Estudo de 2 Timóteo 3:14 – Comentado e Explicado

Tu, porém, permanece firme naquilo que aprendeste e creste. Sabes de quem aprendeste.
2 Timóteo 3:14

Comentário de Albert Barnes

Mas continue tu nas coisas que aprendeste e às quais tens certeza – ou seja , as verdades da religião. Timóteo havia aprendido essas verdades quando criança, e ele foi confirmado nelas pelas instruções de Paulo. Em meio aos erros e seduções dos falsos mestres, Paulo agora o exorta a manter firme essas doutrinas, quem quer que se oponha a elas ou o que quer que seja a consequência; compare as notas em 2 Timóteo 1:13 .

Sabendo de quem os aprendeste – A saber, de sua mãe 2 Timóteo 1: 5 e de Paulo; 2 Timóteo 1:13 . A referência parece ser particularmente o fato de que ele aprendeu essas verdades primeiro pelos lábios de uma mãe (ver 2 Timóteo 3:15 ); e a doutrina ensinada aqui é: “que o fato de termos recebido as opiniões da verdade dos lábios dos pais é um forte motivo para aderir a eles”. Não se deve supor, de fato, que esse seja o motivo mais elevado, ou que devemos sempre aderir às doutrinas que nos foram ensinadas, se, em um exame mais maduro, estivermos convencidos de que estão errados; mas que essa é uma forte razão para aderir ao que nos foi ensinado no início da vida. É assim porque:

(1) aparent não tem motivo para enganar uma criança, e não se pode supor que ele lhe ensine o que ele sabia ser falso;

(2) o aparent geralmente tem muito mais experiência e muito melhores oportunidades de examinar o que é verdade do que seu filho;

(3) há um grau de respeito que a natureza nos ensina a ser devido aos sentimentos dos pais.

Uma criança deve se afastar muito lentamente das opiniões de um pai ou mãe; e, quando terminar, deve ser apenas o resultado de exames e orações prolongados. Essas considerações devem ter maior peso, se um dos pais tiver sido eminente por piedade, e especialmente se esse pai tiver sido removido para o céu. Uma criança, de pé junto à sepultura de um pai ou mãe piedosa, deve refletir e orar muito, antes de deliberadamente adotar opiniões que sabe que pai ou mãe considerariam erradas.

Comentário de E.W. Bullinger

continue = permaneça. Meno grego . Veja a pág. 1511

bast aprendeu = aprendeu.

foi , & c. = oeste assegurado. Grego. pistoemai. Só aqui.

saber . App-182. Li,

de = de. App-101.

quem App-124.

Comentário de John Calvin

14 Mas, quanto a ti, continua naquelas coisas que aprendeste Embora a iniquidade prevaleça e avance, ele aconselha Timóteo a permanecer firme. E, sem dúvida, esta é a prova real da fé, quando oferecemos resistência incansável a todos os artifícios de Satanás, e não alteramos nosso curso para todo vento que sopra, mas permanecemos firmes na verdade de Deus, como uma âncora segura.

Saber de quem os aprendeste Isto é dito com o propósito de recomendar a certeza da doutrina; pois, se alguém foi instruído errado, ele não deve perseverar nela. Pelo contrário, devemos desaprender tudo o que aprendemos à parte de Cristo, se desejamos ser seus discípulos; como, por exemplo, é o começo de nossa pura instrução na fé rejeitar e esquecer todas as instruções do papado. O apóstolo, portanto, não ordena que Timóteo defenda indiscriminadamente a doutrina que lhe foi entregue, mas apenas aquilo que ele sabe ser verdade; pelo que ele quer dizer, que ele deve fazer uma seleção. (190) Além disso, ele não afirma isso como um indivíduo particular, que o que ele ensinou deve ser considerado uma revelação divina; mas ele ousadamente afirma sua própria autoridade a Timóteo, que, ele sabia, sabia que sua fidelidade e seu chamado haviam sido provados. E se ele estava totalmente convencido de que havia sido ensinado por um apóstolo de Cristo, ele concluiu que, portanto, não era uma doutrina do homem, mas de Cristo.

Esta passagem nos ensina que devemos ter o cuidado de nos proteger contra a obstinação em assuntos incertos (como são todas as doutrinas dos homens) e de manter com firmeza inabalável a verdade de Deus. Além disso, aprendemos com ela que a fé deve ser acompanhada de prudência, para que possa distinguir entre a palavra de Deus e a palavra dos homens, para que não possamos adotar aleatoriamente tudo o que é apresentado. Nada é mais inconsistente com a natureza da fé do que a credulidade leve, que nos permite abraçar tudo indiscriminadamente, seja o que for, e de quem quer que proceda; porque é o principal fundamento da fé, saber que ele tem Deus como autor.

E que foram confiadas a ti (191) Quando ele acrescenta que a doutrina foi confiada a Timóteo, isso dá ( a???s?? ) força adicional à exortação; pois “cometer uma coisa em confiança” é algo mais do que apenas entregá-la. Agora, Timóteo não havia sido ensinado como uma das pessoas comuns, mas para que ele pudesse entregar fielmente nas mãos dos outros o que havia recebido.

Comentário de Adam Clarke

Mas continue – Nenhum homem, por mais instruído que seja nas coisas de Deus, ou fundamentado na graça divina, está fora do alcance da tentação, apostasia e ruína final; daí a necessidade de assistir à oração, dependendo de Deus, continuando na fé e perseverando até o fim.

Comentário de Thomas Coke

2 Timóteo 3:14 . Sabendo de quem você aprendeu, Significando a si mesmo, mas modestamente recusando-se a dizê-lo. Timóteo deveria continuar nessas coisas, porque sabia de quem as havia aprendido – ou seja, de um verdadeiro apóstolo; e que eles concordavam com as escrituras do Antigo Testamento, com as quais ele se conhecera desde a infância, através das instruções de sua avó e mãe, que eram judias. Veja cap. 2 Timóteo 1: 5 .

Comentário de John Wesley

Continua, porém, nas coisas que aprendeste e às quais tens a certeza, sabendo de quem as aprendeste;

De quem – Mesmo de mim um professor aprovado por Deus.

Referências Cruzadas

Atos dos Apóstolos 17:31 – Pois estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio do homem que designou. E deu provas disso a todos, ressuscitando-o dentre os mortos”.

Romanos 14:5 – Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente.

Colossenses 2:2 – Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo.

1 Tessalonicenses 1:5 – porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

1 Tessalonicenses 2:13 – Também agradecemos a Deus sem cessar, pois, ao receberem de nossa parte a palavra de Deus, vocês a aceitaram não como palavra de homens, mas segundo verdadeiramente é, como palavra de Deus, que atua com eficácia em vocês, os que crêem.

1 Timóteo 4:16 – Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.

2 Timóteo 1:13 – Retenha, com fé e amor em Cristo Jesus, o modelo da sã doutrina que você ouviu de mim.

2 Timóteo 2:2 – E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

2 Timóteo 3:15 – Porque desde criança você conhece as sagradas letras, que são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus.

Hebreus 6:11 – Queremos que cada um de vocês mostre essa mesma prontidão até o fim, para que tenham a plena certeza da esperança,

Hebreus 10:22 – Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *