reserva, como se ele tivesse dito, que eles não escapariam da mão de Deus, mas seriam mantidos presos por correntes ocultas, para que em um determinado momento fossem levados a julgamento. O particípio ???a??µ????? , embora no presente, ainda não foi explicado, portanto, que eles são reservados ou mantidos para serem punidos, ou que podem ser punidos. Pois ele pede que confiemos na expectativa do juízo final, para que, com esperança e paciência, possamos lutar até o fim da vida.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor sabe como libertar os piedosos – A preservação e libertação de Ló deram ao apóstolo a oportunidade de observar que Deus sabia tanto salvar quanto destruir; e que sua bondade o levou a forçar a salvar Ló justo, assim como sua justiça destruiu os rebeldes nos casos já apresentados. E o objetivo do apóstolo em produzir esses exemplos é mostrar ao povo a quem ele estava escrevendo que, embora Deus destruísse aqueles falsos mestres, ele salvaria poderosamente seus servos fiéis do contágio e da destruição deles. Devemos observar cuidadosamente,

  1. Que o homem piedoso não deve ser preservado da tentação.
  • Que ele será preservado em tentação.
  • 3. Que ele será libertado disso.

    Comentário de Thomas Coke

    2 Pedro 2: 9 . O Senhor sabe como entregar, etc. – Já notamos que alguns pensam que o sentido está suspenso de 2 Pedro 2: 4 a este versículo. Esta seria a conexão: “Se Deus não poupou os anjos que pecaram – nem o mundo antigo, nem os habitantes perversos de Sodoma e Gomorra; e se, por outro lado, salvou os santos anjos, e também Noé e Ló que eram homens justos; então o Senhor sabe como libertar, etc. O Dr. Heylin, iniciando cada um dos versículos acima com Desde – Visto que Deus não poupou, começa o presente versículo: Parece a partir desses casos que o Senhor entregará, etc. Da distinção que Deus já fez em muitos casos entre justos e iníquos, o apóstolo deduz um julgamento justo por vir, ou um estado de retribuição universal e exata.

    Comentário de John Wesley

    O Senhor sabe como livrar os piedosos das tentações e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem punidos.

    Parece claramente, a partir desses casos, que o Senhor sabe, tem sabedoria e poder e vontade, para livrar os piedosos de todas as tentações e punir os ímpios.

    Referências Cruzadas

    Jó 5:19 – De seis desgraças ele o livrará; em sete delas você nada sofrerá.

    Jó 21:30 – Que o mau é poupado da calamidade, e que do dia da ira recebe livramento?

    Salmos 4:3 – Saibam que o Senhor escolheu o piedoso; o Senhor ouvirá quando eu o invocar.

    Salmos 12:1 – Salva-nos, Senhor! Já não há quem seja fiel; já não se confia em ninguém entre os homens.

    Salmos 32:6 – Portanto, que todos os que são fiéis orem a ti enquanto podes ser encontrado; quando as muitas águas se levantarem, elas não os atingirão.

    Salmos 34:15 – Os olhos do Senhor voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro;

    Provérbios 16:4 – O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.

    Romanos 2:5 – Contudo, por causa da sua teimosia e do seu coração obstinado, você está acumulando ira contra si mesmo, para o dia da ira de Deus, quando se revelará o seu justo julgamento.

    1 Coríntios 10:13 – Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

    2 Coríntios 5:10 – Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más.

    2 Timóteo 3:12 – De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    2 Pedro 2:4 – Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo.

    2 Pedro 3:7 – Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios.

    Judas 1:14 – Enoque, o sétimo a partir de Adão, profetizou acerca deles: “Vejam, o Senhor vem com milhares de milhares de seus santos,

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *