Estudo de Hebreus 8:1 – Comentado e Explicado

O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à direita do trono da Majestade divina nos céus,
Hebreus 8:1

Comentário de Albert Barnes

Agora, das coisas que falamos – Ou “das coisas de que estamos falando” (Stuart); ou, como deveríamos dizer, “do que é dito”. O grego não significa necessariamente coisas que “foram” faladas, mas pode se referir a tudo o que ele estava dizendo, levando todo o assunto em consideração.

Essa é a soma – ou essa é a principal coisa; referindo-se ao que ele estava prestes a dizer, não ao que ele havia dito. Nossos tradutores parecem ter entendido isso como se referindo a um “resumo”, ou recapitulação do que ele havia dito, e não há dúvida de que o grego suportaria essa interpretação. Mas outra exposição foi proposta, adotada por Bloomfield, Stuart, Michaelis e Storr, entre os modernos, e encontrada também em Suidas, Theodoret, Theophylact e outras, entre os antigos. É o que diz respeito à palavra traduzida “soma” – ?ef??a??? kephalaion – como significando a “coisa principal”; o principal assunto; o ponto mais importante. A razão para essa interpretação é que o apóstolo, de fato, não recapitula o que ele havia dito, mas entra em um novo tópico relacionado ao sacerdócio de Cristo. Em vez de repassar o que havia demonstrado, ele entra em um ponto mais importante: que o sacerdócio de Cristo é realizado no céu e que ele entrou no verdadeiro tabernáculo ali. Tudo o que precedeu foi tipo e sombra; era isso que a antiga economia havia difundido. Nos capítulos anteriores, o apóstolo havia mostrado que quem sustentava esse ofício era superior aos sacerdotes judeus; que estavam frágeis e moribundos, e que o ofício em suas mãos estava mudando de um para outro, mas o de Cristo era permanente e permanente. Ele agora passa a considerar a natureza real do próprio escritório; o sacrifício que foi oferecido; a substância de que tudo na dispensação anterior era do tipo. Essa era a “coisa principal” – ?ef??a??? kephalaion – a “cabeça”, o assunto mais importante; e a consideração disso é realizada através dos capítulos Hebreus 8: 1 , Hebreus 9: 1 e Hebreus 10: 1 Marcos 16:19 . É claro que a linguagem é figurativa – como Deus não tem mãos literalmente – mas a linguagem transmite um significado importante: ele está perto de Deus; é alto em sua afeição e amor, e é elevado à situação mais elevada no céu; ver Filemon 2: 9 ; nota Efésios 1: 21-22 .

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 1-8 . E em um daqueles dias, os principais sacerdotes, escribas e anciãos – isto é, alguns dos primeiros homens da nação; veio – Por nomeação do senado, a Jesus; e falou, dizendo: Conte-nos com que autoridade, etc. – Veja em Mateus 21: 23-27 e Marcos 11: 27-33 .

Comentário de E.W. Bullinger

de = em cima. Grego. epi. App-104.

soma = ponto principal. Grego. kephalaio. Veja Atos 22:28 .

tal . Enfático.

está definido = sentou-se. Ver Hebreus 1: 3 .

em diante . Grego. en. App-104.

Majestade . Grego. megalosune. Ver Hebreus 1: 3 .

dentro Grego. en.

os céus . Ver Mateus 6: 9 , Mateus 6:10 .

Comentário de John Calvin

1. Agora, das coisas , etc. Para que os leitores conheçam o assunto que lida, ele os lembra que seu objetivo é provar que o sacerdócio de Cristo, pelo qual o da lei havia sido abolido, é espiritual. Ele, de fato, prossegue com o mesmo argumento; mas, ao argumentar com vários raciocínios, ele introduziu essa advertência, a fim de manter seus leitores atentos ao que tinha em vista.

Ele já mostrou que Cristo é um sumo sacerdote; ele agora afirma que seu sacerdócio é celestial. Daí resulta que, por sua vinda, o sacerdócio estabelecido por Moisés sob a lei foi anulado, pois era terreno. e como Cristo sofreu na humilde condição de sua carne, e tendo tomado a forma de um servo, não se tornou reputado no mundo ( Filipenses 2: 7 😉 o apóstolo nos lembra sua ascensão, pela qual não foi removida. apenas o opróbrio da cruz, mas também aquela condição abjeta e mesquinha que ele havia assumido junto com a nossa carne; pois é pelo poder do Espírito que apareceu gloriosamente na ressurreição e na ascensão de Cristo que se deve estimar a dignidade de seu sacerdócio. Ele então raciocina assim: “Visto que Cristo ascendeu à destra de Deus, para que ele possa reinar gloriosamente no céu, ele não é o ministro do terreno, mas do santuário celestial. (127)

Comentário de Adam Clarke

Das coisas que falamos isso é a soma – A palavra ?efa?a??? , que traduzimos soma, significa o chefe, o principal ou a cabeça; ou, como explica São Crisóstomo, ?efa?a??? ae? t? µe??st?? ?e?eta? “o que é maior é sempre chamado de cefaléia”, ou seja, a cabeça ou chefe.

Quem está colocado à direita do trono – É isso que o apóstolo declara ser o principal ou o ponto mais importante de tudo o que ele já havia discutido. O fato de ele se sentar à direita do trono de Deus prova:

  1. Que ele é superior a todos os sumos sacerdotes que já existiram.
  • Que o sacrifício que ele ofereceu pelos pecados do mundo foi suficiente e eficaz e, como tal, aceito por Deus.
  • Que ele tem todo o poder nos céus e na terra, e é capaz de salvar e defender ao máximo tudo o que vem a Deus através dele.
  • 4. Que ele, como o sumo sacerdote judeu, se afastou do santo dos santos, depois de ter oferecido a expiação; mas permanece ali no trono de Deus, como sacerdote contínuo, no ato permanente de oferecer seu corpo crucificado a Deus, em favor de todas as gerações seguintes da humanidade. Não é de admirar que o apóstolo chame isso sentado à direita do trono da Divina Majestade, o chefe ou chefe de tudo o que ele havia falado antes.

    Comentário de John Wesley

    Agora, das coisas que falamos, é a soma: temos um sumo sacerdote, que está colocado à direita do trono da Majestade nos céus;

    Temos um sumo sacerdote – Tendo terminado sua descrição do tipo em Melquisedeque, o apóstolo começa a tratar diretamente da excelência do sacerdócio de Cristo, além do levítico.

    Quem é estabelecido – Tendo terminado sua oblação.

    À direita da Majestade – de Deus.

    Referências Cruzadas

    1 Crônicas 29:11 – Teus, ó Senhor, são a grandeza, o poder, a glória, a majestade e o esplendor, pois tudo o que há nos céus e na terra é teu. Teu, ó Senhor, é o reino; tu estás acima de tudo.

    Jó 37:22 – Do norte vem luz dourada; Deus vem em temível majestade.

    Salmos 21:5 – Pelas vitórias que lhe deste, grande é a sua glória; de esplendor e majestade o cobriste.

    Salmos 45:3 – Prende a espada à cintura, ó poderoso! Cobre-te de esplendor e majestade.

    Salmos 104:1 – Bendiga ao Senhor a minha alma! Ó Senhor, meu Deus, tu és tão grandioso! Estás vestido de majestade e esplendor!

    Salmos 145:12 – para que todos saibam dos teus feitos poderosos e do glorioso esplendor do teu reino.

    Isaías 24:14 – Erguem as vozes, cantam de alegria; desde o Ocidente aclamam a majestade do Senhor.

    Miquéias 5:4 – Ele se estabelecerá e os pastoreará na força do Senhor, na majestade do nome do Senhor, o seu Deus. E eles viverão em segurança, pois a grandeza dele alcançará os confins da terra.

    Efésios 6:20 – pelo qual sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.

    Colossenses 3:1 – Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.

    Hebreus 1:3 – O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,

    Hebreus 1:13 – A qual dos anjos Deus alguma vez disse: “Senta-te à minha direita, até que eu faça dos teus inimigos um estrado para os teus pés”?

    Hebreus 7:26 – É de um sumo sacerdote como este que precisávamos: santo, inculpável, puro, separado dos pecadores, exaltado acima dos céus.

    Hebreus 10:12 – Mas quando este sacerdote acabou de oferecer, para sempre, um único sacrifício pelos pecados, assentou-se à direita de Deus.

    Hebreus 12:2 – tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

    Apocalipse 3:21 – Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *