Estudo de 1 Timóteo 6:3 – Comentado e Explicado

Quem ensina de outra forma e discorda das salutares palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, bem como da doutrina conforme à piedade,
1 Timóteo 6:3

Comentário de Albert Barnes

Se alguém ensina de outro modo – Qualquer outro que não seja esse respeito deve ser mostrado aos mestres; e que um serviço mais alegre e pronto deveria ser prestado porque eram cristãos. É evidente que está implícito aqui que alguns podem estar dispostos a inculcar tais pontos de vista da religião que produzam descontentamento e um espírito de insubordinação entre aqueles que foram mantidos em servidão. Quem eles eram não é conhecido, nem se sabe quais argumentos eles empregariam para fazê-lo. Parece provável que os argumentos que seriam empregados fossem os seguintes: que Deus fez todas as pessoas iguais; que todos foram redimidos pelo mesmo sangue; que todos os verdadeiros cristãos eram companheiros herdeiros do céu; e que era errado manter um irmão cristão em cativeiro, etc. A partir de princípios inegáveis, parece que eles tiraram a inferência de que os escravos deveriam ao mesmo tempo afirmar sua liberdade; que eles deveriam recusar obediência a seus senhores; e que a tendência de seus ensinamentos era, em vez de remover o mal pela influência gradual e silenciosa dos princípios cristãos, produzir descontentamento e insurreição. De algumas das expressões aqui usadas pelo apóstolo, como característica desses mestres, parece provável que essas pessoas sejam judeus. Eles eram pessoas dedicadas a disputas sutis, e aqueles que gostavam de perguntas e disputas verbais, e que pretendiam ganhar, supondo que aquilo que conduzia à mera prosperidade mundana era, naturalmente, religião. Essas características se aplicam bem aos professores judeus.

E consente em não palavras saudáveis ??- Palavras que conduzam a um estado saudável da igreja; isto é, doutrinas tendendo a produzir ordem e uma devida observância das propriedades da vida; doutrinas que conduzem ao contentamento, à indústria sóbria e à paciência dos males.

Até as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo – as doutrinas do Salvador – todas tendiam a uma vida tranqüila e a uma paciente paciência de erros.

E à doutrina que está de acordo com a piedade – que tende a produzir piedade ou religião; isto é, a doutrina que seria mais favorável a uma propagação fácil e rápida do evangelho. A idéia parece ser que um estado de insubordinação e descontentamento como eles produziriam seria desfavorável à promoção da religião. Quem pode duvidar disso?

Comentário de E.W. Bullinger

Se App-118. uma,

qualquer homem = qualquer um. App-123.

ensinar de outra maneira . Ver 1 Timóteo 1: 3 .

saudável , Igual a “som” , 1 Timóteo 1:10 .

palavras . App-121.10.

até as palavras = aquelas.

Senhor . App-98.

Jesus Cristo . App-99.

de acordo com . App-104.

piedade . Ver 1 Timóteo 2: 2 .

Comentário de John Calvin

3 Se alguém ensina de maneira diferente A palavra ?te??d?das?a?e?, sendo um composto, também pode ser traduzida de maneira inadequada e não inadequada, ensina outras coisas. No entanto, não há ambiguidade quanto ao significado; pois ele condena todos os que não concordam com esse tipo de ensino, embora não se oponham abertamente e declaradamente à sã doutrina. É possível que aquele que não professa nenhum erro perverso ou aberto possa, ainda, esforçando-se por se insinuar por meio de tagarelas tolas, corromper a doutrina da piedade; pois, quando não há progresso nem edificação na própria doutrina, já existe um afastamento da ordenança de Cristo. Agora, embora Paulo não fale dos apoiadores declarados das doutrinas perversas, mas dos professores vãos e irreligiosos, que, por sua ambição ou cobiça, desfiguram a doutrina clara e simples da piedade, mas vemos com que nitidez e severidade ele as ataca. Nem precisamos nos perguntar sobre isso; pois é quase impossível dizer quanto dano é causado pela pregação que é hipócrita e totalmente enquadrada para os propósitos de ostentação e exibição ociosa. Mas quem são os culpados por ele aparecem mais claramente do que se segue imediatamente –

E consente em não emitir palavras. Esta cláusula pretende explicar o primeiro. Freqüentemente acontece que os homens aqui descritos, levados pela curiosidade tola, desprezam tudo o que é útil e sólido e, assim, se entregam a malucos devassos, como cavalos indisciplinados. E o que é isso senão rejeitar as sãs palavras de Cristo? pois são chamados de “sãos” ou “saudáveis”, porque nos dão saúde ou estão preparados para promovê-lo.

E para a doutrina que está de acordo com a piedade. Isso tem o mesmo significado com a cláusula anterior; pois a “doutrina” não será consistente com a “piedade”, se não nos instruir no temor e adoração a Deus, se não edificar nossa fé, se não nos treinar a ter paciência, humildade e toda a deveres daquele amor que devemos a nossos semelhantes. Quem, portanto, não se esforça para ensinar de maneira proveitosa, não ensina como deveria; e não apenas isso, mas essa doutrina não é piedosa nem sã, qualquer que seja o brilho de sua exibição, que não tende ao lucro dos ouvintes.

Comentário de Adam Clarke

Se alguém ensina de outra maneira – Parece que havia professores de um tipo diferente na Igreja, uma espécie de niveladores religiosos, que pregavam que o servo convertido tinha tanto direito ao serviço do mestre quanto o mestre. Professores desse tipo estão em voga há muito tempo desde os dias de Paulo e Timóteo.

E consente em não palavras sãs ???a????s? ?????? Doutrinas de cura – doutrinas que dão nutrição e saúde à alma, que é o verdadeiro caráter de todas as doutrinas ensinadas por nosso Senhor Jesus Cristo; doutrinas que estão de acordo com a piedade – assegurando tão amplamente a honra e a glória de Deus, como fazem a paz, a felicidade e a salvação final do homem.

Tudo isso pode se referir ao teor geral do Evangelho; e nada do que disse, ou deveria ter sido dito, por nosso Senhor, relativo à condição dos escravos. Com questões políticas, ou questões relativas a direitos privados, nosso Senhor quase nunca se intrometeu; ele ensinou todos os homens a se amarem; respeitar os direitos um do outro; submeter um ao outro; mostrar toda fidelidade; ser obediente, humilde e manso; e saber que seu reino não era deste mundo.

Comentário de Thomas Coke

1 Timóteo 6: 3 . E consente em não pronunciar palavras saudáveis, Ou não adira ou dê atenção a palavras saudáveis, etc.

Comentário de John Wesley

Se alguém ensina o contrário, e não concorda com palavras saudáveis, mesmo as palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade;

Se alguém ensina o contrário – Do que a santidade prática estrita em todos os seus ramos.

E consente em não soar palavras – literalmente, palavras saudáveis; palavras que não têm mancha de falsidade ou tendência a incentivar o pecado.

E a doutrina que é piedosa – requintadamente inventada para responder a todos os fins e garantir todos os interesses da verdadeira piedade.

Referências Cruzadas

Provérbios 15:4 – O falar amável é árvore de vida, mas o falar enganoso esmaga o espírito.

Mateus 22:21 – “De César”, responderam eles. E ele lhes disse: “Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”.

Mateus 28:20 – ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.

Romanos 16:17 – Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.

Gálatas 1:6 – Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho

1 Tessalonicenses 4:1 – Quanto ao mais, irmãos, já os instruímos acerca de como viver a fim de agradar a Deus e, de fato, assim vocês estão procedendo. Agora lhes pedimos e exortamos no Senhor Jesus que cresçam nisso cada vez mais.

1 Tessalonicenses 4:8 – Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo.

1 Timóteo 1:3 – Partindo eu para a Macedônia, roguei-lhe que permanecesse em Éfeso para ordenar a certas pessoas que não mais ensinem doutrinas falsas,

1 Timóteo 1:6 – Alguns se desviaram dessas coisas, voltando-se para discussões inúteis,

1 Timóteo 1:10 – para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.

1 Timóteo 4:7 – Rejeite, porém, as fábulas profanas de velhas e exercite-se na piedade.

2 Timóteo 1:13 – Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.

2 Timóteo 4:3 – Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, sentindo coceira nos ouvidos, segundo os seus próprios desejos juntarão mestres para si mesmos.

Tito 1:1 – Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade que conduz à piedade,

Tito 1:9 – e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Tito 2:1 – Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.

Tito 2:11 – Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.

Tito 3:8 – Fiel é esta palavra, e quero que você afirme categoricamente essas coisas, para que os que crêem em Deus se empenhem na prática de boas obras. Tais coisas são excelentes e úteis aos homens.

2 Pedro 1:3 – Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *