Estudo de Êxodo 12:14 – Comentado e Explicado

Conservareis a memória daquele dia, celebrando-o com uma festa em honra do Senhor: fareis isso de geração em geração, pois é uma instituição perpétua.
Êxodo 12:14

Comentário de Albert Barnes

Um memorial – Uma ordenança comemorativa e sacramental de obrigação perpétua. Como tal, isso já foi observado pelos hebreus. Pelo cristão é observado espiritualmente; seu pleno significado é reconhecido, e tudo o que prenunciou é realizado, no sacramento da santa comunhão.

Comentário de Adam Clarke

Um memorial – Manter uma lembrança da severidade e bondade, ou justiça e misericórdia de Deus. Guardareis um banquete – será observado anualmente e celebrado com solene alegria religiosa, por todas as gerações – enquanto continuar sendo um povo distinto; uma ordenança – um compromisso divino, uma instituição do próprio Deus, que não deve ser alterada nem deixada de lado por nenhuma autoridade humana.

Para sempre – ???? ??? chukkath olam , um estatuto eterno ou interminável, porque representativo do Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo; cuja mediação, em conseqüência de seu sacrifício, durará enquanto o tempo durar; e a cujos méritos e eficácia a salvação da alma será atribuída por toda a eternidade. Portanto, este é um estatuto e ordenança que não pode ter fim, nem neste mundo nem no mundo vindouro. É notável que, embora os judeus tenham cessado de todo o seu sistema de sacrifício, de modo que os sacrifícios não sejam mais oferecidos por eles em nenhuma parte do mundo, ainda assim, todos eles, em todas as suas gerações e em todos os países, mantêm a lembrança da páscoa e observe a festa dos pães ázimos. Mas nenhum cordeiro é sacrificado. Todos os seus sacrifícios cessaram totalmente, desde a destruição de Jerusalém pelos romanos. Até a carne usada nesta ocasião é parcialmente assada e parcialmente fervida, para que nem se pareça com o sacrifício primitivo; pois consideram ilegal sacrificar fora de Jerusalém. A verdade é que o verdadeiro Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo foi oferecido, e eles não têm poder para restaurar o tipo antigo. Veja Clarke em Êxodo 12:27 ; (Nota).

Comentário de John Calvin

14. E este dia será para você. Fala-se de sua celebração anual, que também era um monumento de seu êxodo como símbolo de sua libertação futura. Quanto a ser chamado de rito, ou ordenança para sempre (edictum soeculi) , admito que por essa expressão perpetuidade se entende, mas apenas os que existiriam até a renovação da Igreja; e a mesma explicação será aplicada à circuncisão, bem como a todo o cerimonial da lei; pois, embora pela vinda de Cristo tenha sido abolida no que diz respeito ao seu uso, ainda assim só alcançou sua verdadeira solidez; e, portanto, a diferença entre nós e o povo antigo nada diminui deste estatuto perpétuo; exatamente da mesma maneira que a nova aliança não destrói o antigo em substância, mas apenas em forma. Um pouco mais adiante, onde ele diz: “salve o que todo homem deve comer, para que somente seja feito de você”, versículo 18; o significado é que eles devem cessar de todo trabalho, exceto a preparação da comida do dia; e essa exceção é expressamente feita, para que eles não se permitam violar seus festivais sagrados por outros assuntos.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 12: 14-20 . Isto será para você como memorial – deveria ser observado anualmente como um banquete ao Senhor em suas gerações, ao qual o banquete de pães ázimos era anexado. Uma santa convocação – Essas festas solenes eram chamadas de convocações, porque as pessoas eram então reunidas ao som da trombeta para participar dos ritos e ordenanças do culto divino. O primeiro dia seria uma santa convocação, por causa da festa da páscoa; e a sétima, como naquele dia, após a saída do Egito, quando o faraó e seu exército foram afogados no mar Vermelho. Um estranho – um prosélito, Heathen não estava preocupado com a Páscoa.

Deve-se observar aqui que toda essa ordenança da páscoa era típica.

(1) O cordeiro pascal era típico. Cristo é a nossa páscoa, 1 Coríntios 5: 7 . 1º, era para ser um cordeiro, e Cristo é o Cordeiro de Deus, João 1:29 . 2d, era para ser um homem do primeiro ano; em seu auge. Cristo se ofereceu no meio de seus dias. Denota a força e suficiência do Senhor Jesus, sobre quem nossa ajuda foi colocada. 3d, era para ser sem defeito, significando a pureza do Senhor Jesus, um cordeiro sem mancha, 1 Pedro 1:19 . Quarto, deveria ser designado quatro dias antes, denotando a designação do Senhor Jesus como Salvador, tanto no propósito quanto na promessa de Deus. É observável que, como Cristo foi crucificado na Páscoa, ele entrou solenemente em Jerusalém quatro dias antes, no mesmo dia em que o cordeiro pascal foi separado. 5º, era para ser morto e assado com fogo, representando os requintados sofrimentos do Senhor Jesus, até a morte, a morte da cruz. 6. Era para ser morto por toda a congregação entre as duas noites, isto é, entre as três e as seis. Cristo sofreu no fim do mundo ( Hebreus 9:26 ) pelas mãos dos judeus, toda a multidão deles, Lucas 23. 18. 7. 7, nem um osso dele deve ser quebrado ( Êxodo 12: 46 ), que se diz expressamente cumprido em Cristo, João 19:33 ; João 19:36 .

(2) A aspersão do sangue era típica. Primeiro, não bastava derramar o sangue do Cordeiro , mas deve ser aspergido, denotando a aplicação do mérito da morte de Cristo a nossas almas, pelo Espírito Santo, pela fé. 2d, devia ser aspergido sobre as ombreiras das portas, significando a profissão aberta que devemos fazer de fé em Cristo e de obediência a ele. A marca da besta pode ser recebida na testa ou na mão direita, mas o selo do Cordeiro está sempre na testa, Apocalipse 7: 3 . 3d, o sangue assim aspergido era um meio de preservação dos israelitas do anjo destruidor. Se o sangue de Cristo for aspergido em nossas consciências, será nossa proteção contra a ira de Deus, a maldição da lei e a condenação do inferno.

(3,) O comer solene do cordeiro era típico de nosso dever do evangelho a Cristo. 1º, o cordeiro pascal foi morto não apenas para ser encarado, mas para ser alimentado; então, pela fé, devemos fazer de Cristo o nosso, assim como fazemos o que comemos, e devemos receber dele força e nutrição espiritual, como de nossa comida, e deleitarmo-nos nele, assim como temos de comer e beber quando estamos com fome. ou com sede. 2d, era para ser tudo comido: aqueles que, pela fé, se alimentam de Cristo, devem se alimentar de todo um Cristo. Eles devem tomar Cristo e seu jugo, Cristo e sua cruz, bem como Cristo e sua coroa. 3d, devia ser comido com ervas amargas, em lembrança da amargura de sua escravidão no Egito; devemos nos alimentar de Cristo com o coração partido, em memória do pecado. 4º, deveria ser comido em uma postura de partida, Êxodo 12:11 ; quando nos alimentamos de Cristo pela fé, devemos nos soltar do mundo e de todas as coisas nele.

(4) A festa dos pães ázimos era típica da vida cristã, 1

Êxodo 5: 7-8 . Tendo recebido a Cristo Jesus, o Senhor, 1º, devemos celebrar um banquete, em santa alegria, deliciando-nos continuamente em Cristo Jesus; pois se os verdadeiros crentes não têm um banquete contínuo, a culpa é deles. 2d, deve ser um banquete de pães ázimos, mantido em caridade, sem fermento de malícia e sinceridade, sem fermento de hipocrisia. Todo o fermento velho deve ser posto longe de nós, com a máxima cautela, se quisermos celebrar a festa de uma vida santa para a honra de Cristo. 3d, era para ser uma ordenança para sempre. Enquanto vivermos, devemos continuar se alimentando de Cristo e nos regozijando sempre nele, com menção agradecida das grandes coisas que ele fez por nós.

Referências Cruzadas

Exodo 5:1 – Depois disso Moisés e Arão foram falar com o faraó e disseram: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Deixe o meu povo ir para celebrar-me uma festa no deserto’ “.

Exodo 12:17 – “Celebrem a festa dos pães sem fermento, porque foi nesse mesmo dia que eu tirei os exércitos de vocês do Egito. Celebrem esse dia como decreto perpétuo por todas as suas gerações.

Exodo 12:24 – “Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.

Exodo 12:43 – Disse o Senhor a Moisés e a Arão: “Estas são as leis da Páscoa: Nenhum estrangeiro poderá comê-la.

Exodo 13:9 – Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa, para que a lei do Senhor esteja em seus lábios, porque o Senhor o tirou do Egito com mão poderosa.

Exodo 13:10 – Cumpra esta determinação na época certa, de ano em ano.

Levítico 23:4 – “Estas são as festas fixas do Senhor, as reuniões sagradas que vocês proclamarão no tempo devido:

Números 10:8 – “Os filhos de Arão, os sacerdotes, tocarão as cornetas. Este é um decreto perpétuo para vocês e para as suas gerações.

Números 16:40 – como o Senhor tinha dito por meio de Moisés. Isso foi feito como memorial para os israelitas, a fim de que ninguém que não fosse descendente de Arão, queimasse incenso perante o Senhor, para não sofrer o que Corá e os seus seguidores sofreram.

Números 18:8 – Então o Senhor disse a Arão: “Eu mesmo o tornei responsável pelas contribuições trazidas a mim; todas as ofertas sagradas que os israelitas me derem, eu as dou como porção a você e a seus filhos.

Deuteronômio 16:1 – Observem o mês de abibe e celebrem a Páscoa do Senhor, do seu Deus, pois no mês de abibe, de noite, ele os tirou do Egito.

Deuteronômio 16:11 – E alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher para habitação do seu Nome, junto com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas que vivem na sua cidade, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem com vocês.

Josué 4:7 – respondam que as águas do Jordão foram interrompidas diante da arca da aliança do Senhor. Quando a arca atravessou o Jordão, as águas foram interrompidas. Essas pedras serão um memorial perpétuo para o povo de Israel”.

1 Samuel 30:25 – Davi fez disso um decreto e uma ordenança para Israel, desde aquele dia até hoje.

2 Reis 23:21 – Então o rei deu a seguinte ordem a todo o povo: “Celebrem a Páscoa ao Senhor seu Deus, conforme está escrito neste livro da Aliança”.

Neemias 8:9 – Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: “Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro! ” Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.

Salmos 111:4 – Ele fez proclamar as suas maravilhas; o Senhor é misericordioso e compassivo.

Salmos 135:13 – O teu nome, Senhor, permanece para sempre, a tua fama, Senhor, por todas as gerações!

Ezequiel 46:14 – Com ele vocês também trarão, manhã após manhã, uma oferta de cereal, de um sexto de arroba e um terço de galão de azeite para umedecer a farinha. A apresentação dessa oferta de cereal será feita em obediência a um decreto perpétuo.

Zacarias 6:14 – A coroa será para Heldai, Tobias, Jedaías e Hem, filho de Sofonias como um memorial no templo do Senhor.

Mateus 26:13 – Eu lhes asseguro que onde quer que este evangelho for anunciado, em todo o mundo, também o que ela fez será contado, em sua memória”.

Lucas 22:19 – Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”.

1 Coríntios 5:7 – Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.

1 Coríntios 11:23 – Pois recebi do Senhor o que também lhes entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *