Estudo de Salmos 87:5 – Comentado e Explicado

Dir-se-á de Sião: Um por um, todos esses homens nela nasceram; foi o próprio Altíssimo quem a fundou.
Salmos 87:5

Comentário de Albert Barnes

E de Sião deve ser dito – Em relação a Sião; ou, em homenagem a Sião. As pessoas consideram um privilégio ter nascido em Sião. Eles devem falar desse nascimento como uma distinção marcada e honrada. “Este e aquele homem”, etc. Designando-os ou apontando-os como tendo nascido ali. Aqueles em uma multidão, aqueles que passam adiante, aqueles trazidos de qualquer maneira para notar, serão mencionados em referência ao seu nascimento em Sião, e serão tratados com certo grau de favor e estima, decorrentes de seu nascimento ali, correspondendo ao que aqueles receba quem nasceu no Egito, Babilônia ou Tiro. Eles não serão evitados e evitados por causa do nascimento, como se fossem ignóbeis, mas serão honrados por isso.

E o próprio Altíssimo a estabelecerá – Estabelecerá Sião, ou lhe dará prosperidade e perpetuidade. Também é isso que seria “dito” a respeito de Sião por quem deveria falar daqueles que nasceram lá; e indica

(a) a convicção de que seria permanente; e

(b) seu desejo de que seja: que um lugar tão honrado e distinto possa ser perpetuado.

As verdades práticas sugeridas por esse versículo, aplicadas à igreja, são

(1) que é um privilégio ter nascido em conexão com a igreja cristã; ter tido uma ascendência cristã e ter sido dedicado a Deus desde cedo;

(2) que chegará o momento em que isso será motivo de elogio, ou quando será mencionado como uma honra, ou quando será considerado uma evidência presumida de uma reivindicação de estima aos olhos do mundo, que alguém nasceu na igreja, foi devotado a Deus e foi treinado sob as influências da religião;

(3) que o caráter daqueles que nascem e são treinados constituirá, na visão do mundo, evidência da estabilidade da igreja e prova de que Deus a considera favorável. Nem sempre foi considerado uma honra, ou um passaporte a favor, ter nascido na igreja, mas chegará o tempo em que isso será universalmente; e, mesmo agora, nenhuma criança pode apreciar plenamente a honra e a vantagem real de ter nascido em uma família onde Deus é servido e de ter sido consagrada desde o início pelos propósitos dos pais, pela oração e pelo batismo cristão.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 87: 5 . O próprio Altíssimo a estabelecerá Foi o que Davi prometeu a si mesmo; que como ele construiu a cidade sob a direção de Deus, e fixou nela a arca uma habitação adequada; então Deus o estabeleceria agora, protegendo-o de seus inimigos e proporcionando sua prosperidade futura; e penso que daí resulta que este e o versículo anterior são as próprias palavras do salmista, e não as palavras de Deus sobre Jerusalém, como Grotius, Le Clerc e outros, os fazem. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 87: 5 . De Sião – No que diz respeito à igreja de Deus, seja composta por judeus ou gentios, será dito – Será mencionado por Deus e reconhecido pelos homens, como uma grande e maravilhosa obra de Jeová, que este e aquele homem nasceram em ela – Ou seja, pessoas desta e daquela nação: não apenas algumas de uma nação, como antigamente, mas agora multidões de todos os tipos e condições, sem diferença de nações, se tornarão membros da igreja, Gálatas 4:28 ; Colossenses 3:11 . Hebraico, ???? ????? , é veish, homem e homem, isto é, todo homem, ou todo tipo de homem, sem respeito pelas pessoas; qualquer homem que se voltar para Deus; então esta mesma frase, homem e homem, é traduzida por Levítico 17:10 ; Levítico 17:13 ; como dia e dia, todos os dias, ou, dia após dia, Ester 3: 4 ; Salmos 61: 8 . E o próprio Altíssimo a estabelecerá – a manterá perpetuamente, Mateus 16:18 . Isso não deve ser repentino e transitório, mas um trabalho duradouro: e a adesão de prosélitos, de diversas nações, estará tão longe de ocasionar discórdia e divisão, que contribuirá grandemente para a força de Sião; porque o próprio Deus a fundou sobre uma rocha, quaisquer que sejam convulsões e revoluções, de estados e reinos, e, por mais que o céu e a terra sejam abalados, ela será encontrada entre as coisas que não podem ser abaladas, mas devem permanecer, Ageu 2: 6-7 ; Hebreus 12:27 . Sião continuará em sua força e fertilidade, porque o Deus Todo-Poderoso é seu fundador e protetor, e terminará a obra que ele começou; o Altíssimo, que pode fazê-lo efetivamente, comprometer-se-á a estabelecê-la.

Comentário de E.W. Bullinger

de = para.

homem. Hebraico. “ish .

o MAIS ALTO = o MAIS ALTO. Hebraico. “Elyon. App-4.

Comentário de Adam Clarke

Este e aquele homem nasceram nela – Será uma honra para qualquer pessoa ter nascido em Sião. Mas quão grande é a honra de nascer do alto e ser cidadão de Jerusalém que é do alto! Ser filhos de Deus, pela fé em Cristo Jesus! O Targum disse: “Davi, o rei, e Salomão, seu filho, foram criados aqui”.

O próprio Altíssimo a estabelecerá – A Igreja Cristã é construída sobre o fundamento dos profetas e apóstolos; O próprio Jesus Cristo sendo a pedra angular.

Comentário de John Calvin

5 E será dito de Sião: Homem e homem nasce nela. É afirmado, no quarto versículo, que novos cidadãos serão reunidos na Igreja de Deus de diferentes partes do mundo; e aqui o mesmo assunto é processado. Outra figura, no entanto, é empregada, ou seja, que os estrangeiros de nascimento serão contabilizados entre o povo santo, como se fossem descendentes de Abraão. Havia sido declarado no versículo anterior, que os caldeus e os egípcios seriam acrescentados à casa da Igreja; e que etíopes, filisteus e tiranos seriam inscritos entre seus filhos. Agora, acrescenta-se, a título de confirmação, que o número da nova descendência será extremamente grande, de modo que a cidade que havia sido desabitada por um tempo e, depois, apenas metade cheia de poucas pessoas, fique cheia de vasta população. O profeta Isaías descreve mais detalhadamente o que é prometido aqui, em poucas palavras,

“Cante, ó estéril, tu que não suportaste; comece a cantar e clame em voz alta, tu que não deu à luz um filho; porque mais são os filhos da desolada do que os filhos da mulher casada, diz o Senhor. Amplie o lugar da tua tenda e deixe-os estender as cortinas das tuas habitações; não poupe, estique as suas cordas e fortaleça as suas estacas; porque sairá à direita e à esquerda; e a tua descendência herdará os gentios e fará habitar as cidades desoladas. ” ( Isaías 54: 1 )

Além disso,

“Levante os olhos ao redor e veja; todos que se ajuntam, vêm a ti; teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão amamentadas ao teu lado. ”
( Isaías 60: 4 )

E, no capítulo 44, no versículo 5, encontramos quase a mesma linguagem da passagem diante de nós, ou pelo menos o que se aproxima muito dela: “Alguém dirá que eu sou do Senhor; e outro se chamará pelo nome de Jacó; e outro assinará com sua mão o Senhor, e se chamará pelo nome de Israel. ” Tampouco a palavra nascida é inadequadamente empregada para expressar o fato de que os egípcios, caldeus e outros semelhantes serão do rebanho do povo de Deus. Embora Sião não fosse o local de seu nascimento natural, eles deveriam ser enxertados no corpo do povo santo por adoção; contudo, como a maneira pela qual entramos na Igreja é um segundo nascimento, essa forma de expressão é usada com grande propriedade. A condição em que Cristo apóia os fiéis para si mesmo é que eles esqueçam o próprio povo e a casa de seu pai ( Salmos 45:11 ) e que, sendo formados em novas criaturas e nascidos de novo de sementes incorruptíveis, devem começar ser filhos de Deus e também da Igreja ( Gálatas 4:19 .) E o ministério da Igreja, e somente ele, é sem dúvida o meio pelo qual nascemos de novo para uma vida celestial. A propósito, devemos lembrar a diferença que o Apóstolo estabelece como subsistente entre a Jerusalém terrena, que, sendo ela mesma uma escrava, gera filhos também em cativeiro, e a Jerusalém celestial, que gera filhos livres pela instrumentalidade do evangelho.

Na segunda parte do verso, é expressa a estabilidade e o caráter duradouro de Sião. Muitas vezes acontece que, na proporção da rapidez com que as cidades se destacam eminentes distinções, está a falta de continuidade de sua prosperidade. Que não se pode pensar que a prosperidade da Igreja seja de natureza tão perecível e transitória, é declarado que o próprio Altíssimo a estabelecerá. Não é de surpreender, como se tivesse sido dito, encontrar outras cidades abaladas , e sujeita de tempos em tempos a várias vicissitudes; pois são carregados com o mundo em suas revoluções e não desfrutam de defensores eternos. Mas é exatamente o contrário com relação à nova Jerusalém, que, sendo fundada sobre o poder de Deus, continuará mesmo quando o céu e a terra cairem em ruínas.

Comentário de John Wesley

E de Sião será dito: Este e aquele homem nasceram nela; e o próprio mais alto a estabelecerá.

Sião – de Jerusalém, ou a igreja de Deus.

Disse – Deve ser reconhecido.

Homem – Heb. Homem e homem, todo tipo de homem, sem diferença de nações.

Estabelecer – E isso não deve ser um trabalho transitório, mas duradouro; Sião continuará em sua força e fertilidade, porque o Deus Todo-Poderoso é seu fundador e protetor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *