Estudo de Tito 3:8 – Comentado e Explicado

Certa é esta doutrina, e quero que a ensines com constância e firmeza, para que os que abraçaram a fé em Deus se esforcem por se aperfeiçoar na prática do bem. Isto é bom e útil aos homens.
Tito 3:8

Comentário de Albert Barnes

Este é um ditado fiel – Veja as notas em 1 Timóteo 1:15 . A referência aqui é o que ele estava dizendo, significando que a doutrina que ele havia declarado sobre o método de salvação era no mais alto grau importante e inteiramente digna de crença.

E quero estas coisas que afirmas constantemente – Faça delas o assunto constante de sua pregação. “Para que os que creram em Deus sejam cuidadosos em manter boas obras.” Isso mostra que Paulo supôs que as doutrinas do evangelho eram adequadas para levar as pessoas a viver de maneira santa; compare Tito 3: 1 e as notas em Filemom 4: 8 . As “boas obras” aqui se referem não apenas a atos de benevolência e caridade, mas a tudo o que é reto e bom – a uma vida honesta e santa.

Essas coisas são boas e lucrativas para os homens – ou seja, essas doutrinas que ele declarou não eram meras questões de especulação, mas eram adequadas para promover a felicidade humana, e deveriam ser ensinadas constantemente.

Comentário de E.W. Bullinger

Isso , etc. = Fiel o ditado. Figura do discurso Elipse (de repetição). App-6. Veja 1 Timóteo 1:15 . Figura do discurso Hyperbaton . App-6.

fiel . App-150.

dizendo. App-121.

e = e relativo (App-104).

vontade . App-102.

afirmar constantemente = afirmar fortemente. Grego. diobebaioomai . Somente aqui e 1 Timóteo 1: 7 .

acreditado . App-150.

dentro Omitir.

Cuidado. Grego. phrontizo . Só aqui.

manter . Grego. proistemi . Ocorre: Tito 3:14 . Romanos 12: 8 . 1 Tessalonicenses 5:12 . 1 Timóteo 3: 4 , 1 Timóteo 3: 5 , 1 Timóteo 3:12 ; 1 Timóteo 5:17 .

boas obras . Veja Tito 1:16 ,

rentável. Grego. ophelimos . Em outros lugares, 1 Timóteo 4: 8 , 2 Timóteo 3:16 .

até = para.

homens . App-123.

Comentário de John Calvin

8 Um ditado fiel Ele emprega esse modo de expressão quando deseja fazer uma afirmação solene, como vimos nas duas epístolas a Timóteo. ( 1 Timóteo 1:15 ; 2 Timóteo 2:11 .) E, portanto, ele imediatamente acrescenta: –

Eu desejo que você afirme essas coisas (263) ??aßeßa???s?a? sob uma terminação passiva, tenha um significado ativo e signifique “afirmar qualquer coisa fortemente”. Titus é, portanto, ordenado a desconsiderar outros assuntos e a ensinar aqueles que são certos e indubitáveis ??- a pressioná-los à atenção de seus ouvintes – a insistir neles – enquanto outros falam ociosamente sobre coisas de pouca importância. Portanto, também concluímos que um bispo não deve fazer nenhuma afirmação aleatoriamente, mas deve afirmar apenas aquelas coisas que ele verificou serem verdadeiras. “Afirme essas coisas”, diz ele, “porque elas são verdadeiras e merecem crédito”. Mas lembramos, por outro lado, que é dever e função de um bispo afirmar com firmeza e manter com ousadia as coisas que se crêem por boas razões e que edificam a piedade.

Para que aqueles que creram em Deus possam ter o cuidado de se destacar em boas obras, (ou de exaltar boas obras ou atribuir-lhes a mais alta patente.) Ele inclui todas as instruções que ele anteriormente deu sobre o dever de cada pessoa, e o desejo de levar uma vida religiosa e santa; como se ele contrastasse o temor de Deus e a conduta bem regulada, com especulações ociosas. Ele deseja que o povo seja instruído de tal maneira que “aqueles que creram em Deus” possam ser solicitados, acima de tudo, sobre boas obras.

Mas, como o verbo p???stas?a? é usado em vários sentidos pelos autores gregos, essa passagem também oferece espaço para várias interpretações. Crisóstomo: explica que significa que eles devem se esforçar para aliviar seus vizinhos dando esmolas . ????stas?a? às vezes significa “dar assistência”; mas, nesse caso, a sintaxe exigiria que entendêssemos que as “boas obras” deveriam ser auxiliadas, o que seria uma construção dura. O significado transmitido pela palavra francesa avancer , “ seguir em frente”, seria mais apropriado. E se deveríamos dizer: “Que eles se esforcem como aqueles que têm a preeminência?” Esse também é um significado da palavra. Ou, talvez, alguém prefira o que eu coloquei entre parênteses: “Seja cuidadoso ao atribuir a classificação mais alta a boas obras”. E certamente não seria inadequado que Paulo ordenasse que essas coisas prevalecessem na vida dos crentes, porque geralmente são desconsideradas pelos outros.

Qualquer que seja a ambiguidade da expressão, o significado de Paulo é suficientemente claro, que o desígnio da doutrina cristã é que os crentes devem se exercitar em boas obras. (264) Assim, ele deseja que eles estudem e apliquem; e, quando o apóstolo diz : let???t???s? (“ tomem cuidado”), ele parece aludir elegantemente às contemplações inúteis daqueles que especulam sem vantagem e sem considerar a vida ativa.

No entanto, ele não é tão cuidadoso com as boas obras que despreza a raiz – isto é, a fé – enquanto colhe os frutos. Ele leva em consideração as duas partes e, como é altamente apropriado, atribui a primeira posição à fé; pois ele ordena que “os que creram em Deus” sejam zelosos de “boas obras”; pelo que ele quer dizer que a fé deve ir adiante de tal maneira que boas obras possam seguir.

Pois essas coisas são honrosas , refiro isso à doutrina e não às obras, neste sentido: “É excelente e útil que os homens sejam assim instruídos; e, portanto, aquelas coisas que ele exortou Titus a serem zelosos em afirmar são as mesmas coisas que são bons e úteis para os homens. ” Podemos traduzir t? ?a?? como “bom” ou “bonito” ou “honorável”; mas, na minha opinião, seria melhor traduzi-lo como “excelente”. Ele afirma indiretamente que todas as outras coisas ensinadas não têm valor, porque não produzem lucro ou vantagem; pelo contrário, aquilo que contribui para a salvação é digno de louvor.

Comentário de Adam Clarke

Este é um ditado fiel – ??st?? ? ????? · Essa é a verdadeira doutrina; a doutrina que não pode falhar.

E essas coisas eu irei – ?a? pe?? t??t?? ß????µa? se d?aßeßa???s?a? · E eu irei, ou desejo, que você mantenha sinceramente o que diz respeito a esses pontos. As coisas a que o apóstolo se refere são aquelas sobre as quais ele acabara de escrever e podem ser assim resumidas:

  1. O estado arruinado do homem, tanto na alma quanto no corpo.
  • A infinita bondade de Deus que inventou sua salvação.
  • A manifestação dessa bondade, pela encarnação de Jesus Cristo.
  • A justificação que os que creram receberam através do seu sangue.
  • A missão do Espírito Santo e a purificação do coração por sua influência.
  • A esperança da ressurreição do corpo e a glorificação final dele e da alma por toda a eternidade.
  • A necessidade de obediência à vontade de Deus e de andar digno da vocação com que foram chamados.
  • E todos esses pontos ele deseja que ele pressione continuamente a atenção dos crentes; e para manter constantemente em vista, que todo bem vem da infinita bondade de Deus, por e através de Cristo Jesus.
  • Os que creram em Deus – todos os cristãos; para quem pode manter boas obras, mas para aqueles que têm o princípio do qual fluem boas obras, pois sem fé é impossível agradar a Deus.

    Essas coisas são boas e lucrativas – são boas em si mesmas e calculadas para promover o bem-estar dos homens.

    Comentário de Thomas Coke

    Tito 3: 8 . Este é um ditado fiel, etc. – “Embora os crentes sejam colocados em um estado de justificação, meramente pela graça ou por meio do favor divino, isso é uma questão de certa verdade e grande importância; e, com relação a essas coisas, ordeno que você insiste arduamente nisso, que aqueles que creram em Deus, como Ele se revelou no evangelho de seu Filho, sejam muito cuidadosos em defender boas obras: “ – isto é, todas as ações que envolvem ou incluem nosso dever para com Deus, nosso próximo e a nós mesmos. Essas boas e excelentes obras que os cristãos deveriam manter e defender; defendê- los, por assim dizer, de qualquer coisa que possa tender a se deixar negligenciar no desempenho deles. Nada pode mais exatamente se adequar à conexão: os judaizantes não consideravam boas obras; eles os representavam como de pouco ou nenhum momento, comparados com crer, como eles diziam, sobre fábulas judaicas , ou sobre as infinitas genealogias ou gerações das eras; a perpetuidade da lei mosaica e obrigatória para os gentios, bem como para os cristãos judeus. (Ver Tito 3: 9. ) Portanto, o apóstolo, em contradição com um jargão tão vã e inútil, ordena Tito, cap. Tito 2: 1 , etc. ensinar coisas que se tornaram uma sã doutrina; ou seja, que todas as pessoas pratiquem boas obras; (veja também Tito 3:14 .) E aqui novamente ele inculca fortemente as mesmas verdades importantes. Merece grande consideração que São Paulo tenha considerado isso um momento de extrema importância; e ordenou a Tito que não pedisse boas obras de vez em quando, ou como algo de adeus; mas para estar constantemente, ou com toda a sua força, afirmando, que os cristãos devem manter boas obras. Veja no cap. Tito 2:14 . As boas obras são aqui representadas como amáveis ??e excelentes em si mesmas, e muito úteis e lucrativas para a humanidade; então eles são chamados ?a?a e??a, belos trabalhos. Essas são, portanto, coisas que os ministros de Cristo devem afirmar constantemente, ou de maneira árdua.

    Comentário de John Wesley

    Este é um ditado fiel, e quero dizer estas coisas constantemente, para que os que creram em Deus sejam cuidadosos em manter boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas para os homens.

    Tenha cuidado para se destacar em boas obras – Embora o apóstolo não as coloque para o fundamento, ele as coloca no lugar apropriado e depois as menciona, não um pouco, mas como assuntos de grande importância. Ele deseja que todos os crentes sejam cuidadosos – Tenham seus pensamentos neles: use seu melhor artifício, seus maiores esforços, não apenas para praticar, mas para se destacar, para serem eminentes e distintos neles: porque, embora não sejam o fundamento de nossa reconciliação com Deus, mas eles são amáveis ??e honrosos para a profissão cristã.

    E lucrativo para os homens – significa aumentar a felicidade eterna, tanto de nós mesmos como dos outros.

    Referências Cruzadas

    Jó 22:2 – “Pode alguém ser útil a Deus? Mesmo um sábio, pode ser-lhe de algum proveito?

    Jó 35:7 – Se você for justo, o que lhe dará? Ou o que ele receberá de sua mão?

    Salmos 16:2 – Ao Senhor declaro: “Tu és o meu Senhor; não tenho bem nenhum além de ti”.

    Salmos 78:22 – pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador.

    Provérbios 21:28 – A testemunha falsa perecerá, mas o testemunho do homem bem informado permanecerá.

    João 5:24 – “Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.

    João 12:44 – Então Jesus disse em alta voz: “Quem crê em mim, não crê apenas em mim, mas naquele que me enviou.

    Atos dos Apóstolos 12:15 – Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si! ” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: “Deve ser o anjo dele”.

    Romanos 4:5 – Todavia, àquele que não trabalha, mas confia em Deus que justifica o ímpio, sua fé lhe é creditada como justiça.

    2 Coríntios 4:13 – Está escrito: “Cri, por isso falei”. Com esse mesmo espírito de fé nós também cremos e, por isso, falamos,

    2 Coríntios 9:12 – O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus.

    1 Timóteo 1:15 – Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior.

    Tito 1:9 – e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.

    Tito 2:14 – Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.

    Tito 3:1 – Lembre a todos que se sujeitem aos governantes e às autoridades, sejam obedientes, estejam sempre prontos a fazer tudo o que é bom,

    Tito 3:14 – Quanto aos nossos, que aprendam a dedicar-se à prática de boas obras, a fim de que supram as necessidades diárias e não sejam improdutivos.

    Filemom 1:11 – Ele antes lhe era inútil, mas agora é útil, tanto para você quanto para mim.

    1 Pedro 1:21 – Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus.

    1 João 5:10 – Quem crê no Filho de Deus tem em si mesmo esse testemunho. Quem não crê em Deus o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus dá acerca de seu Filho.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *