Estudo de Romanos 3:8 – Comentado e Explicado

Então, por que não faríamos o mal para que dele venha o bem, expressão que os caluniadores, falsamente, nos atribuem? É justo que estes tais sejam condenados.
Romanos 3:8

Comentário de Albert Barnes

E não melhor – Esta é a resposta do apóstolo. Ele atende à objeção, mostrando sua tendência, se realizada, e se ela se tornou um princípio de conduta. O significado é: “Se a glória de Deus deve ser promovida pelo pecado, e se um homem não deve, portanto, ser condenado ou considerado culpado por isso; se esse fato absolve o homem do crime, “por que não levar adiante a doutrina e torná-la um princípio de conduta, e fazer todo o mal que pudermos, a fim de promover sua glória?” Essa foi a conseqüência justa da objeção. E, no entanto, este foi um resultado tão chocante e monstruoso, que tudo o que era necessário para responder à objeção era apenas declarar essa conseqüência. Os sentimentos morais de todo homem se revoltariam com a doutrina; todo mundo saberia que isso não poderia ser verdade; e todo homem, portanto, podia ver que a objeção não era válida.

Como nós – Isto se refere, sem dúvida, aos apóstolos e aos cristãos em geral. É inquestionável que essa acusação foi muitas vezes apresentada contra eles.

Caluniosamente relatado – grego, como somos “blasfemados”. Este é o uso legítimo e adequado da palavra “blasfema”, para falar de alguém de maneira reprovadora e caluniosa.

Como alguns afirmam … – Sem dúvida judeus. Por que eles deveriam afirmar isso, não se sabe. Foi, sem dúvida, alguma perversão das doutrinas que os apóstolos pregaram. As doutrinas que foram deturpadas e abusadas foram provavelmente as seguintes: os apóstolos ensinaram que os pecados das pessoas eram a ocasião de promover a glória de Deus no plano de salvação. Que “onde o pecado abundava, a graça abundava muito mais”; Romanos 5:20 . Que Deus, na salvação das pessoas, seria glorificado exatamente na proporção da profundidade e poluição da culpa que foi perdoada. Isso era verdade; mas quão fácil foi deturpar isso como ensinando que as pessoas deveriam pecar para promover a glória de Deus! e, em vez de declarar isso como uma inferência que eles tiraram da doutrina, declarar como o que os apóstolos realmente ensinaram. Este é o modo comum em que as acusações são apresentadas contra outras pessoas. As pessoas fazem uma inferência elas mesmas, ou supõem que a doutrina a conduz a tal inferência, e depois a cobram dos outros como o que eles realmente sustentam e ensinam. Há uma máxima da qual nunca se deve afastar: “Que um homem não deve ser responsabilizado pelas inferências que podemos extrair de sua doutrina; e que ele nunca deve ser representado como mantendo e ensinando o que supomos seguir a partir de sua doutrina. ” Ele é responsável apenas pelo que declara.

Façamos o mal – isto é, já que o pecado é promover a glória de Deus, vamos cometer o máximo possível.

Que o bem possa vir – Que Deus aproveite a ocasião para promover sua glória.

Cuja condenação é justa – Cuja “condenação”; veja a nota em Romanos 14:23 . Isso não se refere necessariamente a punições futuras, mas significa que a conduta daqueles que, assim, caluniaram perversamente as doutrinas da religião cristã, e acusaram os apóstolos de ensiná-la, merecia condenação ou punição. Assim, ele nega expressamente, em linguagem forte, a doutrina imposta aos cristãos. Assim, ele silencia a objeção. E assim ele ensina, como uma grande lei fundamental, “que o mal não deve ser feito para que o bem possa vir”. Esta é uma regra universal. E isso não é, em caso algum, de partida. Tudo o que é mau não deve ser feito sob qualquer pretexto. Qualquer bem imaginável que possamos achar que resultará dele; qualquer vantagem para nós mesmos ou para nossa causa; ou qualquer glória que possamos achar que possa resultar para Deus não sancionará ou justificará a ação. Integridade e honestidade rígidas e intransigentes devem ser a máxima de nossas vidas; e nessa vida somente podemos esperar o sucesso ou a bênção de Deus.

Comentário de E.W. Bullinger

não . . . venha? = (por que) não (digamos), como somos difamados, e como alguns afirmam que dizemos. Vamos fazer, etc. Figura de linguagem Epitrechon (App-6).

denunciado caluniosamente . Grego. blasphemeo. Compare Romanos 2:24 . Atos 13:45 .

afirmam . Grego. phemi. Somente aqui em romanos. Ocorre cinquenta e oito vezes, sempre “diga” , exceto aqui.

mal . Literal. as coisas más. Grego. kakos. App-128.

isso = para que isso. Grego. hina.

bom Literalmente as coisas boas.

condenação . Grego. krima. App-177.

apenas Grego. endikos . App-191.

Comentário de John Calvin

8. E não, etc. Essa é uma sentença elíptica, na qual uma palavra deve ser entendida. Será completo, se você o ler assim: – “e por que não é dito (como somos repreendidos, etc.) que devemos fazer males, para que coisas boas venham?” Mas o apóstolo se digna a não responder à difamação; que ainda podemos verificar pela razão mais sólida. A pretensão, de fato, é esta: “Se Deus é glorificado por nossa iniqüidade, e se nada pode ser feito pelo homem nesta vida mais adequado do que promover a glória de Deus, então pecemos para promover sua glória!” Agora a resposta para isso é evidente: “Que o mal não pode por si só produzir nada além do mal; e que a glória de Deus é através do nosso pecado ilustrado, não é obra do homem, mas obra de Deus; quem, como trabalhador maravilhoso, sabe como vencer nossa maldade e convertê-la para outro fim, de modo a torná-la contrária ao que pretendemos, à promoção de sua própria glória. ” Deus nos prescreveu o caminho pelo qual ele próprio seria glorificado por nós, mesmo pela verdadeira piedade, que consiste na obediência à sua palavra. Quem pula esse limite não se esforça para honrar a Deus, mas para desonrá-lo. Que aconteça o contrário, deve ser atribuído à Providência de Deus, e não à maldade do homem; através do qual não ocorre, que a majestade de Deus não seja ferida, ou seja, totalmente derrubada (94)

(Como somos reprovados). Etc. Como Paulo fala com tanta reverência dos julgamentos secretos de Deus, é de admirar que seus inimigos tenham caído em tanta devassidão que o caluniem: mas nunca houve tanta reverência e seriedade demonstradas. pelos servos de Deus como suficientes para controlar línguas impuras e virulentas. Não é novidade que os adversários hoje em dia carreguem tantas acusações falsas e tornem odiosa nossa doutrina, que nós mesmos sabemos ser o puro evangelho de Cristo, e que todos os anjos, bem como os fiéis, são nossas testemunhas. Nada pode ser imaginado mais monstruoso do que o que lemos aqui foi colocado sob a acusação de Paulo, até o fim, de que sua pregação poderia ser odiada pelos inexperientes. Vamos então suportar este mal, quando os ímpios abusam da verdade que pregamos por suas calúnias: nem deixamos, por esse motivo, defender constantemente a genuína confissão dela, na medida em que ela tem poder suficiente para esmagar e dissipar sua fé. falsidades. Ao mesmo tempo, de acordo com o exemplo do apóstolo, vamos nos opor, tanto quanto possível, a todas as sutilezas maliciosas ( técnicas – ofícios, artimanhas) – de que a base e os abandonados não possam, sem algum cheque, falar mal de alguém. nosso Criador.

Cujo julgamento é justo. Alguns tomam isso em um sentido ativo, como significando que Paulo até agora lhes concorda, que o que eles objetavam era absurdo, a fim de que a doutrina do evangelho não pudesse ser pensada para estar relacionada a tais paradoxos: mas eu aprovo mais significado passivo; pois não seria adequado simplesmente expressar uma aprovação de tal maldade, que, pelo contrário, merecia ser severamente condenada; e é isso que Paulo me parece ter feito. E a perversidade deles deveria, em dois relatos, ser condenada: primeiro, porque essa impiedade conquistara o consentimento de suas mentes; e segundo, porque, ao negociar o evangelho, eles ousaram tirar dele sua calúnia.

Comentário de Adam Clarke

Apóstolo. E não melhor, etc. – E por que você não diz, vendo que assume esse fundamento, que em todos os casos devemos agir impiamente, porque Deus, ao perdoar livremente, pode glorificar sua própria graça? Este é um sentimento muito ímpio, mas decorre do seu raciocínio; foi, de fato, injuriosamente acusado de nós apóstolos, que pregamos a doutrina do perdão livre, pela fé, sem o mérito das obras; mas isso é uma manifestação tão perversa da verdade que se pode esperar que um castigo justo caia sobre os propagadores de uma calúnia.

Comentário de Scofield

condenação

ou seja, condenação.

Comentário de John Wesley

E não melhor, (como somos difamados, e como alguns afirmam que dizemos) façamos o mal, para que venha o bem? cuja condenação é justa.

Cuja condenação é justa – A condenação de todos que falam ou agem dessa maneira. Portanto, o apóstolo nega absolutamente a legalidade de “fazer o mal”, qualquer mal “, para que o bem venha”.

Referências Cruzadas

Mateus 5:11 – “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês.

Romanos 5:20 – A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça,

Romanos 6:1 – Que diremos então? Continuaremos pecando para que a graça aumente?

Romanos 6:15 – E então? Vamos pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De maneira nenhuma!

Romanos 7:7 – Que diremos então? A lei é pecado? De maneira nenhuma! De fato, eu não saberia o que é pecado, a não ser por meio da lei. Pois, na realidade, eu não saberia o que é cobiça, se a lei não dissesse: “Não cobiçarás”.

1 Pedro 3:16 – Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando boa consciência, de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo, fiquem envergonhados de suas calúnias.

Judas 1:4 – Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *