Estudo de 2 Coríntios 7:9 – Comentado e Explicado

agora me alegro, não porque fostes entristecidos, mas porque esta tristeza vos levou à penitência. Pois fostes entristecidos segundo Deus, de modo que nenhum dano sofrestes de nossa parte.
2 Coríntios 7:9

Comentário de Albert Barnes

Agora eu me alegro, não que você tenha se arrependido … – Não tenho prazer em causar dor a alguém, ou em testemunhar a angústia de alguém. Quando as pessoas são levadas ao arrependimento sob a pregação do evangelho, os ministros do evangelho não sentem prazer em sua dor como tal. Eles não desejam tornar as pessoas infelizes chamando-as ao arrependimento, e não têm prazer na profunda angústia da mente que muitas vezes é produzida por sua pregação, considerada em si mesma. Somente porque essa tristeza é uma indicação de seu retorno a Deus, e será seguida pela felicidade e pelos frutos do bem viver, é que eles sentem prazer nela ou procuram produzi-la.

Mas que você lamentou o arrependimento – Não foi mera tristeza; não era tristeza que produz melancolia, melancolia ou desespero; não foi a tristeza que o levou a ficar com raiva daquele que o reprovou por seus erros – como às vezes acontece com a tristeza produzida pela reprovação; mas foi a tristeza que levou a uma mudança e reforma. Foi a tristeza que foi seguida por um afastamento do mal, cuja existência houve ocasião para reprová-lo. A palavra traduzida aqui como “arrependimento” ( µet????a? metanoian) é uma palavra diferente daquela que, em 2 Coríntios 7: 8 , é traduzida como “eu me arrependi” e indica um estado mental diferente. Significa corretamente uma mudança de mente ou propósito; compare Hebreus 12: 7 . Denota uma mudança para melhor; uma mudança de mentalidade durável e produtiva em suas conseqüências; uma mudança que equivale a uma reforma permanente; veja Diss de Campbell. ut supra. O sentido aqui é que isso produziu uma mudança, uma reforma. Foi tanta tristeza por seus pecados que os levou a reformar e afastar os males que existiam entre eles. Foi esse fato, e não que eles tenham se arrependido, que levou Paulo a se alegrar.

De maneira piedosa – Margem, “segundo Deus”; veja a nota no próximo versículo.

Que você possa receber danos por nós em nada – A palavra grega traduzida como “receber danos” ( ??µ????te zemiothete) significa propriamente trazer prejuízo a alguém; receber perda ou prejuízo; veja a nota em 1 Coríntios 3:15 ; compare Filemom 3: 8 . O sentido aqui parece ser: “De modo que, em geral, nenhum dano real foi causado a você, em nenhum aspecto por mim. Você foi realmente atormentado pela minha repreensão. Você ficou triste. Mas isso não causou danos a você. Foi um benefício para você. Se você não tivesse se reformado, se tivesse sofrido sem deixar de lado os pecados pelos quais a reprovação foi administrada, se tivesse sido um mero sofrimento sem qualquer fruto adequado, você poderia ter dito que teria sofrido uma perda de felicidade, ou você poderia ter me dado a oportunidade de infligir disciplina mais severa. Mas agora vocês são ganhadores de felicidade por toda a tristeza que eu causei. ” No final, os pecadores são felizes em toda a dor do arrependimento produzida pela pregação do evangelho. Ninguém sofre perda ao ser informado de suas falhas se se arrepender; e as pessoas têm as mais altas obrigações para com os ministros fiéis e outros amigos que lhes dizem seus erros e que são os meios para levá-los ao verdadeiro arrependimento.

Comentário de Joseph Benson

Lucas 20: 9-19 . Um certo homem plantou uma vinha, etc. – Veja este parágrafo explicado em Mateus 21: 33-46 e Marcos 12: 1-12 . E foi para um país distante por um longo tempo – Foi muito tempo desde a entrada dos israelitas em Canaã até o nascimento de Cristo. Ele destruirá aqueles lavradores – Provavelmente ele apontou para os escribas, principais sacerdotes e anciãos; quem permitir, Ele destruirá miseravelmente aqueles homens maus, Mateus 21:41 , mas não suportará que isso se aplique a eles mesmos. Eles também podem significar: Deus não permita que sejamos culpados de um crime que sua parábola pareça nos acusar, a saber, de rejeitar e matar o herdeiro. Nosso Salvador significa: Mas você o fará, como é profetizado de você. Ele olhou para eles – para aguçar a atenção deles.

Comentário de E.W. Bullinger

triste = ficou triste.

to = ácaro. Grego. gin, como em um.

arrependimento. Grego. metanoia. App-111. Aqui está a diferença entre o arrependimento de Paulo e o dos coríntios. Os coríntios eram culpados de pecado; Paulo poderia ter cometido um erro de julgamento.

de maneira piedosa = de acordo com (grego. kaki. App-104.) Deus, isto é, mente e vontade de Deus.

isso = para que isso. Grego. hina .

receber dano = sofrer perda. Grego. zemioo. Ver 1 Coríntios 8:11 .

por = de. Grego. ek . App-104.

nada. Medeis gregos .

Comentário de John Calvin

9. Não porque você tenha se arrependido . Ele quer dizer que não sente nenhum prazer em sua tristeza – mais ainda, se tivesse sua escolha, tentaria promover igualmente seu bem-estar e sua alegria, pelos mesmos meios; mas, como ele não podia fazer o contrário, o bem-estar deles era de tanta importância para ele, que ele se alegrou por terem sido arrependidos pelo arrependimento. Pois existem casos de médicos que, de fato, são bons e fiéis em outros aspectos, mas são ao mesmo tempo severos e não poupam seus pacientes. Paulo declara que ele não está disposto a empregar curas severas, quando não for limitado pela necessidade. Como, no entanto, acabou bem, que ele havia experimentado esse tipo de cura, ele se congratula por seu sucesso. Ele usa uma forma de expressão semelhante em 2 Coríntios 5: 4 ,

Nós neste tabernáculo gememos, sendo sobrecarregados, porque desejamos não ser despidos, mas vestidos.

Comentário de Adam Clarke

Você ficou triste ao arrependimento – Você teve uma tristeza que produziu uma completa mudança de mente e conduta. Vemos que um homem pode sofrer, e ainda não se arrepender.

Lamentou de maneira piedosa – Não foi uma tristeza porque você foi descoberto e, portanto, solenemente repreendido, mas uma tristeza porque você pecou contra Deus, e que consideração fez com que você sofresse mais do que a apreensão de qualquer punição.

Danos por nós em nada – Seu arrependimento impediu o exercício do meu dever apostólico, que teria consignado seus corpos à destruição, para que suas almas pudessem ser salvas no dia do Senhor Jesus.

Referências Cruzadas

Eclesiastes 7:3 – A tristeza é melhor do que o riso, porque o rosto triste melhora o coração.

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Jeremias 31:18 – “Ouvi claramente Efraim lamentando-se: ‘Tu me disciplinaste como a um bezerro indomado, e fui disciplinado. Traze-me de volta, e voltarei, porque tu és o Senhor, o meu Deus.

Zacarias 12:10 – E derramarei sobre a família de Davi e sobre os habitantes de Jerusalém um espírito de ação de graças e de súplicas. Olharão para mim, aquele a quem traspassaram, e chorarão por ele como quem chora a perda de um filho único, e lamentarão amargamente por ele como quem lamenta a perda do filho mais velho.

Lucas 15:7 – Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 15:17 – “Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome!

Lucas 15:32 – Mas nós tínhamos que comemorar e alegrar-nos, porque este seu irmão estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado’ “.

Atos dos Apóstolos 20:21 – Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus.

2 Coríntios 1:12 – Este é o nosso orgulho: A nossa consciência dá testemunho de que nos temos conduzido no mundo, especialmente em nosso relacionamento com vocês, com santidade e sinceridade provenientes de Deus, não de acordo com a sabedoria do mundo, mas de acordo com a graça de Deus.

2 Coríntios 2:16 – Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?

2 Coríntios 7:6 – Deus, porém, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito,

2 Coríntios 7:10 – Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.

2 Coríntios 7:10 – Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita! Em tudo vocês se mostraram inocentes a esse respeito.

2 Coríntios 10:8 – Pois mesmo que eu tenha me orgulhado um pouco mais da autoridade que o Senhor nos deu, não me envergonho disso, pois essa autoridade é para edificá-los, e não para destruí-los.

2 Coríntios 13:8 – Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *