Estudo de João 10:34 – Comentado e Explicado

Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Vós sois deuses {Sl 81,6}?
João 10:34

Comentário de Albert Barnes

Jesus respondeu a eles – A resposta de Jesus consiste em duas partes. O primeiro João 10: 34-36 mostra que eles não devem se opor ao uso da palavra Deus, mesmo que ele não fosse mais que um homem. O segundo João 10: 37-38 repete substancialmente o que ele havia dito antes, deixou a mesma impressão e, como prova disso, ele apelou para suas obras.

João 10:34

Em sua lei – Salmo 82: 6 . A palavra “lei” aqui é usada para incluir o Antigo Testamento.

Eu disse – O salmista disse, ou Deus disse pelo salmista.

Vós sois deuses – Isso foi dito dos magistrados por causa da dignidade e honra de seus ofícios, e mostra que a palavra hebraica traduzida como “deus”, ????? `elohiymin, pode ser aplicada ao homem. Tal uso da palavra é, no entanto, raro. Veja exemplos em Êxodo 7: 1 ; Êxodo 4:16 .

João 10:35

Para quem a palavra de Deus veio – Ou seja, quem eram seus servos, ou que receberam sua dignidade e honra apenas porque a lei de Deus lhes era confiada. “A Palavra de Deus” aqui significa o mandamento de Deus; sua comissão a eles para fazer justiça.

A escritura não pode ser quebrada – Veja Mateus 5:19 . A autoridade das Escrituras é final; não pode ser deixado de lado. O significado é: “Se, portanto, as Escrituras usam a palavra“ deus ” ????? `elohiymas aplicada aos magistrados, isso resolve a questão de que é correto aplicar o termo àqueles que exercem cargos e autoridade. Se aplicado a eles, pode ser para outros em escritórios semelhantes. Portanto, não pode ser blasfêmia usar esta palavra como aplicável a uma personagem muito mais exaltada do que meros magistrados que o Messias. ”

João 10:36

A quem o Pai santificou – A palavra “santificar” conosco significa tornar santo; mas este não é o seu significado aqui, pois o Filho de Deus sempre foi santo. A palavra original significa separar de um uso comum para um uso sagrado; dedicar a um propósito sagrado e designar ou consagrar a um ofício sagrado. Este é o significado aqui. Deus consagrou ou designou seu Filho para ser seu Mensageiro ou Messias para a humanidade. Ver Êxodo 28:41 ; Êxodo 29: 1 , Êxodo 29:44 ; Levítico 8:30 .

E enviado ao mundo – como o Messias, um cargo muito mais exaltado do que o dos magistrados.

Eu sou o Filho de Deus – isto os judeus evidentemente entenderam como o mesmo que dizer que ele era igual a Deus. Essa expressão ele costumava aplicar a si mesmo. O significado deste lugar pode ser assim expresso: “Você me acusou de blasfêmia. O fundamento dessa acusação é o uso do nome Deus, ou o Filho de Deus, aplicado a mim mesmo; no entanto, esse mesmo termo é aplicado nas Escrituras aos magistrados. O uso dela mostra que é correto aplicá-lo àqueles que mantêm cargos importantes (ver as notas de João 10: 34-35 ). E especialmente vocês, judeus, não devem tentar acusar de blasfêmia a aplicação de uma palavra ao Messias, que em suas próprias Escrituras é aplicada a todos os magistrados. E podemos observar aqui:

1. Que Jesus não negou que ele pretendia aplicar o termo a si mesmo.

2.Ele não negou que foi aplicado corretamente a ele.

3. Ele não negou que isso implicava que ele era Deus. Ele afirmou apenas que eles eram inconsistentes e não estavam autorizados a apresentar uma acusação de blasfêmia pela aplicação do nome a si próprio.

João 10:37

As obras de meu pai – as mesmas obras que meu pai faz. Ver João 5:17 ; “Meu pai trabalha até agora, e eu trabalho.” Veja a nota naquele lugar. As obras de seu pai são aquelas que somente Deus pode fazer. Assim como Jesus os fez, mostra que o nome “Filho de Deus”, que implica igualdade com Deus, foi aplicado corretamente a ele. Isso mostra conclusivamente que ele pretendia ser entendido como afirmando ser igual a Deus. Então os judeus naturalmente o entenderam João 10:39 , e eles ficaram com essa impressão em suas mentes.

João 10:38

Acredite nas obras – Embora você não me credite, considere minhas obras, pois elas provam que eu vim de Deus. Ninguém poderia fazê-los a menos que ele fosse enviado por Deus.

Pai está em mim … – Mais intimamente conectado. Ver João 5:36 . Essa expressão denota a união mais íntima – como não pode existir em nenhum outro caso. Veja Mateus 11:27 ; Notas, João 17:21 .

Comentário de E.W. Bullinger

lei. A divisão usual é “a Lei, os Profetas e os Salmos” ( Lucas 24:44 ). Aqui os Salmos estão incluídos na Lei. Compare João 15:25 .

deuses . Veja App-98. Citado nos Salmos 82: 6 . Salmos 82:38

até . Grego. profissionais. App-104.

Comentário de John Calvin

34. Não está escrito em sua lei? Ele se limpa do crime acusado contra ele, não negando que ele é o Filho de Deus, mas sustentando que ele havia dito isso com justiça. No entanto, ele adapta sua resposta às pessoas, em vez de dar uma explicação completa do fato; pois ele considerou o suficiente para o presente expor sua malícia. Em que sentido ele se chamava Filho de Deus, ele não explica completamente, mas afirma indiretamente. O argumento que ele emprega não é extraído de iguais, mas de menor para maior.

Eu disse: vocês são deuses. As escrituras dão o nome de deuses àqueles a quem Deus conferiu um cargo honorável. Aquele a quem Deus separou, para ser distinguido acima de todos os outros, é muito mais digno desse título honorável. Portanto, segue-se que eles são maliciosos e falsos explicadores das Escrituras, que admitem o primeiro, mas se ofendem no segundo. A passagem que Cristo cita está nos Salmos 82: 6 ,

Eu disse: vocês são deuses,
e todos vocês são filhos do Altíssimo;

onde Deus expõe com os reis e juízes da terra, que tiranicamente abusam de sua autoridade e poder por suas próprias paixões pecaminosas, por oprimir os pobres e por toda ação maligna. Ele os repreende que, indiferentes dAquele de quem receberam tanta dignidade, profanam o nome de Deus. Cristo aplica isso ao caso em apreço, de que eles recebem o nome de deuses , porque são ministros de Deus para governar o mundo. Pela mesma razão, as Escrituras chamam os deuses dos anjos, porque por eles a glória de Deus brilha no mundo. Devemos atender ao modo de expressão:

Comentário de Adam Clarke

Não está escrito em sua lei – As palavras que nosso Senhor cita são retiradas do Salmo 82: 6 , que mostra que, sob a palavra lei, nosso Senhor compreendia os escritos sagrados judaicos em geral. Veja também João 12:34 ; João 15:25 .

Vocês são deuses? Ou seja, juízes, que são chamados ????? elohim . O significado dos juízes aqui aparece no Salmo 82: 2 , etc., e também do que se segue aqui. E este é provavelmente o único lugar onde a palavra ????? é aplicada a qualquer um, exceto ao Deus verdadeiro. Veja Parkhurst sob a raiz ??? .

Comentário de Thomas Coke

João 10:34 . Não está escrito, etc. – Os judeus dividiram o Antigo Testamento de várias maneiras; às vezes, como já observamos, nos escritos de Moisés, dos Salmos e dos profetas; e em outros momentos apenas na lei e nos profetas; compreendendo pelos profetas, apenas os escritos daqueles que foram apropriadamente chamados; mas sob a lei, não apenas os cinco livros de Moisés, mas também os Salmos, Provérbios e livros históricos. Nosso Senhor faz alusão a esta última divisão; pois as palavras são encontradas nos Salmos 82: 6 . Eu disse: Vós sois deuses. Os magistrados judeus eram representantes de Deus de uma maneira especial, porque o povo a quem governavam era seu povo peculiar, e porque em muitos casos eram expressamente chamados por ele para empreender as fadigas do governo e tinham um afflatus ou inspiração do Espírito. , para esse fim. Assim, os sumos sacerdotes obtinham sua dignidade de Deus e eram possuídos pelo Urim e Tumim, pelos quais pediram ao Senhor; e que qualquer pessoa que se rebelasse contra a sentença do sumo sacerdote ou juiz, pronunciada por Urim, foi justamente reconhecida como rebelião contra Deus e punida com a morte, Deuteronômio 17: 8-13 . Quando Moisés escolheu os setenta anciãos para ajudá-lo na distribuição da justiça, Deus colocou seu Espírito sobre eles, e eles profetizaram, Números 17:13 . Dizem que Josué, que sucedeu a Moisés por nomeação divina, era um homem em quem o Espírito estava, Números 27:18 . Muitos dos juízes foram levantados por Deus e tinham o seu Espírito; e quando Saul foi ungido rei, o Espírito de Deus veio sobre ele, e ele profetizou, 1 Samuel 6:10 . Veja nos Salmos 82: 6 .

Comentário de John Wesley

Jesus respondeu: Não está escrito na tua lei, eu disse: Vós sois deuses?

Salmo 82: 6 .

Referências Cruzadas

Exodo 4:16 – Assim como Deus fala ao profeta, você falará a seu irmão, e ele será o seu porta-voz diante do povo.

Exodo 7:1 – O Senhor lhe respondeu: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.

Exodo 22:28 – “Não blasfemem contra Deus nem amaldiçoem uma autoridade do seu povo.

Salmos 82:1 – É Deus quem preside na assembléia divina; no meio dos deuses, ele é o juiz.

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

Salmos 138:1 – Eu te louvarei, Senhor, de todo o coração; diante dos deuses cantarei louvores a ti.

João 12:34 – A multidão falou: “A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’? “

João 15:25 – Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’.

Romanos 3:10 – Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *