Estudo de 2 Coríntios 2:16 – Comentado e Explicado

Para estes, na verdade, odor de morte e que dá a morte; para os primeiros, porém, odor de vida e que dá a vida. E qual o homem capaz de uma tal obra?
2 Coríntios 2:16

Comentário de Albert Barnes

Para aquele – Para aqueles que perecem.

Nós somos o sabor da morte até a morte – Nós somos a ocasião de aprofundar sua condenação e afundá-los em ruínas. A expressão usada aqui significa literalmente: “para a classe que carregamos um odor que leva à morte que leva à morte” – um sabor, um cheiro que, nessas circunstâncias, é destrutivo para a vida e leva à morte. Locke afirma: “Para quem minha pregação é de mau gosto, inaceitável e ofensivo, por rejeitarem o que atraem a morte a si mesmas”. Gratos como seus trabalhos eram a Deus e aceitáveis ??como seriam seus esforços, quaisquer que fossem os resultados, mas Paulo não podia ignorar que o evangelho seria de fato o meio de maior condenação para muitos; veja as notas em 2 Coríntios 2:15 . Foi realmente por culpa deles; todavia, onde quer que o evangelho fosse pregado, muitos teriam esse resultado. É provável que o idioma aqui usado seja emprestado de expressões semelhantes que eram comuns entre os judeus. Assim, em Debarim Rabba, sec. 1, fol. 248, diz-se: “Como a abelha leva para casa o mel para o dono, mas pica os outros, o mesmo ocorre com as palavras da lei”. “Eles (as palavras da Lei) são um sabor da vida para Israel, mas um sabor da morte para as pessoas deste mundo.”

Assim, em Taarieth, fol. 7,1: “Quem dá atenção à lei por conta da própria lei, a ele se torna um aromático da vida ( ?? ???? cam chayiym), mas àquele que não atende à lei por conta da própria lei, para ele, isso se torna um aromático da morte ( ?? ??? cam mowt) “- a idéia é que, como os medicamentos aplicados com habilidade curarão, mas se aplicados com habilidade agravarão uma doença, o mesmo ocorre com as palavras da lei. Novamente, “A palavra da Lei que procede da boca de Deus é um odor de vida para os israelitas, mas um odor de morte para os gentios;” veja Rosenmuller e Bloomfield. A sensação da passagem é clara: o evangelho, pela rejeição voluntária, torna-se o meio da crescente culpa e condenação de muitos dos que a ouvem.

E para o outro – Para aqueles que o abraçam e são salvos.

O sabor da vida – Um odor ou fragrância produzindo vida ou tendendo à vida. É um sabor vivo ou vivificante. é em si grata e agradável.

Para a vida – cuidando da vida; ou adaptado para produzir vida. A palavra “vida” aqui, como em outros lugares, é usada para denotar salvação. Isto é:

(1) Vida em oposição à morte no pecado, na qual todos são por natureza;

(2) Em oposição à morte na sepultura – pois leva a uma ressurreição gloriosa;

(3) Em oposição à morte eterna; para o segundo morrer, pois leva à vida, paz e alegria no céu; veja as palavras “vida” e “morte” explicadas nas notas em Romanos 6:23 . O evangelho é “o sabor da vida para a vida”, porque:

(a) É sua natureza e tendência a produzir vida e salvação. É adaptado a isso; e é projetado para esse fim.

(b) Porque na verdade resulta na vida e salvação daqueles que a abraçam. É a causa imediata e direta de sua salvação; de sua recuperação do pecado; de sua gloriosa ressurreição; de sua vida eterna no céu.

E quem é suficiente para essas coisas? Pelo árduo e responsável trabalho do ministério; para uma obra cuja influência deve ser sentida na salvação eterna ou na eterna ruína da alma. Quem é digno de uma acusação tão importante? Quem pode fazer isso sem tremer? Quem pode se envolver nela sem sentir que ele próprio não é adequado para isso e que precisa da graça divina constante? Esta é uma exclamação que qualquer um pode fazer em vista das responsabilidades da obra do ministério. E podemos observar:

(1) Se Paulo sentiu isso, certamente outros deveriam sentir isso também. Se, com toda a assistência divina que ele teve; todas as provas da presença única de Deus e todos os poderosos poderes milagrosos conferidos a ele, Paulo tinha um sentimento de inaptidão por essa grande obra; então, uma consciência de inaptidão e um profundo senso de responsabilidade podem repousar sobre todos. outras.

(2) foi esse senso da responsabilidade do ministério que contribuiu muito para o sucesso de Paulo. Foi uma convicção de que os resultados de sua obra devem ser vistos nas alegrias do céu, ou nas angústias do inferno, que o levaram a procurar ajuda em Deus e a se dedicar inteiramente a sua grande obra. As pessoas não sentirão muita preocupação a menos que tenham um profundo senso da magnitude e responsabilidade de seu trabalho. As pessoas que se sentem como deveriam sobre o ministério buscarão ajuda a Deus e sentirão que somente ele pode sustentá-las em seus árduos deveres.

Comentário de E.W. Bullinger

vida. Grego. zoe . App-170.

para . Grego. profissionais. App-104.

Comentário de John Calvin

16. E quem é suficiente para essas coisas? Esta exclamação é considerada por alguns (349) introduzida por meio da proteção contra a arrogância, pois ele confessa, que dispensar o cargo de um bom apóstolo (350) para Cristo é algo que excede todo o poder humano, e assim ele atribui o louvor a Deus. Outros pensam que ele percebe o pequeno número de bons ministros. Sou de opinião que existe um contraste implícito que é expresso logo depois. “É verdade que a profissão é comum e muitos se gabam com confiança; mas ter a realidade, é indicativo de uma excelência rara e distinta. (351) Não reivindico nada para mim, mas o que será descoberto em mim, se for julgado. ” Assim, como aqueles que mantêm em comum o cargo de instrutor reivindicam a si mesmos indiscriminadamente o título, Paulo, reivindicando para si próprio uma excelência peculiar, separa-se do rebanho daqueles que tinham pouca ou nenhuma experiência com a influência do Espírito.

Comentário de Adam Clarke

Para aquele que somos o sabor da morte até a morte – Existem vários ditos entre os antigos escritores judeus semelhantes a este. Em Debarim Rabba, sec. Eu. fol. 248, diz-se: “Como a abelha leva para casa o mel ao seu dono, mas pica outros; assim é com as palavras da lei”; ?????? ???? ?? sam chaiyim leyisrael : “Eles são um sabor de vidas para os israelitas:” ????? ?????? ???? ??? vesam hammaveth leomoth haolam “, e um sabor de morte para as pessoas deste mundo.” O leitor instruído pode ver muito mais nesse sentido em Schoettgen. O significado do apóstolo é claro: aqueles que crêem e recebem o Evangelho são salvos; aqueles que a rejeitam perecem. O significado dos rabinos não é menos claro: os israelitas receberam a lei e os profetas como de Deus e, portanto, possuíam os meios de salvação; os gentios os ridicularizaram e desprezaram, e assim continuaram no caminho da morte. O mesmo acontece com os dias atuais para quem recebe e para quem rejeita o Evangelho: é o meio de salvação para o primeiro, é o meio de destruição para o último; pois eles não são apenas salvos porque não crêem no evangelho, mas são condenados porque o rejeitam. Pois como eles podem escapar de quem negligencia uma salvação tão grande? O sol que nutre a árvore plantada em um bom solo, se decompõe e a destrói se for arrancado e colocado na superfície.

Que os salvos, s???µe??? , e aqueles que perecem, ap????µe???, significam aqueles que recebem e obedecem ao Evangelho, e aqueles que o rejeitam, vivem e morrem em pecado, não precisam de prova. Nenhum outro tipo de reprovado e eleito, em referência ao mundo eterno, é conhecido no Livro de Deus, embora seja abundante nos livros dos homens. Os judeus eram possuídos com uma opinião tão exaltada de sua própria excelência que imaginavam que todo o amor e misericórdia de Deus estavam concentrados entre si, e que Deus nunca estenderia sua graça aos gentios.

Tais sentimentos podem se tornar judeus, mas quando encontramos alguns gentios arrogando para si mesmos toda a salvação de Deus, e tentando provar que ele excluiu a maior parte mesmo de seu próprio mundo – os gentios, da possibilidade de obter misericórdia; e que Deus fez um propósito eterno, que a morte de Cristo nunca os valha, e que nenhuma graça salvadora jamais lhes será concedida, e que eles pereceriam eterna e infalivelmente; o que diremos a essas coisas? É o judaísmo em sua pior forma: judaísmo com inúmeras deteriorações. Os propagadores de tais sistemas devem responder por eles a Deus.

Quem é suficiente para essas coisas? É o falso apóstolo que está trabalhando para te perverter? Ou são os homens a quem Deus deu uma comissão extraordinária e a selaram pelos dons miraculosos do Espírito Santo? Que este é o significado do apóstolo é evidente no versículo seguinte.

Comentário de John Wesley

Para quem somos o sabor da morte até a morte; e para o outro o sabor da vida para a vida. E quem é suficiente para essas coisas?

E quem é suficiente para essas coisas – Ninguém vive, mas pelo poder do Espírito de Deus.

Referências Cruzadas

Lucas 2:34 – E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

Atos dos Apóstolos 13:45 – Quando os judeus viram a multidão, ficaram cheios de inveja e, blasfemando, contradiziam o que Paulo estava dizendo.

Atos dos Apóstolos 20:26 – Portanto, eu lhes declaro hoje que estou inocente do sangue de todos.

1 Coríntios 15:10 – Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.

2 Coríntios 3:5 – Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 12:11 – Fui insensato, mas vocês me obrigaram a isso. Eu devia ser recomendado por vocês, pois em nada sou inferior aos “super-apóstolos”, embora eu nada seja.

1 Pedro 2:7 – Portanto, para vocês, os que crêem, esta pedra é preciosa; mas para os que não crêem, “a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular”,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *