Estudo de Salmos 51:4 – Comentado e Explicado

Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.
Salmos 51:4

Comentário de Albert Barnes

Contra ti, somente a ti, pequei – Ou seja, o pecado, considerado uma ofensa a Deus, agora lhe parecia tão enorme e tão agravado que, por um momento, ele o perdeu de vista em qualquer outro rolamentos. “Foi” um pecado, como todos os outros pecados, principalmente e principalmente contra Deus; derivou sua principal enormidade desse fato. Não devemos supor que Davi não acreditasse e notasse que havia feito algo errado com as pessoas ou que havia ofendido as leis humanas e o bem-estar da sociedade. Seu crime contra Urias e sua família foi de caráter mais profundo e agravado, mas ainda assim a ofensa derivou sua principal hediondoidade pelo fato de ser uma violação da lei de Deus. O estado de espírito aqui ilustrado é o que ocorre em todos os casos de verdadeira penitência. Não é apenas porque o que foi feito é uma violação da lei humana; não é que isso nos leve à pobreza ou desgraça; não é que nos exponha à punição na terra de pais, professores ou governante civil; não é que nos exponha à punição no mundo vindouro: é que é por si só e, além de todas as outras relações e conseqüências, “uma ofensa a Deus”; uma violação de sua pura e santa lei; um mal feito contra ele e à sua vista. A menos que haja esse sentimento, não pode haver penitência verdadeira; e, a menos que exista esse sentimento, não haverá esperança de perdão, pois Deus perdoa ofensas apenas cometidas contra si mesmo; não como envolvendo-nos em conseqüências perigosas, ou como cometidos contra nossos semelhantes.

E fiz este mal aos teus olhos – Ou, quando os teus olhos estavam fixos em mim. Compare as anotações em Isaías 65: 3 . Deus viu o que ele havia feito; e Davi sabia, ou poderia saber, que os olhos de Deus estavam sobre ele em sua maldade. Foi para ele, então, um grande agravamento de seu pecado que ele “ousou” cometê-lo quando “soube” que Deus via tudo. A presença de uma criança – ou mesmo de um idiota – restringiria as pessoas de muitos atos de pecado que eles se arriscariam a cometer se estivessem sozinhos; quanto mais o fato de Deus estar sempre presente e sempre ver tudo o que é feito nos impede de transgressões abertas e secretas.

Para que sejas justificado quando falares – Para que o teu caráter seja justificado em tudo o que disseste; na lei que você revelou; na condenação do pecado naquela lei; e no castigo que tu designares. Ou seja, ele reconheceu sua culpa. Ele não procurou se desculpar por isso ou justificá-lo. Deus estava certo e ele estava errado. O pecado merecia tudo o que Deus em sua lei “tinha” declarado que merecia; merecia tudo o que Deus, por qualquer frase que ele pudesse passar sobre ele, “declararia” que merecia. O pecado foi tão agravado que “qualquer” sentença que Deus pudesse pronunciar não estaria além da medida de seu deserto.

E seja claro quando julgar – Seja considerado correto, santo, puro, no julgamento que você designar. Veja isso mais detalhadamente explicado nas notas em Romanos 3: 4 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 51: 4 . Contra ti, etc. – Os danos causados ??a particulares são ofensas contra o governo e, quanto ao direito de punição, ofensas apenas contra o governo. E, portanto, embora Davi tenha ferido Bate-Seba, a quem ele havia corrompido, e Urias, a quem ele havia assassinado; ainda assim, como ninguém poderia chamá-lo para uma conta ou puni-lo por esses crimes, mas somente Deus, cujo substituto imediato ele era, como rei de Israel, sendo o próprio Deus propriamente o governador supremo, ele poderia dizer, com grande propriedade e propriedade. verdade, contra ti somente pequei; não como se ele não tivesse pecado contra Bate-Seba e Urias, e para atenuar seu pecado; mas como meio de agravar sua culpa, nisso, embora ele não fosse acusado em nenhum tribunal terrestre, ele estava no de Deus; e que, diante de sua punição, ele se tornara antipático e merecia ser infligido a ele da maneira mais exemplar. Pois assim segue imediatamente; para que sejas justificado quando falares, e seja claro quando julgares. Quando Nathan representou a injustiça chorosa e vergonhosa do rico, Davi declara com juramento que ele era digno da morte e , portanto, condena a si mesmo como merecedor dessa punição: e, embora Deus tenha declarado misericordiosamente, ele não morrerá, mas ele declarou uma vingança muito severa contra ele, 2 Samuel 12: 11-12 . E essa frase ele reconhece ser justa. “Contra ti, contra ti, apenas pequei, e fiz este mal, e me sujeitei ao teu castigo; ( ???? lemangan, – ut ut; veja Noldius na palavra;) para que você seja justo, ?????? bedabreka, no que você falou; ou seja, a sentença que pronunciou contra mim; e pura, ou seja, livre de toda censura ao me julgar; isto é, se você proferir sentença de condenação e morte contra mim “. Houbigant lê as palavras: lava-me da minha iniquidade e purifica-me dos meus pecados; para que deste modo seja justificado no que falaste, e claro quando entrares em juízo: E ele explica as palavras, no que falaste, das promessas de Deus a Davi, em referência à sua glória e à prosperidade do seu reino. . Mas apreendo que essa crítica seja ousada demais para ser facilmente permitida; nem considero necessário justificar a citação dessas palavras pelo apóstolo, Romanos 3: 4, pois ali as cita apenas como contendo esta verdade geral: que Deus seria justificado em todo o seu procedimento com os homens, e mesmo em a condenação dos próprios judeus por sua incredulidade. E nada poderia ser mais aplicável ao seu propósito, do que essas palavras do salmista, no sentido em que eu as expliquei: para que você seja justo na sua sentença; serás puro no juízo que proferiste. Chandler.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 51: 4 . Contra ti, somente a ti, pequei – O que não deve ser entendido absolutamente, porque ele pecou contra Bate-Seba e Urias, e muitos outros; mas comparativamente. Assim, o sentido é: Embora eu tenha pecado contra minha própria consciência e contra os outros, ainda nada é mais doloroso para mim do que ter pecado contra ti. E fiz esse mal aos teus olhos – Com grande desprezo de ti, a quem eu sabia ser um espectador das minhas ações mais secretas. Para que você seja justificado – Este será o fruto do meu pecado, que, quaisquer que sejam as severidades que você usar para mim, não será mancha a sua justiça, mas a sua justiça será glorificada por todos os homens. Quando você fala hebraico, em suas palavras, em todas as suas ameaças denunciadas contra mim. E seja claro quando julgar – Quando executar sua sentença sobre mim.

Comentário de E.W. Bullinger

somente = sozinho. Isso é primário e contém o secundário.

mal. Hebraico. ra “a”.

Isso, etc. Citado em Romanos 3: 4 .

quando Tu falas: ie em Tua palavra. Alguns códices, com três edições impressas anteriores, Septuaginta e Vulgata, lêem “em Tuas palavras” (plural). Compare Romanos 3: 4 .

claro = puro; pureza moral que não pertence ao homem, apenas a Deus ( Jó 15:14 ; Jó 25: 4. Provérbios 20: 9 ). Hebraico. zakak.

Comentário de Adam Clarke

Contra ti, somente a ti, pequei – Este versículo deve mostrar a impropriedade de afixar o título acima neste Salmo. Não poderia ter sido composto por conta do assunto com Bate-Seba e o assassinato de Urias; pois, certamente, não se pode dizer que esses pecados foram cometidos contra Deus somente, se tomarmos as palavras deste versículo em sua aceitação comum. Esse foi um pecado público, grave e contra a sociedade em geral, bem como contra a paz, a honra, o conforto e a vida de um homem inocente, corajoso e patriótico. Isso é prontamente concedido: mas veja abaixo.

Para que você seja justificado quando falar – Talvez, para salvar a propriedade do título, possamos entender o versículo assim: Davi, sendo rei, não era suscetível de ser chamado a prestar contas por nenhum de seus súditos; nem havia autoridade na terra pela qual ele pudesse ser julgado e punido. Nesse aspecto, só Deus era maior que o rei; e para ele sozinho, como rei, ele era responsável. Nam quando rex deliquit, Soli Deo reus est; , diz Cassiodorus . “Pois quando um rei transgride, ele é responsável somente por Deus; pois não há pessoa que tenha autoridade para tomar conhecimento de sua conduta.” Nesta mesma máxima, que é máxima em todos os países, Davi poderia dizer: Contra ti só pequei. “Não posso ser chamado à barra dos meus súditos; mas me aprego diante da tua barra. Eles não podem me julgar nem me condenar; mas tu podes: e tais são os meus crimes que serás justificado aos olhos de todos os homens, e livre de toda a severidade, se me infligires o castigo mais pesado. ” Essa visão do sujeito reconciliará o Salmo com o título. Quanto aos versos dezoito e dezenove, os consideraremos em seu próprio lugar; e provavelmente acha que a objeção tirada deles não tem muito peso.

Comentário de John Calvin

4. Contra ti, somente contra ti, pequei (260) É a opinião de alguns que ele aqui se refere à circunstância de seu pecado, embora tenha sido cometido contra o homem, sendo ocultado de todos os olhos, exceto o de Deus. Ninguém tinha consciência do duplo erro que ele infligira a Urias, nem da maneira arbitrária com que expusera seu exército ao perigo; e seu crime, portanto, desconhecido para os homens, pode-se dizer que foi cometido exclusivamente contra Deus. De acordo com outros, David aqui sugere que, por mais profundo que ele estivesse consciente de ter ferido homens, ele estava principalmente angustiado por ter violado a lei de Deus. Mas creio que seu significado é o de que, embora todo mundo o perdoasse, ele sentiu que Deus era o juiz com quem ele tinha que fazer, que a consciência o chamava no seu bar e que a voz do homem não podia administrar nenhum alívio para ele. ele, por mais que esteja disposto a perdoar, desculpar ou lisonjear. Seus olhos e toda sua alma estavam direcionados a Deus, independentemente do que o homem pudesse pensar ou dizer sobre ele. Para alguém que está assim sobrecarregado com a sensação de horror de ser desagradável para a sentença de Deus, não precisa de outro acusador. Deus é para ele em vez de mil. Há todas as razões para acreditar que Davi, a fim de impedir que sua mente seja levada a uma falsa paz pelas lisonjas de sua corte, realizou o julgamento de Deus por sua ofensa e sentiu que isso era em si um fardo intolerável, até supondo que ele deveria escapar de todos os problemas das mãos de seus semelhantes. Este será o exercício de todo verdadeiro penitente. Pouco importa obter nossa absolvição na barra do julgamento humano, ou escapar do castigo pela conivência de outros, desde que soframos de uma consciência acusadora e de um Deus ofendido. E talvez não exista melhor remédio contra o engano na questão de nossos pecados do que desviar nossos pensamentos para dentro de nós mesmos, concentrá-los em Deus e perder toda imaginação auto-complacente em um sentido agudo de seu descontentamento. Por um violento processo de interpretação, alguns gostariam de ler a segunda cláusula deste versículo: para que você seja justificado quando falar, em conexão com o primeiro versículo do salmo, e considere que não pode ser referido à frase imediatamente anterior. . (261) Mas, para não dizer que isso desrespeita a ordem dos versículos, que sentido alguém poderia atribuir à oração, como seria então executada, tenha misericórdia de mim, para que você fique claro quando julgar? etc. Qualquer dúvida sobre o significado das palavras, no entanto, é completamente removida pela conexão em que são citadas na Epístola de Paulo aos Romanos,

“E se alguns não acreditarem? Deus será injusto? Deus proíba: sim, que Deus seja verdadeiro, mas todo homem é mentiroso; como está escrito: para que sejas justificado nas tuas palavras, e possas vencer quando fores julgado. ” – Romanos 3: 3

Aqui, as palavras diante de nós são citadas como prova da doutrina de que a justiça de Deus é aparente até nos pecados dos homens, e sua verdade na falsidade deles. Para ter uma clara compreensão de seu significado, é necessário refletirmos sobre a aliança que Deus havia feito com Davi. Tendo a salvação de todo o mundo sido depositada em certo sentido por ele por essa aliança, os inimigos da religião podem ter ocasião de exclamar em sua queda: “Aqui está o pilar da Igreja, e o que deve acontecer agora. remanescente miserável cujas esperanças repousavam sobre sua santidade? Uma vez que nada poderia ser mais visível do que a glória pela qual ele foi distinguido, mas marque a profundidade da desgraça à qual ele foi reduzido! Quem, depois de uma queda tão grosseira, procuraria a salvação de sua semente? Consciente de que tais tentativas podem ser feitas para impugnar a justiça de Deus, Davi aproveita a oportunidade para justificá-la e se cobrar de toda a culpa da transação. Ele declara que Deus foi justificado quando falou – não quando falou as promessas da aliança, embora alguns tenham entendido as palavras, mas justificado se ele tivesse pronunciado a sentença de condenação contra ele por seu pecado, como ele poderia ter feito. por sua misericórdia gratuita. Duas formas de expressão são empregadas aqui, com o mesmo significado, para que você seja justificado quando falar e fique claro quando julgar. Como Paulo, na citação já mencionada, alterou a última cláusula e pode até parecer ter Dada uma nova reviravolta no sentimento contido no versículo, mostrarei brevemente como as palavras foram aplicáveis ??ao propósito para o qual foram citadas por ele. Ele os ensina a provar que a fidelidade de Deus não foi afetada pelo fato de os judeus terem quebrado sua aliança e caído da graça que ele havia prometido. Agora, à primeira vista, pode não parecer como eles contêm a prova alegada. Mas a sua apetência será imediatamente vista se refletirmos sobre a circunstância para a qual eu já me referi. Com a queda de alguém que era um pilar tão grande na Igreja, tão ilustre tanto como profeta quanto rei, como Davi, não podemos deixar de acreditar que muitos foram abalados e confusos na fé das promessas. Muitos devem ter se disposto a concluir, considerando a estreita conexão na qual Deus havia adotado Davi, que ele estava envolvido em alguma medida em sua queda. Davi, no entanto, repele uma insinuação tão prejudicial à honra divina, e declara que, embora Deus devesse lançá-lo de cabeça na destruição eterna, sua boca seria fechada ou aberta apenas para reconhecer sua justiça irrepreensível. A única partida que o apóstolo fez da passagem em sua citação consiste em usar o verbo julgar em sentido passivo e ler, para que você possa superar, em vez de, para ser claro. Nisso ele segue a Septuaginta (262) e é sabido que os apóstolos não estudam a exatidão verbal em suas citações do Antigo Testamento. Basta que nos satisfaçamos que a passagem responda ao propósito para o qual foi aduzida pelo apóstolo. A doutrina geral que nos é ensinada a partir da passagem é que quaisquer pecados que os homens cometerem são inteiramente devidos a eles mesmos e nunca podem implicar a justiça de Deus. Os homens estão sempre prontos para denunciar sua administração, quando isso não corresponde ao julgamento dos sentidos e da razão humana. Mas se Deus, a qualquer momento, elevar as pessoas das profundezas da obscuridade para a mais alta distinção, ou, por outro lado, permitir que pessoas que ocupavam uma posição mais conspícua sejam repentinamente precipitadas, devemos aprender com o exemplo aqui apresentado diante de nós, julgar o procedimento divino com sobriedade, modéstia e reverência e ficar satisfeitos por ser santo, e que as obras de Deus, bem como suas palavras, são caracterizadas por uma retidão infalível. A conjunção no versículo, para que você seja justificado, denota tanto causa como conseqüência. Não foi a queda de Davi, falando propriamente, que causou a glória da justiça de Deus. E, no entanto, embora os homens quando pecam pareçam obscurecer sua justiça, ela surge da tentativa suja apenas mais brilhante do que nunca, sendo o trabalho peculiar de Deus trazer luz das trevas.

Comentário de John Wesley

Contra ti, somente a ti, pequei, e fiz esse mal aos teus olhos; para que sejas justificado quando falares, e claro quando julgares.

Somente você – o que não deve ser entendido absolutamente, porque ele pecou contra Bate-Seba e Urias, e muitos outros; mas comparativamente. Assim, o sentido é que, apesar de eu ter pecado contra minha própria consciência e contra os outros; todavia, nada é mais doloroso para mim do que pecar contra ti.

Tua visão – Com grande desprezo de ti, a quem eu sabia ser um espectador das minhas ações mais secretas.

Justificado – Este será o fruto do meu pecado, que, quaisquer que sejam as severidades que você usar para comigo, não será mancha a sua justiça, mas a sua justiça será glorificada por todos os homens.

Speakest – Heb. em tuas palavras, em todas as tuas ameaças denunciadas contra mim.

Judgest – Quando você executar sua sentença sobre mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *