Estudo de Romanos 9:19 – Comentado e Explicado

Dir-me-ás talvez: Por que ele ainda se queixa? Quem pode resistir à sua vontade?
Romanos 9:19

Comentário de Albert Barnes

Tu dirás então para mim – O apóstolo aqui se refere a uma objeção que pode ser feita ao seu argumento. Se a posição que ele tentava estabelecer era verdadeira; se Deus tinha um propósito em todas as suas relações com as pessoas; se todas as revoluções entre as pessoas aconteciam de acordo com seu decreto, para que ele não estivesse desapontado ou seu plano frustrado; e se sua própria glória estava garantida em tudo isso, por que ele poderia culpar as pessoas?

Por que ele ainda encontra falhas? Por que ele culpa as pessoas, pois a conduta delas está de acordo com o seu propósito, e desde que ele concede misericórdia de acordo com sua vontade soberana? Essa objeção foi feita por pecadores em todas as épocas. É a objeção permanente contra as doutrinas da graça. A objeção é fundada,

(1) Sobre a dificuldade de conciliar os propósitos de Deus com o livre arbítrio do homem.

(2) assume, o que não pode ser provado, que um plano ou propósito de Deus deve destruir a liberdade do homem.

(3) diz-se que, se o plano de Deus é cumprido, o que é melhor a ser feito é feito e, é claro, o homem não pode ser responsabilizado. Essas objeções são atendidas pelo apóstolo no argumento a seguir.

Quem resistiu à sua vontade? Ou seja, quem “se opôs com sucesso” à sua vontade ou frustrou seu plano? A palavra traduzida como “resistir” é comumente usada para denotar a resistência oferecida por soldados ou homens armados. Assim, Efésios 6:13 : “Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir (resistir ou opor-se com sucesso) no dia mau:” ver Lucas 21:15 : “Eu lhe darei uma boca e sabedoria que todos os seus adversários não serão capazes de contradizer ou resistir; ” veja também Atos 7:10 ; Atos 13: 8 , “Mas Elias… resistiu a eles, etc.” A mesma palavra grega, Romanos 13: 2 ; Gálatas 2:11 . Isso não significa que ninguém tenha oferecido resistência ou oposição a Deus, mas que ninguém tenha feito isso com sucesso. Deus havia cumprido seus propósitos “apesar” da oposição deles. Este foi um ponto estabelecido nos escritos sagrados e uma das doutrinas admitidas pelos judeus. Estabelecer isso fazia parte do plano do apóstolo; e a dificuldade agora era ver como, admitindo isso, as pessoas podiam ser responsabilizadas pelo crime. Que era a doutrina das Escrituras, ver 2 Crônicas 20: 6: “Na tua mão“ não existe ”poder e poder, de modo que ninguém possa resistir a ti?” Daniel 4:35 , “ele faz conforme a sua vontade no exército do céu e entre os habitantes da terra, e ninguém pode ficar com a mão ou dizer-lhe: O que fazes?” Veja também o caso de José e seus irmãos, Gênesis 50:20 : “Quanto a vós, julgastes o mal contra mim, mas Deus o fez bem.”

Comentário de E.W. Bullinger

encontrar falha . Grego. memphomai. Somente aqui, Marcos 7: 2 . Hebreus 8: 8 .

vontade . App-102.

Comentário de John Calvin

19. Você dirá, etc. Aqui, de fato, a carne especialmente tempestua, ou seja, quando ouve que aqueles que perecem foram destinados pela vontade de Deus à destruição. Portanto, o apóstolo adota novamente as palavras de um oponente; pois viu que as bocas dos ímpios não podiam ser impedidas de clamar corajosamente contra a justiça de Deus; e ele muito adequadamente expressa sua mente; por não se contentarem em se defender, tornam Deus culpado em vez de si mesmos; e então, depois de terem devolvido a culpa de sua própria condenação, eles se indignaram contra seu grande poder. (302) Eles são realmente constrangidos a ceder; mas eles atacam porque não conseguem resistir; e atribuindo domínio a ele, de certa maneira o acusam de tirania. Do mesmo modo, os sofistas em suas escolas disputam tolamente o que chamam de justiça absoluta, como se esquecessem de sua própria justiça, ele tentaria o poder de sua autoridade jogando todas as coisas em confusão. Assim, então, fale o ímpio nesta passagem: “Que causa ele tem que se zangar conosco? Uma vez que ele nos formou como somos, uma vez que ele nos leva à sua vontade, onde quer, o que mais ele nos destrói, mas castiga seu próprio trabalho em nós? Pois não está em nosso poder lutar com ele; por mais que possamos resistir, ele ainda terá vantagem. Então o seu julgamento será injusto, se ele nos condenar; e incontrolável é o poder que ele agora emprega para nós. ” O que Paulo diz a essas coisas?

Comentário de Adam Clarke

Por que ele ainda encontra falhas? O apóstolo aqui apresenta o judeu fazendo uma objeção semelhante à de Romanos 3: 7 ; : Se a verdade de Deus mais abundou através da minha mentira para a sua glória, isto é, se a fidelidade de Deus é glorificada pela minha maldade, por que ainda sou julgado também como pecador? Por que sou condenado por aquilo que lhe traz tanta glória? A questão aqui é: se a glória de Deus é tão altamente promovida e manifestada por nossa obstinação, e Ele nos sofre para prosseguir em nossa dureza e infidelidade, por que ele encontra falhas conosco ou nos castiga pelo que é de acordo com seu bom prazer? ?

Comentário de Thomas Coke

Romanos 9:19 . Por que ele ainda encontra falhas? Essa objeção é colocada de maneira um pouco diferente, cap. Romanos 3: 7 . Aí está: “Se a fidelidade de Deus é glorificada por minha maldade, por que sou condenado como pecador?” Aqui está: “Se Deus, para sua própria glória, decide nos permitir continuar com dureza e infidelidade, por que ele acha falta conosco?” Veja a resposta no próximo versículo.

Comentário de John Wesley

Então me dirás: Por que ele ainda acha falhas? Pois quem resistiu à sua vontade?

Por que ele ainda encontra falhas ? A partícula ainda é fortemente expressiva do murmúrio azedo e sombrio do opositor.

Para quem resistiu à sua vontade – A palavra sua também expressa sua segurança e aversão a Deus, a quem ele nem sequer se digna nomear.

Referências Cruzadas

Gênesis 50:20 – Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.

2 Crônicas 20:6 – e orou: “Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu governas sobre todos os reinos do mundo. Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti.

Jó 9:12 – Se ele apanha algo, quem pode pará-lo? Quem pode dizer-lhe: ‘O que fazes? ’

Jó 9:19 – Se é questão de força, ele é poderoso! E se é questão de justiça, quem o intimará?

Jó 23:13 – “Mas ele é ele! Quem poderá fazer-lhe oposição? Ele faz o que quer.

Salmos 76:10 – Até a tua ira contra os homens redundará em teu louvor, e os sobreviventes da tua ira se refrearão.

Isaías 10:6 – Eu os envio contra uma nação ímpia, contra um povo que me enfurece, para saqueá-lo e arrancar-lhe os bens, e para pisoteá-lo como a lama das ruas.

Isaías 46:10 – Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada.

Daniel 4:35 – Todos os povos da terra são como nada diante dele. Ele age como lhe agrada com os exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão nem de dizer-lhe: “O que fizeste? “

Marcos 14:21 – O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido”.

Atos dos Apóstolos 2:23 – Este homem lhes foi entregue por propósito determinado e pré-conhecimento de Deus; e vocês, com a ajuda de homens perversos, o mataram, pregando-o na cruz.

Atos dos Apóstolos 4:27 – De fato, Herodes e Pôncio Pilatos reuniram-se com os gentios e com os povos de Israel nesta cidade, para conspirar contra o teu santo servo Jesus, a quem ungiste.

Romanos 3:5 – Mas, se a nossa injustiça ressalta de maneira ainda mais clara a justiça de Deus, que diremos? Que Deus é injusto por aplicar a sua ira? ( Estou usando um argumento humano. )

Romanos 3:8 – Por que não dizer como alguns caluniosamente afirmam que dizemos: “Façamos o mal, para que nos venha o bem”? A condenação dos tais é merecida.

1 Coríntios 15:12 – Ora, se está sendo pregado que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como alguns de vocês estão dizendo que não existe ressurreição dos mortos?

1 Coríntios 15:35 – Mas alguém pode perguntar: “Como ressuscitam os mortos? Com que espécie de corpo virão? “

Tiago 1:13 – Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *