Estudo de João 12:38 – Comentado e Explicado

Assim se cumpria o oráculo do profeta Isaías: Senhor, quem creu em nossa pregação? E a quem foi revelado o braço do Senhor {Is 53,1}?
João 12:38

Comentário de Albert Barnes

O ditado – A palavra de Isaías, ou aquilo que Isaías predisse. Isso ocorre em Isaías 53: 1 .

Pode ser cumprido – Que o mesmo efeito ocorra no tempo de Isaías. Isso não significa que os fariseus rejeitaram a Cristo para que a profecia de Isaías fosse cumprida, mas que, por sua rejeição a ele, ocorreu a mesma coisa que ocorreu no tempo de Isaías. Sua mensagem foi desprezada pela nação e ele próprio foi morto. E também era verdade – pelas mesmas causas, pela mesma nação que a mesma mensagem do evangelho foi rejeitada pelos judeus no tempo de Cristo. A mesma linguagem do profeta expressaria ambos os eventos, e sem dúvida o Espírito Santo pretendia marcar os dois eventos. Desta forma, foi completamente cumprida. Veja as notas em Isaías 53: 1 .

Nosso relatório – Literalmente, por relatório entende-se “o que é ouvido”. Nosso discurso, nossa mensagem. Ou seja, poucos ou nenhum receberam a mensagem. A forma da pergunta é uma maneira enfática de dizer que ela foi rejeitada.

O braço do Senhor – O braço é um símbolo de poder, pois é o instrumento pelo qual executamos nossos propósitos. É colocado para o poder de Deus, Isaías 51: 9 ; Isaías 52:10 . Assim, diz-se que ele tirou os filhos de Israel do Egito com um braço alto, isto é, com grande poder. Portanto, significa o poder de Deus em defender seu povo, em vencer seus inimigos e em salvar a alma. Neste lugar, denota claramente o poder exibido pelos milagres de Cristo.

Revelado – Tornado conhecido, visto, entendido. Embora o poder de Deus tenha sido exibido, as pessoas não o viram e o entenderam.

Comentário de E.W. Bullinger

dizendo. Grego. logotipos. Veja nota em Marcos 9:32 . Isto é citado em Isaías 53: 1 . Veja nota lá.

Esaias . Forma grega de Isaías.

cumprida . Pleroo grego = cheio ou completo. Ver João 13:18 ; João 15:25 ; João 17:12 ; João 18: 9 , João 18:32 , João 19:24 , João 19:36 .

acreditado . App-150.

o braço do Senhor = Messias, como executor de Seus decretos. Isaías 51: 9 ; Isaías 52:10 . Compare “eixo polido” , Isaías 49: 2 .

Comentário de John Calvin

38. Para que as palavras de Isaías, o profeta, sejam cumpridas. João não significa que a previsão impôs uma necessidade aos judeus; pois Isaías ( Isaías 53: 1 ; Romanos 10:16 ) não pronunciou nada além do que o Senhor lhe revelou dos tesouros secretos de seu propósito. De fato, deve ter acontecido, embora o profeta não tivesse falado disso; mas como os homens não sabiam o que deveria acontecer, se Deus não tivesse testemunhado pela boca do profeta, o evangelista coloca diante de nossos olhos na previsão, como em um espelho, o que de outra forma teria parecido aos homens obscuro e quase incrível .

Senhor, quem creu? Esta frase contém duas cláusulas. No primeiro, Isaías, tendo começado a falar de Cristo, prevendo que tudo o que ele proclama sobre Cristo, e tudo o que depois será divulgado pelos apóstolos, será geralmente rejeitado pelos judeus, exclama, como se estivesse atônito. em algo estranho e monstruoso, Senhor , quem acreditará em nosso relato ou em nosso discurso ? (29)

A quem o braço do Senhor foi revelado? Nesta segunda cláusula, ele atribui a razão pela qual eles são poucos; e essa razão é que os homens não a alcançam por sua própria força, e Deus não ilumina tudo sem distinção, mas concede a graça de seu Espírito Santo a muito poucos, (30) E se entre os judeus a obstinada incredulidade de muitos não deveria ter sido um obstáculo para os crentes, embora fossem poucos em número, o mesmo argumento deveria nos convencer, atualmente, a não ter vergonha do evangelho, embora tenha poucos discípulos. Mas devemos primeiro observar a razão que se acrescenta: que o que faz os homens crentes não é sua própria sagacidade, mas a revelação de Deus. A palavra braço, é bem conhecido, denota poder . O profeta declara que o braço de Deus , que está contido na doutrina do Evangelho, permanece oculto até que seja revelado, e ao mesmo tempo testifica que nem todos são participantes indiscriminadamente dessa revelação . Por conseguinte, muitos são deixados em sua cegueira destituídos de luz interior, porque ouvindo eles não ouvem ( Mateus 13:13 .)

Comentário de Adam Clarke

Que o ditado de Esaias – Ou, assim, a palavra de Isaías foi cumprida. Então eu acho que ??a (geralmente traduzido como isso) deve ser traduzido. Pois certamente não significa o fim que os fariseus tinham em vista por não acreditar; nem o fim que o profeta tinha em vista ao prever a incredulidade dos judeus; mas simplesmente, tal coisa foi dita pelo profeta, a respeito dos judeus de seu próprio tempo, e teve sua realização literal naqueles do tempo de nosso Senhor.

Nosso relatório – O testemunho dos profetas, a respeito da pessoa, ofício, sofrimentos, morte e sacrifício do Messias. Veja Isaías 53: 1 , etc.

O braço do Senhor – O poder, força e milagres de Cristo.

Comentário de Thomas Coke

João 12:38 . Que o ditado de Esaias, o profeta, etc. – Para que o ditado fosse cumprido, etc. Heylin, Jeffryes, etc. Veja a nota em Isaías 53: 1 . A frase foi revelado o braço do Senhor? alguns pensam que aludem ao hábito geralmente usado pelo povo oriental, e especialmente por pessoas de classe; que era uma túnica longa sem mangas; de modo que, quando o braço estava estendido para executar qualquer ação que exigisse força, ele aparecia descoberto, Isaías 52:10 . Nesse sentido, implica que sempre que a verdadeira fé é produzida na mente, ela é sempre acompanhada por uma energia divina.

Comentário de John Wesley

Para que se cumprisse o ditado de Isaías, o profeta, que ele falou, Senhor, que creu em nosso relato? e a quem foi revelado o braço do Senhor?

O braço do Senhor – O poder de Deus manifestado por Cristo, em sua pregação, milagres e obra de redenção. Isaías 53: 1 .

Referências Cruzadas

2 Crônicas 32:20 – Por tudo isso o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, clamaram em oração aos céus.

Salmos 44:3 – Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles.

Isaías 40:10 – O Soberano Senhor vem com poder! Com seu braço forte ele governa. A sua recompensa com ele está, e seu galardão o acompanha.

Isaías 51:5 – Minha retidão logo virá, minha salvação está a caminho, e meu braço trará justiça às nações. As ilhas esperarão em mim e aguardarão esperançosamente pelo meu braço.

Isaías 51:9 – Desperta! Desperta! Veste-te de força, ó braço do Senhor; acorda, como em dias passados, como em gerações de outrora. Não foste tu que cortaste o Monstro dos Mares em pedaços, que traspassaste aquela serpente aquática?

Isaías 53:1 – Quem creu em nossa mensagem e a quem foi revelado o braço do Senhor?

Mateus 15:7 – Hipócritas! Bem profetizou Isaías acerca de vocês, dizendo:

Mateus 16:17 – Respondeu Jesus: “Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus.

Mateus 27:35 – Depois de o crucificarem, dividiram as roupas dele, tirando sortes.

João 15:25 – Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’.

João 17:12 – Enquanto estava com eles, eu os protegi e os guardei pelo nome que me deste. Nenhum deles se perdeu, a não ser aquele que estava destinado à perdição, para que se cumprisse a Escritura.

João 19:24 – “Não a rasguemos”, disseram uns aos outros. “Vamos decidir por sorteio quem ficará com ela. ” Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura que diz: “Dividiram as minhas roupas entre si, e tiraram sortes pelas minhas vestes”. Foi o que os soldados fizeram.

João 19:36 – Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”,

Atos dos Apóstolos 8:28 – de volta para casa, sentado em sua carruagem, lia o livro do profeta Isaías.

Atos dos Apóstolos 13:27 – O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados.

Romanos 10:16 – No entanto, nem todos os israelitas aceitaram as boas novas. Pois Isaías diz: “Senhor, quem creu em nossa mensagem? “

Romanos 10:20 – E Isaías diz ousadamente: “Fui achado por aqueles que não me procuravam; revelei-me àqueles que não perguntavam por mim”.

1 Coríntios 1:24 – mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus.

2 Coríntios 3:14 – Na verdade as mentes deles se fecharam, pois até hoje o mesmo véu permanece quando é lida a antiga aliança. Não foi retirado, porque é somente em Cristo que ele é removido.

2 Coríntios 4:3 – Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto.

Gálatas 1:16 – revelar o seu Filho em mim para que eu o anunciasse entre os gentios, não consultei pessoa alguma.

Efésios 1:17 – Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *