Estudo de Provérbios 3:21 – Comentado e Explicado

Meu filho, guarda a sabedoria e a reflexão, não as percas de vista.
Provérbios 3:21

Comentário de Albert Barnes

Não os deixe partir – isto é, a sabedoria e discrição da seguinte cláusula. Fique de olho neles, como quem cuida de tesouros inestimáveis.

Comentário de Thomas Coke

Provérbios 3: 21-26 . Meu filho, que não se afastem, etc. – A sabedoria dá vida, saúde, segurança ao corpo e à alma: é o ornamento mais precioso dos que a possuem: de resto, quando o homem sábio em tantos lugares promete vida saúde, prosperidade, paz, glória, para aqueles que buscam sabedoria, não devemos aceitar essas promessas absolutamente e na carta. Sabemos que os sábios vivem pouco tempo; nós os vimos na aflição, na doença, na adversidade: o próprio Salomão nos informa no versículo 12, que Deus tenta, por males e aflições temporais, seus filhos e servos mais fiéis. Devemos, portanto, dizer que Deus libertará seu povo de todos esses males, ou os preservará deles, ou lhes dará paciência neste mundo, e os colocará em um estado em que não mudariam por todas as riquezas e vantagens de todos. fortuna: ou, que, após esta vida, ele coroará sua santidade, virtude e fidelidade, com as maiores recompensas. O versículo 25 deve ser traduzido: Não terás medo de nenhum medo inesperado, nem do irromper dos ímpios, quando vier sobre ti; ou os assaltos dos homens ímpios correndo contra ti. O versículo 26 é apresentado pelo LXX: O Senhor estará sobre todos os teus caminhos e fortalecerá o teu pé, para que não seja abalado. Veja Calmet e Schultens.

Comentário de Joseph Benson

Provérbios 3: 21-22 . Meu filho, que eles não se afastem, etc. – Deixe-me prevalecer contigo para manter essas boas instruções diante dos olhos de sua mente continuamente. Medite constante e seriamente sobre eles e, assim, você alcançará e reterá uma sólida sabedoria e discrição. Assim serão vida para tua alma – para ti, ou tua pessoa. Eles prolongarão a sua vida e a tornarão de fato, a saber, sábia, santa e feliz: enquanto uma vida tola, pecaminosa e miserável é considerada um tipo de morte, e é freqüentemente chamada assim. Assim, Moisés diz a Israel: Ele (a saber, Deus) é a tua vida e a duração dos teus dias, Deuteronômio 30:20 . Ou aqui Salomão significa: Eles serão vida para a sua alma, apropriadamente chamada. Eles apressarão, deleitarão e salvarão sua alma. E graça ao teu pescoço – Serão como uma bela corrente ou ornamento em volta do seu pescoço, como acima, Provérbios 3: 3 e Provérbios 1: 9 .

Comentário de E.W. Bullinger

eles. É masculino e, portanto, talvez se refira à “misericórdia e verdade” de Provérbios 3: 3 .

sã sabedoria = o que é estável. Veja nota em Provérbios 2: 7 .

Comentário de Adam Clarke

Não que eles se afastem dos teus olhos – Nunca se esqueça que Deus, que é o autor da natureza, a dirige e governa em todas as coisas; pois não é um agente autodeterminado.

Mantenha boa sabedoria e discrição – ????? ????? tushiyah umezimmah . Já encontramos essas duas palavras antes. Tushiyah é a essência ou substância de uma coisa; mezimmah é a resolução ou propósito formado em referência a algo bom ou excelente. Reconhecer Deus como o autor de todo bem é a tushiyah, a essência do credo de um homem de Deus; resolver agir de acordo com as instruções de sua sabedoria é o mezimmah, o propósito religioso, que trará bem a nós mesmos e glória a Deus. Eles trazem vida à alma e são ornamentais para o homem que age dessa maneira, Provérbios 3:22 .

Comentário de John Wesley

Filho meu, não se apartem dos teus olhos; guardem sã sabedoria e discrição.

Olhos – Os olhos da sua mente. Medite constante e seriamente sobre eles.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *