Estudo de Isaías 38:17 – Comentado e Explicado

Eis que meu sofrimento se mudou em conforto; vós preservastes minha vida do túmulo onde se apodrece, e lançastes para trás de vós todos os meus pecados.
Isaías 38:17

Comentário de Albert Barnes

Eis a paz – isto é, em vez da saúde, felicidade e prosperidade de que desfrutei e que espero ainda gozar.

Senti grande amargura – hebraico: amargura para mim, amargura; uma expressão enfática, denotando intensa tristeza.

Mas você se apaixonou por minha alma. Margem: Amei minha alma da cova. A palavra que ocorre aqui ( ch ? châshaqtâ ) denota adequadamente a união ou a união; então estar apegado a alguém; estar unido ternamente; abraçar. Aqui, significa que Deus o amava e assim libertara sua alma da morte.

Livrou-o do poço da corrupção – A palavra traduzida como “corrupção” ( ??? beli^y ), denota consumo, destruição, perdição. Pode ser aplicado à sepultura, ou à morada profunda e escura dos espíritos que partiram; e a frase aqui é evidentemente sinônimo de sheol ou hades. ; Psalm 55:23 ; Psalm 69:15 ; Psalm 88:4 ; compare Isaiah 14:15 , note, Isaiah 14:19 , note). O túmulo, ou o lugar para os mortos, é frequentemente representado como um poço – profundo e escuro – ao qual descem os vivos ( Jó 17:16 ; Jó 33:18 , Jó 33: 24-25 , Jó 33:30 ; Salmo 28: 1 ; Salmo 30: 3 ; Salmo 55:23 ; Salmo 69:15 ; Salmo 88: 4 ; compare Isaías 14:15 , nota, Isaías 14:19 , nota).

Pois tu lançaste todos os meus pecados às tuas costas – tu os perdoaste; deixou de me punir por causa deles. Isso mostra que Ezequias, de acordo com o sentimento em toda parte sentido e expresso na Bíblia, considerava seu sofrimento como fruto do pecado.

Comentário de Thomas Coke

Isaías 38:17 . Eis que, pela paz, senti grande amargura Ou seja: “Quando pensei, percebi e não temi mal, e pareci gozar da minha saúde habitual, então esse terrível mal veio sobre mim; mas tu me livraste, e me perdoou livremente meus pecados “. Assim, Ezequias não reivindica isenção da culpa, mas confessa prontamente e humildemente que ele merecia punição, e era devedor apenas da misericórdia divina.

Comentário de Joseph Benson

Isaías 38:17 . Eis que, pela paz, senti grande amargura – “Quando não percebi e não temi o mal, e parecia gozar da minha saúde habitual, então esse terrível mal veio sobre mim.” O hebraico, no entanto, ?????? ?? ?? ?? , pode ser traduzido corretamente: Eis que minha angústia dolorosa se transforma em facilidade; ou Minha grande amargura foi para a paz, isto é, tornou-se a ocasião de minha segurança e conforto, pois me levou à oração, e a oração prevaleceu com Deus por uma resposta graciosa e pelo prolongamento da minha vida. Tu tens amor à minha alma, etc. – Isto é, por gentileza para mim (a alma que está sendo posta para o homem) a libertou do poço da corrupção – Esta é uma circunstância enfática, pois às vezes Deus prolonga os dias dos homens com raiva, sabendo que eles só se encherão ainda mais a medida de suas iniqüidades. Pois tu jogaste todos os meus pecados para trás das tuas costas – perdoaste os pecados que me trouxeram esta aflição e, por esse motivo, removeste o castigo deles.

Comentário de Adam Clarke

Pela paz, senti grande amargura “Minha angústia se transforma em tranqüilidade” – ?? ?? ?? mar li mar , ” mutata mthi est amaritudo “. Paronomasia; uma figura que o profeta freqüentemente admite. Nem sempre percebo isso, porque ele nunca pode ser preservado na tradução, e o sentido raramente depende disso. Mas aqui esclarece perfeitamente a grande obscuridade da passagem. Veja Lowth no local.

koph ; Você resgatou ???? chashachta , com ? caph , em vez de oph koph ; então a Septuaginta e Vulgata; Houbigant. Veja Chappelow em Jó 33:18 .

Da perdição – ??? ???? mishshachath beli , ??a µ? ap???ta? , setembro ut non periret , “para que não pereça”. Vulg. Talvez invertendo a ordem das palavras. Veja Houbigant.

Você ama minha alma – ???? chashakta , “você abraçou amorosamente” ou beijou “minha alma fora do poço da corrupção”.

Comentário de John Calvin

17. Eis que, no raio da paz, a amargura era amarga. (91) Novamente, outra circunstância agrava a severidade da angústia; pois as calamidades repentinas e inesperadas nos perturbam mais do que as que vêm sobre nós de maneira gradual. A tristeza da doença era mais insuportável, porque a apoderou-se repentinamente enquanto desfrutava de tranqüilidade e tranqüilidade; pois nada estava mais longe de seus pensamentos do que ele estava prestes a partir desta vida. Também sabemos que os santos às vezes confiam demais na prosperidade e prometem a si mesmos um sucesso invariável, que Davi também reconhece ter acontecido consigo mesmo: “Na minha prosperidade, eu disse, nunca ficarei emocionado; mas escondeste o teu rosto, e fiquei perturbado. ( Salmos 30: 6. )

Portanto, nada mais angustiante poderia acontecer a Ezequias do que ser tirado da vida, especialmente quando o desconforto e a ruína de seu inimigo o deixavam no desfrute da paz; pois penso que Ezequias caiu nessa doença após a derrota de Senaqueribe, como já foi dito. No meio daquela alegria e paz que sorriam para ele, eis uma doença pesada pela qual Ezequias é terrivelmente angustiado e atormentado. Isso nos alerta que, como nada é sólido ou duradouro nesta vida e que tudo o que nos deleita pode ser rapidamente levado embora, não devemos ficar lentos em prosperidade, mas, mesmo enquanto desfrutamos de paz, devemos pensar em guerra. adversidades e aflições e, acima de tudo, buscar a paz que repousa na bondade paternal de Deus, sobre a qual nossas consciências podem repousar com segurança.

E você ficou satisfeito (em resgatar) minha alma da cova. Esta parte do versículo admite dois significados. Visto que o verbo cha (chashak) significa algumas vezes “amar” e outras vezes “desejar”, esse significado não seria inadequado: “Agradou-te entregar a minha alma”. Mas se nada for entendido, o estilo será igualmente completo e fluirá não menos agradável: “Ó Deus, abraçaste minha alma com favor e bondade, enquanto ela estava no túmulo”. (92) É sabido que “alma” significa “vida”; mas aqui é proclamada a bondade de Deus, em não deixar de amar Ezequias, mesmo quando ele pode ser considerado morto. Desta forma, a partícula copulativa deve ser traduzida Mas.

Pois tu lançaste atrás das tuas costas todos os meus pecados. Atribuindo a razão, ele agora nos leva à própria fonte e aponta o método dessa cura; pois, de outro modo, poderia-se pensar que até agora ele falara de nada além da cura do corpo, mas agora ele mostra que olha para algo mais elevado, a saber, que havia sido culpado diante de Deus, mas que por sua graça havia sido perdoado . Ele afirma, de fato, que a vida lhe foi restaurada, mas considera de maior valor que ele tenha se reconciliado com Deus do que cem ou mil vidas. E realmente,

“Seria melhor para nós nunca ter nascido” ( Mateus 26:24 )

do que viver uma vida longa para acrescentar continuamente novas ofensas e, assim, provocar um julgamento mais pesado sobre nós mesmos. Portanto, ele se congratula principalmente por esse motivo, que o rosto de Deus sorri alegremente sobre ele; pois apreciar seu favor é a maior felicidade.

Ao mesmo tempo, ele declara que todas as angústias que Deus inflige a nós devem ser atribuídas aos nossos pecados, de modo que aqueles que acusam Deus de severidade excessiva não fazem nada além de duplicar sua culpa; e ele não apenas se condena por um pecado, mas confessa que estava carregado de muitos pecados, de modo que precisava de mais de um perdão. Se, sinceramente, buscamos aliviar nossas angústias, precisamos começar aqui; porque quando Deus é apaziguado, é impossível que ele fique doente conosco; pois ele não tem prazer em nossas angústias. Muitas vezes acontece conosco como com pessoas tolas e impensadas, quando estão doentes; pois eles concentram sua atenção em nada além de sintomas ou circunstâncias acidentais, e nas dores que sentem, e ignoram a própria doença. Porém, devemos preferir imitar médicos hábeis, que examinam as causas da doença e dar toda a atenção para erradicar essas causas. Eles sabem que os remédios externos são inúteis e até prejudiciais, se a causa interna for desconhecida; pois esses remédios impulsionam toda a força da doença para dentro e a promovem e aumentam, para que não haja esperança de cura.

Ezequias, portanto, percebeu a causa de sua angústia, isto é, seus pecados; e quando recebeu o perdão deles, sabia que o castigo também cessou e foi remetido. Portanto, vemos quão absurda é a distinção dos papistas, que desejam separar a remissão de punição da remissão de culpa. Mas Ezequias aqui testemunha que o castigo foi remetido a ele, porque a culpa foi remetida.

Devemos observar cuidadosamente a forma de expressão que Isaías emprega, que lançaste às tuas costas; pois significa que a lembrança deles é completamente apagada. Da mesma maneira, um Profeta em outro lugar diz que Deus

“Lança-os nas profundezas do mar.” ( Miquéias 7:19 .)

Também é dito em outra passagem que ele os rejeita.

“Até o leste está distante do oeste.”
( Salmos 103: 12. )

Por esses modos de expressão, Deus garante que ele não nos imputará os pecados que perdoou; e se, apesar disso, ele nos castiga, ele não o faz como juiz, mas como pai, para treinar seus filhos e mantê-los no cumprimento de seus deveres. Os papistas estão enganados ao sonhar que os castigos contêm algum tipo de satisfação (93), como se Deus exigisse vingança, porque ele não concederia perdão gratuito. Mas quando Deus castiga seu povo, ele promove sua vantagem futura.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *