Estudo de Tiago 1:13 – Comentado e Explicado

Ninguém, quando for tentado, diga: É Deus quem me tenta. Deus é inacessível ao mal e não tenta a ninguém.
Tiago 1:13

Comentário de Albert Barnes

Que ninguém diga que quando é tentado, sou tentado por Deus – Veja as observações no versículo anterior. O apóstolo aqui parece ter visto o que quer que houvesse em julgamento de qualquer espécie para induzir-nos a cometer pecado – seja reclamando, murmurando, apostando ou cedendo ao pecado. Quanto a isso, ele disse que ninguém deveria cobrar isso de Deus. Ele não fez nada de forma alguma com o objetivo de induzir os homens a fazer o mal. Isso foi apenas uma coisa incidental no julgamento, e não fazia parte do propósito ou desígnio divino. O apóstolo sentiu evidentemente que havia um grande perigo, da maneira geral como a palavra “tentação” era usada e da tendência perversa do coração, que seria cobrado a Deus que ele organizasse essas provações e assim influenciasse. a mente, para apresentar induções ao pecado. Contra isso, era apropriado que um apóstolo inspirado prestasse seu testemunho solene; de modo a guardar todo o assunto, de modo a mostrar que, o que quer que houvesse, sob qualquer forma de provação, que pudesse ser considerada como uma indução ou atração ao pecado, não é o que ele contemplou no arranjo e não procede dele. Tem sua origem em outras causas; e se não houvesse nada na própria mente humana corrupta levando ao pecado, não haveria nada no arranjo divino que o produziria.

Pois Deus não pode ser tentado pelo mal – Margem, “males”. O sentido é o mesmo. O objetivo parece mostrar que, em relação a toda a questão da tentação, ela não pertence a Deus. Nada pode ser apresentado à sua mente como um incentivo para fazer o mal, e tão pouco ele pode apresentar algo à mente do homem para induzi-lo a pecar. Tentação é um assunto que não lhe pertence. Ele se mantém distante disso completamente. No que diz respeito à afirmação particular aqui, de que “Deus não pode ser tentado pelo mal”, ou fazer o mal, não pode haver dúvida de sua verdade e fornece a mais alta segurança para o bem-estar do universo. Não há nada nele que tenha tendência a errar; nada pode ser apresentado de fora para induzi-lo a fazer algo errado:

(1) Não há paixão do mal a ser gratificada, como há nos homens;

(2) Não há falta de poder, de modo que uma atração possa ser apresentada para buscar o que ele não tem;

(3) Não há falta de riqueza, pois ele tem infinitos recursos, e tudo o que existe ou pode ser é o seu Salmo 50: 10-11 ;

(4) Não há falta de felicidade, que ele busque a felicidade em fontes que não estão agora em sua posse. Nada, portanto, poderia ser apresentado à mente divina como um incentivo para fazer o mal.

Ele também não tenta homem algum – isto é, ele não coloca nada diante de qualquer ser humano com o objetivo de induzi-lo a fazer o mal. Essa é uma das declarações mais positivas e inequívocas de todas as declarações da Bíblia e uma das mais importantes. Pode-se acrescentar que ele se opõe a tantos sentimentos do coração humano quanto talvez a qualquer outro. Estamos perpetuamente pensando – o coração sugere isso constantemente – que Deus coloca diante de nós induções ao mal, com o objetivo de nos levar ao pecado. Isso é feito de várias maneiras:

(a) As pessoas adotam tais pontos de vista de seus decretos como se a doutrina implicasse que ele queria dizer que devemos pecar, e que não poderia ser de outro modo que devemos pecar.

(b) Considera-se que todas as coisas estão sob seu controle e que ele fez seus arranjos com um plano que os homens devem fazer como realmente fazem.

(c) Dizem que ele nos criou com as disposições que realmente temos e sabendo que pecaríamos.

(d) Dizem que, pelos arranjos de sua providência, ele realmente coloca induções diante de nós para pecar, sabendo que o efeito será que cairemos no pecado, quando poderíamos facilmente evitá-lo.

(e) Diz-se que ele sofre alguns para tentar outros, quando ele pode facilmente impedir isso se ele escolher, e que isso é o mesmo que tentá-los.

Agora, em relação a essas coisas, pode haver muito que não podemos explicar e muito que muitas vezes perturba o coração até do bem; no entanto, a passagem diante de nós é explícita em um ponto, e todas essas coisas devem ser mantidas em consistência com isso – que Deus não coloca incentivos diante de nós com a visão de que devemos pecar ou de nos levar a pecar. Nenhum de seus decretos, arranjos ou desejos são baseados nisso, mas todos têm algum outro propósito e fim. A verdadeira força da tentação deve ser atribuída a alguma outra fonte – a nós mesmos, e não a Deus. Veja o próximo verso.

Comentário de Joseph Benson

Tiago 1:13 . Ninguém diga, quando for tentado – Cometer pecado, seja como for; Eu sou tentado por Deus – Deus colocou essa tentação no meu caminho; pois Deus não pode ser tentado pelo mal – não pode parecer desejável, ou não detestável, aos olhos de Deus; nem pode ser inclinado a ela em nenhum grau, através de qualquer objeto externo ou qualquer movimento interno; nem tenta a ninguém – Ele não persuade nem se inclina, e muito menos restringe alguém a pecar por qualquer meio. A palavra pe??a?e?? , tentar, como vimos, muitas vezes significa “tentar, a fim de descobrir a disposição de uma pessoa ou melhorar sua virtude, Tiago 1:12 . Nesse sentido, diz-se que Deus tentou ou experimentou Abraão e os israelitas. Não que ele ignorasse as disposições de qualquer um deles. No mesmo sentido, diz-se que os israelitas tentaram ou provaram Deus. Eles colocaram seu poder e bondade em julgamento, alimentando dúvidas a respeito deles. Aqui, tentar, significa solicitar alguém a pecar e, na verdade, seduzi-lo a pecar, que é o efeito da tentação ou solicitação. Veja Tiago 1:14 . Nesse sentido, o diabo tenta os homens. E porque ele está continuamente empregado nesse trabalho malicioso, ele é chamado, a título de eminência, como tentador. É nesse sentido que devemos entender o ditado no final do versículo: que Deus é incapaz de ser tentado, isto é, seduzido para pecar por coisas más, e que ele não seduz ninguém para pecar. Deus não tendo nada para ter esperança ou temer, nenhum ser maligno, seja homem ou anjo, pode seduzi-lo ou seduzi-lo. Além disso, sua natureza infinitamente perfeita, que não admite nenhum pensamento ou inclinação do mal, ele é absolutamente ( ape??ast?? ) incapaz de ser tentado. ” Macknight.

Comentário de E.W. Bullinger

nenhum homem = ninguém. Grego. medeis.

de = de. App-104.

não pode ser, & c . = é incapaz de ser tentado. Grego. apeirastos. Só aqui.

mal . App-128.

nem tenta a ninguém ; e ele mesmo não tenta a ninguém (grego. oudeis) .

Comentário de John Calvin

13 Ninguém, quando for tentado . Aqui, sem dúvida, ele fala de outro tipo de tentação. É abundantemente evidente que as tentações externas, até agora mencionadas, são enviadas a nós por Deus. Desse modo, Deus tentou Abraão ( Gênesis 22: 1 ) e diariamente nos tenta, ou seja, ele nos tenta sobre o que somos, colocando diante de nós uma ocasião pela qual nossos corações se tornam conhecidos. Mas extrair o que está oculto em nossos corações é uma coisa muito diferente de atrair nossos corações interiormente por luxúrias perversas.

Ele então trata aqui de tentações internas que nada mais são do que desejos desordenados que atraem o pecado. Ele nega justamente que Deus é o autor desses, porque eles fluem da corrupção de nossa natureza.

Esse aviso é muito necessário, pois nada é mais comum entre os homens do que transferir para outro a culpa dos males que cometem; e então eles parecem se libertar especialmente quando o atribuem ao próprio Deus. Esse tipo de evasão que imitamos constantemente, transmitido a nós como é do primeiro homem. Por esse motivo, Tiago nos chama a confessar nossa própria culpa, e não a implicar Deus, como se ele nos obrigasse a pecar.

Mas toda a doutrina das escrituras parece ser inconsistente com esta passagem; pois nos ensina que os homens são cegos por Deus, são entregues a uma mente reprovada e entregues a luxúrias sujas e vergonhosas. A isto respondo que provavelmente Tiago foi induzido a negar que somos tentados por Deus por esse motivo, porque os ímpios, a fim de formar uma desculpa, armavam-se de testemunhos das Escrituras. Mas há duas coisas a serem notadas aqui: quando as Escrituras atribuem a Deus cegueira ou dureza de coração, ela não atribui a ele o começo dessa cegueira, nem faz dele o autor do pecado, de modo a atribuir a ele a culpa: e nessas duas coisas apenas James habita.

As escrituras afirmam que os réprobos são entregues a concupiscências depravadas; mas é porque o Senhor deprecia ou corrompe seus corações? De jeito nenhum; pois seus corações estão sujeitos a concupiscências depravadas, porque já são corruptos e cruéis. Mas como Deus cega ou endurece, ele não é o autor ou ministro do mal? Não, mas dessa maneira ele pune pecados e rende uma justa recompensa aos ímpios, que se recusaram a ser governados por seu Espírito. ( Romanos 1:26 .) Daí resulta que a origem do pecado não está em Deus, e nenhuma culpa pode ser imputada a ele como se ele tivesse prazer nos males. ( Gênesis 6: 6. )

O significado é que aquele homem em vão foge, que tenta lançar a culpa de seus vícios sobre Deus, porque todo mal procede de nenhuma outra fonte senão da luxúria perversa do homem. E o fato é que não somos desviados de outro modo, exceto que cada um tem sua própria inclinação como líder e impulsor. Mas que Deus não tenta ninguém, ele prova por isso, porque não é tentado com males (105) Pois é o diabo que nos atrai a pecar, e por essa razão, porque ele queima completamente com a louca luxúria de pecar. Mas Deus não deseja o que é mau: ele não é, portanto, o autor de fazer o mal em nós.

13) “Ninguém, quando seduzido, diga: ‘Por Deus estou seduzido;’ pois Deus não é capaz de ser seduzido por males, e ele próprio não seduz ninguém. ”

Comentário de Adam Clarke

Ninguém diga: para que o sentimento anterior não seja aplicado de maneira errada, pois a palavra tentação tem dois grandes significados: solicitação para pecar e julgamento de situações ou circunstâncias providenciais, Tiago, adotando a palavra no sentido anterior, depois de usá-la em o último, diz: Ninguém diga, quando for tentado (solicitado a pecar), sou tentado por Deus; pois Deus não pode ser tentado com o mal, nem tenta (assim) qualquer homem. Assim, o autor explicou e guardou seu significado.

Comentário de Thomas Coke

Tiago 1:13 . St. James havia dito tanto sobre o benefício das tentações, ou provações, que achava necessário proteger seus leitores contra um erro tão perigoso, como o de tornar Deus o autor do pecado, ou atribuir tentações a ele, como significam. “homens sedutores para o que é mau:” Nesse sentido, eles procedem não de Deus, mas das concupiscências dos homens, que, se cumpridas, terminam na morte, em vez de levar os homens à coroa da vida. Embora, portanto, as provações possam ser atribuídas a Deus, ainda assim a tentação, no mau sentido da palavra, não pode de forma alguma ser atribuída a ele. O pecado e a morte procedem das concupiscências e iniquidades dos homens; mas Deus não é o autor do mal; pelo contrário, ele é, como o sol no firmamento, um benfeitor universal e autor de tudo o que é bom: não, ele excede infinitamente o sol, por não estar sujeito a nenhuma mudança ou variação. – Os judeus convertidos eram pela benignidade divina trazida primeiro à igreja cristã; eles, portanto, tinham motivos peculiares para atribuir bondade a Deus e obedecer prontamente aos preceitos do evangelho; governando suas paixões, unindo suas línguas, manifestando sua mansidão e caridade, e fazendo tudo o que a religião cristã exige, através da graça divina. Tiago 1: 13-27 .

Ninguém diga – sou tentado por Deus veja em Gênesis 22: 1 . Êxodo 15:25 ; Êxodo 16: 4 . Deuteronômio 8: 2 . “Existem dois sentidos da palavra tentação, diz o Dr. Heylin, de acordo com os diferentes fins propostos; um para julgamento, outro para sedução: este último é o pretendido. Como Deus, em virtude de seu conhecimento ilimitado e poder onipotente , é incapaz de ser tentado pelos males, de modo que ele é de retidão e benevolência tão perfeitas que não tenta ninguém; isto é, não o atrai para o pecado nem o coloca, em nenhuma circunstância imaginável, sob uma necessidade moral. de cometer “.

Comentário de John Wesley

Ninguém diga que, quando é tentado, sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, nem tenta a ninguém.

Mas não deixe ninguém que é tentado – pecar.

Diga, sou tentado por Deus – Deus assim não tenta ninguém.

Referências Cruzadas

Gênesis 3:12 – Disse o homem: “Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.

Isaías 63:17 – Senhor, por que nos fazes andar longe dos teus caminhos e endureces o nosso coração para não termos temor de ti? Volta, por amor dos teus servos, por amor das tribos que são a tua herança!

Habacuque 2:12 – “Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crime!

Romanos 9:19 – Mas algum de vocês me dirá: “Então, por que Deus ainda nos culpa? Pois, quem resiste à sua vontade? “

Tiago 1:2 – Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações,

Tiago 1:12 – Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *