Estudo de Salmos 104:1 – Comentado e Explicado

Bendize, ó minha alma, o Senhor! Senhor, meu Deus, vós sois imensamente grande! De majestade e esplendor vos revestis,
Salmos 104:1

Comentário de Albert Barnes

Abençoe o Senhor, ó minha alma – Veja Salmo 103: 1 .

Ó Senhor, meu Deus, você é muito grande – Esta é uma razão pela qual o salmista chama sua alma para abençoar a Deus; ou seja, pelo fato de ele ser tão exaltado; tão vasto em suas perfeições; tão poderoso, tão sábio, tão grande.

Tu estás vestido com honra e majestade – Ou seja, com os emblemas de honra e majestade, como um rei está vestido com roupas reais. Criação é a roupa com a qual Deus se investiu. Compare as notas no Salmo 93: 1 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 104.

Uma meditação sobre o poderoso poder e maravilhosa providência de Deus. A glória de Deus é eterna. O profeta promete perpetuamente louvar a Deus.

Embora esse salmo não tenha título no original, é dito que ele é de Davi em todas as versões antigas, exceto os caldeus; e certamente os pensamentos e expressões dele por toda parte, e especialmente na primeira parte, são tão grandiosos e grandiosos que é possível supor que seja a composição do Profeta Real. Contudo, seja o autor que ele quiser, é universalmente permitido que seja um dos melhores poemas que temos sobre as obras da criação e a providência de Deus: e, como é sobre um assunto tão geral, é apropriado que seja usado em todos os momentos. O bispo Lowth observa que não existe nada que possa ser concebido mais perfeito que esse salmo. Veja sua 29ª pré-eleição. O Dr. Delaney imagina que, com grande probabilidade, ele tenha sido composto por David enquanto ele estava na floresta de Hareth, onde estava cercado pelas cenas pastorais que ele descreve com tanta beleza; pois, após algumas observações gerais sobre as obras e a sabedoria de Deus na criação, ele desce aos seguintes detalhes: a ascensão das fontes, o curso dos rios, os retiros de aves e animais selvagens das florestas e montanhas; as vicissitudes da noite e do dia, e seus vários usos para o mundo animal; a dependência de toda a criação sobre o Todo-Poderoso para ser e subsistência. Ele retira o fôlego e eles morrem; ele respira, e eles revivem; ele apenas abre a mão e alimenta; ele satisfaz todos eles de uma vez. Essas são idéias familiares a ele, e sua maneira de apresentá-las claramente mostra que elas são o efeito de suas meditações mais retiradas em suas andanças solitárias. Vida de Davi, livro 1: cap. 8)

Comentário de Joseph Benson

Salmos 104: 1-2 . Ó Senhor, meu Deus, tu és muito grande – Como na tua própria natureza e perfeições, assim também na glória das tuas obras; tu estás vestido Cercado e enfeitado, com honra e majestade – Com majestade honrosa: quem se cobre ou se veste de luz – Ou: 1º, com aquela luz que ninguém pode se aproximar, como é descrito 1 Timóteo 1:10 : com o que, portanto, , pode-se dizer que ele está coberto ou escondido dos olhos dos homens mortais. Ou, 2d, Ele fala daquela luz criada pela primeira vez, mencionada Gênesis 1: 3 , que o salmista trata corretamente primeiro, como sendo a primeira de todas as obras visíveis de Deus. De todos os seres visíveis, a luz se aproxima da natureza de um espírito e, portanto, com isso, Deus, que é um espírito, tem o prazer de se vestir, e também de se revelar sob essa semelhança, como os homens são vistos nas roupas com as quais eles se cobrem. Que esticam os céus como uma cortina – formando “um dossel ou pavilhão magnífico, compreendendo nela a terra e todos os seus habitantes; iluminado pelos orbes celestes suspensos nele, como o sagrado tabernáculo era pelas lâmpadas do castiçal de ouro. ” Agora, diz-se que Deus estende isso como uma cortina, para dizer que foi “originalmente emoldurado, erguido e mobiliado por seu criador, com mais facilidade do que o homem pode construir e armar uma barraca para sua própria morada temporária. No entanto, esse nobre pavilhão também deve ser derrubado; estes céus resplandecentes e belos devem passar e chegar ao fim. Quão gloriosos serão então os novos céus que os sucederão e permanecerão para sempre! ” Horne.

Comentário de E.W. Bullinger

Abençoe. Figura do discurso Apóstrofo.

o Senhor. Hebraico. Jeová. com “eth = o próprio Jeová. App-4.

minha alma = eu mesmo. Hebraico. nephesh.

SENHOR. Hebraico. Jeová. App-4.

muito bom. A concepção da Deidade é grande; e a cosmogonia não é hebraica nem babilônica, mas divina.

vestida. Figura do discurso Anthropopatheia. App-6. Assim, durante todo o Salmo.

Comentário de Adam Clarke

Ó Senhor, meu Deus, és muito grande – As obras de Deus, que são o assunto deste Salmo, mostram particularmente a grandeza e majestade de Deus. As provas mais fortes do ser de Deus, para entendimentos comuns, são derivadas das obras da criação, sua magnitude, variedade, número, economia e uso. E uma consideração apropriada dessas obras apresenta um número maior de atributos da natureza Divina do que podemos aprender com qualquer outra fonte. A revelação por si só é superior.

Comentário de John Calvin

1 Abençoe a Jeová, ó minha alma! Depois de ter se exortado a louvar a Deus, o salmista acrescenta que há matéria abundante para esse exercício; assim, condenando-se indiretamente a si mesmo e a outros de ingratidão, se os louvores a Deus, pelos quais nada deveria ser mais conhecido ou mais celebrado, são enterrados pelo silêncio. Ao comparar a luz com a qual ele representa Deus como vestido de uma roupa, ele sugere que, embora Deus seja invisível, sua glória é bastante visível. No que diz respeito à sua essência, Deus sem dúvida habita na luz que é inacessível; mas, como ele irradia o mundo inteiro por seu esplendor, essa é a roupa na qual Ele, que está escondido em si mesmo, aparece de uma maneira visível para nós. O conhecimento desta verdade é da maior importância. Se os homens tentam alcançar a altura infinita à qual Deus é exaltado, embora voem sobre as nuvens, devem falhar no meio de seu curso. Aqueles que procuram vê-lo em sua majestade nua são certamente muito tolos. Para que possamos desfrutar da luz dele, ele deve aparecer para ver com suas roupas; isto é, devemos olhar para o belo tecido do mundo em que ele deseja ser visto por nós, e não sermos muito curiosos e imprudentes na busca de sua essência secreta. Agora, já que Deus se apresenta para nós revestido de luz, aqueles que buscam pretextos para viver sem o conhecimento dele, não podem alegar, com desculpa de sua preguiça, que ele está escondido em profundas trevas. Quando se diz que os céus são uma cortina, não se pretende que debaixo deles Deus se esconda, mas que por eles sua majestade e glória são mostradas; sendo, por assim dizer, seu pavilhão real.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *