Estudo de 2 Timóteo 1:13 – Comentado e Explicado

Toma por modelo os ensinamentos salutares que recebeste de mim sobre a fé e o amor a Jesus Cristo.
2 Timóteo 1:13

Comentário de Albert Barnes

Segure firme a forma de palavras sonoras; veja as notas em 1 Timóteo 1: 3 . Na palavra grega aqui traduzida como “forma”, veja as notas em 1 Timóteo 1:16 , onde é traduzida como padrão. A palavra significa uma forma, esboço ou delineamento imperfeito – um esboço. Grotius diz que aqui significa “um exemplo, mas um exemplo fixo na mente – uma idéia”. Calvino diz que o mandamento é que ele adira à doutrina que aprendeu, não apenas em sua substância, mas em sua forma. Dr. Tillotson explica isso como significando a profissão de fé que foi feita pelos cristãos no batismo. Parece haver uma alusão a algum resumo ou resumo da verdade que Paulo havia dado a Timóteo, embora não haja evidência de que tenha sido escrito. De fato, existe toda presunção de que, se se referir a esse resumo, não estava comprometido com a escrita. Se tivesse sido, teria sido considerado inspirado e teria tomado seu lugar no cânon das Escrituras. Pode-se presumir que quase nenhum dos escritos sagrados teria sido preservado de maneira mais sagrada do que um resumo tão condensado da verdade cristã. Mas não há improbabilidade em supor que Paulo, em sua ordenação ou em outra ocasião, possa ter declarado a Timóteo os esboços da religião cristã, para que ele possa ter uma visão clara e conectada do assunto. A passagem, portanto, pode ser usada como argumento para a adequação de um breve resumo da doutrina como uma questão de conveniência, embora não tenha autoridade vinculativa nas consciências de outros. “De palavras sonoras;” compare as notas em 1 Timóteo 6: 3 . O grego é o mesmo nos dois lugares.

Que você já ouviu falar de mim – Isso prova que ele não se refere a um credo escrito, pois o que ele se refere era algo que ele havia ouvido.

Na fé e no amor que está em Cristo Jesus – Segure essas verdades com fé sincera no Senhor Jesus, e com esse amor que é a melhor evidência de apego a ele.

sa40

Comentário de E.W. Bullinger

rápido , Omita.

formulário . Grego. hupotupoais . Veja 1 Timóteo 1:16 .

som . Veja 1 Timóteo 1:10 com 1 Timóteo 6: 3 .

palavras . App-121.

de = de. Grego. pára. App-104.

Comentário de John Calvin

13 Hold the form of sound words Some explain it thus: “Let thy doctrine be, as it were, a pattern which others may imitate.” I do not approve of that view. Equally removed from Paul’s meaning is Chrysostom’s exposition, that Timothy should have at hand the image of virtues engraven on his heart by Paul’s doctrine. I rather think that Paul commands Timothy to hold fast the doctrine which he had learned, not only as to substance, but as to the very form of expression; for ?p?t?p?s?? — the word which Paul employs on this occasion — denotes a lively picture of objects, as if they were actually placed before the eyes. Paul knew how ready men are to depart or fall off from pure doctrine. For this reason he earnestly cautions Timothy not to turn aside from that form of teaching which he had received, and to regulate his manner of teaching by the rule which had been laid down; not that we ought to be very scrupulous about words, but because to misrepresent doctrine, even in the smallest degree, is exceedingly injurious. (148)

Hence we see what kind of theology there is in Popery, which has degenerated so far from the pattern which Paul recommends, that it resembles the riddles of diviners or soothsayers rather than a doctrine taken from the word of God. What taste of Paul’s writings, I ask, is there in all the books of the schoolmen? This licentiousness in corrupting doctrine shews that there are great reasons why Paul invites Timothy to hold fast the original and natural form. And he contrasts sound words not only with doctrines manifestly wicked, but within useless questions, which, instead of health, bring nothing but disease.

In faith and love, which is in Christ Jesus I am aware that the preposition ??, agreeably to the idiom of the Hebrew language, ? is often taken for with; but here, I think, the meaning is different Paul has added this as a mark of sound doctrine, in order that we may know what it contains, and what is the summary of it, the whole of which, according to his custom, he includes under “faith and love.” He places both of them in Christ; as, indeed, the knowledge of Christ consists chiefly of these two parts; for, although the words, which is, are in the singular number, agreeing with the word love, yet it must also be understood as applying to faith.

Those who translate it, “ with faith and love,” make the meaning to be, that Timothy should add to sound doctrine the affections of piety and love. I do acknowledge that no man can persevere faithfully in sound doctrine unless he is endued with true faith and unfeigned love. But the former exposition, in my opinion, is more appropriate, namely, that Paul employs these terms for describing more fully what is the nature of “sound words” and what is the subject of them. Now he says that the summary consists in “faith and love” of which the knowledge of Christ is the source and beginning.

Comentário de Adam Clarke

Mantenha firme a forma das palavras sonoras – A palavra ?p?t?p?s?? significa o esboço, o plano ou o contorno de um edifício, figura, etc .; e aqui se refere ao plano de salvação que o apóstolo havia ensinado a Timóteo. Ninguém foi deixado para inventar uma religião para seu próprio uso e segundo sua própria mente. Somente Deus sabe o que pode agradar a Deus. Se Deus não se manifestasse, as invenções do homem, nas coisas religiosas, seriam um erro sem fim, envolvendo-se em contorções de confusão ilimitada. Deus concede, em sua misericórdia ao homem, uma forma de sãs palavras ou doutrinas; um plano e desenho perfeitos do edifício original; esboços justos e bem definidos de tudo o que diz respeito ao bem-estar presente e eterno do homem e à sua própria glória.

Na fé e no amor – A fé credita as doutrinas divinas. O amor reduz todos eles a praticar. A fé se apega a Jesus Cristo e obtém o amor pelo qual todo preceito é alegre e efetivamente obedecido.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 1:13 . Segure firme a forma das palavras sonoras, Segure firme na fé e no amor, etc. a forma das palavras sonoras, etc. Bengelius. Guarde bem a idéia de doutrina salutar que você aprendeu de mim, sobre fé e caridade cristãs. Heylin. A palavra ‘ ?p?t?p?s??, forma renderizada , às vezes significa o mesmo com a palavra t?p?? ; isto é, um plano, modelo ou padrão; nesse sentido, pode ser entendido aqui. Veja Romanos 6:17 . E, certamente, ninguém pode expressar a mente e a vontade de Deus em palavras mais sólidas, ou frases mais adequadas, do que os apóstolos, que estavam sob a iluminação imediata e extraordinária do espírito. Palavras sãs significam a pura doutrina do evangelho, transmitida da maneira simples e simples dos apóstolos; e como conduz os homens a uma vida santa piedosa, e não coloca a ênfase principal em cerimônias e coisas externas

Comentário de John Wesley

Segure firme a forma das sãs palavras que você ouviu de mim, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.

O padrão das palavras sonoras – O modelo da doutrina pura e saudável.

Referências Cruzadas

Provérbios 3:18 – A sabedoria é árvore que dá vida a quem a abraça; quem a ela se apega será abençoado.

Provérbios 3:21 – Meu filho, guarde consigo a sensatez e o equilíbrio, nunca os perca de vista;

Provérbios 4:4 – ele me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida.

Provérbios 4:13 – Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida.

Provérbios 8:14 – Meu é o conselho sensato; a mim pertencem o entendimento e o poder.

Provérbios 23:23 – Compre a verdade e não abra mão dela, nem tampouco da sabedoria, da disciplina e do discernimento.

Romanos 2:20 – instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei a expressão do conhecimento e da verdade;

Romanos 6:17 – Mas, graças a Deus, porque, embora vocês tenham sido escravos do pecado, passaram a obedecer de coração à forma de ensino que lhes foi transmitida.

Filipenses 1:27 – Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica,

Filipenses 4:9 – Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Colossenses 1:4 – pois temos ouvido falar da fé que vocês têm em Cristo Jesus e do amor por todos os santos,

1 Tessalonicenses 5:21 – mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom.

1 Timóteo 1:10 – para os que praticam imoralidade sexual e os homossexuais, para os seqüestradores, para os mentirosos e os que juram falsamente; e para todo aquele que se opõe à sã doutrina.

1 Timóteo 1:14 – contudo, a graça de nosso Senhor transbordou sobre mim, juntamente com a fé e o amor que estão em Cristo Jesus.

1 Timóteo 6:3 – Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade,

2 Timóteo 1:14 – Quanto ao bom depósito, guarde-o por meio do Espírito Santo que habita em nós.

2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

2 Timóteo 3:14 – Quanto a você, porém, permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu.

Tito 1:9 – e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

Tito 2:1 – Você, porém, fale o que está de acordo com a sã doutrina.

Tito 2:8 – use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.

Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

Hebreus 4:14 – Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,

Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

Judas 1:3 – Amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos.

Apocalipse 2:25 – tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha.

Apocalipse 3:3 – Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você.

Apocalipse 3:11 – Venho em breve! Retenha o que você tem, para que ninguém tome a sua coroa.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *