Estudo de João 15:25 – Comentado e Explicado

Mas foi para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo {Sl 34,19; 68,5}.
João 15:25

Comentário de Albert Barnes

Em sua lei – Salmo 35:19 . Todo o Antigo Testamento às vezes era chamado de lei. O significado aqui é que o mesmo aconteceu com ele, que fez com o salmista. As mesmas palavras que Davi usou no respeito a seus inimigos expressariam, também, a conduta dos judeus e seu tratamento do Messias. Nos dois casos, foi sem motivo. Jesus não havia infringido nenhuma lei, não havia ferido seu país ou qualquer indivíduo. Ainda é verdade que os pecadores o odeiam da mesma maneira. He injures no one, but, amid all their hatred, he seeks their welfare; and, while they reject him in a manner for which they “can give no reason in the day of judgment,” he still follows them with mercies and entreats them to return to him. Who has ever had any reason to hate the Lord Jesus? What injury has he ever done to any one of the human race? What evil has he ever said or thought of any one of them? What cause or reason had the Jews for putting him to death? What reason has the sinner for hating him now? What reason for neglecting him? No one can give a reason for it that will satisfy his own conscience, none that has the least show of plausibility. Yet no being on earth has ever been more hated, despised, or neglected, and in every instance it has been “without a cause.” Reader, do you hate him? If so, I ask you why? Wherein has he injured you? or why should you think or speak reproachfully of the benevolent and pure Redeemer?

Comentário de E.W. Bullinger

realizada. Veja a nota “cheio” em João 15:11 .

a lei deles . Compare João 8:17 .

Eles odiavam , etc. Citado nos Salmos 35:19 com Salmos 69: 4 . Compare também os Salmos 109: 3 com os Salmos 119: 161 .

sem uma causa . Dorean grego . Ocorre oito vezes; traduzido “livremente” em Mateus 10: 8 . Romanos 3:24 . 2 Coríntios 11: 7 . Apocalipse 21: 6 ; Apocalipse 22:17 , “em vão”, Gálatas 2:21 “para nada”, 2 Tessalonicenses 3: 8 .

Comentário de John Calvin

25. Mas para que a palavra seja cumprida. O que é contrário à natureza parece incrível. Mas nada é mais contrário à razão do que odiar a Deus; e, portanto, Cristo diz que tão grande era a malícia com a qual suas mentes foram envenenadas, que o odiaram sem causa. Cristo cita uma passagem dos Salmos 35:19 , que, segundo ele, agora está cumprida Não que a mesma coisa acontecesse não aconteceu antes com Davi, mas reprovou a obstinada malícia da nação, que reinava perpetuamente de uma era para outra, sendo continuada de avós a netos em sucessão ininterrupta; como se ele dissesse que eles não eram de modo algum melhores do que seus pais, que odiavam Davi sem causa.

O que está escrito na lei deles. Pela palavra Lei, ele quer dizer os Salmos; pois toda a doutrina dos profetas não passava de um apêndice à lei ; e sabemos que o ministério de Moisés durou até o tempo de Cristo. Ele chama isso de Lei , não como uma expressão de respeito por eles, mas para feri-los mais profundamente por uma designação que era bem conhecida entre eles; como se ele tivesse dito: “Eles têm uma lei transmitida a eles por direito hereditário, na qual vêem seus costumes pintados para a vida”.

Comentário de Adam Clarke

Escrito na lei deles – Veja em João 10:34 ; (Nota). Essas palavras são retiradas do Salmo 69: 4 . Este salmo é aplicado a Cristo, João 2:17 ; João 19:28 ; para a vingança de Deus contra a Judéia, Atos 1:20 . O salmo parece inteiramente profético de Cristo. A sua profunda humilhação é referida, Salmo 69: 2-5 ; sua oração por seus discípulos e seguidores, Salmo 69: 6 ; que por si mesmo, no jardim do Getsêmani, Salmo 69: 15-19 ; sua crucificação, Salmo 69: 20-22 ; a vingança de Deus contra os judeus, do Salmo 69: 23-29 ; a maneira gloriosa pela qual ele se livra de todos os seus sofrimentos, Salmo 69:30 ; a abolição dos ritos e cerimônias mosaicas, Salmo 69:31 , em comparação com Isaías 66: 3 ; e, finalmente, o estabelecimento do Evangelho por todo o mundo, no Salmo 69:33 ; e seguintes versículos. O leitor fará bem em consultar o salmo antes de prosseguir.

Comentário de Thomas Coke

João 15:25 . Que a palavra possa ser cumprida “Não se surpreenda que eu, o Messias, tenha sido rejeitado pelos judeus: isso aconteceu de acordo com a previsão de seus próprios profetas, e particularmente a de Davi, Salmos 35:19 “. Veja também Isaías 53: 3-9 . Daniel 9:26 e Zacarias 12:10 .

Comentário de John Wesley

Mas isto acontece, para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Eles me odiaram sem causa.

Salmo 69: 4 .

Referências Cruzadas

Salmos 7:4 – se fiz algum mal a um amigo ou se poupei sem motivo o meu adversário,

Salmos 35:19 – Não deixes que os meus inimigos traiçoeiros se divirtam à minha custa; não permitas que aqueles que sem razão me odeiam troquem olhares de desprezo.

Salmos 69:4 – Os que sem razão me odeiam são mais do que os fios de cabelo da minha cabeça; muitos são os que me prejudicam sem motivo, muitos, os que procuram destruir-me. Sou forçado a devolver o que não roubei.

Salmos 109:3 – Eles me cercaram com palavras carregadas de ódio; atacaram-me sem motivo.

Mateus 10:8 – Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça.

Lucas 24:44 – E disse-lhes: “Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos”.

João 10:34 – Jesus lhes respondeu: “Não está escrito na Lei de vocês: ‘Eu disse: Vocês são deuses’?

João 19:36 – Estas coisas aconteceram para que se cumprisse a Escritura: “Nenhum dos seus ossos será quebrado”,

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 3:24 – sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.

2 Coríntios 11:7 – Será que cometi algum pecado ao humilhar-me a fim de elevá-los, pregando-lhes gratuitamente o evangelho de Deus?

Gálatas 2:21 – Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça vem pela lei, Cristo morreu inutilmente! “

2 Tessalonicenses 3:8 – nem comemos coisa alguma à custa de ninguém. Pelo contrário, trabalhamos arduamente e com fadiga, dia e noite, para não sermos pesados a nenhum de vocês,

Apocalipse 21:6 – Disse-me ainda: “Está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem tiver sede, darei de beber gratuitamente da fonte da água da vida.

Apocalipse 22:17 – O Espírito e a noiva dizem: “Vem! ” E todo aquele que ouvir diga: “Vem! ” Quem tiver sede, venha; e quem quiser, beba de graça da água da vida.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *