Estudo de Neemias 8:9 – Comentado e Explicado

Depois Neemias, o governador, Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que instruíam o povo, disseram a toda a multidão: Este é um dia de festa consagrado ao Senhor, nosso Deus; não haja nem aflição, nem lágrimas. Porque todos choravam ao ouvir as palavras da lei.
Neemias 8:9

Comentário de Albert Barnes

Neemias, que é o Tirshatha – Hereto, Neemias chamou a si mesmo ??? pechâh Neemias 5: 14-15 , Neemias 5:18 , que é a palavra comum para “governador”. Agora, pela primeira vez, ele é chamado de ‘o Tirshatha’ ”(ver nota de Esdras 2:63 ).

O povo chorou … – Porque a Lei trouxe vivamente diante deles seus pecados de omissão e comissão. Em Neemias 8:10, os judeus não eram proibidos de se arrepender de seus pecados, mas eram proibidos de estragar uma ocasião festiva com a expressão de sua tristeza.

Comentário de Joseph Benson

Neemias 8: 9 . Este dia é santo para o Senhor vosso Deus – Nomeadamente, como um dia de festa e ação de graças a Deus, e alegria em suas misericórdias; pois, de outro modo, mesmo os dias de jejum eram santos para Deus em geral, embora não no sentido aqui mencionado. Não chore, nem chore – Não se arrependa, Neemias 8:10 . Mantenham a paz; não vos enojes, Neemias 8:11 . Tudo é bonito em sua estação. Como não devemos nos alegrar, quando Deus chama ao luto; portanto, não devemos nos afligir e ser tragados pela tristeza, quando Deus nos dá ocasião de nos alegrar. Mesmo a tristeza pelo pecado não deve se tornar excessiva a ponto de dificultar nossa alegria em Deus e alegria em seu serviço. Pois todas as pessoas choraram quando ouviram as palavras da lei – por um profundo sentimento de sua grande culpa e extremo perigo por causa disso.

Comentário de E.W. Bullinger

Neemias. Ele agora usa a terceira pessoa. Isso não é necessariamente um sinal de mudança de autoria.

piedosos. Veja a nota em Êxodo 3: 5 .

Comentário de Adam Clarke

Neemias , que é o Tirshatha – Isso coloca em dúvida que, quando o Tirshatha é mencionado, o próprio Neemias se destina, sendo Tirshatha o nome de seu cargo.

Não chore , nem chore – Este é um dia santo para Deus: um dia designado para o gozo geral naquele que transformou nosso cativeiro, nos restaurou sua lei e novamente estabeleceu entre nós suas ordenanças.

Comentário de John Wesley

E Neemias, que é Tirshatha, e Esdras, o sacerdote escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Hoje é santo para o Senhor vosso Deus; não chore, nem chore. Pois todo o povo chorou quando ouviu as palavras da lei.

Chorou – Por uma sensação de culpa e perigo por causa disso.

Referências Cruzadas

Levítico 23:24 – “Diga também aos israelitas: No dia primeiro do sétimo mês vocês terão um dia de descanso, uma reunião sagrada, comemorada com toques de trombeta.

Números 29:1 – “No dia primeiro do sétimo mês convoquem uma santa assembléia e não façam trabalho algum. Nesse dia vocês tocarão as trombetas.

Deuteronômio 12:7 – Ali, na presença do Senhor, do seu Deus, vocês e suas famílias comerão e se alegrarão com tudo o que tiverem feito, pois o Senhor, o seu Deus, os terá abençoado.

Deuteronômio 12:12 – E regozijem-se ali perante o Senhor, o seu Deus, vocês, os seus filhos e filhas, os seus servos e servas e os levitas que vivem nas cidades de vocês, por não terem recebido terras nem propriedades.

Deuteronômio 16:11 – E alegrem-se perante o Senhor, o seu Deus, no local que ele escolher para habitação do seu Nome, junto com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas que vivem na sua cidade, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem com vocês.

Deuteronômio 16:14 – Alegrem-se nessa festa com os seus filhos e as suas filhas, os seus servos e as suas servas, os levitas, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas que vivem na sua cidade.

Deuteronômio 26:14 – Não comi nada da porção sagrada enquanto estive de luto, nada retirei dela enquanto estive impuro, e dela não ofereci nada aos mortos. Obedeci ao Senhor, ao meu Deus; fiz tudo o que me ordenaste.

2 Reis 22:11 – Assim que o rei ouviu as palavras do livro da Lei, rasgou suas vestes

2 Reis 22:19 – Já que o seu coração se abriu e você se humilhou diante do Senhor, ao ouvir o que falei contra este lugar e contra seus habitantes, que seriam arrasados e amaldiçoados, e porque você rasgou as vestes e chorou na minha presença, eu o ouvi, declara o Senhor.

2 Crônicas 15:3 – Durante muito tempo Israel esteve sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote para ensiná-lo e sem a Lei.

2 Crônicas 30:22 – Ezequias dirigiu palavras animadoras a todos os levitas, que mostraram boa disposição para com o serviço do Senhor. Durante os sete dias eles comeram suas porções das ofertas, apresentaram sacrifícios de comunhão e louvaram o Senhor, o Deus dos seus antepassados.

2 Crônicas 34:19 – Assim que o rei ouviu as palavras da Lei, rasgou suas vestes

2 Crônicas 34:21 – “Vão consultar o Senhor por mim e pelo remanescente de Israel e de Judá acerca do que está escrito neste livro que foi encontrado. A ira do Senhor contra nós deve ser grande, pois os nossos antepassados não obedeceram à palavra do Senhor e não agiram de acordo com tudo o que está escrito neste livro”.

2 Crônicas 35:3 – Ele disse aos levitas que instruíam todo Israel e haviam sido consagrados ao Senhor: “Ponham a arca sagrada no templo construído por Salomão, filho de Davi, rei de Israel. Vocês não precisam mais levá-la de um lado para outro sobre os ombros. Agora sirvam ao Senhor, ao seu Deus, e ao povo dele, Israel.

Esdras 2:63 – Por isso o governador os proibiu de comer alimentos sagrados enquanto não houvesse um sacerdote capaz de consultar a Deus por meio do Urim e do Tumim.

Esdras 7:11 – Temos aqui uma cópia da carta que o rei Artaxerxes entregou ao sacerdote e escriba Esdras, conhecedor dos mandamentos e decretos do Senhor para Israel:

Neemias 7:65 – Por isso o governador determinou que eles não comessem das ofertas santíssimas enquanto não houvesse um sacerdote para consultar o Urim e o Tumim.

Neemias 7:70 – Alguns dos chefes das famílias contribuíram para o trabalho. O governador deu à tesouraria oito quilos de ouro, 50 bacias e 530 vestes para os sacerdotes.

Neemias 8:2 – Assim, no dia primeiro do sétimo mês, o sacerdote Esdras trouxe a Lei diante da assembléia, que era constituída de homens e mulheres e de todos os que podiam entender.

Neemias 8:7 – Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali.

Neemias 10:1 – Esta é a relação dos que o assinaram: Neemias, o governador, filho de Hacalias, e Zedequias,

Eclesiastes 3:4 – tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,

Isaías 61:3 – e dar a todos os que choram em Sião uma bela coroa em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de pranto, e um manto de louvor em vez de espírito deprimido. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantio do Senhor, para manifestação da sua glória.

Oséias 4:6 – Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. “Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos.

Malaquias 2:13 – Há outra coisa que vocês fazem: Enchem de lágrimas o altar do Senhor; choram e gemem porque ele já não dá atenção às suas ofertas nem as aceita com prazer.

Romanos 3:20 – Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado.

Romanos 7:9 – Antes, eu vivia sem a lei, mas quando o mandamento veio, o pecado reviveu, e eu morri.

2 Coríntios 7:9 – A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *