Estudo de Salmos 12:1 – Comentado e Explicado

Ao mestre de canto. Uma oitava abaixo. Salmo de Davi. Salvai-nos, Senhor, pois desaparecem os homens piedosos, e a lealdade se extingue entre os homens.
Salmos 12:1

Comentário de Albert Barnes

Socorro, Senhor – Hebraico: “Salve, Senhor.” A idéia é que não havia ajuda humana e, portanto, a ajuda divina é implorada. O salmista viu que aqueles em quem a confiança costumava ser colocada para a promoção da causa da verdade e da virtude agora fracassavam e, portanto, ele convida à interposição divina.

Para o homem piedoso – A palavra usada aqui corretamente denota o homem “misericordioso” – ??? châsi^yd É um termo aplicado aos justos, porque é uma característica proeminente no caráter de um homem piedoso que ele é misericordioso, gentil e benigno. Portanto, o caráter geral é frequentemente denotado pela característica especial; da mesma maneira que falamos de um homem piedoso como um homem bom, um homem justo, um homem justo. A idéia sugerida pelo uso do termo aqui é que é sempre uma característica de um homem piedoso que ele seja misericordioso ou benigno. Compare o Salmo 4: 3 ; Salmo 32: 6 , onde a mesma palavra é traduzida como “piedosa”; Salmo 30: 4 ; Salmo 31:23 ; Salmo 37:28 ; Salmo 50: 5 ; Salmo 52: 9 ; Salmo 79: 2 ; Salmo 85: 8 , onde são prestados santos; e Deuteronômio 33: 8 ; Salmo 16:10 ; Salmo 86: 2 ; Salmo 89:19 , onde é tornado “santo”. “Ceaseth.” A palavra usada aqui – g? gâmar – significa propriamente pôr fim; completar; aperfeiçoar. Portanto, significa chegar ao fim, cessar, falhar.

Gesenius. – Isso pode ocorrer por serem cortados pela morte; ou pela cessação de exercer sua influência em favor da religião; isto é, por uma prevalência geral de maldade entre aqueles que professavam ser amigos de Deus. Este último parece ser o significado aqui, uma vez que, nos versículos seguintes, o salmista passa a especificar a maneira pela qual eles “falham”; não pela morte, mas falando vaidade, falsidade e bajulação. Ou seja, sua conduta era tal que sua influência falhou ou foi perdida para a comunidade. Não se podia confiar neles, e, portanto, o salmista clama com tanta veemência a Deus por sua interposição. A idéia é que, quando os homens que professam religião se conformam ao mundo – quando vivem como outros homens – quando deixam de exercer influência em favor da piedade – quando caem nos hábitos de pecado, é hora de pedir a Deus com sinceridade especial por sua ajuda. Freqüentemente, tal conduta por parte dos amigos professos da religião torna esse apelo a Deus mais adequado do que a morte de bons homens, pois, no último caso, sua influência é simplesmente retirada; no primeiro, não apenas essa influência que eles podem exercer perdida para a igreja, mas há uma má influência positiva a ser combatida. A queda de um professor de religião em pecado é uma perda maior para a igreja do que sua morte.

Para os fiéis – aqueles que professam fé; aqueles que são obrigados por seus votos a serem fiéis a Deus e à sua causa. A palavra é equivalente a crer e é adequadamente expressiva de confiança ou fé em Deus.

Falhar entre os filhos dos homens – Falhar, como observado acima, por sua má conduta; sendo falso com a confiança que lhes foi confiada.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 12.

Davi, desprovido de consolo humano, pede a ajuda de Deus: consola-se com os julgamentos de Deus sobre os ímpios e com a confiança nas provadas promessas de Deus.

Para o principal músico de Sheminith, Um Salmo de Davi.

Título. ???????? ?? ???????? lamnatseach al hoshsheminith. Veja a nota no título dos Salmos 6. Este salmo reclama da falsidade e da traição que abundam no mundo; da qual Deus é apresentado como determinado a libertar seu povo. Alguma conjetura que ele aponta particularmente para a corrupção que reinou no tribunal de Saul, e mais especialmente em Doeg, e os traiçoeiros ziphitas; que prometeu a Davi sua amizade, sem outra intenção senão entregá-lo a Saul.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 12: 1 . Socorro, Senhor – hebraico, ??????? , hoshigna, salve, Jeová; a saber, eu e outros homens bons, pela sutileza e raiva dos homens maus; pois o homem piedoso cessa – ???? , chasid, o homem amável ou misericordioso, como a palavra significa adequadamente. Os fiéis falham, etc. – Os homens perderam, não apenas a piedade séria, que até a verdade e a honestidade em suas conversas e relações com os homens. “A depravação universal de judeus e gentios fez com que a igreja de antigamente orasse fervorosamente pelo primeiro advento de Cristo; e uma depravação semelhante entre aqueles que se chamam cristãos pode induzi-la a orar não menos fervorosamente por essa aparição pela segunda vez para a salvação. ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Para o principal músico. Veja App-64.

sobre Sheminith = o Sheminith. Veja App-65.

Título. Um Salmo. Veja App-65.

Ajuda = Salvar.

homem piedoso = “gracioso [homem]” .

cessar = não existe mais. Compare Isaías 57: 1 . Miquéias 7: 2 .

fiel. Figura do discurso Metonímia (do Adjunto), App-6, feita para homens fiéis.

filhos dos homens = filhos dos homens. (Hebraico ” adão . App-14.)

Comentário de Adam Clarke

Socorro, Senhor – Salve-me, Senhor; porque homens misericordiosos fracassam e homens fiéis passaram dos filhos de Adão. Faça-me seguro, Senhor; porque o mal fracassou, porque o sodfastnes diminuiu dos filhos dos homens. MS antigo.

Comentário de John Calvin

Para o músico chefe no dia 8. Com relação à palavra oitavo, há duas opiniões entre os intérpretes. Segundo alguns, significa um instrumento musical; enquanto outros tendem a pensar que é uma música. Mas como não é de grande importância qual dessas opiniões é adotada, não me preocupo muito com esse assunto. A conjectura de alguns, de que era o começo de uma música, não me parece tão provável quanto se refere à música, e pretendia mostrar como o salmo deveria ser cantado. (255) No início, Davi reclama que a terra estava tão espalhada por homens iníquos e pessoas que haviam cometido todo tipo de maldade que a prática da retidão e da justiça havia cessado, e não foi encontrado nenhum que defendesse a iniqüidade. causa do bem; em resumo, que não restava mais humanidade ou fidelidade. É provável que o salmista aqui fale do tempo em que Saul o perseguiu, porque todos, do mais alto ao mais baixo, conspiraram para destruir um homem inocente e aflito. É algo muito angustiante relatar, e mesmo assim era perfeitamente verdade, que a justiça foi tão completamente derrubada entre o povo escolhido de Deus, que todos eles, com um consentimento, da hostilidade a uma causa justa e justa, haviam quebrado em atos de indignação e crueldade. Aqui, Davi não acusa estrangeiros ou estrangeiros, mas nos informa que esse dilúvio de iniqüidade prevaleceu na Igreja de Deus. Que os fiéis, portanto, em nossos dias, não sejam indevidamente desencorajados diante da visão melancólica de um estado do mundo muito corrupto e confuso; mas considerem que eles devem suportar pacientemente, vendo que sua condição é igual à de Davi no passado. E deve-se observar que, quando Davi clama a Deus por socorro, ele se encoraja na esperança de obtê-lo com isso, que não havia retidão entre os homens; para que, a partir de seu exemplo, possamos aprender a nos entregar a Deus quando não vemos nada à nossa volta, a não ser o desespero negro. Devemos ser totalmente persuadidos disso, de que quanto maior a confusão das coisas no mundo, Deus estará mais pronto para ajudar e socorrer seu povo (256) e que será a época mais apropriada para ele interpor. a assistência dele.

1. O homem misericordioso falhou. Alguns pensam que é uma queixa de que os justos foram injustamente mortos; como se o salmista tivesse dito, Saul cortou cruelmente todos os que observavam justiça e fidelidade. Mas eu entenderia as palavras em um sentido mais simples, como significando que não há mais nenhuma beneficência ou verdade restante entre os homens. Ele expressou nessas duas palavras em que consiste a verdadeira justiça. Como existem dois tipos de injustiça, violência e engano; portanto, os homens vivem em retidão quando, em suas relações uns com os outros, conscientemente se abstêm de cometer algum mal ou dano um ao outro, e cultivam a paz e a amizade mútua; quando não são leões nem raposas. Quando, no entanto, vemos o mundo em um estado de desordem como aqui descrito, e somos afetados por isso, devemos ter cuidado para não uivar com os lobos, nem nos deixar levar pela dissipação e pela inundação transbordante. da iniqüidade que vemos prevalecendo à nossa volta, mas deveria imitar o exemplo de Davi.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *