Estudo de Êxodo 7:1 – Comentado e Explicado

O Senhor disse a Moisés: "Vê: vou fazer de ti um deus para o faraó, e teu irmão Aarão será teu profeta.
Êxodo 7:1

Comentário de Albert Barnes

Com este capítulo começa a série de milagres realizados no Egito. Eles são progressivos. O primeiro milagre é realizado para credenciar a missão dos irmãos; é simplesmente credencial e desacompanhado de qualquer inflição. Em seguida, vêm sinais que mostram que os poderes da natureza estão sujeitos à vontade do Senhor, cada praga sendo atendida com graves conseqüências para os egípcios, mas não causando severa perda ou sofrimento; então, em rápida sucessão, vêm pragas ruinosas e devastadoras, murrain, furúnculos, granizo e relâmpagos, gafanhotos, trevas e, finalmente, a morte do primogênito. Cada uma das inflições tem uma conexão demonstrável com os costumes e fenômenos egípcios; cada um é diretamente direcionado a alguma superstição egípcia; todos são maravilhosos, não, na maioria das vezes, como revertendo, mas desenvolvendo forças inerentes à natureza e direcionando-as para um fim especial. Os efeitos correspondem a essas características; os primeiros milagres são negligenciados; as seguintes pragas despertam primeiro e depois, por uma temporada, subjugam o rei, que não cede até que seu primogênito seja atingido. Mesmo esse golpe o deixa capaz de um último esforço, que completa sua ruína e a libertação dos israelitas.

Eu te fiz um deus – ou te “nomeei”. Veja a referência da margem. Moisés permanecerá nessa relação especial com o faraó, que Deus se dirigirá a ele por um profeta, ou seja, por alguém designado para falar em Seu nome. A passagem é importante porque, ilustrando as características primárias e essenciais de um profeta, ele é o declarador da vontade e do propósito de Deus.

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 7: 1 . Eu te fiz um deus Veja a nota no cap. Êxodo 4:16 .; ver também João 10:34 .

Comentário de Adam Clarke

Eu te fiz um deus – À tua palavra toda praga virá, e ao teu comando cada uma será removida. Assim, Moisés deve ter aparecido como um deus para o faraó.

Será o teu profeta – Receberá a palavra da tua boca e a comunicará ao rei egípcio, Êxodo 7: 2 .

Comentário de John Wesley

E o SENHOR disse a Moisés: Eis que te fiz de deus para Faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta.

Eu te fiz um deus para o faraó – isto é, meu representante neste caso, como os magistrados são chamados de deuses, porque são os vicegerentes de Deus. Ele foi autorizado a falar e agir em nome de Deus, e dotado de um poder divino, para fazer o que está acima do curso normal da natureza.

E Arão será teu profeta – Ou seja, ele falará de ti a Faraó, como fazem os profetas de Deus aos filhos dos homens. Tu como um deus infligir e remover as pragas, e Arão como profeta as denunciará.

Comentário de John Calvin

1. E o Senhor disse a Moisés. Moisés repete novamente que esse consolo lhe foi proporcionado em sua ansiedade e um remédio dado por sua falta de fé; desde que ambos estavam armados com autoridade divina, e Aaron foi apontado como seu companheiro e assistente. Por isso, ele foi “feito deus a Faraó”, significa que ele foi suprido com autoridade e poder supremos, pelos quais deveria derrubar o orgulho do tirano. (77) Deus também não tirou nada de si para transferi-lo para Moisés; uma vez que Ele assim comunica a Seus servos o que é peculiar a Si mesmo, a fim de permanecer Ele mesmo em Sua plenitude. Além disso, sempre que Ele parece renunciar parte de Sua glória a Seus ministros, Ele apenas ensina que a virtude e a eficácia de Seu Espírito se unirão aos seus trabalhos, para que não sejam infrutíferas. Moisés, portanto, era um deus para o faraó; porque nele Deus exercia seu poder, para que fosse superior à grandeza do rei. É uma figura comum dos hebreus, dar o título de Deus a todas as coisas excelentes, uma vez que somente Ele reina sobre o céu e a terra, e exalta ou derruba anjos, assim como homens, de acordo com Sua vontade. Por esse consolo, como eu disse, a fraqueza de Moisés foi apoiada, para que, confiando na autoridade de Deus, ele pudesse destemidamente desprezar a ferocidade do rei. Também lhe é dado um reforço na pessoa de seu irmão, para que sua gagueira não lhe atrapalhe. Já foi observado que foi causado pela ingratidão de Moisés que metade da honra deveria ser transferida para seu irmão; embora Deus, ao dar-lhe como companheiro, diminuísse sua dignidade a ponto de colocar o mais jovem antes do primogênito. O nome de “Profeta” é usado aqui para um intérprete; porque o ofício profético procede somente de Deus. Mas, como Deus entregou de um para o outro o que Ele queria que fosse dito ou feito, Arão ficou sujeito a Moisés, como se ele fosse Deus; uma vez que é oportuno que sejam ouvidos sem contradição quem são os representantes de Deus. E isso fica mais claro no segundo versículo, onde Deus restringe o poder dado a Moisés e o circunscreve dentro de seus limites adequados; pois, quando Ele o instrui a falar o que quer que ele ordene, ele o classifica como seu ministro, eo confina sob autoridade, sem se afastar de Seus próprios direitos.

Comentário de Joseph Benson

Êxodo 7: 1 . Um deus para o faraó – isto é, meu representante neste caso, como os magistrados são chamados deuses, porque são os vicegerentes de Deus. Ele foi autorizado a falar e agir em nome de Deus, e dotado de um poder divino, para fazer o que está acima do curso normal da natureza. E Arão será teu profeta – Ou seja, ele falará de ti a Faraó, como fazem os profetas de Deus aos filhos dos homens. Tu como um deus infligir e remover as pragas, e Arão como profeta as denunciará.

Referências Cruzadas

Gênesis 19:21 – “Está bem”, respondeu ele. “Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala.

Exodo 4:15 – Você falará com ele e lhe dirá o que ele deve dizer; eu estarei com vocês quando falarem, e lhes direi o que fazer.

Exodo 16:29 – Vejam que o Senhor lhes deu o sábado; e por isso, no sexto dia, ele lhes dá pão para dois dias. No sétimo dia, fiquem todos onde estiverem; ninguém deve sair”.

1 Reis 17:23 – Então Elias levou o menino para baixo, entregou-o à mãe e disse: “Veja, seu filho está vivo! “

2 Reis 6:32 – Ora, Eliseu estava sentado em sua casa, reunido com as autoridades de Israel. O rei havia mandado um mensageiro à sua frente, mas, antes que ele chegasse, Eliseu disse às autoridades: “Aquele assassino mandou alguém para cortar-me a cabeça? Quando o mensageiro chegar, fechem a porta e mantenham-na trancada. Vocês não estão ouvindo os passos do seu senhor que vem atrás dele? “

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

Eclesiastes 1:10 – Haverá algo de que se possa dizer: “Veja! Isto é novo! “? Não! Já existiu há muito tempo; bem antes da nossa época.

Jeremias 1:10 – Veja! Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar”.

João 10:35 – Se ele chamou ‘deuses’ àqueles a quem veio a palavra de Deus ( e a Escritura não pode ser anulada )

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *