Estudo de Salmos 21:5 – Comentado e Explicado

Grande é a sua glória, devida à vossa proteção; vós o cobristes de majestade e esplendor.
Salmos 21:5

Comentário de Albert Barnes

Sua glória é grande na tua salvação – não em si mesmo; não no que ele fez, mas no que você fez. O fato de que você o salvou, e a maneira em que isso foi feito, colocou nele uma grande honra. Ele realmente sentiu que sua condição de rei, e quanto às perspectivas diante dele, era de grande “glória” ou honra; mas ele sentiu ao mesmo tempo que não estava em “ele mesmo”, ou por qualquer coisa que ele havia feito: era apenas na “salvação” que “Deus” havia conferido a ele. Todo filho de Deus, da mesma maneira, tem uma grande “glória” conferida a ele, e sua “glória” será grande para sempre; mas não é em si mesmo, ou em virtude de qualquer coisa que ele tenha feito. É “grande” na “salvação” de Deus:

(a) no “fato” de que Deus interpôs para salvá-lo; e

(b) da “maneira” em que foi feito.

A maior honra que pode ser colocada sobre o homem está no fato de que Deus o salvará.

Honra e majestade puseste sobre ele –

(a) em fazer dele um rei;

(b) nas vitórias e triunfos que agora você lhe deu, colocando em sua cabeça, por assim dizer, uma coroa mais brilhante;

(c) na perpetuidade prometida de seu reinado.

Portanto, podemos dizer do pecador resgatado – o filho de Deus – agora. Honra e majestade lhe foram impostas:

(a) no fato de que Deus o redimiu;

(b) da maneira em que isso foi realizado;

(c) em sua adoção na família de Deus;

(d) na posição e dignidade que ele ocupa como filho de Deus;

(e) na esperança de benção imortal além do túmulo.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 21: 5 . Sua glória – Sua fama ou renome, é grande em sua salvação – Por causa daquelas grandes e gloriosas libertações que você realizou tanto por ele como por ele. Honra e majestade impuseste sobre ele – Ou, adaptadas a ele, ou sobre ele, ou tornadas adequadas a ele, como a palavra ????? , teshav-veh, significa. Deste-lhe honra e poder adequados à sua pessoa gloriosa e às altas investiduras. “Que língua”, diz o Dr. Horne, “pode expressar a ‘glória, honra e majestade’, com a qual o rei da justiça e da paz foi investido em sua ascensão, quando tomou posse do trono preparado para ele e recebeu a homenagem do céu e da terra! As imagens sagradas no Apocalipse de São João as colocam diante de nossos olhos de tal maneira que ninguém pode ler a descrição cujo coração não arderá dentro dele, através do desejo impaciente de contemplá-las. ” Ver Apocalipse, capítulos 4., 7., 19., 21., 22.

Comentário de E.W. Bullinger

Honra, etc. Compare Apocalipse 5:13 .

Comentário de Adam Clarke

Sua glória é grande – Mas, por mais grande que tenha sido sua glória, ela teve sua grandeza pela salvação de Deus. Não existe verdadeira nobreza senão a da alma, e a alma não tem senão o que recebe da graça e salvação de Deus.

Comentário de John Calvin

5. Sua glória é grande. Por essas palavras, o povo diz que seu rei, através da proteção que Deus lhe concedia e das libertações que ele fez por ele, se tornaria mais conhecido do que se tivesse reinado em paz com os aplausos de todos os homens, ou tivesse sido defendido por a riqueza e a força humanas, ou, finalmente, continuaram invencíveis por seu próprio poder e política; pois assim parecia mais claro que ele havia atingido a dignidade real apenas pelo favor, conduta e mandamento de Deus. Os israelitas crentes, portanto, deixam para os reis pagãos se enobrecerem por suas próprias realizações e adquirir fama por seu próprio valor; e deram mais valor a isso, que Deus graciosamente se mostrou favorável ao rei deles (483) do que a todos os triunfos do mundo. Ao mesmo tempo, prometem a si mesmos a assistência de Deus que será suficiente para adornar o rei com majestade e honra.

Comentário de John Wesley

A sua glória é grande na tua salvação; honra e majestade puseste sobre ele.

Glória – Sua fama ou renome.

Salvação – Por causa das grandes e gloriosas libertações que você operou tanto por ele como por ele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *