Estudo de Hebreus 4:14 – Comentado e Explicado

Temos, portanto, um grande Sumo Sacerdote que penetrou nos céus, Jesus, Filho de Deus. Conservemos firme a nossa fé.
Hebreus 4:14

Comentário de Albert Barnes


Vendo então que temos um grande sumo sacerdote – O apóstolo aqui retoma o assunto que havia sido levemente sugerido em Hebreus 2:17 ; Hebreus 3: 1 , e persegue até o final da nota de Lucas 1: 5 ; Nota de Mateus 26: 3 . O nome “grande sumo sacerdote” designaria aquele que realmente ocupava o cargo e estava à frente de todos os outros sacerdotes; e a idéia aqui é, não apenas que o Senhor Jesus era “um sacerdote”, mas que ele estava à frente de tudo: na economia cristã, ele manteve uma posição que correspondia à do grande sumo sacerdote judeu.

Isso é passado aos céus – Hebreus 9:12 , Hebreus 9:24 . O sumo sacerdote judeu entrava uma vez por ano no lugar mais sagrado do templo, para oferecer o sangue da expiação; veja as notas em Hebreus 9: 7 . Paulo diz que o sumo sacerdote cristão foi para o céu. Ele também foi lá para fazer intercessão e aspergir o sangue da expiação no propiciatório; veja as notas em Hebreus 9: 24-25 .

Jesus, o Filho de Deus – Não um descendente de Arão, mas um muito maior – o Filho de Deus; veja as notas em Hebreus 1: 2 .

Vamos manter firme nossa profissão – veja as notas em Hebreus 10:23 ; Hebreus 3:14 ; veja a nota, Hebreus 3: 1 . Essa é a deriva e o escopo da Epístola – mostrar que os cristãos devem manter sua profissão com firmeza, e não apostatar. O objetivo do apóstolo agora é mostrar por que o fato de termos um Sumo Sacerdote é uma razão pela qual devemos manter firme nosso apego professado a ele. Esses motivos – descritos nos próximos capítulos – são os seguintes:

(1) Podemos procurar ajuda para ele – já que ele pode ser tocado com o sentimento de nossas enfermidades; Hebreus 4: 15-16 .

(2) a impossibilidade de ser renovado novamente se nos afastarmos dele, uma vez que existe apenas “um” sumo sacerdote e que o sacrifício pelo pecado nunca pode ser repetido; Hebreus 10: 27-30 .

Por considerações como estas, o apóstolo visa mostrar-lhes o perigo da apostasia e instá-los a uma adesão fiel à sua profissão cristã.

Comentário de E.W. Bullinger

Vendo . . . have = Tendo, portanto.

Sumo Sacerdote . Veja Hebreus 2:17 .

passou para = passou. A mesma palavra que em 1 Coríntios 10: 1 ; 1 Coríntios 16: 5 . Compare Hebreus 7:26 . Efésios 4:10 .

céus . Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Jesus . App-98.

Filho de Deus App-98.

profissão . Ver Hebreus 3: 1 .

Comentário de John Calvin

14. Vendo então que temos, ou, havendo então, etc. Ele até então falou do apostolado de Cristo, mas como ele passa para seu segundo cargo. Pois dissemos que o Filho de Deus manteve um caráter duplo quando nos foi enviado, mesmo o de um professor e de um sacerdote. O apóstolo, portanto, depois de exortar os judeus obedientemente a abraçar a doutrina de Cristo, agora mostra que benefício seu sacerdócio nos trouxe; e este é o segundo dos dois pontos que ele lida. E apropriadamente ele conecta o sacerdócio ao apostolado, uma vez que nos lembra que o objetivo de ambos é permitir-nos chegar a Deus. Ele emprega uma inferência, então; pois ele já havia se referido a essa grande verdade, que Cristo é nosso sumo sacerdote; (76) mas como o caráter do sacerdócio não pode ser conhecido, exceto pelo ensino, era necessário preparar o caminho, de modo a tornar os homens dispostos a ouvir a Cristo. Resta agora que aqueles que reconhecem a Cristo como seu professor se tornem discípulos ensináveis, e também aprendam com a boca e na escola qual é o benefício de seu sacerdócio e qual é o seu uso e fim.

Em primeiro lugar, ele diz: Tendo um grande sumo sacerdote, (77) Jesus Cristo, mantenhamos firme nossa profissão ou confissão. A confissão está aqui, como antes, para ser tomada como uma metonímia da fé; e como o sacerdócio serve para confirmar a doutrina, o Apóstolo conclui que não há razão para duvidar ou vacilar respeitando a fé do Evangelho, porque o Filho de Deus a aprovou e sancionou; pois todo aquele que considera a doutrina como não confirmada, desonra o Filho de Deus e o priva de sua honra como sacerdote; antes, uma promessa tão e tão grande deve nos tornar confiantes, a fim de confiar sem hesitação no Evangelho.

Comentário de Adam Clarke

Vendo então que temos um grande sumo sacerdote – É argumentado, e muito apropriadamente, que a partícula que nós traduzimos vendo como se o que se seguisse fosse uma inferência imediata do que o apóstolo estava falando, deveria ser traduzida agora; para o apóstolo, embora ele tenha mencionado anteriormente Cristo como o Sumo Sacerdote de nossa profissão, Hebreus 3: 1 , e como o Sumo Sacerdote que reconciliou os pecados do povo, Hebreus 2:17 , não tenta provar isso em qualquer um dos capítulos anteriores, mas agora entra nesse ponto e o discute amplamente até o final do capítulo. 10)

Afinal, é possível que isso possa ser uma retomada do discurso de Hebreus 3: 6 ; o restante desse capítulo, e os treze versículos anteriores, sendo considerados parênteses. Deixadas de fora essas partes, o discurso segue em perfeita conexão. É muito provável que as palavras, aqui, sejam ditas para encontrar uma objeção daqueles judeus que desejavam que os cristãos da Palestina apostatassem: “Você não tem tabernáculo, templo, sumo sacerdote, sacrifício pelo pecado. não haja religião; portanto, volte para nós, que temos o serviço perfeito no templo designado por Deus “. A eles, ele responde: Temos um Sumo Sacerdote que é passado aos céus, Jesus, o Filho de Deus; portanto, mantenhamos firme nossa profissão. Veja em Hebreus 3: 1 ; (nota), a que esse versículo parece se referir imediatamente.

Três coisas que o apóstolo professa provar nesta epístola:

  1. Que Cristo é maior que os anjos.
  • Que ele é maior que Moisés.
  • Que ele é maior que Arão e todos os sumos sacerdotes.
  • Os dois argumentos anteriores, com suas aplicações e ilustrações, ele já despachou; e agora ele entra no terceiro. Veja o prefácio desta epístola.

    O apóstolo declara,

    1. Que temos um sumo sacerdote.
  • Que este sumo sacerdote é Jesus, o Filho de Deus; não um filho ou descendente de Aarão, nem vindo dessa maneira, mas em uma linha mais transcendente.
  • Arão e seus sucessores só podiam passar para o santo dos santos, e isso uma vez por ano; mas nosso Sumo Sacerdote passou aos céus, dos quais esse era apenas o tipo. Há uma alusão aqui ao sumo sacerdote que entra no santo dos santos no grande dia da expiação.
  • Ele deixou a congregação do povo.
  • Ele passou pelo véu para o lugar santo, e nem sequer foi visto pelos sacerdotes.
  • Ele entrou pelo segundo véu no santo dos santos, onde estava o símbolo da majestade de Deus. Jesus, nosso Sumo Sacerdote,
  • Deixou o povo em geral.
  • Ele deixou seus discípulos subindo pelos céus visíveis, as nuvens, como um véu, escondendo-o da vista deles.
  • 3. Tendo passado por esses véus, ele foi imediatamente nosso Intercessor: assim, ele passou ???a???? , os céus visíveis ou etéreos, para a presença da Divina Majestade; através dos céus, d?e??????ta t??? ???a???? , e o empíreo, ou céu dos céus.

    Comentário de Thomas Coke

    Hebreus 4:14. O apóstolo, terminando a digressão sobre o resto de Deus, e observando o que sempre se vê, a vantagem infinitamente superior do que deve ser tido por Cristo, acima do que deve ser tido na ou pela lei; ele volta ao que estava dizendo, cap. Hebreus 2:17 , Hebreus 3: 1 . Cristo foi provado infinitamente superior a Moisés; e o resto que ele prometeu infinitamente superior ao de Canaã: ele agora passa a tratar de Cristo como nosso sumo sacerdote, ainda com a intenção de mostrar sua infinita superioridade ao sumo sacerdote judeu; e tendo mencionado quais eram as qualificações peculiares exigidas por um sumo sacerdote, ele passa a mostrar que Jesus tinha, da maneira mais eminente, todas essas qualificações; que ele era igual a Arão, naquilo que era peculiar a Arão; depois disso, ele prova que ele é infinitamente superior a Aaron em muitos aspectos, no cap. 7. Ver cap. Hebreus 4:14 a Hebreus 5:11 .

    Vendo então As expressões neste versículo têm uma relação manifesta com o que o escritor sagrado havia dito nos dois primeiros capítulos e no início do terceiro, como aparecerá imediatamente para qualquer leitor que estiver com o problema de compará-los. Passado para os céus, é literalmente passado através dos céus; aos céus mais altos, ou ao céu dos céus, para que ele possa sentar-se à direita da Majestade nas alturas; CH. Hebreus 1: 3 . Diz-se de João Batista que ele confessou e não negou; mas confessou, eu não sou o Cristo. João 1:20 . Ou seja, “Ele professou abertamente essa verdade”. Portanto, quando surgem dificuldades e bons homens perseveram na fé, diz-se que professam uma boa profissão: 1 Timóteo 6:12 .

    Comentário de John Wesley

    Vendo que temos um grande sumo sacerdote, que é passado aos céus, Jesus, o Filho de Deus, vamos manter firme nossa profissão.

    Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote – Grande, na verdade, sendo o eterno Filho de Deus, que é passado pelos céus – Como o sumo sacerdote judeu passou pelo véu para o santo dos santos, levando consigo o sangue dos sacrifícios, dia anual de expiação; assim, nosso grande sumo sacerdote passou de uma vez por todas pelos céus visíveis, com a virtude de seu próprio sangue, na presença imediata de Deus.

    Referências Cruzadas

    Marcos 1:1 – Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

    Marcos 16:19 – Depois de lhes ter falado, o Senhor Jesus foi elevado ao céu e assentou-se à direita de Deus.

    Lucas 24:51 – Estando ainda a abençoá-los, ele os deixou e foi elevado ao céu.

    Atos dos Apóstolos 1:11 – que lhes disseram: “Galileus, por que vocês estão olhando para o céu? Este mesmo Jesus, que dentre vocês foi elevado ao céu, voltará da mesma forma como o viram subir”.

    Atos dos Apóstolos 3:21 – É necessário que ele permaneça no céu até que chegue o tempo em que Deus restaurará todas as coisas, como falou há muito tempo, por meio dos seus santos profetas.

    Romanos 8:34 – Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.

    Hebreus 1:2 – mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    Hebreus 1:8 – Mas a respeito do Filho, diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de eqüidade é o cetro do teu Reino.

    Hebreus 2:1 – Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos.

    Hebreus 2:17 – Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.

    Hebreus 3:1 – Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.

    Hebreus 3:5 – Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus, dando testemunho do que haveria de ser dito no futuro,

    Hebreus 3:6 – mas Cristo é fiel como Filho sobre a casa de Deus; e esta casa somos nós, se é que nos apegamos firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos.

    Hebreus 3:14 – pois passamos a ser participantes de Cristo, desde que, de fato, nos apeguemos até o fim à confiança que tivemos no princípio.

    Hebreus 6:20 – onde Jesus, que nos precedeu, entrou em nosso lugar, tornando-se sumo sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

    Hebreus 7:25 – Portanto ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, aproximam-se de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.

    Hebreus 8:1 – O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus

    Hebreus 9:12 – Não por meio de sangue de bodes e novilhos, mas pelo seu próprio sangue, ele entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, e obteve eterna redenção.

    Hebreus 9:24 – Pois Cristo não entrou em santuário feito por homens, uma simples representação do verdadeiro; ele entrou no próprio céu, para agora se apresentar diante de Deus em nosso favor;

    Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

    Hebreus 10:23 – Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel.

    Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *