Estudo de Mateus 16:13 – Comentado e Explicado

Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem?
Mateus 16:13

Comentário de Joseph Benson

Mateus 16: 13-16 . Quando Jesus veio, etc. – Houve um grande intervalo de tempo entre o que já foi relacionado e o que se segue. As passagens que se seguiram foram pouco tempo antes de nosso Senhor sofrer: chegaram às costas de Cesaréia de Filipe – “Esta cidade, enquanto estava na posse dos cananeus, foi chamada Lesheim, Josué 19:47 ; e Laish, 18:27 . Mas quando os filhos de Dan a pegaram, deram o nome de seu progenitor. Nos últimos tempos, chamava-se Paneas, da montanha sob a qual ficava. A situação de Paneas agradou tanto a Philip o tetrarca que ele resolveu fazer dele a sede de sua corte. Para esse fim, ele o ampliou e adornou com muitos edifícios suntuosos, e chamou Cesaréia em homenagem ao imperador romano. O nome do tetrarca, no entanto, foi comumente adicionado, para diferenciá-lo das outras Cesarianas, tão freqüentemente mencionadas na história judaica, quanto nos Atos dos Apóstolos, que era um belo porto no mar Mediterrâneo, e foram reconstruídos por Herodes, o Grande, e nomeado em homenagem a Augusto César. Macknight. Josefo dá a Felipe um caráter tão bom que alguns pensam que nosso Senhor se retirou para seus territórios para se proteger dos insultos de seus inimigos em outros lugares. Ele perguntou a seus discípulos: Quem os homens (Lucas diz, o povo ) dizem que eu, o Filho do homem, sou – Quem eles me levam a ser, quem é realmente um homem, nascido de uma mulher e com aparência exterior? um mero homem? Ou, como alguns entendem a expressão: quem os homens dizem que eu sou? o filho do homem? Eles dizem que eu sou o Filho do homem, o Messias? Então Macknight, com alguns outros, pensa que as palavras devem ser colocadas e apontadas, para fazê-las concordar com a pergunta que Cristo posteriormente propôs aos seus discípulos, a saber: Mas quem diz que eu sou? palavras que implicam que ele ainda não havia assumido diretamente o título do Messias, pelo menos em sua audição. O Dr. Lightfoot, no entanto, conjectura que Cristo aqui pergunta, não apenas se as pessoas pensavam que ele era o Cristo, mas que tipo de pessoa elas pensavam que ele era: os judeus então duvidavam do original daquele que seria o Messias. e se ele viria dos vivos ou dos mortos. E deve-se reconhecer que a palavra t??a , a quem, freqüentemente se relaciona com a qualidade da pessoa de que se fala. Então, João 8:53 , quem te fazes tu? Cristo fez essa pergunta, não porque ele ignorasse o que as pessoas pensavam e falavam dele, pois seus pensamentos e palavras eram perfeitamente conhecidos por ele, mas que ele poderia ter, por si mesmos, uma declaração de fé e, portanto, poderia de confirmar e fortalecê-los nele. Em resposta à pergunta sobre o povo, os discípulos respondem: Alguns dizem que tu és João Batista – Nomeadamente, ressuscitado dentre os mortos, e com um poder adicional de realizar milagres; alguns, Elias – Que você é o profeta Elias, venha preparar o caminho do Messias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas – Havia naquela época uma tradição atual entre os judeus, de que Jeremias, ou algum outro profeta antigo, ressuscitaria antes que o Messias chegasse. A maior parte do povo levou Jesus para uma pessoa diferente do que ele era, porque ele não tinha nada da pompa ou grandeza externa em que eles supunham que o Messias deveria aparecer. Portanto, para que ele pudesse dar a seus discípulos, que há muito eram testemunhas de seus milagres, e haviam participado de seu ministério, uma oportunidade de declarar sua opinião sobre ele, ele começou a perguntar: Mas quem diz que eu sou? E Pedro, que geralmente era o mais perspicaz em falar, respondeu em nome dos demais: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo – Ou seja, seu filho em um sentido peculiar e, portanto, uma pessoa de dignidade infinitamente maior. do que João Batista, Elias, Jeremias ou qualquer outro profeta.

Comentário de E.W. Bullinger

para dentro. Grego. eis. App-104.

costas = partes.

Quem = quem. O pronome sendo governado pelo verbo “sou” , não pelo verbo “diga”, deve ser “quem”, como também em Atos 13:25 .

homens. Plural grego de anthropos. App-123.

o filho do homem. Veja App-98.

Comentário de John Calvin

Mateus 16:13 . E quando Jesus chegou às costas de Cesaréia de Filipe. Mark diz que essa conversa ocorreu durante a jornada. Lucas diz que isso aconteceu enquanto ele estava orando, e enquanto não havia ninguém na companhia dele, exceto seus discípulos. Mateus não é tão exato ao mencionar a hora. Todos os três inquestionavelmente relatam a mesma narrativa; e é possível que Cristo tenha parado em um determinado lugar durante essa jornada para orar, e que depois ele possa ter feito a pergunta aos seus discípulos. Havia duas cidades chamadas Cesaréia , das quais a primeira era mais célebre, e antigamente se chamava A Torre do Estrato; enquanto o último, mencionado aqui, estava situado no sopé do monte Líbano, não muito longe do rio Jordão. É por uma questão de distinguir entre essas duas cidades que Filipos é acrescentada ao nome; pois, embora alguns tenham suposto que foram construídos no mesmo local em que a cidade de Dan estava anteriormente, ainda assim, como havia sido reconstruída recentemente por Filipe, o tetrarca, chamava-se Philippi (437)

Quem os homens dizem que eu sou? Isso poderia significar: Qual foi o boato atual sobre o Redentor, que se tornou o Filho do homem? Mas a pergunta é bem diferente: o que os homens pensam de Jesus, o Filho de Maria? Ele chama a si mesmo, de acordo com os costumes, o Filho do homem , tanto quanto a dizer: Agora que, vestido de carne, eu habito a terra como outros homens, qual é a opinião que me é respeitada? O desígnio de Cristo era, para confirmar completamente seus discípulos na verdadeira fé, para que não fossem debatidos em meio a vários relatos, como veremos atualmente.

Comentário de Adam Clarke

Cesareia de Filipe – Cidade da tribo de Naftali, perto do monte Libanus, na província de Iturea. Seu nome antigo era Dan, Gênesis 14:14 ; depois foi chamado Lais, Juízes 18: 7 . Filipe, o tetrarca, depois de reconstruí-lo e embelezá-lo, deu-lhe o nome de Cesaréia, em homenagem a Tibério César, o imperador reinante; fama de quem o reconstruiu, foi chamada Cesareia de Filipe ou Cesareia de Filipe.

Quando Jesus veio – ????? de ? ??s??? – quando Jesus estava voltando. Não, quando Jesus veio, ou veio, pois Marcos menciona expressamente que aconteceu e? t? ?d? , no caminho de Cesareia de Filipe, Marcos 8:27 , e ele é o melhor intérprete de Mateus. Wakefield.

A quem dizem os homens – Ele fez a seus discípulos essa pergunta, não porque ignorava o que as pessoas pensavam e falavam dele; mas ter a oportunidade, ao obter uma declaração expressa de sua fé, confirmar e fortalecê-los; mas veja em Lucas 9:20 ; (Nota). Alguns, João Batista etc. Por essa e outras passagens aprendemos que a doutrina farisaica da metempsicose, ou transmigração de almas, era bastante geral; pois foi nessa base que eles acreditaram que a alma do Batista, ou de Elias, Jeremias ou alguns dos profetas, havia chegado a uma nova vida no corpo de Jesus.

Comentário de Thomas Coke

Mateus 16:13 . Quando Jesus entrou na costa, etc. – Quando Jesus entrou nos territórios de, ou estava indo em direção a Cesaréia de Filipe, ele perguntou a seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou? o filho do homem? Heylin. Cesaréia de Filipe, embora possuída pelos cananeus, foi chamada Lesém , Josué 19:47 e Laish, Juízes 18:27 . Mas quando os filhos de Dan a pegaram, deram o nome de seu progenitor. Mais tarde foi chamado Paneas, da montanha sob a qual estava. A situação de Paneas agradou tanto o filósofo tetrarca, que ele decidiu fazer dele a sede de sua corte; para esse fim, ele o ampliou e adornou com muitos edifícios suntuosos, e chamou Cesaréia em homenagem ao imperador romano: o nome do tetrarca, no entanto, era comumente adicionado para distingui-lo das outras Cesarianas, tão freqüentemente mencionadas em Atos, que era um belo porto no mar Mediterrâneo e fora reconstruído por Herodes, o Grande, e nomeado em homenagem a Augusto César. Veja a nota em Atos 8:40 . Josefo deu a Felipe um caráter tão bom que alguns pensaram que nosso Senhor se retirou para seus territórios para se proteger dos insultos de seus inimigos em outros lugares. Veja Beausobre e Lenfant, Introdução, p. 27

Comentário de Scofield

Filho do homem

Além disso, Mateus 16:27 ; Mateus 16:28 (Ver Scofield “ Mateus 8:20 “)

Comentário de John Wesley

Quando Jesus chegou à costa de Cesaréia de Filipe, perguntou aos discípulos, dizendo: Quem dizem os homens que eu sou o Filho do homem?

E Jesus vindo – Houve um grande intervalo de tempo entre o que foi relacionado e o que se segue. As passagens que se seguiram foram pouco tempo antes de nosso Senhor sofrer. Marcos 8:27 ; Lucas 9:18 .

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *