Estudo de Salmos 4:3 – Comentado e Explicado

O Senhor escolheu como eleito uma pessoa admirável, o Senhor me ouviu quando o invoquei.
Salmos 4:3

Comentário de Albert Barnes

Mas saiba – isso é dirigido àqueles a quem, no verso anterior, ele chamou de “filhos dos homens”; isto é, seus inimigos. Isso foi feito para mostrar a eles que sua oposição a ele deve ser vaidosa, já que Deus havia determinado separá-lo para seu próprio serviço e, portanto, ouviria sua oração por alívio e proteção.

Que o Senhor separou – Que o Senhor fez isso; isto é, que ele o designara para realizar um determinado trabalho ou que o considerava um instrumento para executá-lo. Ele, portanto, protegeria aquele a quem ele havia designado; e seus esforços foram realmente direcionados contra o próprio Senhor, e devem ser vaidosos.

Aquele que é piedoso por si mesmo – Para seus próprios propósitos, ou para realizar seus próprios desígnios. A referência é aqui, sem dúvida, ao próprio salmista; isto é, para David. A palavra “piedoso”, aplicada a si mesmo, provavelmente é usada em contraste com seus inimigos como sendo engajada em desígnios perversos, ou seja, em rebelião e em tentar despojá-lo de seu trono legal. O salmista sentiu que sua causa era uma causa justa, que ele não havia feito nada para merecer esse tratamento em suas mãos; e que ele havia sido originalmente exaltado ao trono porque Deus o considerava um amigo de si mesmo e de sua causa; e porque ele sabia que iria promover os interesses dessa causa. A palavra aqui traduzida como “piedosa”, ??? châsi^yd é derivada de ??? chesed, que significa desejo, ardor, zelo; e então bondade, benignidade, amor a Deus ou ao homem. Aqui a palavra denota corretamente alguém que tem amor a Deus ou alguém que é verdadeiramente piedoso; e é corretamente traduzido como “piedoso”. Compare o Salmo 30: 4-5 ; Salmo 31:23 ; Salmo 37:28 . A idéia é que, como Deus o havia designado para seus grandes propósitos, o verdadeiro objetivo dos rebeldes era se opor ao Senhor; e os propósitos em que estavam envolvidos não poderiam, portanto, ser bem-sucedidos.

O Senhor ouvirá quando eu o chamar – Como estou envolvido em seu serviço; ao ser designado para cumprir um certo propósito para ele, posso acreditar confiantemente que ele me ouvirá e me livrará de suas mãos. Não é sempre esse o verdadeiro fundamento de encorajamento para orar – que, se Deus tiver um objetivo a cumprir por nós, ele ouvirá nossa oração, nos salvará do perigo e nos livrará da mão de nossos inimigos? E esse não deveria ser o principal objetivo de nossas orações – que Deus “nos pouparia” para que possamos realizar o trabalho que Ele nos deu para fazer?

Comentário de Thomas Coke

Salmos 4: 3 . Aquele que é piedoso A palavra ??? chasid no original geralmente significa uma pessoa piedosa, caridosa e beneficente: mas quando é falada do homem com referência a Deus, denota alguém que recebeu dele a graça ou a misericórdia, e é a mesmo com ?e?a??t?µe???, alguém que achou graça em Deus.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 4: 3 . Saibam que o Senhor – hebreu, Jeová, o Deus supremo e eterno, cujo favor é uma bênção infinita e cuja ira é um mal sem limites; separou – escolheu; para si mesmo – e tomado sob seu cuidado e proteção peculiar; aquele que é piedoso – O homem que realmente teme, ama e serve a ele. Supõe-se geralmente que Davi falou aqui principalmente de si mesmo e de sua própria designação ao trono; que ele é designado pelo homem piedoso, a quem Deus designou para si ou para a honra do reino, e que não usurpou ou assumiu para si uma dignidade que não o designou por Deus; e que, portanto, a oposição que fizeram a ele e a seu avanço, como era muito criminoso, na medida em que lutaram contra Deus, para que se mostrasse vã no final e ineficaz. Deus, da mesma maneira, separou o Senhor Jesus para si mesmo, aquele misericordioso (como a palavra word ?s , chasid, aqui traduzida, aquele que é piedoso, significa corretamente) e aqueles que tentarem impedir seu avanço certamente serão perplexo, pois o Pai sempre o ouve. Mas, como foi sugerido acima, Davi certamente queria que suas palavras fossem entendidas por todo homem de Deus. Todos os piedosos são escolhidos por Deus, ou elegem pessoas; os seus separados e selados, a quem ele sabe ser dele, em quem estampou sua imagem e que ouvem sua inscrição. Eles o Senhor distingue com favores incomuns. Eles têm um interesse especial no céu, estão sob os cuidados peculiares de Deus; aqueles que os tocam tocam a menina dos seus olhos; e ele fará seus perseguidores saberem disso mais cedo ou mais tarde; e eles serão meus, diz o Senhor, no dia em que eu fizer minhas jóias. Saiba disso, diz o salmista. Que as pessoas piedosas saibam disso, e que nunca se alienem daquele a quem são apropriados; informe as pessoas más e preste atenção em como elas machucam aqueles a quem Deus protege.

Comentário de E.W. Bullinger

o Senhor. Hebraico. Jeová. App-4.

separado. Todos dependiam do favor de Jeová ( Números 14: 8 ). Alguns códigos, com Septuaginta e Vulgata, liam “deram distinção a” .

aquele que é piedoso: isto é, um sujeito de graça.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor separou o que é piedoso – ??? chasid , o homem piedoso e benevolente. Ele marcou isso e colocou-os de lado como propriedade dele. “Este homem misericordioso, esse sentimento, um homem de coração terno, é minha propriedade; não toque um fio de cabeça!”

Comentário de John Calvin

3. Saiba que Jeová separou etc. Essa é uma confirmação do versículo anterior, pois mostra que a causa da ousadia de Davi consistia nisso: que ele dependia de Deus, o fundador do seu reino. E certamente podemos triunfar com segurança sobre nossos inimigos quando tivermos certeza de ter o chamado de Deus para o cargo em que exercemos ou o trabalho em que estamos envolvidos. Assim, Davi não se vangloria aqui de sua própria força, ou riquezas, ou exércitos pelos quais obteve o reino. Porém, como ele foi escolhido por Deus, ele sugere que as muitas tentativas de seus inimigos contra ele seriam sem sucesso, porque elas descobririam por experiência própria que Deus, cujo poder não podiam resistir com sucesso, era contra eles. Em primeiro lugar, ele diz que foi separado por Deus, pelo que ele quer dizer que foi promovido ao trono, não pela vontade do homem ou por sua própria ambição, mas pela nomeação de Deus. A palavra hebraica ??? , Phalah, significa separar, e aqui se refere à separação para honra e dignidade; como se ele tivesse dito que você não admite ninguém como rei, a não ser aquele que é escolhido por seus próprios sufrágios ou que lhe agrada; mas é uma prerrogativa peculiar de Deus escolher quem ele deseja. Pela palavra misericordioso ou generoso, ele sem dúvida justifica seu direito de ser rei, pelo fato de que essa era uma qualidade que pertencia a ele; é como se ele tivesse produzido a marca ou distintivo de seu chamado. Pois foi realmente dito no antigo provérbio: Misericórdia é a virtude mais adequada para os reis. Agora, Deus normalmente fornece àqueles a quem ele considera dignos de ter essa honra conferida a eles, com as dotações necessárias para o exercício de seu cargo, para que não sejam como ídolos mortos. Alguns entendem a palavra s ?? , chasid, em um sentido passivo, não como denotando uma pessoa beneficente, mas alguém que é colocado no trono pelo favor de Deus. Porém, como não encontro exemplos dessa significação da palavra nas Escrituras, acho mais seguro seguir a interpretação comum, que é a seguinte: Deus escolheu um rei, que responde ao caráter que deve ser possuído por todos os que são chamados a ocupar uma posição tão elevada, na medida em que ele é misericordioso e benéfico. Por isso, ele deduz que seria ouvido por Deus tantas vezes quanto o invocasse; pois Deus prova principalmente sua fidelidade nisto, que ele não desiste da obra de suas próprias mãos, mas defende continuamente aqueles a quem já recebeu em seu favor. Por isso, somos ensinados sem medo a prosseguir em nosso caminho; porque o que quer que tenhamos empreendido de acordo com sua vontade, nunca será ineficaz. Que essa verdade, então, obtenha um lugar fixo em nossas mentes, que Deus nunca reterá sua assistência daqueles que seguem sinceramente em seu curso. Sem esse conforto, os fiéis devem inevitavelmente afundar no desânimo a cada momento.

Comentário de John Wesley

Mas saiba que o SENHOR separou o que é piedoso para si; ??o SENHOR ouvirá quando eu o chamar.

Deus – eu, a quem, embora você traduza como hipócrita, Deus declarou a ele um homem segundo o seu coração, 1 Samuel 13:14 .

Para si mesmo – em seu lugar, ou para ser seu vice, como todos os reis são, e especialmente os reis do próprio povo de Deus.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *