Estudo de Salmos 32:6 – Comentado e Explicado

Assim também todo fiel recorrerá a vós, no momento da necessidade. Quando transbordarem muitas águas, elas não chegarão até ele.
Salmos 32:6

Comentário de Albert Barnes

Para isso – Com referência a este estado de espírito ou a este resultado feliz; ou, incentivado pelo meu exemplo e meu sucesso. A idéia parece ser que outros encontrariam, e poderiam encontrar, incentivo pelo que lhe ocorrera. Em outras palavras, seu caso forneceu uma ilustração da maneira pela qual os pecadores são perdoados, e uma prova da misericórdia de Deus, que seria instrutiva e encorajadora para os outros em circunstâncias semelhantes. A conversão de um pecador, ou o fato de um pecador obter perdão, torna-se assim um encorajamento para todos os outros, pois

(a) o perdão deve sempre ser obtido da mesma maneira essencialmente – pela confissão humilde e penitente do pecado e nos lançando inteiramente à misericórdia oferecida por Deus; e

(b) o fato de um pecador ter sido perdoado é uma prova completa de que outros também podem obter perdão, pois Deus é imutávelmente o mesmo. Todos aqueles que “perdoaram” e foram salvos no mundo tornaram-se exemplos para o resto, e forneceram provas completas de que todos os outros “podem” ser perdoados e salvos se vierem da mesma maneira. Veja as notas em 1 Timóteo 1:16 .

Todo mundo que é piedoso – A palavra original usada aqui significaria corretamente aqueles que são piedosos ou que já estão convertidos. É a palavra comum usada nas Escrituras para denotar “santos” e geralmente é assim traduzida. Mas, como usado aqui, parece preferir denotar aqueles que são “inclinados” a serem piedosos, ou que procuram como podem se tornar piedosos; em outras palavras, aqueles que são “dispostos religiosamente”. O encorajamento é para aqueles que sentem que são pecadores; que desejam alguma forma de alívio do fardo do pecado; que estão convencidos de que não há outra fonte de alívio a não ser Deus, e que estão dispostos a fazer a mesma provação que o salmista fez – encontrar a paz confessando o pecado. Todas essas pessoas, diz o salmista, podem ver no seu caso encorajamento a vir assim a Deus; tudo isso o encontraria disposto a perdoar.

No tempo em que você for encontrado – Margem, como no hebraico, “no tempo de encontrar”. Ou seja, eles achariam que era um tempo propício, ou um tempo de misericórdia. Isso não significa que foram determinados ou determinados tempos em que Deus seria gracioso; ou que houve épocas em que ele estava disposto a “dar audiência” às pessoas, e épocas em que ele não pôde ser abordado; mas o significado é que, sempre que surgissem assim – com esse sentimento penitente e essa linguagem de confissão – eles encontrariam esse tempo de misericórdia. A idéia não é que Deus esteja mais disposto a mostrar misericórdia de uma vez que a outra, mas que eles o encontrariam “sempre” pronto para demonstrar misericórdia quando vierem dessa maneira: esse seria o momento de obter seu favor; “Que a hora de encontrar.” O tempo real de “misericórdia”, portanto, para um pecador, é o momento em que ele está disposto a vir como penitente e a confessar o pecado.

Certamente nas inundações de grandes águas – Em tempos de calamidade – como quando inundações de água se espalham por uma terra; ou em um momento de julgamento – quando tais inundações varrem tudo. A referência aqui é, sem dúvida, às inundações que virão sobre os ímpios – sobre um mundo perverso. A ilustração é provavelmente tirada do dilúvio no tempo de Noé. Assim, quando Deus varrer os ímpios em sua ira – quando os devolver à destruição no dia do julgamento – o pecador perdoado estará a salvo.

Eles não chegarão perto dele – Ele estará seguro. Ele não será varrido com os outros. Seguro, como um homem perdoado – seguro como um filho e amigo de Deus – ele será protegido como Noé estava no grande dilúvio que varreu um mundo culpado. Um homem perdoado não tem nada a temer, embora inundações ou incêndios devam varrer o mundo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 32: 6 . Por isso, todo aquele que é piedoso orar a ti Por isto, a saber, porque você é misericordioso, todo aquele que é piedoso, verdadeiramente penitente e sinceramente resolvido para o futuro para servi-lo, orará a você, numa época em que tu podes ser encontrado; enquanto houver espaço para arrependimento e reconciliação contigo. Ver Isaías 55: 6 . Os caldeus a processam em um tempo aceitável; o árabe, em um momento de audiência. Há uma dificuldade considerável na próxima cláusula. Pelas inundações de grandes águas, alguns entendem perigos e angústias; de acordo com o significado, que nas maiores dificuldades e angústias que o cercam como um dilúvio de água, elas (aquelas águas ou angústias) não devem se aproximar dele, para engoli-lo; mas ele será finalmente libertado deles. O Dr. Hammond, no entanto, observa que as palavras podem ser traduzidas de outra maneira. Mas , quanto à inundação de muitas ou grandes águas, (por meio disso, significa o homem mau que, como uma torrente, transborda a margem, transgride as leis, e varre e leva tudo diante dele) eles não chegarão nem aproximar-se dele; Deus é isso. Eles seguem obstinados em seu curso; eles não se importam, nem cuidam de Deus. Assim, a oposição na primeira e na última parte do versículo parece ser exata; nem é a mudança de pessoa de ti para ele qualquer objeção, que é frequente nesta escrita poética. Veja Salmos 18.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 32: 6 . Por isso – isto é, com o encorajamento do meu exemplo e da tua grande misericórdia concedida a mim, em resposta à minha humilde confissão e súplica; todo aquele que é piedoso – isto é, verdadeiramente penitente, e teme a tua ira por causa de seus pecados passados, resolvendo servir-te para o futuro; ore a ti – Nomeadamente, pelo perdão de seus pecados, e por um testemunho de seu Espírito em seu coração, para que você o perdoe, Romanos 8:16 . Numa época em que você pode ser encontrado – hebraico, ??? ??? , legneth metzo, no tempo de encontrar, ou seja, de encontrar-te; enquanto houver espaço para arrependimento e reconciliação contigo. Os caldeus o traduzem, em um tempo aceitável, o árabe, em um tempo de audição. Assim, Isaías: buscai o Senhor enquanto ele pode ser encontrado, invocai-o enquanto ele estiver próximo. O significado é, em um momento oportuno, enquanto Deus continua a oferecer graça e misericórdia aos pecadores. Por essa cláusula, o salmista parece íntimo da diferença entre os verdadeiramente penitentes ou piedosos, que oram e clamam a Deus por misericórdia em sua época; e os ímpios e impenitentes, que não o farão até que seja tarde demais, e a estação se perca. Marque isso bem, ó leitor, e veja que você não perde tempo, mas busque o Senhor rapidamente, Zacarias 8:21 , para que a morte não te corte, e então será tarde demais para procurá-lo. Lembre-se: agora é o tempo aceito, eis que agora é o dia da salvação. Certamente nas inundações de grandes águas – Ou seja, em tempos de grandes calamidades, que são frequentemente comparadas a grandes águas; eles não chegarão perto dele – Para esmagá-lo ou magoá-lo. Ou, Deus o colocará em um lugar alto e seguro, fora do alcance deles; como ele providenciou uma arca para Noé quando o dilúvio chegou, ao qual talvez ele alude aqui. Aqueles que têm Deus perto deles, que todos os que são retos, penitentes e oradores têm, são tão vigiados e tão avançados que nenhuma água, nem grandes águas, nem inundações deles pode chegar perto deles para machucá-los. Como as tentações do iníquo não as tocam, 1 João 5:18 , o mesmo acontece com os problemas deste mundo mau; esses dardos inflamados de ambos os tipos ficam aquém deles.

Comentário de E.W. Bullinger

deve = let.

piedoso = homem de bondade, que experimentou essa graça ou favor divino.

em um tempo, & c. = em um momento de encontrar [sua necessidade].

inundações, etc. Figura do discurso Hipocatástase . App-6. Coloque para o tempo de necessidade na linha anterior.

Comentário de Adam Clarke

Pois isto deve ser piedoso – porque tu és misericordioso; porque demonstraste piedade de todos os que verdadeiramente se voltaram para ti e creram em ti; todo aquele que teme a ti e ouve isso, orará a ti em um tempo aceitável, quando fores encontrado; na hora de encontrar. Quando o coração está amolecido e a consciência alarmada, é hora de descobrir. Deus está sempre pronto; homens não são assim. Quem pode orar com o coração duro e a mente sombria? Enquanto você sente ressentimentos, ore.

Certamente nas enchentes – Em violentas provações, aflições e tentações; quando as chuvas caem, os ventos sopram e as inundações batem contra aquele homem piedoso que ora e confia em Deus; “eles não chegarão perto dele”, de modo a enfraquecer sua confiança ou destruir sua alma. Sua casa é fundada em uma rocha.

Comentário de John Calvin

6. Portanto, todo aquele que é manso deve orar a ti. Aqui, o salmista declara expressamente que tudo o que ele estabeleceu até agora em sua própria pessoa pertence em comum a todos os filhos de Deus. E isso deve ser cuidadosamente observado, porque, a partir de nossa incredulidade nativa, a maior parte de nós é lenta e relutante em se apropriar da graça de Deus. Também podemos aprender com isso que Davi obteve perdão, não pelo mero ato de confissão, como alguns falam, mas pela fé e oração. Aqui ele direciona os crentes para os mesmos meios de obtê-los, oferecendo-lhes que se atinjam à oração, que é o verdadeiro sacrifício da fé. Além disso, somos ensinados que em Davi Deus deu um exemplo de sua misericórdia, que pode não apenas se estender a todos nós, mas também nos mostra como a reconciliação deve ser buscada. As palavras, cada uma, servem para a confirmação de toda pessoa piedosa; mas o salmista, ao mesmo tempo, mostra que ninguém pode obter a esperança da salvação, se prostrando como um suplicante diante de Deus, porque todos, sem exceção, precisam de sua misericórdia.

A expressão O tempo de encontrar, que se segue imediatamente, alguns pensam, refere-se às horas comuns e habituais de oração; outros, porém, mais precisamente, na minha opinião, o comparam (664) com aquele lugar em Isaías ( Isaías 55: 6 ), onde é dito: “Buscai ao Senhor enquanto ele pode ser encontrado, invocai-o enquanto ele estiver perto.” Na verdade, nunca está fora de época procurar Deus, a cada momento precisamos de Sua graça, e ele está sempre disposto a nos encontrar. Mas, como a preguiça ou o embotamento nos impedem de procurá-lo, Davi aqui intimamente as épocas críticas em que os crentes são estimulados por um sentimento de sua própria necessidade de recorrer a Deus. Os papistas abusaram deste lugar para justificar sua doutrina, de que deveríamos ter advogados no céu para orar por nós; (665) mas a tentativa de fundar um argumento em apoio a tal doutrina a partir desta passagem é tão grosseiramente absurda que é indigna de refutação. Podemos ver a partir dela, no entanto, ou quão perversamente eles corromperam toda a Escritura, ou com que ignorância grosseira eles cometem erros nos assuntos mais claros.

No dilúvio de muitas águas. Essa expressão concorda com a profecia de Joel,

“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será entregue.” ( Joel 2:32 )

O significado é que, embora os profundos redemoinhos da morte possam nos cercar por todos os lados, não devemos temer que eles nos tragam; mas, antes, creia que estaremos seguros e sem ferimentos, se apenas nos arriscarmos à misericórdia de Deus. Assim, somos ensinados enfaticamente que os piedosos terão certa salvação mesmo na morte, desde que se atinjam ao santuário da graça de Deus. Sob o termo inundação, são denotados todos os perigos dos quais não há meios de escapar.

Comentário de John Wesley

Pois todo aquele que é piedoso orará a ti no tempo em que for encontrado; certamente nas inundações das grandes águas não chegarão a ele.

Para isso – Com o incentivo do meu exemplo.

Encontrado – Em um tempo aceitável e oportuno, enquanto Deus continua a oferecer graça e misericórdia.

Águas – Em tempos de grandes calamidades.

Não vem – De modo a esmagá-lo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *