Estudo de João 9:39 – Comentado e Explicado

Jesus então disse: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos.
João 9:39

Comentário de Albert Barnes

Para julgamento – A palavra “julgamento”, aqui, foi entendida por alguns no sentido de condenação – “O efeito da minha vinda é condenar o mundo. Mas esse significado não concorda com aqueles lugares onde Jesus diz que ele não veio para condenar o mundo, João 3:17 ; João 12:47 ; João 5:45 . Julgar é expressar uma opinião de maneira judicial, e também expressar qualquer sentimento sobre qualquer pessoa ou coisa, João 7:24 ; João 5:30 ; Lucas 8:43 . O significado aqui pode ser assim expresso: “Vim declarar a condição dos homens; para mostrar a eles seu dever e perigo. Minha vinda terá esse efeito, que alguns serão reformados e salvos, e outros mais profundamente condenados. ”

Que eles … – O Salvador não afirma que esse foi o plano de sua vinda, mas que esse seria o efeito ou resultado. Ele veio a declarar a verdade, e o efeito seria etc. Ocorrências semelhantes de expressão ocorrem frequentemente. Compare Mateus 11:25 ; Mateus 10:34 ; “Eu não vim para enviar a paz, mas uma espada” – isto é, será o efeito da minha vinda.

Aqueles que não vêem – Jesus tirou essa ilustração, como costumava fazer, do caso diante dele; mas é evidente que ele pretendia que fosse tomado em sentido espiritual. Ele se refere àqueles que são cegos e ignorantes pelo pecado; cujas mentes foram obscurecidas, mas que desejam ver.

Pode ver – Pode discernir o caminho da verdade, do dever e da salvação, João 10: 9 .

Eles que vêem – Aqueles que supõem que vêem; que são orgulhosos, autoconfiantes e desprezam a verdade. Tais eram evidentemente os fariseus.

Pode ser cego – Esse seria o efeito de sua pregação. Isso os exasperaria, e seu orgulho e oposição a ele os confirmariam cada vez mais em suas visões errôneas. Este é sempre o efeito da verdade. Onde não amolece, endurece o coração; onde não se converte, afunda-se em cegueira e condenação mais profundas.

Comentário de E.W. Bullinger

Para julgamento, eu vim . Referindo-se ao efeito de Sua vinda: João 12:47 refere-se ao objetivo de Sua vinda.

Para . Grego. eis. App-104.

julgamento. App-177.

para dentro. Grego. eis.

ser feito = tornar-se.

Comentário de John Calvin

39. Para julgamento, eu vim a este mundo. A palavra julgamento não pode ser entendida, nesta passagem, para denotar simplesmente o castigo infligido aos incrédulos (276) e àqueles que desprezam a Deus; pois é feito para incluir a graça da iluminação. Cristo, portanto, chama isso de julgamento , porque ele restaura na ordem apropriada o que foi desordenado e confuso; mas ele quer dizer que isso é feito por um maravilhoso propósito de Deus e contrário à opinião comum dos homens. E, de fato, a razão humana considera nada mais irracional do que dizer que aqueles que vêem são cegos pela luz do mundo. Este é então um dos julgamentos secretos de Deus, pelos quais ele rejeita o orgulho dos homens. Deve-se observar que a cegueira aqui mencionada não procede tanto de Cristo como da falta dos homens. Pois, por sua própria natureza, não cega estritamente a ninguém, mas como não há nada que os réprobos desejem mais seriamente do que extinguir sua luz, os olhos de sua mente, que são doentes por malícia e depravação, devem ser ofuscados pela luz que lhes é exibida. Em resumo, uma vez que Cristo é, por sua própria natureza, a luz do mundo ( João 8:12 ), é um resultado acidental, que alguns são cegos por sua vinda.

Mas, novamente, pode-se perguntar: Visto que todos são universalmente acusados ??de cegueira , quem são os que vêem ? Eu respondo, isso é falado ironicamente por meio de concessão, porque os incrédulos, apesar de cegos, pensam que sua visão é incomumente aguda e poderosa; e exaltados por essa confiança, eles não se dignam a ouvir a Deus. Além disso, fora de Cristo, a sabedoria da carne tem uma aparência muito justa, porque o mundo não entende o que é ser verdadeiramente sábio. Então, eles vêem , diz nosso Senhor Jesus Cristo, (277) que, enganando a si mesmos e aos outros com uma confiança tola em sua sabedoria, são guiados por sua própria opinião e consideram sua imaginação vã uma grande sabedoria. (278) Tais pessoas, assim que Cristo aparece na claridade do seu Evangelho, são tornadas cegas; não apenas porque sua loucura, que antes era escondida em meio às trevas da incredulidade, agora é descoberta, mas porque, sendo mergulhados em trevas mais profundas pela vingança justa de Deus, eles perdem aquele pequeno remanescente de Eu não sei que luz eles possuíam anteriormente. .

É verdade que todos nascemos cegos , mas ainda assim, entre as trevas da natureza corrompida e depravada, algumas faíscas continuam a brilhar, de modo que os homens diferem das bestas brutas. Agora, se alguém, exaltado pela orgulhosa confiança em sua própria opinião, se recusar a se submeter a Deus, ele parecerá – à parte de Cristo – ser sábio, mas o brilho de Cristo o atingirá com consternação; pois nunca a vaidade da mente humana começa a ser descoberta, até que a sabedoria celestial seja trazida à vista. Mas Cristo pretendeu, como já sugeri, expressar algo mais por essas palavras. Pois os hipócritas não resistem obstinadamente a Deus antes que Cristo brilhe; mas assim que a luz é trazida para perto deles, então eles, em guerra aberta, e – por assim dizer, com bandeira não enrolada (279) – se levantam contra Deus. É em conseqüência dessa depravação e ingratidão, portanto, que eles se tornam duplamente cegos , e que Deus, em justa vingança, tira completamente seus olhos, que antes eram destituídos da verdadeira luz.

Agora percebemos a quantidade do que é declarado nesta passagem, que Cristo veio ao mundo para dar visão aos cegos e levar à loucura aqueles que pensam que são sábios. Na primeira parte, ele menciona iluminação, para que aqueles que não vêem possam ver; porque esta é estritamente a causa de sua vinda, pois ele não veio para julgar o mundo, mas para salvar o que estava perdido ( Mateus 18:11 ). Da mesma maneira, Paulo, quando declara que tem vingança preparada contra todos os rebeldes , ao mesmo tempo acrescenta, que esse castigo ocorrerá

depois que os crentes devem ter cumprido sua obediência,
( 2 Coríntios 10: 6. )

E essa vingança não deve se limitar à pessoa de Cristo, como se ela não fizesse a mesma coisa diariamente pelos ministros de seu Evangelho.

Devemos ser mais cuidadosos que nenhum de nós, através de uma opinião tola e extravagante de sua sabedoria, recaia sobre si mesmo esse terrível castigo. Mas a experiência mostra-nos a verdade desta afirmação que Cristo proferiu; pois vemos muitas pessoas atingidas por vertigem e raiva, por nenhuma outra razão senão porque não podem suportar o nascer do sol da justiça. Adão viveu e foi dotado da verdadeira luz do entendimento, enquanto perdia a bênção divina desejando ver mais do que lhe era permitido. Agora, se somos mergulhados na cegueira e, portanto, humilhados pelo Senhor, ainda nos lisonjeamos em nossas trevas, e nos opomos às nossas loucas visões da sabedoria celestial, não precisamos nos perguntar se a vingança de Deus cai pesadamente sobre nós, para que possamos são duplamente cegos Esse mesmo castigo foi infligido anteriormente aos ímpios e incrédulos (280) sob a lei; pois Isaías é enviado para cegar o povo antigo, que

vendo que podem não ver: cega o coração deste povo e fecha os ouvidos,
( Isaías 6: 9. )

Mas, na proporção em que o brilho da luz divina é mais plenamente exibido em Cristo do que nos Profetas, tanto mais notavelmente esse exemplo de cegueira deve ser manifestado e percebido; como agora mesmo a luz do meio-dia do evangelho leva os hipócritas à extrema raiva.

Comentário de Adam Clarke

Para julgamento eu vim – eu vim para manifestar e executar o justo julgamento de Deus:

  1. Ao dar vista aos cegos, e luz aos gentios que se sentam nas trevas.
  • Ao remover a verdadeira luz daqueles que, fingindo fazer um uso adequado dela, apenas abusam da misericórdia de Deus.
  • Em uma palavra, a salvação será tirada dos judeus, porque eles a rejeitam; e o reino de Deus será dado aos gentios.

    Comentário de Thomas Coke

    João 9:39 . E Jesus disse: Para julgamento, etc. – Nessas palavras dirigidas às pessoas que estavam presentes ou que subiram enquanto Jesus conversava com o cego, nosso Senhor aludiu à cura realizada recentemente; mas seu significado era espiritual, representando não o desígnio de sua vinda, mas o efeito que isso teria na mente dos homens. Mostraria de que caráter e disposição todos os homens eram. Os educáveis ??e honestos, embora estivessem no escuro com relação à religião, e o conhecimento das escrituras, como o cego com relação à luz do sol, devem ser espiritualmente iluminados por sua vinda: enquanto aqueles que, em sua opinião, eram sábios, instruídos e perspicazes, deveriam parecer o que realmente eram, cegos, isto é, completamente ignorantes e tolos.

    Comentário de Scofield

    mundo

    Kosmos = humanidade. (Veja Scofield “ Mateus 4: 8 “) .

    Comentário de John Wesley

    E Jesus disse: Para julgamento eu vim a este mundo, para que os que não vêem possam ver; e que os que vêem possam ficar cegos.

    Para julgamento, eu vim ao mundo – Ou seja, a consequência da minha vinda será que, pelo justo julgamento de Deus, enquanto os cegos de corpo e alma receberem sua visão, aqueles que se gabam de ver serão entregues a cegueira ainda maior do que antes.

    Referências Cruzadas

    Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

    Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

    Isaías 42:18 – “Ouçam, surdos; olhem, cegos, e vejam!

    Isaías 44:18 – Eles nada sabem, nada entendem; seus olhos estão tapados, não conseguem ver, e suas mentes estão fechadas, não conseguem entender.

    Jeremias 1:9 – O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: “Agora ponho em sua boca as minhas palavras.

    Mateus 6:23 – Mas se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!

    Mateus 11:5 – os cegos vêem, os mancos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e as boas novas são pregadas aos pobres;

    Mateus 13:13 – Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

    Lucas 1:79 – para brilhar sobre aqueles que estão vivendo nas trevas e na sombra da morte, e guiar nossos pés no caminho da paz”.

    Lucas 2:34 – E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: “Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,

    Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

    Lucas 7:21 – Naquele momento Jesus curou muitos que tinham males, doenças graves e espíritos malignos, e concedeu visão a muitos que eram cegos.

    Lucas 11:34 – Os olhos são a candeia do corpo. Quando os seus olhos forem bons, igualmente todo o seu corpo estará cheio de luz. Mas quando forem maus, igualmente o seu corpo estará cheio de trevas.

    Lucas 13:30 – De fato, há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

    João 3:17 – Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.

    João 3:19 – Este é o julgamento: a luz veio ao mundo, mas os homens amaram as trevas, e não a luz, porque as suas obras eram más.

    João 5:22 – Além disso, o Pai a ninguém julga, mas confiou todo julgamento ao Filho,

    João 8:12 – Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

    João 8:15 – Vocês julgam por padrões humanos; eu não julgo ninguém.

    João 9:25 – Ele respondeu: “Não sei se ele é pecador ou não. Uma coisa sei: eu era cego e agora vejo! “

    João 9:36 – Perguntou o homem: “Quem é ele, Senhor, para que eu nele creia? “

    João 12:40 – “Cegou os seus olhos e endureceu os seus corações, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure”.

    João 12:46 – Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.

    Atos dos Apóstolos 26:18 – para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de que recebam o perdão dos pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim’.

    Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

    2 Coríntios 2:16 – Para estes somos cheiro de morte; para aqueles fragrância de vida. Mas, quem está capacitado para tanto?

    2 Coríntios 4:4 – O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

    Efésios 5:14 – Por isso é que foi dito: “Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.

    2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

    1 Pedro 2:9 – Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

    1 João 2:11 – Mas quem odeia seu irmão está nas trevas e anda nas trevas; não sabe para onde vai, porque as trevas o cegaram.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *