Estudo de 2 Samuel 12:13 – Comentado e Explicado

Davi disse a Natã: Pequei contra o Senhor. Natã respondeu-lhe: O Senhor perdoa o teu pecado; não morrerás.
2 Samuel 12:13

Comentário de Albert Barnes

Para comentar as palavras de Davi, leia Salmo 32: 1-11 .

Tu não morrerás – Não se fala do castigo da morte, como aposto ao adultério pela Lei Mosaica: a aplicação dessa lei Levítico 20:10 ; Deuteronômio 22:22 ; João 8: 5 para um monarca oriental absoluto estava fora de questão. A morte da alma é destinada (compare Ezequiel 18: 4 , Ezequiel 18:13 , Ezequiel 18:18 ).

Comentário de Thomas Coke

2 Samuel 12:13 . Davi disse – pequei Mal a aplicação da parábola foi feita por Natã, mas Davi é o culpado; e os Salmos que ele escreveu nesta ocasião, mostram o profundo sentimento que ele tinha da culpa que contraiu e será um memorial de seu arrependimento para todas as eras futuras. Veja especialmente o 51º Salmo. Sua confissão hesitante, pequei, curta, mas mais expressiva do que todo o desfile de eloquência, disparou, como Deus viu que era, de um coração contrito, amolecido e penetrado, evitou o golpe iminente; e Deus teve a benignidade de curar sua alma com aquelas palavras amenas, o Senhor também afastou o teu pecado; não morrerás. No geral, Davi seja um aviso à humanidade da fragilidade da natureza humana, da falsidade do pecado, do perigo de dar lugar a paixões criminais e das primeiras violações de consciência e dever. Assim, sua queda será um meio de segurança; e aprenderão a não insultar sua memória, mas terão pena do homem por quem são advertidos e protegidos contra as transgressões semelhantes. Ou, se como ele ofendem, podem esperar do seu exemplo que não morram, se, como ele, reconhecem seu pecado, e com um coração partido e contrito sinceramente imploram o perdão divino. Oh, que lição grávida para todas as idades, para manter uma guarda constante em seus corações, e tremer diante dos pensamentos das conseqüências invisíveis e invisíveis de todo ato cruel e, particularmente, de todo ato lascivo! A luxúria é um vício tão contagioso para as almas, quanto a doença com a qual a Providência a armaria é para os corpos dos homens. Nenhuma pessoa lasciva sabe, ou pode adivinhar, quantas almas o veneno da lascívia pode se comunicar. Os corações de milhares podem ser contaminados por meio de um único ato. A infecção moral dela pode se espalhar através de assuntos sucessivos, produzindo em sua devastação não apenas hábitos de lascívia, mas roubos, perjúrios, adultérios, assassinatos – até o dia da destruição, para chamar o pálido desgraçado espantado da longa fila de pecados. que brotou de sua luxúria, àquela terrível condenação, que nada poderia ter escapado, a não ser um arrependimento humilde, contrito e perpétuo. Feliz foi para Davi que ele tomou esse único expediente para obter de Deus, em Cristo, “que seus pecados fossem deixados de lado e não se lembrassem mais!”

O Senhor também rejeitou o teu pecado; tu não morrerás Ou seja, afastou a culpa e o castigo eterno, juntamente com o castigo temporal da morte, devido a esta ofensa pela lei mosaica.

REFLEXÕES. – Se Deus não nos restaurasse em nossas partidas vil e pecaminosas dele, toda iniqüidade produziria em apostolado; mas ele odeia afastar, portanto, livra nossas almas, quando parecemos designados para a morte.

1. Deus envia Nathan, o profeta, para despertar Davi de sua letargia. Davi não rejeitou a forma de religião, embora tão degenerada do poder dela, mas ainda reteve e honrou os profetas e sacerdotes do Senhor, e continuou uma profissão de piedade. Nathan imediatamente obedece à ordem e, embora preparado para reprová-lo profundamente, ainda assim apresenta sua mensagem de modo a insinuar mais profundamente a consciência de Davi e deixá-lo autocondenado. Nota; Uma reprovação administrada com sabedoria é duplamente eficaz.

2. Natã parece um advogado pobre do rei contra um rico opressor e, sob esse caráter fictício, representa as circunstâncias da culpa de Davi e tira dele sua própria condenação. Ele representa o caso como ocorrendo recentemente entre dois homens (David e Urias), um rico em rebanhos e manadas (porque Davi tinha muitas esposas); o outro possuía apenas um cordeiro (Ovelha), que seu peito, e foi tratado com a maior ternura. Um viajante que vem ao homem rico (Satanás, que vai e volta na terra para tentar, ou sua própria concupiscência desordenada que ansiava por indulgência), poupou seus próprios rebanhos e manadas (suas próprias esposas e roubou o pobre homem). de seu cordeiro (até a esposa de Urias), para vestir-se para o viajante (sua própria luxúria e apetite corruptos). Uma história tão delicada despertou a ira de Davi; e, pouco suspeitando de quanto ele estava preocupado, ele jura que o agressor morrerá por sua desumanidade , bem como sua opressão.Nota : (1) Toda esposa tem um título para a afeição singular e afetuosa de seu marido. (2) Multiplicar esposas nunca cura concupiscência, mas a inflama. Aquele que não estiver satisfeito com uma, nunca fique satisfeito com mais. (3.) Aqueles que são mais severos em suas censuras aos outros, que são os mais merecedores dessa severidade. (4.) Aqueles que pronunciam sentença com raiva, devem, temer, exceder os limites. de justiça e misericórdia.

3. Nathan desmascara sua bateria contra a consciência de David e claramente o carrega para casa com a mesma culpa que ele havia condenado. Tu és o homem; não só roubaste o pobre homem do seu cordeiro, mas também da sua vida. Em nome do Deus de Israel, o nome sagrado diante do qual ele costumava tremer, Natã o censura com sua profunda ingratidão: Deus o libertara de Saul, lhe dera um reino e as esposas de seu mestre em seu seio; encheu sua casa de riquezas e teria feito mais por ele se isso não o bastasse. Os mais ingratos, portanto, foram esses retornos. Ele corajosamente acusa seus crimes; alto desprezo a Deus e maior baixeza e crueldade ao homem. Ele desprezara o governo de Deus pela violação mais aberta de seus mandamentos; levara a esposa de Urias ao leito de adultério e depois assassinara o marido, com a mais profunda traição, pela espada dos incircuncisos, depois de mergulhá-lo na culpa da embriaguez. Portanto, ele denuncia a sentença de terrível, mas mais justo julgamento contra ele. A espada que ele usara com tanta maldade deveria ferir sua própria casa e nunca se afastar dela; começando no massacre de seu filho Amnon e Absalom, e, após longas guerras, completando a ruína de seu reino. O adultério que cometera secretamente deveria ser visitado por ele em suas próprias esposas, prostituído à vista do sol; e esse mal, por seu maior agravamento, deveria surgir de sua própria casa; uma casa que ele viveria para ver contaminada por assassinato, incesto, rebelião e cheia de miséria e miséria. Nota; (1) Devemos lidar de maneira clara e livre com a consciência do pecador. (2) A raiz de todo pecado é a descrença das ameaças divinas, fazendo os homens pensarem levianamente na lei divina. (3) O cálice envenenado retorna justamente aos lábios daquele que o misturou. (4.) Devem pagar caro por suas concupiscências que se atrevem a entregá-las, seja no castigo atual ou em breve em tormento eterno.

4. Davi, emocionado com o pedido, confuso com a culpa e auto-condenado, confessa a acusação, possui a hediondeza de sua culpa contra Deus e está pronto para afundar em desespero com a crítica negra. Mas Deus, apesar de corrigi-lo, não o entregará à morte. Ele revive seu coração debilitado com esperança: não morrerás, como merece um assassino e adúltero; teu pecado é posto de parte, é perdoado, na medida em que diz respeito ao castigo eterno. Mas não pense que tudo acabou; não, marcas terríveis do desagrado de Deus ele deve receber, porque Deus reivindicará sua honra, que foi por essa má conduta blasfemada entre o povo; e, como um exemplo atual e marcante da ira de Deus, ele denuncia a morte do bebê recém-nascido: embora ele não morra em seu pecado, ele não desfrutará do fruto dele. Nota; (1.) A única maneira de evitar os julgamentos que provocamos, é retornando a Deus, através de Jesus Cristo, com humilde reconhecimento de nossa culpa. (2.) Eles não morrerão eternamente, cuja iniquidade Deus em seu querido Filho repudiou e perdoou. (3) Nada causa mais censura a Deus e à sua causa do que essas escandalosas quedas de professores. (4) Deus tornará esses pecados amargos para o seu povo, nos quais eles tolamente e perversamente buscavam gozo, e por terrível experiência os fará sentir como é mau e amargo o fato de transgredir contra ele.

Comentário de Joseph Benson

2 Samuel 12:13 . Davi disse: Pequei contra o Senhor – oprimido pela vergonha, atormentado pelo remorso e oprimido por um terrível sentimento da vingança divina, iminente e pronto para cair sobre si e sua família, ele só podia expressar essa curta confissão. . Quão sincero e sério era, que sentido profundo ele sentia de sua culpa e de que coração amolecido, penetrado, quebrado e contrito, seu reconhecimento prosseguia, podemos ver nos salmos que ele escreveu nesta ocasião, especialmente o 1º. O Senhor também afastou o seu pecado – isto é, no que diz respeito à sua própria vida. Não morrerás – Como, de acordo com a sua própria sentença, 2 Samuel 12: 5 , você merece, e pode esperar com justiça fazer o golpe imediato de Deus; embora possivelmente você possa iludir a lei perante um juiz humano, ou não deva haver superior para executar a lei sobre você. Há algo indescritivelmente gracioso nesta sentença repentina de perdão, pronunciada pelo profeta no instante da confissão de Davi de culpa e humilhação diante de Deus, mesmo se considerarmos que isso implica apenas uma isenção do golpe da morte temporal e a concessão de espaço a ele pelo arrependimento e por fazer as pazes com Deus, com respeito a seus interesses espirituais e imortais. E esta parece ser a verdadeira luz na qual devemos vê-la. Se o salmo que acabamos de mencionar foi escrito após o evento de Natã chegar até ele, como o título significa, e como geralmente é permitido, é evidente que Davi ainda não se considerava perdoado por Deus ou em um estado de reconciliação com ele. Pois, nesse salmo, não encontramos nenhuma gratidão pelo perdão realmente obtido, mas várias súplicas e súplicas mais fervorosas, como uma bênção ainda não concedida. Portanto, pode ser verdade, como o Dr. Delaney supõe, que o perdão de Davi não foi obtido pela submissão instantânea que ele expressou, quando disse: pequei; mas que um arrependimento longo e amargo o precedeu; e, no entanto, esse divino capaz pode estar enganado, como parece evidente em toda a narrativa que ele é, ao supor que o arrependimento ocorreu antes que Nathan lhe fosse enviado. O historiador sagrado não dá a entender que Davi foi despertado para um sentimento adequado de culpa, ou que ele foi verdadeiramente penitente por isso, até a aplicação da parábola de Nathan. Então, e não antes, ao que parece, ele começou a sentir o arrependimento e a angústia expressados ??naquele e no 32º Salmo, durante os quais, dia e noite, a mão de Deus pesava sobre ele: sua umidade se transformou na seca do verão , e seus ossos envelheciam através do rugido o dia inteiro. Algum tempo depois, mas por quanto tempo não nos dizem, ele foi feito participante da bem-aventurança do homem cuja transgressão é perdoada e cujo pecado é coberto; e que por seu próprio conhecimento e experiência: pois ele diz, eu disse: Confessarei minhas transgressões ao Senhor, e perdoardes a iniqüidade do meu pecado.

Comentário de E.W. Bullinger

Eu pequei . O psa 51 é a expansão disso.

pecou. . . pecado . Hebraico. chata “. App-44.

afastou . , “then flew” . Luke 15:18 , Luke 15:20 , “his father ran”, &c. O perdão divino segue instantaneamente a confissão do pecador ( 1 João 1: 9 ). Compare Jó 42: 6 , Jó 42: 8 , Jó 42:10 . Isaías 6: 5 , Isaías 6: 6 “voou” . Lucas 15 : 18 , Lucas 15:20 , “o pai correu”, etc.

tu , etc. Alguns códigos, com duas edições impressas anteriores, leem “e (ou, portanto) você não vai morrer” .

Comentário de Adam Clarke

sin – Many have supposed that David’s sin was now actually pardoned, but this is perfectly erroneous; O Senhorrepudiou o teu pecado – Muitos supuseram que o pecado de Davi estava agora realmente perdoado, mas isso é perfeitamente errado; Davi, como adúltero, foi condenado à morte pela lei de Deus; e ele, de acordo com essa lei, havia condenado a morte a si próprio. Somente Deus, cuja lei poderia revogar essa sentença ou dispensar sua execução; portanto, Nathan, que havia acusado a culpa de sua consciência, está autorizado a dar-lhe a garantia de que ele não deve sofrer uma morte temporal por ela: O Senhor repudiou o seu pecado; tu não morrerás. Isso é tudo o que está contido na garantia dada por Natã: Não morrerás essa morte temporal; serás preservado vivo, para que tenhas tempo de se arrepender, voltar-te para Deus e encontrar misericórdia. Se o quinquagésimo primeiro Salmo, como geralmente se supõe, foi escrito nesta ocasião, é evidente (como o Salmo deve ter sido escrito após esta entrevista) que Davi não havia recebido perdão por Deus por seu pecado na época em que compôs. isto; pois nele confessa o crime para encontrar misericórdia.

Há algo muito notável nas palavras de Natã: O Senhor também afastou o teu pecado; tu não morrerás; ???? ?? ????? ????? ???? ?? gam Yehová heebir chattathecha lo thauth , também Jeová fez com que seu pecado passasse , ou transferiu seu pecado; Não morrerás. Deus transferiu a punição legal deste pecado para a criança; Ele morrerá; não morrerás; e este é o ponto exato em que o profeta lhe fornece as informações mais diretas: a criança que nascer de ti certamente morrerá; ???? ??? mariposa yamuth , morrendo, ele morrerá – ele estará em estado de morte sete dias, e então ele morrerá. Então Deus imediatamente golpeou a criança, e estava muito doente.

Comentário de John Wesley

E Davi disse a Natã: Pequei contra o SENHOR. E Natã disse a Davi: O Senhor também rejeitou o teu pecado; tu não morrerás.

Pequei – Quão séria foi essa confissão, podemos ver, Salmo 51: 1-19 .

Afaste o seu pecado – Ou seja, no que diz respeito à sua própria vida.

Não morra – Como por sua própria frase, versículo 5, você merece, e pode esperar ser feito pelo meu golpe imediato.

Referências Cruzadas

Levítico 20:10 – “Se um homem cometer adultério com a mulher de outro homem, com a mulher do seu próximo, tanto o adúltero quanto a adúltera terão que ser executados.

Números 35:31 – “Não aceitem resgate pela vida de um assassino; ele merece morrer. Certamente terá que ser executado.

1 Samuel 15:20 – Disse Saul: “Mas eu obedeci ao Senhor! Cumpri a missão que o Senhor me designou. Trouxe Agague, o rei dos amalequitas, mas exterminei os amalequitas.

1 Samuel 15:24 – “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

1 Samuel 15:24 – “Pequei”, disse Saul. “Violei a ordem do Senhor e as instruções que você me deu. Tive medo dos soldados e lhes atendi.

1 Samuel 15:30 – Saul repetiu: “Pequei. Agora, honra-me perante as autoridades do meu povo e perante Israel; volte comigo, para que eu possa adorar o Senhor seu Deus”.

2 Samuel 24:10 – Depois de contar o povo, Davi sentiu remorso e disse ao Senhor: “Pequei gravemente com o que fiz! Agora, Senhor, eu imploro que perdoes o pecado do teu servo, porque cometi uma grande loucura! “

1 Reis 13:4 – Quando o rei Jeroboão ouviu o que o homem de Deus proclamava contra o altar de Betel, apontou para ele e ordenou: “Prendam-no! ” Mas o braço que ele tinha estendido ficou paralisado, e não voltava ao normal.

1 Reis 21:20 – Acabe disse a Elias: “Então você me encontrou, meu inimigo! ” “Eu o encontrei”, ele respondeu, “porque você se vendeu para fazer o que o Senhor reprova.

1 Reis 22:8 – O rei de Israel respondeu a Josafá: “Ainda há um homem por meio de quem podemos consultar o Senhor, mas eu o odeio, porque nunca profetiza coisas boas a meu respeito, mas sempre coisas ruins. É Micaías, filho de Inlá”. “O rei não deveria dizer isso”, Josafá respondeu.

2 Reis 1:9 – Em seguida mandou um oficial com cinqüenta soldados procurar Elias. O oficial o encontrou sentado no alto de uma colina, e lhe disse: “Homem de Deus, o rei ordena que você desça”

2 Crônicas 16:10 – Asa irritou-se contra o vidente por causa disso; ficou tão indignado que mandou prendê-lo. Nessa época Asa oprimiu brutalmente alguns do povo.

2 Crônicas 24:20 – Então o Espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada. Ele se colocou diante do povo e disse: “Isto é o que Deus diz: ‘Por que vocês desobedecem aos mandamentos do Senhor? Vocês não prosperarão. Já que abandonaram o Senhor, ele os abandonará’ “.

2 Crônicas 25:16 – Enquanto ele ainda falava, o rei o interrompeu: “Por acaso nós o nomeamos conselheiro do rei? Pare! Por que você quer ser morto? ” O profeta parou, mas disse: “Sei que Deus decidiu destruí-lo, porque você fez tudo isso e não deu atenção ao meu conselho”.

Jó 7:20 – Se pequei, que mal te causei, ó tu que vigias os homens? Por que me tornaste teu alvo? Acaso tornei-me um fardo para ti?

Jó 7:21 – Por que não perdoas as minhas ofensas e não apagas os meus pecados? Pois logo me deitarei no pó; tu me procurarás, mas eu já não existirei”.

Jó 33:27 – Depois ele vem aos homens e diz: ‘Pequei e torci o que era certo, mas ele não me deu o que eu merecia.

Salmos 32:1 – Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas e seus pecados apagados!

Salmos 32:3 – Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer.

Salmos 51:4 – Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.

Salmos 51:16 – Não te deleitas em sacrifícios nem te agradas em holocaustos, se não eu os traria.

Salmos 130:3 – Se tu, Soberano Senhor, registrasses os pecados, quem escaparia?

Provérbios 25:12 – Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.

Provérbios 28:13 – Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

Isaías 6:5 – Então gritei: Ai de mim! Estou perdido! Pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros; e os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos! “

Isaías 38:17 – Foi para o meu benefício que tanto sofri. Em teu amor me guardaste da cova da destruição; lançaste para trás de ti todos os meus pecados,

Isaías 43:24 – Você não me comprou qualquer cana aromática, nem me encheu com a gordura de seus sacrifícios. Mas você me sobrecarregou com os seus pecados e me deixou exausto com suas ofensas. “

Isaías 44:22 – Como se fossem uma nuvem, varri para longe suas ofensas; como se fossem a neblina da manhã, os seus pecados. Volte para mim, pois eu o resgatei. “

Lamentações 3:32 – Embora ele traga tristeza, mostrará compaixão, tão grande é o seu amor infalível.

Miquéias 7:18 – Quem é comparável a ti, ó Deus, que perdoas o pecado e esqueces a transgressão do remanescente da sua herança? Tu que não permaneces irado para sempre, mas tens prazer em mostrar amor.

Zacarias 3:4 – O anjo disse aos que estavam diante dele: “Tirem as roupas impuras dele”. Depois disse a Josué: “Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você”.

Mateus 14:3 – Pois Herodes havia prendido e amarrado João, colocando-o na prisão por causa de Herodias, mulher de Filipe, seu irmão,

Mateus 14:10 – e mandou decapitar João na prisão.

Lucas 15:21 – “O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.

Atos dos Apóstolos 2:37 – Quando ouviram isso, os seus corações ficaram aflitos, e eles perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: “Irmãos, que faremos? “

Atos dos Apóstolos 13:38 – “Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.

Romanos 8:33 – Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Hebreus 9:26 – Se assim fosse, Cristo precisaria sofrer muitas vezes, desde o começo do mundo. Mas agora ele apareceu uma vez por todas no fim dos tempos, para aniquilar o pecado mediante o sacrifício de si mesmo.

1 João 1:7 – Se, porém, andamos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

1 João 1:9 – Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.

1 João 2:1 – Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Apocalipse 1:5 – e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele que nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *