Estudo de Romanos 14:6 – Comentado e Explicado

Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor. Quem come de tudo, o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus.
Romanos 14:6

Comentário de Albert Barnes

Aquele que considera – grego, “pensa em”; ou presta atenção a; isto é, aquele que a observa como um festival ou como um tempo sagrado.

O dia – Qualquer um dos dias em discussão; os dias que os judeus mantinham como ocasiões religiosas.

Considera o Senhor – Considera-o como “santo” ou separado para o serviço de Deus. Ele acredita que Deus é “exigido” para mantê-lo, ou seja, que as leis de Moisés em relação a esses dias são obrigatórias para ele.

Aquele que não considera o dia – Ou quem não observa as distinções de dias exigidas nas leis de Moisés.

Para o Senhor … – Ou seja, ele não acredita que Deus “exija” tal observância.

Quem come – o cristão gentio, que come livremente todo tipo de carne; Romanos 14: 2 .

Come ao Senhor – Porque ele acredita que Deus não o proíbe; e porque ele deseja, ao fazê-lo, glorificar a Deus; 1 Coríntios 10:31 . “Comer ao Senhor”, neste caso, é fazê-lo acreditando que essa é a vontade dele. Em todos os outros casos, é fazê-lo sentindo que recebemos nossa comida dele; agradecendo por sua bondade e desejoso de ser fortalecido para que possamos cumprir suas ordens.

Ele dá graças a Deus – Esta é uma prova incidental de que é nosso dever dar graças a Deus em nossas refeições por nossa comida. Isso mostra que era a “prática” dos primeiros cristãos e tem a recomendação do apóstolo. Também foi feito de maneira uniforme pelos judeus e pelo Senhor Jesus; Mateus 14:19 ; Mateus 26:26 ; Marcos 6:41 ; Marcos 14:22 ; Lucas 9:16 ; Lucas 24:30 .

Para o Senhor ele não come – Ele se abstém de comer porque acredita que Deus exige que ele faça isso, e com um desejo de obedecê-lo e honrá-lo.

E dá graças a Deus – isto é, o judeu agradeceu a Deus pela lei e pelo favor que ele havia dado a ele, dando-lhe mais luz do que os gentios. Por esse privilégio, eles se valorizavam muito, e esse sentimento, sem dúvida, os judeus convertidos continuariam a reter; considerando-se especialmente favorecido por ter um conhecimento “especial” da Lei de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

observa = observa . Ver Romanos 8: 5 .

até = para.

Senhor . App-98.

e . . isto. Os textos omitem.

dá. . . obrigado . Veja Atos 27:35 .

Comentário de John Calvin

6. Aquele que considera um dia, etc. Visto que Paulo sabia muito bem que o respeito pelos dias procedia da ignorância de Cristo, não é provável que tal corrupção tenha sido totalmente defendida por ele; e, no entanto, suas palavras parecem sugerir que aquele que considerava os dias não cometeu pecado; pois nada além do bem pode ser aceito por Deus. Portanto, para que você possa entender o propósito dele, é necessário distinguir entre a noção que qualquer um pode ter adotado quanto à observância dos dias e a própria observância à qual ele se sentia vinculado. A noção era realmente supersticiosa, nem Paulo nega isso; pois ele já a condenou chamando-a de enfermidade, e novamente a condenará ainda mais claramente. Agora, aquele que foi mantido firme por essa superstição, não ousou violar a solenidade de um dia em particular; isso foi aprovado por Deus, porque ele não ousou fazer nada com uma consciência duvidosa. O que de fato poderia fazer o judeu, que ainda não havia feito tanto progresso, a ponto de ser libertado de escrúpulos sobre dias? Ele tinha a palavra de Deus, na qual a manutenção dos dias era recomendada; havia uma necessidade imposta a ele pela lei; e sua revogação não foi claramente vista por ele. Nada restou então, mas ele, esperando uma revelação mais completa, deveria se manter dentro dos limites de seu próprio conhecimento, e não aproveitar o benefício da liberdade antes de abraçá-la pela fé. (419)

O mesmo também deve ser pensado naquele que se absteve de carnes impuras: se ele comesse em um estado de espírito duvidoso, não teria sido receber nenhum benefício da mão de Deus, mas impor sua própria mão em coisas proibidas. Que ele então use outras coisas que ele acha que lhe são permitidas, e siga a medida de seu conhecimento: ele assim dará graças a Deus; o que ele não poderia fazer, exceto que estava convencido de que ele é alimentado pela bondade de Deus. Ele não deve ser desprezado, como se ofendesse ao Senhor por essa sua temperança e piedade timidez: e não há nada irracional no assunto, se dizemos, que a modéstia dos fracos é aprovada por Deus, não no terreno de mérito, mas por indulgência.

Mas, como ele havia exigido uma garantia mental, para que ninguém tivesse vontade própria de fazer isso ou aquilo, deveríamos considerar se ele está aqui exortando e não afirmando; pois o texto fluiria melhor nessa linhagem: “Deixe clara a razão do que ele faz para todos; como uma conta deve ser apresentada perante o tribunal celestial; pois, se alguém come carne ou se abstém, em ambos os casos deve ter consideração por Deus. ” E, sem dúvida, não há nada mais adequado para restringir a licenciosidade no julgamento e corrigir as superstições do que ser convocado perante o tribunal de Deus: e, portanto, Paulo coloca sabiamente o juiz antes de tudo, a cuja vontade eles devem se referir o que fazem. Não é objeção que a sentença seja afirmativa; pois ele imediatamente se une, para que ninguém viva ou morra por si mesmo; onde ele declara, não o que os homens fazem, mas ordena o que devem fazer.

Observe também o que ele diz: que comemos ao Senhor ou nos abstivemos quando damos graças. Portanto, comer é impuro, e abstinência é impura, sem ação de graças. É apenas o nome de Deus, quando invocado, que nos santifica e tudo o que temos.

Comentário de Adam Clarke

Aquele que considera o dia – Um belo pedido de desculpas por sinceridade equivocada e reforma imprudente. Não condene o homem pelo que é indiferente em si: se ele mantém esses festivais, seu propósito é honrar a Deus pela observância religiosa deles. Por outro lado, quem descobre que não pode observá-los em honra de Deus, não acreditando que Deus os ordenou, ele não os observa de maneira alguma. Da mesma maneira, quem come qualquer criatura de Deus, que seja alimento saudável e adequado, dá graças a Deus como autor de todo bem. E aquele que não pode comer de todos indiscriminadamente, mas é regulado pelos preceitos da lei mosaica em relação a carnes limpas e impuras, também dá graças a Deus. Ambos são sinceros; ambos na posição vertical; ambos agem de acordo com sua luz; Deus aceita ambos; e eles devem suportar um ao outro.

Comentário de John Wesley

Aquele que considera o dia, o considera ao Senhor; e aquele que não considera o dia, para o Senhor não o considera. Quem come, come ao Senhor, porque dá graças a Deus; e quem não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.

Considera isso ao Senhor – Ou seja, por um princípio de consciência para com Deus.

Para o Senhor ele não considera isso – Ele também age a partir de um princípio de consciência.

Quem não come – carne.

Dá graças a Deus – Por suas ervas.

Referências Cruzadas

Exodo 12:14 – “Este dia será um memorial que vocês e todos os seus descendentes o comemorarão como festa ao Senhor. Comemorem-no como decreto perpétuo.

Exodo 12:42 – Assim como o Senhor passou em vigília aquela noite para tirar do Egito os israelitas, estes também devem passar em vigília essa mesma noite, para honrar ao Senhor, por todas as suas gerações.

Exodo 16:25 – “Comam-no hoje”, disse Moisés, “pois hoje é o sábado do Senhor. Hoje, vocês não o encontrarão no terreno.

Isaías 58:5 – Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?

Zacarias 7:5 – “Pergunte a todo o povo e aos sacerdotes: Quando vocês jejuaram no quinto e no sétimo meses durante os últimos setenta anos, foi de fato para mim que jejuaram?

Mateus 14:19 – E ordenou que a multidão se assentasse na grama. Tomando os cinco pães e os dois peixes e, olhando para o céu, deu graças e partiu os pães. Em seguida, deu-os aos discípulos, e estes à multidão.

Mateus 15:36 – Depois de tomar os sete pães e os peixes e dar graças, partiu-os e os entregou aos discípulos, e os discípulos à multidão.

João 6:28 – Então lhe perguntaram: “O que precisamos fazer para realizar as obras que Deus requer? “

1 Coríntios 10:30 – Se participo da refeição com ação de graças, por que sou condenado por algo pelo qual dou graças a Deus?

Gálatas 4:10 – Vocês estão observando dias especiais, meses, ocasiões específicas e anos!

1 Timóteo 4:3 – e proíbem o casamento e o consumo de alimentos que Deus criou para serem recebidos com ação de graças pelos que crêem e conhecem a verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *