Estudo de João 12:34 – Comentado e Explicado

A multidão respondeu-lhe: Nós temos ouvido da lei que o Cristo permanece para sempre. Como dizes tu: Importa que o Filho do Homem seja levantado? Quem é esse Filho do Homem?
João 12:34

Comentário de Albert Barnes

Nós ouvimos fora da lei – Fora do Antigo Testamento; ou melhor, fomos ensinados por aqueles que interpretaram a lei para nós.

Aquele Cristo – Aquele o Messias.

Permanece para sempre – Permanecerá para sempre ou viverá para sempre. A doutrina de muitos deles certamente era que o Messias não morreria; que ele reinaria como um príncipe para sempre sobre o povo. Esta opinião foi fundamentada em passagens das Escrituras como estas: Salmo 110: 4: “Tu és sacerdote para sempre;” Daniel 2:44 ; Daniel 8: 13-14 . Na interpretação dessas passagens, eles haviam ignorado lugares como Isaías 53: 1-12 ; nem eles entenderam como o fato de que ele reinaria para sempre poderia ser reconciliado com a idéia de sua morte. Para nós, que entendemos que seu reinado não se refere a um reino temporal, terreno, é fácil.

Como você diz … – Entendemos pelo título “o Filho do homem” o mesmo que o Messias, e que ele deve reinar para sempre. Como ele pode ser morto?

Quem é esse filho do homem? “O Filho do homem que entendemos ser o Messias mencionado por Daniel, que deve reinar para sempre. Para ele, portanto, você não pode se referir quando diz que ele deve ser levantado ou deve morrer. Quem é – a que outro Filho do homem se refere, exceto o Messias? ” De maneira ignorante ou voluntária, eles supunham que ele se referisse a alguém que não fosse o Messias.

Comentário de E.W. Bullinger

Nós ouvimos = ouvimos. O tempo grego (aoristo, refere-se a um tempo definido, e pode se referir a uma parte da lei (compare nota em João 10:34 ) lida no Grande Sábado, dois dias antes. A citação é geralmente referida nos Salmos 89:29 , mas pode ser o Salmo 92 ( Salmos 92: 1 ), que se diz ter sido lido no sábado desde os dias de Esdras.

Comentário de John Calvin

34. We have heard from the law. Their intention undoubtedly was, to carp malignantly at the words of Christ; and therefore their malice blinds them, so that they perceive nothing amidst the clearest light. They say that Jesus ought not to be regarded as the Christ, because he said that he would die, while the Law ascribes perpetuity to the Messiah; as if both statements had not been expressly made in the Lawque Cristo morrerá e que depois seu reino florescerá até o fim do mundo. Mas eles se apegam à segunda cláusula e a tornam um terreno de calúnia. A origem do seu erro foi que eles julgaram o esplendor do reino do Messias de acordo com suas visões carnais; em conseqüência disso, eles rejeitam a Cristo porque ele não corresponde à sua noção tola. Sob o termo Lei, eles abraçam também os Profetas, e o tempo presente – permanece – é usado, de acordo com o idioma hebraico, em vez do tempo futuro, permanecerá

Quem é esse filho do homem? Essa é uma pergunta reprovadora, como se aquela breve refutação vencesse a Cristo tão completamente que ele não tinha mais nada a dizer. (27) Isso mostra como a sua ignorância era altiva; pois é como se eles dissessem: “Vá agora, e se glorie que você é o Cristo, já que a sua própria confissão prova que você não tem nada a ver com o Messias”.

Comentário de Adam Clarke

Ouvimos falar da lei – isto é, dos escritos sagrados. As palavras aqui são citadas no Salmo 110: 4 ; mas os judeus chamavam todas as partes dos escritos sagrados pelo nome A Lei, em oposição às palavras ou ditos dos escribas. Veja em João 10:34 ; (Nota).

Que Cristo permanece para sempre – Não havia parte da lei nem das Escrituras que dizia que o Messias não deveria morrer; mas há várias passagens que dizem tão expressamente quanto possível que Cristo deve morrer e também morrer pelos pecados do mundo. Veja especialmente Isaías 53: 1 , etc .; Daniel 9:24 , Daniel 9:27 . Porém, como houve várias passagens que falavam da perpetuidade de seu reinado, como Isaías 9: 7 ; Ezequiel 37:25 ; Daniel 7:14 , eles provavelmente confundiram um com o outro, e assim chegaram à conclusão: O Messias não pode morrer; porque a Escritura disse que seu trono, reino e reinado serão eternos. Os profetas, assim como os evangelistas e apóstolos, falam às vezes do Divino, às vezes da natureza humana de Cristo: quando falam do primeiro, mostram sua glória, excelência, onipotência, onisciência e eternidade; quando falam deste último, mostram suas humilhações, aflições, sofrimentos e morte. E aqueles que não fazem a distinção apropriada entre as duas naturezas de Cristo, a humana e a Divina, sempre cometerão erros, assim como os judeus. É apenas com base em duas naturezas em Cristo que as Escrituras que falam dele, no Antigo ou no Novo Testamento, podem ser entendidas. Nenhuma posição no Evangelho é mais clara que essa: Deus se manifestou na carne.

Comentário de Thomas Coke

João 12: 34-36 . O povo respondeu: O povo, ao ouvir Jesus afirmar que ele deveria ser levantado, disse-lhe que isso era inconsistente com o caráter do Messias, que, de acordo com a lei, (assim denominaram todo o seu sagrado escritos) nunca foi para morrer. Quem então é este Filho do homem? “Que tipo de Messias ele deve ser, quem deve morrer, em contradição imediata à voz dos profetas?” (Ver Salmos 89:29 ; Salmos 110: 4. Isaías 9: 7. Daniel 2:44 ; Daniel 7: 14. ) – Ele é uma pessoa diferente do Messias, a quem fomos ensinados a esperar, sob o título de Filho do homem? “ Essa foi uma dificuldade real e importante; mas era adequado que alguma obscuridade fosse deixada por enquanto sobre ela, para que a clareza da previsão não tivesse impedido sua realização. Nosso Senhor, portanto, deu uma guinada útil ao discurso, e mais alguns dias proclamou o mistério que ele havia revelado a seus apóstolos em particular, quando se sentou em sua última jornada a Jerusalém. Ver Mateus 20: 18-19 . CH. João 8:12 , João 11: 9-10 e Romanos 11:25 .

Comentário de John Wesley

O povo respondeu: Ouvimos da lei que Cristo permanece para sempre; e como dizes: O Filho do homem deve ser levantado? quem é esse filho do homem?

Como dizes: O Filho do homem deve ser levantado? – Como essas coisas podem ser reconciliadas? Muito facilmente. Ele primeiro morre e depois permanece para sempre.

Quem é esse filho do homem? Ele é o Cristo? Salmo 110: 4 .

Referências Cruzadas

2 Samuel 7:13 – Será ele quem construirá um templo em honra do meu nome, e eu firmarei o trono dele para sempre.

Salmos 72:7 – Floresçam os justos nos dias do rei, e haja grande prosperidade enquanto durar a lua.

Salmos 72:17 – Permaneça para sempre o seu nome e dure a sua fama enquanto o sol brilhar. Sejam abençoadas todas as nações por meio dele, e que elas o chamem bendito.

Salmos 89:36 – que a sua linhagem permanecerá para sempre, e o seu trono durará como o sol;

Salmos 110:4 – O Senhor jurou e não se arrependerá: “Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque”.

Isaías 9:7 – Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso.

Isaías 53:8 – Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado.

Ezequiel 37:24 – ” ‘O meu servo Davi será rei sobre eles, e todos eles terão um só pastor. Eles seguirão as minhas leis e terão o cuidado de obedecer aos meus decretos.

Daniel 2:44 – “Na época desses reis, o Deus dos céus estabelecerá um reino que jamais será destruído e que nunca será dominado por nenhum outro povo. Destruirá todos esses reinos e os exterminará, mas esse reino durará para sempre.

Daniel 7:14 – A ele foram dados autoridade, glória e reino; todos os povos, nações e homens de todas as línguas o adoraram. Seu domínio é um domínio eterno que não acabará, e seu reino jamais será destruído.

Daniel 7:27 – Então a soberania, o poder e a grandeza dos reinos debaixo de todo o céu serão entregues nas mãos dos santos, o povo do Altíssimo. O reino dele será um reino eterno, e todos os governantes o adorarão e lhe obedecerão.

Miquéias 4:7 – Farei dos que tropeçam um remanescente, e dos dispersos, uma nação forte. O Senhor reinará sobre eles no monte Sião, daquele dia em diante e para sempre.

Mateus 16:13 – Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem os homens dizem que o Filho do homem é? “

Mateus 21:10 – Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: “Quem é este? “

Mateus 22:42 – “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho? ” “É filho de Davi”, responderam eles.

João 3:14 – Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,

João 5:25 – Eu lhes afirmo que está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão.

João 8:53 – Você é maior do que o nosso pai Abraão? Ele morreu, bem como os profetas. Quem você pensa que é? “

João 10:34 – Jesus lhes respondeu: “Não está escrito na Lei de vocês: ‘Eu disse: Vocês são deuses’?

João 15:25 – Mas isto aconteceu para se cumprir o que está escrito na Lei deles: ‘Odiaram-me sem razão’.

Romanos 3:19 – Sabemos que tudo o que a lei diz, o diz àqueles que estão debaixo dela, para que toda boca se cale e todo o mundo esteja sob o juízo de Deus.

Romanos 5:18 – Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *