Estudo de 2 Coríntios 7:10 – Comentado e Explicado

De fato, a tristeza segundo Deus produz um arrependimento salutar de que ninguém se arrepende, enquanto a tristeza do mundo produz a morte.
2 Coríntios 7:10

Comentário de Albert Barnes

Para tristeza piedosa – “Tristeza segundo Deus” ( ? ??? ?at? Te?? ??p? He gar kata Theon lupe). Ou seja, a tristeza que tem respeito a Deus, ou está de acordo com sua vontade, ou que leva a alma a ele. Esta é uma expressão muito importante em relação ao verdadeiro arrependimento e mostra a natureza exata dessa tristeza que está relacionada ao retorno a Deus. A frase pode ser considerada como implicando o seguinte:

(1) A tristeza que Deus aprova ou a que é adequada. ou conforme a sua vontade e desejos. Não pode significar que haja tanta tristeza ou tristeza como Deus, pois ele não a possui; mas os que estiverem de acordo com o que Deus exige em retorno a ele. É uma tristeza que sua verdade é adequada para produzir no coração; uma tristeza que surgirá apropriadamente ao ver o pecado como Deus o vê; tristeza que existe na mente quando nossos pontos de vista concordam com os dele em relação à existência, extensão, natureza e o deserto do pecado. Tais visões levarão à tristeza que alguma vez tenha sido cometida; e tais visões serão “segundo Deus”.

(2) a tristeza que deve ser exercida em relação a Deus em vista do pecado; que surgirá de uma visão do mal do pecado cometido contra um Deus santo. Não é principalmente que isso leve à dor; que esmagará a alma em desgraça; que perderá o favor ou levará ao desprezo do homem; ou que isso levará a um inferno eterno; mas é o que surge de uma visão do mal do pecado cometida contra um Deus santo e justo, derivando seu principal mal do fato de ser uma ofensa à sua infinita Majestade. Davi teve tanta tristeza no Salmo 2: 4 , quando disse: “Contra ti, somente eu pequei;” quando o crime considerado cometido contra, o homem, por maior que fosse, foi perdido e absorvido em seu mal maior quando considerado cometido contra Deus. Portanto, todo arrependimento verdadeiro e genuíno é aquele que considera o pecado derivar seu principal mal do fato de ser cometido contra Deus.

(3) aquilo que leva a Deus. Isso leva a Deus a obter perdão; buscar consolo. Um coração verdadeiramente contrito e penitente busca a Deus e implora perdão a ele. Outra tristeza em vista do pecado que não seja o arrependimento genuíno, afasta a pessoa de Deus. Ele busca consolo no mundo; ele tenta afastar suas impressões sérias ou afogá-las nos prazeres e nos cuidados da vida. Mas a tristeza genuína pelo pecado leva a alma a Deus e conduz o pecador, através do Redentor, a ele para obter o perdão e a paz que ele só pode dar a um espírito ferido. Somente em Deus o perdão e a verdadeira paz podem ser encontradas; e a tristeza divina pelo pecado os buscará lá.

Trabalha arrependimento – produz uma mudança que deve ser permanente; uma reforma. Não é mero arrependimento; não acaba logo com seus efeitos, mas produz mudanças permanentes e permanentes. Um homem que chora pelo pecado cometido contra Deus, e que pede perdão a Deus, reformará sua vida e se arrependerá verdadeiramente. Aquele que sente pesar pelo pecado apenas porque levará à desgraça ou vergonha, ou porque levará à pobreza ou à dor, não necessariamente romperá com ele e se reformará. É somente quando se vê que o pecado é cometido contra Deus e é mau aos seus olhos, que leva a uma mudança de vida.

Não se arrepender de – ( ?µetaµ???t?? ametameleton); veja a nota em 2 Coríntios 7: 8 . Para não se arrepender. É permanente e permanente. Não há ocasião para lamentar tal arrependimento e mudança de vida. É aquilo que a mente aprova e que sempre aprovará. Não haverá razão para se arrepender e nunca será arrependido. E é assim. Quem já se arrependeu de ter realmente se arrependido do pecado? Quem está lá, quem já existiu, que se tornou um verdadeiro penitente e um verdadeiro cristão, que já se arrependeu? Nunca se soube um indivíduo que lamentasse ter se tornado cristão. Ninguém que se arrependeu de ter se tornado um muito cedo na vida ou de ter servido ao Senhor Jesus com muita fé ou por muito tempo.

Mas a tristeza do mundo – Toda tristeza que não é voltada para Deus e que não surge apenas de visões de pecado cometidas contra Deus ou que levam a Deus. Provavelmente Paulo se refere aqui à tristeza que surge de causas mundanas e que não leva a Deus para consolo. Essa pode ser a tristeza que surge da perda de amigos ou propriedade; de decepção, ou de vergonha e desgraça, talvez isso possa incluir as seguintes coisas:

(1) Tristeza resultante de perdas de bens e amigos e de decepção.

(2) tristeza pelo pecado ou vício, quando sobrecarrega a mente com a consciência da culpa, e quando não leva a Deus, e quando não há contrição da alma de vê-la como uma ofensa a Deus. Assim, uma mulher que se desviou dos caminhos da virtude e envolveu sua família e ela mesma em desgraça; ou um homem que tenha sido culpado de falsificação, perjúrio ou qualquer outro crime vergonhoso e que seja detectado; um homem que violou as leis da terra e que envolveu a si mesmo e à família em desgraça, muitas vezes sentirá arrependimento, tristeza e também remorso, mas surge totalmente de considerações mundanas e não leva a Deus.

(3) quando a tristeza surge meramente de uma visão das conseqüências mundanas, e quando não há Deus olhando para perdão e consolo. Assim, as pessoas, quando perdem sua propriedade ou seus amigos, frequentemente se entristecem sem olhar para Deus. Assim, quando eles se desviaram do caminho da virtude e caíram no pecado, muitas vezes olham apenas para a desgraça entre as pessoas, e vêem seus nomes explodidos, seus confortos desaparecidos e se afogando em pesar. Não há Deus a pedir perdão ou consolo. A tristeza surge deste mundo e termina aí. É a perda do que eles valorizavam pertencente a este mundo, e é tudo o que eles tinham e produz a morte. É a tristeza que as pessoas deste mundo têm, começa com este mundo e termina com este mundo.

Trabalha a morte – Tende à morte, espiritual, temporal e eterna. Não tende à vida.

(1) produz apenas angústia. É atendido sem consolo.

(2) tende a quebrar o espírito, a destruir a paz e a estragar a felicidade.

(3) muitas vezes leva à própria morte. O espírito está quebrado, e o coração se afasta sob a influência da tristeza não aliviada; ou sob sua influência, as pessoas freqüentemente impõem mãos violentas sobre si mesmas e tiram suas vidas. A vida é frequentemente fechada sob a influência de tanta tristeza.

(4) tende à morte eterna. Não há olhar para Deus; sem procurar perdão. Produz murmuração, repulsa, queixa, irritação contra Deus e, portanto, leva ao seu descontentamento e à condenação e ruína da alma.

Comentário de E.W. Bullinger

tristeza piedosa = tristeza (em grego. lupe. Ver 2 Coríntios 2: 1 ) de acordo com Deus, como em 2 Coríntios 7: 9 . Compare Psa 51. Mateus 26:75 .

trabalha . Kategazomai grego , como em 2 Coríntios 4:17 , mas os textos lêem ergazomai.

para não se arrepender . Veja App-111.

mundo . Grego. Kosmos. App-129. Compare Saul ( 1 Samuel 15:24 , 1 Samuel 15:30 ); Judas ( Mateus 27: 3-5 ).

Comentário de John Calvin

10. Tristeza segundo Deus (644) Em primeiro lugar, para entender o significado desta cláusula segundo Deus, devemos observar o contraste, pois a tristeza que é segundo Deus, ele contrasta com a tristeza do mundo. Tomemos agora também o contraste entre dois tipos de alegria. A alegria do mundo é que, quando os homens tolamente, e sem o medo do Senhor, exultam na vaidade, isto é, no mundo e, intoxicados por uma felicidade transitória, não parecem mais altos que a terra. A alegria que está de acordo com Deus é que, quando os homens depositam toda a sua felicidade em Deus e se satisfazem com a Sua graça, demonstram isso com desprezo pelo mundo, usando a prosperidade terrena como se não a usassem, e alegres no meio de tudo. adversidade. Consequentemente, a tristeza do mundo é que, quando os homens se desanimam por causa das aflições terrenas, e são atingidos pela dor; enquanto a tristeza segundo Deus é aquela que tem um olho para Deus, enquanto consideram a única miséria – ter perdido o favor de Deus; quando, impressionados com o medo de Seu julgamento, lamentam seus pecados. Essa tristeza Paulo faz da causa e origem do arrependimento. Isso deve ser observado com cuidado, pois, a menos que o pecador se sinta insatisfeito consigo mesmo, deteste seu modo de vida e se sinta profundamente entristecido pela apreensão do pecado, ele nunca se entregará ao Senhor. (645) Por outro lado, é impossível para um homem experimentar uma tristeza desse tipo, sem que ela dê à luz um novo coração. Portanto, o arrependimento aumenta em tristeza, pela razão que mencionei – porque ninguém pode voltar ao caminho certo, mas o homem que odeia o pecado; mas onde está o ódio ao pecado, insatisfação e tristeza.

Há, no entanto, uma bela alusão aqui ao termo arrependimento, quando ele diz – para não se arrepender; por mais desagradável que seja, à primeira vista, ela se torna desejável por sua utilidade. O epíteto, é verdade, pode se aplicar ao termo salvação, igualmente ao do arrependimento; mas me parece mais adequado ao termo arrependimento. “Somos ensinados pelo próprio resultado, que a tristeza não deve ser dolorosa para nós ou angustiante. Da mesma forma, embora o arrependimento contenha nele algum grau de amargura, se é mencionado como não se arrepender por causa do fruto precioso e agradável que produz. ”

Para a salvação, Paulo parece fazer do arrependimento o fundamento da salvação. Se fosse assim, se seguiria, que somos justificados por obras. Eu respondo que devemos observar o que Paulo aqui trata, pois ele não está indagando sobre o fundamento da salvação, mas simplesmente elogiando o arrependimento dos frutos que produz, ele diz que é como uma maneira pela qual chegamos à salvação . Nem é sem uma boa razão; pois Cristo nos chama por meio de graça, mas é para arrependimento. ( Mateus 9:13 .) Deus, por graça, perdoa nossos pecados, mas somente quando os renunciamos. Mais ainda, Deus realiza em nós ao mesmo tempo duas coisas: sendo renovados pelo arrependimento, somos libertos da escravidão de nossos pecados; e, sendo justificados pela fé, também somos libertos da maldição de nossos pecados. São, portanto, frutos inseparáveis ??da graça e, em conseqüência de sua conexão invariável, o arrependimento pode com aptidão e propriedade ser representado como uma introdução à salvação, mas dessa maneira, falando disso, é representado como um efeito e não como como uma causa. Estes não são refinamentos com o objetivo de evasão, mas uma solução verdadeira e simples, pois, enquanto as Escrituras nos ensinam que nunca obtemos perdão dos pecados sem arrependimento, ela representa ao mesmo tempo, em uma variedade de passagens, a misericórdia de Deus sozinho como o fundamento de obtê-lo.

Comentário de Adam Clarke

Para tristeza piedosa – Aquilo que tem a violação da santa lei de Deus para seu objetivo.

Trabalha arrependimento – Uma mudança completa de mente para a salvação, porque a pessoa que sente isso não pode descansar até encontrar perdão pela misericórdia de Deus.

Mas a tristeza do mundo opera a morte – a tristeza por bens perdidos, amigos perdidos, morte de parentes, etc., quando é pungente e profunda, produz doenças, aumenta as que já existem e muitas vezes leva os homens a impor desesperadamente as mãos em si mesmos. . Essa tristeza leva à destruição, a outra leva à salvação; um leva ao céu, o outro ao inferno.

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 7:10 . Para tristeza divina, etc. – Veja as Inferências.

Comentário de John Wesley

Pois a tristeza segundo Deus opera o arrependimento para a salvação, da qual não se deve arrepender; mas a tristeza do mundo opera a morte.

A tristeza do mundo – tristeza que surge de considerações mundanas.

Trabalha a morte – Naturalmente tende a trabalhar ou ocasionar a morte, temporal, espiritual e eterna.

Referências Cruzadas

Gênesis 4:13 – Disse Caim ao Senhor: “Meu castigo é maior do que posso suportar.

Gênesis 30:1 – Quando Raquel viu que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã. Por isso disse a Jacó: “Dê-me filhos ou morrerei! “

1 Samuel 30:6 – Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus.

2 Samuel 12:13 – Então Davi disse a Natã: “Pequei contra o Senhor! ” E Natã respondeu: “O Senhor perdoou o seu pecado. Você não morrerá.

2 Samuel 13:4 – Ele perguntou a Amnom: “Filho do rei, por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que se passa? ” Amnom lhe disse: “Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão”.

2 Samuel 17:23 – Vendo Aitofel que o seu conselho não havia sido aceito, selou seu jumento e foi para casa, para a sua cidade natal; pôs seus negócios em ordem, e depois se enforcou. Ele foi sepultado no túmulo de seu pai.

1 Reis 8:47 – se eles caírem em si, na terra para a qual foram deportados, e se arrependerem e lá orarem: ‘Pecamos, praticamos o mal e fomos rebeldes’;

1 Reis 21:4 – Então Acabe foi para casa, aborrecido e indignado porque Nabote, de Jezreel, lhe dissera: “Não te darei a herança dos meus pais”. Deitou-se na cama, virou o rosto para a parede e recusou-se a comer.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Provérbios 15:13 – A alegria do coração transparece no rosto, mas o coração angustiado oprime o espírito.

Provérbios 15:15 – Todos os dias do oprimido são infelizes, mas o coração bem disposto está sempre em festa.

Provérbios 17:22 – O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.

Provérbios 18:14 – O espírito do homem o sustenta na doença, mas o espírito deprimido, quem o levantará?

Jeremias 31:9 – Voltarão com choro, mas eu os conduzirei em consolações. Eu os conduzirei às correntes de água por um caminho plano, onde não tropeçarão, porque sou pai para Israel e Efraim é o meu filho mais velho.

Ezequiel 7:16 – Todos os que se livrarem e escaparem estarão nos montes, gemendo como pombas nos vales, cada um por causa de sua própria iniqüidade.

Ezequiel 18:27 – Mas, se um ímpio se desviar de sua maldade e fizer o que é justo e direito, ele salvará sua vida.

Jonas 3:8 – Cubram-se de pano de saco, homens e animais. E todos clamem a Deus com todas as suas forças. Deixem os maus caminhos e a violência.

Jonas 3:10 – Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado.

Jonas 4:9 – Mas Deus disse a Jonas: “Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta? ” Respondeu ele: “Sim, tenho! E estou furioso a ponto de querer morrer”.

Mateus 21:28 – “O que acham? Havia um homem que tinha dois filhos. Chegando ao primeiro, disse: ‘Filho, vá trabalhar hoje na vinha’.

Mateus 26:75 – Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E, saindo dali, chorou amargamente.

Mateus 27:4 – E disse: “Pequei, pois traí sangue inocente”. E eles retrucaram: “Que nos importa? A responsabilidade é sua”.

Lucas 15:10 – Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende”.

Lucas 18:13 – “Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: ‘Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador’.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 11:18 – Ouvindo isso, não apresentaram mais objeções e louvaram a Deus, dizendo: “Então, Deus concedeu arrependimento para a vida até mesmo aos gentios! “

2 Coríntios 12:21 – Receio que, ao visitá-los outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vocês e eu lamente por causa de muitos que pecaram anteriormente e não se arrependeram da impureza, da imoralidade sexual e da libertinagem que praticaram.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Hebreus 12:17 – Como vocês sabem, posteriormente, quando quis herdar a bênção, foi rejeitado; e não teve como alterar a sua decisão, embora buscasse a bênção com lágrimas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *