Estudo de João 12:40 – Comentado e Explicado

Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare {Is 6,10}.
João 12:40

Comentário de Albert Barnes

Ele cegou os olhos deles – A expressão em Isaías é: “Vá, engorda o coração deste povo e feche os olhos”. Ou seja, vá proclamar a verdade para eles a verdade que resultará em cegar os olhos. Vá proclamar a lei e a vontade de Deus, e o efeito será, devido à dureza de seu coração, que seus olhos serão cegos e seus corações endurecidos. Como Deus sabia que esse seria o resultado – como seria o efeito da mensagem, ele ordenou a Isaías que procurasse que era o mesmo em efeito, ou no resultado, como se ele tivesse ordenado que ele cegasse os olhos deles. e endurecer seus corações. É esse efeito ou resultado a que o evangelista se refere neste lugar. Ele afirma que Deus fez isso, isto é, ele fez da maneira mencionada em Isaías, pois estamos limitados a isso em nossa interpretação da passagem. Nesse caso, fica claro que o modo especificado não é uma ação direta da parte de Deus em cegar a mente – que não podemos reconciliar com quaisquer noções justas do caráter divino – mas “em sofrer a verdade para produzir um efeito regular sobre a mente”. mentes pecaminosas, sem exercer nenhuma influência sobrenatural positiva para impedi-la. ” O efeito da verdade em tais mentes é irritar, enfurecer e endurecer, a menos que seja contrariado pela graça de Deus. Veja Romanos 7: 8-9 , Romanos 7:11 ; 2 Coríntios 2: 15-16 . E como Deus sabia disso, e, sabendo disso, ainda enviou a mensagem, e a sofreu para produzir o efeito regular, o evangelista diz que “ele cegou a mente deles”, mantendo assim a substância da passagem em Isaías sem citar a linguagem exata. ; mas, ao proclamar a verdade, não havia nada errado por parte de Deus ou de Isaías, nem havia indicação de que Deus não estivesse disposto a acreditar e ser salvo.

Que eles não deveriam ver … – Isso não significa que foi desígnio de Deus que eles não fossem convertidos, mas que foi o efeito de rejeitarem a mensagem. Veja as notas em Mateus 13: 14-15 .

Comentário de E.W. Bullinger

Ele cegou , etc. Citado em Isaías 6: 9 , Isaías 6:10 . Veja as notas lá. Esta foi a segunda ocasião em que essa profecia foi citada, a primeira em Mateus 18:14 (compare Marcos 4:12 . Lucas 8:10 ), quando o Senhor explicou por que falou ao povo em parábolas; os outros dois são Atos 28:26 , Atos 28:27 e Romanos 11: 8 .

Comentário de John Calvin

40. Ele cegou os olhos deles e endureceu o coração deles. A passagem é retirada de Isaías 6: 9 , onde o Senhor avisa o profeta, que o trabalho que ele dedica ao ensino não levará a outro resultado senão piorar o povo. Primeiro, ele diz: Vai, e diz a este povo: Ouvindo , ouça e não ouça ; como se ele tivesse dito: “Eu te envio para falar aos surdos”. Depois, acrescenta: Endurece o coração desse povo , etc. Com essas palavras, ele quer dizer que pretende fazer da sua palavra um castigo para os réprobos, para que possa torná-los mais cegos, e que a cegueira deles seja mergulhada em trevas mais profundas. É realmente um terrível julgamento de Deus, quando Ele oprime os homens pela luz da doutrina, de maneira a privá-los de todo entendimento; e quando, mesmo por meio daquilo que é sua única luz, ele traz trevas sobre eles.

Mas deve-se observar, que é acidental à palavra de Deus, que cega os homens; pois nada pode ser mais inconsistente do que não haver diferença entre verdade e falsidade, que o pão da vida se torne um veneno mortal e que a medicina agrave uma doença. Mas isso deve ser atribuído à maldade dos homens, que transforma a vida em morte. Também deve ser observado que, às vezes, o Senhor, por si mesmo, cega a mente dos homens, privando-os de julgamento e entendimento; às vezes por Satanás e falsos profetas, quando ele os enlouquece com seus impostores; as vezes. também por seus ministros, quando a doutrina da salvação lhes é prejudicial e mortal. Mas, desde que os profetas trabalhem fielmente na obra da instrução e comprometam com o Senhor o resultado de seu trabalho, embora possam não ter sucesso com o desejo deles, eles não devem ceder ou desanimar. Antes, fiquem satisfeitos em saber que Deus aprova seu trabalho, embora seja inútil para os homens e que mesmo o sabor da doutrina, que os homens maus tornam mortíferos para si mesmos, é bom e agradável a Deus , como Paulo testifica ( 2 Coríntios 2:15 .)

Às vezes, o coração está nas Escrituras posto como sede das afeições; mas aqui, como em muitas outras passagens, denota o que é chamado de parte intelectual da alma. Com o mesmo propósito, Moisés fala:

Deus não lhe deu um coração para entender,
( Deuteronômio 29: 4. )

Para que não vissem com os olhos. Lembremos que o profeta fala de incrédulos que já haviam rejeitado a graça de Deus. É certo que tudo continuaria sendo assim por natureza, se o Senhor não tivesse formado para obedecer a ele aqueles a quem ele elegeu. A princípio, portanto, a condição dos homens é igual e semelhante, mas quando os homens reprovados, por vontade própria e por sua própria maldade, se rebelaram contra Deus, eles se sujeitam a essa vingança, pela qual, sendo entregues a um reprovam a mente, eles continuamente avançam cada vez mais para sua própria destruição. É culpa deles, portanto, se Deus não optar por convertê-los, porque eles foram a causa de seu próprio desespero. Também somos brevemente instruídos, por essas palavras do profeta, qual é o começo de nossa conversão a Deus. É quando ele ilumina os corações, que devem ter sido desviados dele, desde que sejam mantidos pelas trevas de Satanás; mas, pelo contrário, esse é o poder da luz divina, que nos atrai para si e nos forma à imagem de Deus.

E eu deveria curá-los. Em seguida, ele acrescenta o fruto da conversão, isto é, a cura . Com esta palavra, o profeta significa a bênção de Deus e uma condição próspera, e também a libertação de todas as misérias que brotam da ira de Deus. Agora, se isso acontece com os réprobos, contrariamente à natureza da palavra, devemos prestar atenção ao contraste implícito no uso oposto dela; ou seja, que o propósito pelo qual a palavra de Deus é pregada é nos iluminar no verdadeiro conhecimento de Deus, nos transformar em Deus e nos reconciliar com ele, para que possamos ser felizes e abençoados.

Comentário de Adam Clarke

E eu deveria curá-los – Este versículo é retirado de Isaías 6: 9 e, talvez, se refira mais aos julgamentos que devem cair sobre eles como uma nação, que Deus determinou que não deve ser evitado, do que ao estado eterno deles. . Suponha que o texto significasse que Deus não estava disposto a se voltar para ele, para que ele não fosse obrigado a salvá-los, é uma blasfêmia insuportável.

Comentário de John Wesley

Cegou os olhos deles e endureceu o coração deles; para que não vejam com os olhos, nem entendam com o coração, e se convertam, e eu os cure.

Isaías 6:10 ; Mateus 13:14 ; Atos 28:26 .

Referências Cruzadas

Exodo 4:21 – Disse mais o Senhor a Moisés: “Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.

Exodo 7:3 – Eu, porém, farei o coração do faraó resistir; e, embora multiplique meus sinais e maravilhas no Egito,

Exodo 7:13 – Contudo, o coração do faraó se endureceu e ele não quis dar ouvidos a Moisés e a Arão, como o Senhor tinha dito.

Exodo 14:4 – Então endurecerei o coração do faraó, e ele os perseguirá. Todavia, eu serei glorificado por meio do faraó e de todo o seu exército; e os egípcios saberão que eu sou o Senhor”. E assim fizeram os israelitas.

Exodo 14:8 – O Senhor endureceu o coração do faraó, rei do Egito, e este perseguiu os israelitas, que marchavam triunfantemente.

Exodo 14:17 – Eu, porém, endurecerei o coração dos egípcios e eles os perseguirão. E serei glorificado com a derrota do faraó e de todo o seu exército, com seus carros de guerra e seus cavaleiros.

Deuteronômio 29:4 – Mas até hoje o Senhor não lhes deu mente que entenda, olhos que vejam, e ouvidos que ouçam.

Josué 11:20 – Pois foi o próprio Senhor que endureceu os seus corações para guerrearem contra Israel, para que ele os destruísse totalmente, exterminando-os sem misericórdia, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

1 Reis 22:20 – E o Senhor disse: ‘Quem enganará Acabe para que ataque Ramote-Gileade e morra lá? ’ “E um sugeria uma coisa, outro sugeria outra,

Salmos 6:2 – Misericórdia, Senhor, pois vou desfalecendo! Cura-me, Senhor, pois os meus ossos tremem:

Salmos 41:4 – Eu disse: Misericórdia, Senhor, cura-me, pois pequei contra ti.

Salmos 135:10 – Foi ele quem feriu muitas nações e matou reis poderosos:

Salmos 147:3 – Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.

Isaías 26:11 – Erguida está a tua mão, Senhor, mas eles não a vêem! Que vejam o teu zelo para com o teu povo e se envergonhem; que o fogo reservado para os teus adversários os consuma.

Isaías 29:10 – O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes.

Isaías 42:19 – Quem é cego senão o meu servo e surdo senão o mensageiro que enviei? Quem é cego como aquele Que é consagrado a mim, cego como o servo do Senhor?

Isaías 53:5 – Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados.

Isaías 57:18 – Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo,

Jeremias 3:22 – “Voltem, filhos rebeldes! Eu os curarei da sua rebeldia. “Sim! Nós viremos a ti, pois tu és o Senhor, o nosso Deus.

Jeremias 5:21 – Ouçam isto, vocês, povo tolo e insensato, que têm olhos mas não vêem, têm ouvidos mas não ouvem:

Ezequiel 12:2 – “Filho do homem, você vive no meio de uma nação rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não vêem, e ouvidos para ouvir, mas não ouvem, pois são uma nação rebelde.

Ezequiel 14:9 – ” ‘E, se o profeta for enganado e levado a proferir uma profecia, eu o Senhor terei enganado aquele profeta, e estenderei o meu braço contra ele e o destruirei, tirando-o do meio de Israel, meu povo.

Oséias 6:1 – “Venham, voltemos para o Senhor. Ele nos despedaçou, mas nos trará cura; ele nos feriu, mas sarará nossas feridas.

Oséias 14:4 – “Eu curarei a infidelidade deles e os amarei de todo o meu coração, pois a minha ira desviou-se deles.

Mateus 13:13 – Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.

Mateus 15:14 – Deixem-nos; eles são guias cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão num buraco”.

Marcos 4:12 – a fim de que, ‘ainda que vejam, não percebam, ainda que ouçam, não entendam; de outro modo, poderiam converter-se e ser perdoados! ’”

Marcos 8:17 – Percebendo a discussão, Jesus lhes perguntou: “Por que vocês estão discutindo sobre não terem pão? Ainda não compreendem nem percebem? Seus corações estão endurecidos?

Lucas 4:18 – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos

Lucas 8:10 – Ele disse: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus, mas aos outros falo por parábolas, para que ‘vendo, não vejam; e ouvindo, não entendam’.

João 9:39 – Disse Jesus: “Eu vim a este mundo para julgamento, a fim de que os cegos vejam e os que vêem se tornem cegos”.

Atos dos Apóstolos 3:19 – Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados,

Atos dos Apóstolos 15:3 – A igreja os enviou e, ao passarem pela Fenícia e por Samaria, contaram como os gentios tinham se convertido; essas notícias alegravam muito a todos os irmãos.

Atos dos Apóstolos 28:26 – ‘Vá a este povo e diga: “Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”.

Romanos 9:18 – Portanto, Deus tem misericórdia de quem ele quer, e endurece a quem ele quer.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

Romanos 11:8 – como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje”.

Tiago 5:19 – Meus irmãos, se algum de vocês se desviar da verdade e alguém o trouxer de volta,

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *