Estudo de Deuteronômio 29:4 – Comentado e Explicado

Até o presente, porém, o Senhor não vos deu um coração que entenda, nem olhos que vejam, nem ouvidos que ouçam.
Deuteronômio 29:4

Comentário de Albert Barnes

A capacidade de entender as coisas de Deus é um dom de Deus (compare 1 Coríntios 2: 13-14 ); no entanto, o homem não é inocente se lhe falta essa capacidade. As pessoas não o tinham porque não sentiram sua falta, nem pediram. Compare 2 Coríntios 3: 14-15 .

Comentário de Thomas Coke

Ver. 4. No entanto, o Senhor não lhe deu um coração para perceber O significado desta reclamação é que Deus não estava querendo em sua assistência, muito menos que ele realmente os operou para torná-los estúpidos e ingratos; mas que, por meio de sua própria obstinação e perversidade, os meios pelos quais Deus teve o prazer de usar para recuperá-los sempre se mostraram ineficazes; e todas as grandes e maravilhosas coisas que ele havia feito por eles no Egito e no deserto não haviam prevalecido com eles para se arrependerem. Veja expressões paralelas, Mateus 13:11 ; Mateus 13:58 . Maimônides, portanto, entende que essas palavras são importantes, que não haviam se disposto a receber a graça de Deus. Deus fez grandes coisas por eles; mas eles se rebelaram e irritaram seu Espírito Santo, Isaías 63: 9-10 . Le Clerc lê as palavras interrogativamente: Deus não lhe deu um coração para perceber? Tanto quanto dizer, que Deus lhes havia dado entendimento, mas eles não o fizeram corretamente: ou, como Jeremias expressa, cap. Deuteronômio 5:21 eles têm olhos, mas não vêem; e ouvidos, mas não ouça.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor não lhe deu um coração, etc. – Alguns críticos leem este versículo interrogativamente: E Deus não lhe deu um coração, etc.? porque eles supõem que Deus não os possa repreender pelo não cumprimento de um dever, quando ele não lhes deu a mente para perceber a obrigação dele, nem a força para cumpri-lo, se essa obrigação fosse conhecida. Embora isso seja estritamente justo, ainda não há necessidade de interrogatório, pois as palavras implicam apenas que eles não tinham esse coração etc., não porque Deus não lhes havia dado todos os meios de conhecimento e ajuda de sua graça e Espírito, que era necessário; mas eles não fizeram um uso fiel de suas vantagens e, portanto, não tinham aquele coração sábio, amoroso e obediente que de outra forma poderiam ter. Se eles tivessem um coração assim, seria um presente de Deus, pois ele é o autor de todo bem; e que eles não tinham esse coração, era uma prova de que haviam entristecido seu Espírito e abusado da graça que ele lhes dera para produzir aquela mudança graciosa, cuja falta é deplorada aqui. Por isso, o próprio Deus é representado como aflito por serem imutáveis ??e desobedientes: “Ó, que havia um coração neles, que me teriam medo, e guardaria todos os meus mandamentos sempre, para que pudesse estar bem com eles e com seus filhos para eles”. sempre!” Veja Deuteronômio 5:29 ; (nota) e a nota lá.

Comentário de John Wesley

No entanto, o Senhor não lhe deu um coração para perceber, nem olhos para ver, nem ouvidos para ouvir até hoje.

No entanto, o Senhor – isto é, você os percebeu e os viu com os olhos do seu corpo, mas não com a mente e o coração; você ainda não aprendeu corretamente a entender a palavra e as obras de Deus, a fim de conhecê-las para o seu bem, usá-las corretamente e cumpri-las; o que ele expressa assim: o Senhor não lhe deu etc., não para desculpar sua iniquidade, mas para direcioná-los a quem eles devem recorrer para um bom entendimento das obras de Deus; e íntimo de que, embora os ouvidos ouvintes e os olhos que vêem sejam obra de Deus, a falta de sua graça foi culpa deles e punição justa dos pecados anteriores; seu caso atual é como o deles no tempo de Isaías, que primeiro fechou seus próprios olhos e ouvidos para que não pudessem ver e ouvir, e não entendessem, e então pelo justo julgamento de Deus, tiveram seus olhos e ouvidos fechados para que não deveriam veja e ouça e entenda. A prontidão de Deus para nos fazer o bem em outras coisas é uma evidência clara de que, se não temos graça, o melhor dos dons é nossa própria culpa e não dele: ele teria nos reunido, e nós não.

Comentário de John Calvin

4. No entanto, o Senhor não deu. Ao censurá-los com sua estupidez passada, ele desperta seu desejo de uma melhor compreensão, como se ele tivesse dito, que eles tinham ficado muito indiferentes a tantos milagres e, portanto, não deveriam mais demorar para despertar, etc., dar maior atenção a Deus; não porque tinham sido tão insensatos que Seus atos haviam escapado completamente à sua atenção, mas porque todo o reconhecimento deles havia chegado ao fim imediatamente. Pois, assim como o homem bêbado, ou aquele que sofre de letargia, quando ouve um grito, levanta a cabeça por um momento, abre os olhos e depois recai no estado de torpor, para que as pessoas nunca tenham aplicado seriamente suas mentes. considerar as obras de Deus; e quando foram despertados por algum milagre, voltaram imediatamente ao esquecimento, pelo que há uma boa causa pela qual Moisés deve procurar despertá-los de sua tolice e estupidez por vários métodos. Mas ele não apenas condena sua falta de sentido, cegueira e surdez, mas declara que eles eram assim sem sentido, e cegos e surdos, porque não foram inspirados pela graça de cima para se beneficiarem adequadamente de tantas lições. Daí aprendemos que um entendimento claro e poderoso é um dom especial do Espírito, uma vez que os homens são sempre cegos, mesmo sob a luz mais intensa, até que sejam iluminados por Deus. O que Moisés relata dos israelitas é inquestionavelmente comum a todos nós. Ele declara, então, que eles não foram induzidos pela glória conspícua de Deus a temer e adorá-Lo, porque Ele não lhes havia dado mente, nem olhos, nem ouvidos. É verdade que, na criação do homem, Ele naturalmente havia concedido a ele uma mente, ouvidos e olhos; mas Moisés quer dizer que, seja qual for a luz inata que temos, está oculta ou perdida, de modo que, no que diz respeito ao ponto mais alto da sabedoria, todos os nossos sentidos permanecem inúteis. É verdade que, na corrupção da natureza, a luz ainda brilha nas trevas, mas é a luz que logo é obscurecida; portanto, toda a compreensão e faculdade da razão, na qual os homens se gloriam e se despertam, nada mais são que fumaça e escuridão. Bem, então Davi pode pedir que seus olhos sejam abertos para contemplar os segredos da Lei. (259) ( Salmos 119: 18. ) Ainda assim, esse defeito de maneira alguma nos livra da culpa; porque (como nos dizem) ninguém tem sabedoria, mas aqueles a quem é dada pelo Pai das luzes; pois somos ignorantes (260) por nossa própria culpa. Além disso, cada um é suficientemente e mais do que suficientemente convencido por sua própria consciência , que sua ignorância está intimamente ligada ao orgulho e à indolência e, portanto, é voluntária. A palavra coração não é usada aqui para a sede dos afetos, mas para a própria mente, que é a faculdade intelectual da alma.

Comentário de Joseph Benson

Deuteronômio 29: 4 . O Senhor não lhe deu um coração para perceber – O que ele teria feito se você sinceramente e sinceramente desejasse e pedisse a ele; e você é indesculpável por não ter, considerando as misericórdias dele, por um lado, e julgamentos terríveis, por outro, dos quais você teve uma experiência tão grande, e que convocou em voz alta que você se humilhe diante dele em verdadeiro arrependimento, e busque sua graça para permitir que você entenda e melhore com tais dispensações extraordinárias e obras maravilhosas. Pois ele não fala assim para desculpar a iniquidade deles, mas para direcioná-los a quem eles devem recorrer para um bom entendimento das obras de Deus; e íntimo de que, embora os ouvidos ouvintes e os olhos que vêem sejam obra de Deus, ainda assim a falta deles era culpa deles e punição justa dos pecados anteriores; seu caso atual é como o deles no tempo de Isaías, que primeiro fechou seus próprios olhos e ouvidos para que não pudessem ver e ouvir, e não entendessem, e então, pelo justo julgamento de Deus, tinham seus olhos e ouvidos fechados para que não ver, ouvir e entender. A prontidão de Deus para nos fazer o bem em outras coisas é uma evidência clara de que, se não temos graça, o melhor dos dons, a culpa é nossa e não dele: ele teria nos reunido, e nós não.

Referências Cruzadas

Deuteronômio 2:30 – Mas Seom, rei de Hesbom, não quis deixar-nos passar; pois o Senhor, o Deus de vocês, tornou-lhe obstinado o espírito e endureceu-lhe o coração, para entregá-lo nas mãos de vocês, como hoje se vê.

Provérbios 20:12 – Os ouvidos que ouvem e os olhos que vêem foram feitos pelo Senhor.

Isaías 6:9 – Ele disse: “Vá, e diga a este povo: “Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Ezequiel 36:26 – Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.

Mateus 13:11 – Ele respondeu: “A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.

João 8:43 – Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo.

João 12:38 – Isso aconteceu para se cumprir a palavra do profeta Isaías, que disse: “Senhor, quem creu em nossa mensagem, e a quem foi revelado o braço do Senhor? “

Atos dos Apóstolos 28:26 – ‘Vá a este povo e diga: “Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão”.

Romanos 11:7 – Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos,

2 Coríntios 3:15 – De fato, até o dia de hoje, quando Moisés é lido, um véu cobre os seus corações.

Efésios 4:18 – Eles estão obscurecidos no entendimento e separados da vida de Deus por causa da ignorância em que estão, devido ao endurecimento dos seus corações.

2 Tessalonicenses 2:10 – Ele fará uso de todas as formas de engano da injustiça para os que estão perecendo, porquanto rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar.

2 Timóteo 2:25 – Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os ao conhecimento da verdade,

Tiago 1:13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *