Estudo de Isaías 26:11 – Comentado e Explicado

Senhor, vossa mão está levantada sem que o percebam. Que vejam vosso ardente amor por vosso povo, e sejam confundidos; e que o fogo, bom para os vossos inimigos, os devore.
Isaías 26:11

Comentário de Albert Barnes

Senhor, quando tua mão é levantada – Esta é uma explicação do sentimento expresso no versículo anterior. O levantamento da mão aqui se refere, sem dúvida, às manifestações da majestade e bondade do Senhor.

Eles não verão – Eles são cegos a todas as exposições de poder, misericórdia e bondade.

Mas eles verão – Eles ainda serão levados a reconhecer sua mão. Eles verão o teu favor para com os teus filhos e o teu julgamento sobre os teus inimigos. As relações divinas serão tais que serão constrangidas a reconhecê-lo e a reconhecer sua existência e perfeições.

E tenha vergonha – fique confuso porque eles não reconheceram mais cedo a bondade divina.

Por sua inveja do teu povo – A palavra ‘deles’ não está no hebraico, e o sentido é que eles verão o zelo do Senhor em favor do seu povo, e terão vergonha de não reconhecerem sua mão antes. A palavra traduzida ‘inveja’ ( q ?? qin’âh ) pode significar inveja Eclesiastes 4: 4 ; Eclesiastes 9: 6 , mas mais adequada e freqüentemente significa zelo, ardor, 2 Reis 10:16 ; Isaías 9: 6 ).

Sim, o fogo dos teus inimigos os devorará – Ou melhor, ‘Sim, o fogo em relação aos teus inimigos os devorará.’ O sentido é que, quando seu povo fosse libertado, seus inimigos seriam destruídos; seu zelo por seu povo também estaria ligado à indignação contra seus inimigos. A libertação de seu povo da Babilônia e o início da queda daquela cidade foram simultâneos e a causa foi a mesma.

Comentário de John Calvin

11. Ó Jeová, ainda que a tua mão esteja levantada. Esta é uma explicação da afirmação anterior; pois ele não apresenta nada de novo, mas mostra mais claramente o que ele havia declarado em poucas palavras. Ele já havia dito que os ímpios “não contemplarão a majestade do Senhor”; e agora ele explica que “majestade” é aquilo que é visível nas obras de Deus. Ele não nos envia àquela majestade oculta que nos é oculta, mas nos conduz às obras, que ele denota figurativamente ( µet???µ???? ) (172) pela mão . Aqui, ele novamente censura os ímpios e mostra que eles não podem ser desculpados pelo argumento da ignorância; pois, apesar de não perceberem nada, a mão de Deus ainda é abertamente visível; e é apenas sua ingratidão cega, ou melhor, sua indolência voluntária, que os impede de percebê-la. Alguns podem alegar ignorância e alegar que não viram essas obras; mas o Profeta diz que a mão de Deus é “levantada”, e não apenas exercida, de modo que não é apenas visível para algumas pessoas, mas brilha visivelmente.

Eles verão e terão vergonha. Ele mostra claramente que essa “contemplação” é diferente daquela de que ele falava anteriormente, quando disse que os iníquos “não vêem a glória do Senhor”; pois eles vêem, mas não o observam ou prestam atenção; mas finalmente “eles verão”, mas tarde demais, e com grande sofrimento. Depois de abusar por muito tempo da paciência de Deus e provar que eram obstinados e rebeldes, eles serão finalmente constrangidos a reconhecer os julgamentos de Deus. Assim, Caim ( Gênesis 4:13 ), Esaú ( Gênesis 27:38 ) e outros como eles, que tarde demais se arrependeram de seus crimes ( Hebreus 12:17 ), embora tenham fugido da face de Deus, constrangido a ver que ele era o juiz deles. Assim, naqueles que o desprezam, Deus freqüentemente produz um sentimento de remorso, para que ele possa mostrar seu poder; mas esse conhecimento não lhes serve de nada.

Dessa maneira, portanto, o Profeta ameaça homens maus, depois de acusá-los de cegueira, a fim de mostrar que eles não têm nenhum argumento de ignorância; e ele os avisa que chegará o tempo em que eles saberão com quem devem fazer e que sentirão que não devem desprezar o nome celestial que agora tratam como fabuloso e desprezado. Eles fecham os olhos, agem sem restrições e fazem de nós um motivo de riso, e não pensam que Deus será o Juiz deles, mas sim, ridicularizam nossas angústias e aflições. Assim, eles nos olham como de um lugar elevado e ficam cada vez mais endurecidos; mas finalmente entenderão que os verdadeiros adoradores de Deus não perderam o trabalho.

E terá vergonha. Para mostrar que essa contemplação da glória de Deus não é apenas de nenhuma vantagem, mas prejudicial para eles, ele diz que eles verão com vergonha a bênção de Deus para com os crentes, dos quais eles não terão participação.

Através da inveja do povo. Isso tende a mostrar com mais força a severidade do castigo, que eles não apenas queimarão com “inveja”, quando verão que os filhos de Deus foram libertados daquelas angústias e exaltados à glória, mas também haverá glória. será adicionado outro mal, que será consumido pelo fogo do inimigo. Por “inveja do povo”, portanto, significa aqui a indignação que os homens maus sentem quando comparam o monte de homens piedosos com os seus.

Sim, o fogo dos teus inimigos os devorará. Pelo fogo dos inimigos , ele quer dizer “fogo” com o qual Deus consome seus “inimigos”. Ele emprega a palavra “fogo” para denotar a vingança de Deus; pois aqui não deve ser tomado como “fogo” visível com o qual somos queimados, nem mesmo pelo raio, mas é uma expressão metafórica de angústia terrível, pois descobrimos que em muitas outras passagens as Escrituras denotam esse termo como o mais severo de Deus. vingança. ( Deuteronômio 32:22 .) Nenhuma língua pode de fato expressar suficientemente essa angústia. No entanto, não me oponho à sugestão de que o Profeta alude à destruição de Sodoma e Gomorra. ( Gênesis 19:24 .)

Comentário de John Wesley

Senhor, quando a tua mão for levantada, eles não verão; mas verão e terão vergonha da sua inveja do povo; sim, o fogo dos teus inimigos os devorará.

Não vai ver – E eles são culpados da mesma cegueira obstinada quando você os fere e os pune, o que geralmente significa a elevação da mão.

Eles verão – Eles saberão isso por experiência triste, que eles não aprenderiam de maneiras mais fáceis.

Estes – O fogo ou a ira que você costuma derramar sobre seus inimigos implacáveis.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *