Estudo de Salmos 51:16 – Comentado e Explicado

Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos ofertasse um sacrifício, não o aceitaríeis.
Salmos 51:16

Comentário de Albert Barnes

Pois você não deseja sacrificar … – Nas palavras apresentadas neste versículo “sacrifício” e “holocausto”, veja as notas em Isaías 1:11 . Sobre o sentimento principal aqui expresso – que Deus não “desejava” tais sacrifícios – veja as notas no Salmo 40: 6-8 . A idéia aqui é que qualquer mera oferta externa, por mais preciosa ou dispendiosa que seja, não era o que Deus exigia nesses casos. Ele exigiu a expressão de profundo e sincero arrependimento; os sacrifícios de um coração contrito e de um espírito quebrado: Salmo 51:17 . Nenhuma oferta sem isso poderia ser aceitável; nada sem isso poderia garantir perdão. Em meros sacrifícios externos – nas próprias ofertas sangrentas, desacompanhadas da expressão de genuína penitência, Deus não podia ter prazer. Esta é uma das numerosas passagens do Antigo Testamento que mostram que as ofertas externas da lei não tinham valor, a menos que acompanhadas pela religião do coração; ou que a religião judaica, por mais abundante em formas, ainda exigia as ofertas de corações puros para que o homem fosse aceitável a Deus. Sob todas as dispensações, a verdadeira natureza da religião é a mesma. Compare as notas em Hebreus 9: 9-10 . A frase “mais eu daria”, na margem, “que eu daria” expressa a disposição de fazer tal oferta, se fosse necessária, enquanto, ao mesmo tempo, há a declaração implícita de que seria sem valor sem o coração.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51:16 . Pois tu não desejas sacrifício, & c. – Chandler torna este versículo: Pois tu não gostas de sacrifício, que eu o darei; tu não aprovas holocaustos inteiros. Não houve sacrifícios de expiação apontados pela lei por assassinato e adultério; e, portanto, o salmista diz que Deus não os desejava; e que se ele os oferecesse como propiciação por seus pecados, eles não seriam aceitos; a punição anexada a esses crimes é a morte.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 16-17 . Pois tu não desejas sacrifício – o que não deve ser entendido absoluta e universalmente, como aparece nos Salmos 51:19 , mas comparativamente (ver Salmos 40: 6 ), e com particular respeito aos crimes de Davi de assassinato e adultério, que eram não para ser expiado por qualquer sacrifício, mas, de acordo com a lei de Deus, deveria ser punido com a morte. Você exige mais e melhores sacrifícios, a saber, como são mencionados os Salmos 51:17 . Senão eu daria – eu não deveria ter poupado nenhum custo desse tipo. Os sacrifícios de Deus – que Deus, em casos como os meus, exige e aceitará; é um espírito quebrado, etc. – Um coração profundamente aflito e entristecido pelo pecado, humilhado pelo sentimento de desagrado de Deus, e sinceramente buscando e disposto a aceitar a reconciliação com Deus sob quaisquer termos: ver Isaías 57:15 ; Isaías 61: 2 ; Isaías 66: 2 ; Mateus 11:28 . Isso se opõe àquele coração duro ou pedregoso, do qual lemos tantas vezes, o que implica uma insensibilidade ao fardo do pecado, um espírito teimoso e rebelde contra Deus, impenitente e incorrigível. Ó Deus, você não desprezará – Este é um sacrifício tão aceitável que você não pode rejeitá-lo.

Comentário de E.W. Bullinger

não deseja. Porque a morte era a penalidade. A vida da criança foi a substituta?

Comentário de Adam Clarke

Pois tu não desejas sacrifício – Este é o mesmo sentimento que ele entrega no Salmo 40: 6 ; (nota) etc., onde estão as notas. Pode haver aqui, no entanto, um significado mais profundo: os crimes, como o meu, não devem ser expiados por nenhum sacrifício exigido pela lei; nem designaste na lei sacrifícios para expiar por homicídio e adultério deliberados; se o fizesses, eu alegremente os teria dado a ti. O assunto está diante de ti como juiz.

Comentário de John Calvin

16. Pois você não aceitará um sacrifício. Por essa língua, ele expressa sua confiança em obter perdão, embora não tenha trazido nada a Deus na forma de compensação, mas confiou inteiramente nas riquezas da misericórdia divina. Ele confessa que vem a Deus tanto pobre quanto necessitado; mas está convencido de que isso não impedirá o sucesso de sua ação, porque Deus não dá importância aos sacrifícios. Nisso, ele indiretamente reprova os judeus por um erro que prevaleceu entre eles em todas as épocas. Ao proclamar que os sacrifícios expiavam o pecado, a Lei havia planejado retirá-los de toda a confiança em suas próprias obras para a única satisfação de Cristo; mas eles presumiram levar seus sacrifícios ao altar como um preço pelo qual esperavam obter sua própria redenção. Em oposição a essa noção orgulhosa e absurda, Davi declara que Deus não tinha prazer em sacrifícios (272) e que ele não tinha nada a apresentar que pudesse comprar seu favor. Deus havia ordenado a observância do sacrifício, e Davi estava longe de negligenciá-lo. Ele não deve ser entendido como afirmando que o rito pode ser omitido de forma garantida, ou que Deus rejeitaria absolutamente os sacrifícios de sua própria instituição, que, juntamente com as outras cerimônias da Lei, provaram ser importantes ajudas, como já observamos: tanto para Davi como para toda a Igreja de Deus. Ele fala deles como observado pelos orgulhosos e ignorantes, com a impressão de merecer o favor divino. Por mais diligente que estivesse, portanto, na prática do sacrifício, repousando toda a sua dependência na satisfação de Cristo, que expiava os pecados do mundo, ele ainda podia honestamente declarar que nada trouxe a Deus na forma de compensação, e que ele confiava inteiramente em uma reconciliação gratuita. Não se podia dizer que os judeus, quando apresentavam seus sacrifícios, trouxessem algo próprio ao Senhor, mas deviam ser vistos como emprestando de Cristo o dinheiro necessário para a compra da redenção. Eles eram passivos, não ativos, neste serviço divino.

Comentário de John Wesley

Pois tu não desejas sacrifício; mais eu daria: não te deleitarás no holocausto.

Não sacrifício – Isso não deve ser entendido absolutamente, com relação aos crimes de Davi, que não deveriam ser expiados por nenhum sacrifício.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *