Estudo de Êxodo 7:3 – Comentado e Explicado

Mas eu endurecerei o coração do faraó, e multiplicarei meus sinais e meus prodígios no Egito.
Êxodo 7:3

Comentário de Albert Barnes

Maravilhas – Uma palavra usada apenas para portents realizados para provar uma interposição divina; elas eram as credenciais dos mensageiros de Deus.

Comentário de Adam Clarke

Eu endurecerei o coração do Faraó – vou permitir que sua teimosia e obstinação ainda permaneçam, para que eu tenha maior oportunidade de multiplicar minhas maravilhas na terra, para que os egípcios saibam que eu sou apenas Jeová, o Deus auto-existente. Veja a nota de Clarke em Êxodo 4:21 .

Comentário de John Calvin

3. E eu vou endurecer. Como a expressão é um tanto severa, muitos comentaristas, como eu disse antes, esforçam-se para suavizá-la. Por isso, alguns tomam as palavras em conexão: “Endurecerei o coração do Faraó multiplicando meus sinais”; como se Deus estivesse apontando a causa externa de sua obstinação. Mas Moisés já declarou, e a seguir repetirá, que a mente do rei foi endurecida por Deus de outras maneiras além de Seus milagres. Quanto ao significado das palavras, não tenho dúvidas de que, pela primeira cláusula, Deus armou com firmeza o coração de Seu servo, para resistir ousadamente à perversidade do tirano; e depois lembra que ele tem o remédio na mão. Assim, então, acho que essa passagem deve ser traduzida: “De fato, endurecerei o coração do Faraó, mas multiplicarei meus sinais”; como se tivesse dito, sua dureza não será um obstáculo para você, pois os milagres serão suficientes para superá-la. No mesmo sentido, ele acrescenta imediatamente depois: “Embora o Faraó não deva ouvi-lo, ainda vou deitar na minha mão;” pois assim, na minha opinião, as conjunções devem ser resolvidas de maneira adversa . Não rejeito completamente a interpretação dos outros; “Endurecerei o coração do faraó, para multiplicar meus sinais;” e: “Ele (78) não lhe dará ouvidos, para que eu ponha na minha mão”. E, de fato, Deus desejou que o Faraó resistisse pertinentemente a Moisés, a fim de que a libertação do povo fosse mais visível. Entretanto, não há necessidade de discutir longamente a maneira pela qual Deus endurece os reprovados, com a mesma frequência que essa expressão ocorre. Vamos nos apegar ao que já observei, que são apenas pobres especuladores que o referem a uma mera permissão; porque se Deus, cegando suas mentes ou endurecendo seus corações, inflige punição merecida aos réprobos, Ele não apenas permite que eles façam o que eles querem, mas na verdade executa um julgamento que Ele sabe ser justo. Daí também se segue que Ele não apenas retira a graça de Seu Espírito, mas entrega a Satanás aqueles a quem ele sabe merecer a cegueira da mente e a obstinação do coração. Enquanto isso, admito que a culpa de qualquer um dos males recai sobre os próprios homens, que voluntariamente se cegam e com uma vontade que é como loucura, são levados, ou melhor, apressados ??ao pecado. Também mostrei brevemente que caluniadores sujos são eles, que, por uma questão de despertar a má vontade contra nós, fingem que Deus é assim feito para ser o autor do pecado; já que seria um ato de absurdo demais estimar Seus julgamentos secretos e incompreensíveis pela pequena medida de nossa própria apreensão. Os oponentes dessa doutrina tolamente e sem consideração misturam duas coisas diferentes, uma vez que a dureza do coração é o pecado do homem, mas o endurecimento do coração é o julgamento de Deus. Ele novamente propõe neste lugar Seus grandes julgamentos, para que os israelitas possam esperar com mentes ansiosas e atentas Seu magnífico e maravilhoso modo de operação.

Referências Cruzadas

Exodo 4:7 – Ordenou-lhe depois: “Agora, coloque de novo a mão no peito”. Moisés tornou a pôr a mão no peito e, quando a tirou, ela estava novamente como o restante da sua pele.

Exodo 4:21 – Disse mais o Senhor a Moisés: “Quando você voltar ao Egito, tenha o cuidado de fazer diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Mas eu vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir.

Exodo 4:29 – Assim Moisés e Arão foram e reuniram todas as autoridades dos israelitas,

Exodo 9:16 – Mas eu o mantive de pé exatamente com este propósito: mostrar-lhe o meu poder e fazer que o meu nome seja proclamado em toda a terra.

Exodo 11:9 – O Senhor tinha dito a Moisés: “O faraó não lhes dará ouvidos, a fim de que os meus prodígios se multipliquem no Egito”.

Deuteronômio 4:34 – Ou que deus decidiu tirar uma nação do meio de outra para lhe pertencer, com provas, sinais, maravilhas e lutas, com mão poderosa e braço forte, e com feitos temíveis e grandiosos, conforme tudo o que o Senhor fez por vocês no Egito, como vocês viram com os seus próprios olhos?

Deuteronômio 7:19 – Vocês viram com os próprios olhos as grandes provas, os sinais miraculosos e as maravilhas, a mão poderosa e o braço forte com que o Senhor, o seu Deus, os tirou de lá. O Senhor, o seu Deus, fará o mesmo com todos os povos que agora vocês temem.

Neemias 9:10 – Fizeste sinais e maravilhas contra o faraó e todos os seus oficiais e contra todo o povo da sua terra, pois sabias com quanta arrogância os egípcios os tratavam. Alcançaste renome, que permanece até hoje.

Salmos 78:43 – do dia em que mostrou os seus prodígios no Egito, as suas maravilhas na região de Zoã,

Salmos 105:27 – por meio dos quais realizou os seus sinais miraculosos e as suas maravilhas na terra de Cam.

Salmos 135:9 – Ele realizou em pleno Egito sinais e maravilhas, contra o faraó e todos os seus conselheiros.

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Jeremias 32:20 – Realizaste sinais e maravilhas no Egito e continuas a fazê-los até hoje, tanto em Israel como entre toda a humanidade, e alcançaste o renome que hoje tens.

Miquéias 7:15 – “Como nos dias em que você saiu do Egito, ali mostrarei as minhas maravilhas”.

João 4:48 – Disse-lhe Jesus: “Se vocês não virem sinais e maravilhas, nunca crerão”.

Atos dos Apóstolos 2:22 – “Israelitas, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi aprovado por Deus diante de vocês por meio de milagres, maravilhas e sinais, que Deus fez entre vocês por intermédio dele, como vocês mesmos sabem.

Atos dos Apóstolos 7:36 – Ele os tirou de lá, fazendo maravilhas e sinais no Egito, no mar Vermelho e no deserto durante quarenta anos.

Romanos 15:19 – pelo poder de sinais e maravilhas e por meio do poder do Espírito de Deus. Assim, desde Jerusalém e arredores, até o Ilírico, proclamei plenamente o evangelho de Cristo.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *