Estudo de Salmos 110:4 – Comentado e Explicado

O Senhor jurou e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec.
Salmos 110:4

Comentário de Albert Barnes

O Senhor jurou – Ele confirmou a nomeação do Messias por um juramento solene, ou como um juramento. Isto é, é tão seguro e fixo como se ele tivesse prestado juramento. Compare Hebreus 6:13. O “tempo”, por assim dizer, se a palavra tempo pode ser aplicada a transações em uma eternidade passada, foi quando ele foi designado no propósito divino como Messias; nos conselhos eternos de Deus. Compare o Salmo 2: 7.

E não se arrependerá – Não mudará seu propósito.

Tu és um sacerdote para sempre após a ordem de Melquisedeque – A palavra traduzida por “ordem” aqui significa apropriadamente uma palavra, uma coisa, uma questão; portanto, de uma maneira ou maneira. O significado aqui é que ele seria um sacerdote “à maneira” de Melquisedeque; ou, como um padre como ele era. Ele não seria da tribo de Levi; ele não estaria na linha regular do sacerdócio, mas se pareceria, nas características de seu ofício, com esse antigo sacerdote-rei, combinando em si as duas funções de sacerdote e rei; como padre, sozinho; não derivar sua autoridade de nenhuma linha de antecessores; e não tendo sucessores. Veja este versículo explicado detalhadamente, em sua aplicação ao Messias, nas notas em Hebreus 5: 6 (nota), Hebreus 5:10 (nota); Hebreus 7: 1-3 (nota). A passagem como está aqui, e como vista sem nenhuma referência ao uso feito dela no Novo Testamento, implicaria o seguinte:

(1) Que aquele de quem se falou seria, no sentido apropriado, um sacerdote.

(2) que ele teria um sacerdócio perpétuo ou permanente – “para sempre”.

(3) que ele não pertenceria à linhagem de sacerdotes estabelecida na tribo de Levi, mas que sua nomeação seria incomum e extraordinária.

(4) que a nomeação viria diretamente de Deus e não seria “derivada” daqueles que foram antes dele.

(5) que, como sacerdote, ele “se pareceria” com Melquisedeque, de acordo com o registro encontrado em Melquisedeque em Gênesis.

(6) que, como Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo, assim seria.

(7) que, como Melquisedeque combinava em si mesmo as funções de sacerdote e rei, assim eram encontradas nele.

(8) que, como Melquisedeque não tinha sucessores no cargo, ele não teria nenhum.

Até que ponto essas coisas eram aplicáveis ??ao Senhor Jesus Cristo, e com que propriedade a passagem poderia ser aplicada a ele, pode ser vista examinando a Epístola aos Hebreus, Hebreus 57 .

Comentário de Thomas Coke

Salmos 110: 4 . Tu és sacerdote para sempre Os judeus, por desígnio ou pressa, corromperam este texto de tal maneira que toda a sua força em relação à sua aplicação a Cristo se perdeu; pois a versão literal das palavras de acordo com o presente hebraico é: Tu és sacerdote para sempre, de acordo com minha ordem, ó Melquisedeque, ou ó meu justo rei. Como essa corrupção é inteiramente devida à adição de ? jod à palavra ibr??? dibrath, letra que é igualmente corrompida em outras palavras, o texto pode ser restaurado à sua genuína pureza ao omitir essa letra; e que deve ser omitido é evidente no LXX, Vulgata, Etiópico e Árabe, que concordam em ler o mesmo que a nossa versão em inglês. Veja Houbigant, Dissertação de Kennicott. vol. 1: p. 218 e Hebreus 5: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 110: 4 . O Senhor jurou – Ele não jurou constituir o sacerdócio Aarônico, Hebreus 7:21 , mas fez aqui, para que possa parecer a toda a humanidade que esse sacerdócio se tornou irrevogável, o que o de Arão não era. Tu és um padre – Assim como um rei. Esses ofícios, que antes eram divididos entre duas famílias, são unidos e investidos em ti, sendo ambos absolutamente necessários para o estabelecimento do teu reino, que é de natureza totalmente diferente dos reinos deste mundo, sendo espiritual e celestial, e portanto, exige um rei que também seja ministro de coisas sagradas. Para sempre – Não deve ser interrompido ou traduzido para outra pessoa, pois o sacerdócio de Arão estava sobre a morte do sacerdote, mas para ser continuado a você para sempre. Após a ordem de Melquisedeque – Ou, à maneira, etc. isto é, assim como ele era um sacerdote e também um rei, e ambos sem sucessores e sem fim, no sentido pretendido, Hebreus 7: 3 .

Comentário de E.W. Bullinger

jurado. Correspondente ao “dito” ( Salmos 110: 1 ).

Tu: ie Messias (filho e Senhor de Davi), não o próprio Davi, que não era da tribo de Levi.

Tu és, etc. Citado em Hebreus 5: 6 ; Hebreus 7:17 .

Após o pedido . Compare Gênesis 14:18 . Hebreus 5: 6 , Hebreus 5:10 ; Hebreus 6:20 ; Hebreus 7: 1-28 .

Melquisedeque. Seu sacerdócio era único e não passava para outro, como aconteceu com Arão. Portanto, o sacerdócio de Cristo, estando na vida da Ressurreição e na glória da Ascensão, continuará para sempre, e Ele será um sacerdote em Seu trono ( Zacarias 6 : 13 ), e um padre para sempre.

Comentário de Adam Clarke

O Senhor jurou – O mais firmemente intencionado, e certamente o executará, sentindo-se preso a seu propósito, como um homem honesto faria por seu juramento.

E não se arrependerá – nunca mudará esse propósito; é perfeitamente sem condição e sem contingência. Nada é deixado aqui à vontade do homem ou do anjo. Cristo será encarnado, e o Evangelho de sua salvação será pregado sobre toda a terra. Este é um decreto irresistível daquele Deus que ama a humanidade.

Tu és um sacerdote para sempre – A palavra ??? cohen significa, não apenas um sacerdote, mas também um príncipe; como, nos tempos patriarcais, a maioria dos chefes de família exercia e exercera autoridade política e sacerdotal sobre todos os seus descendentes. Todo sacerdote tinha um cargo triplo:

  1. Ele era um instrutor da família ou tribo sobre a qual presidia.
  • Ele ofereceu sacrifícios pelos pecados do povo, para reconciliá-los com Deus e dar-lhes acesso à sua presença.
  • Ele era o mediador deles e intercedeu por eles. Assim é Cristo, o grande, o Instrutor universal, por sua palavra e Espírito; o Cordeiro de Deus, que, por sua oferta sacrificial de si mesmo, tira o pecado do mundo, e ainda continua a se exibir diante do trono em seu caráter sacrificial; e também o grande mediador entre Deus e o homem: e nesses personagens ele é um sacerdote para sempre. Ele instruirá, aplicará a oferta de sacrifício e intercederá pelo homem, até que o tempo não exista mais.
  • Após a ordem de Melquisedeque – Para a elucidação deste ponto, solicita-se ao leitor que se refira às notas em Gênesis 14:18 , Gênesis 14:19 e às observações no final desse capítulo, onde o assunto, relativo a a pessoa, nome e cargo deste rei antigo são totalmente discutidos; e será necessário ler essa nota, etc., como se estivesse anexada a este local.

    Melquisedeque era rei de Salém, isto é, rei de Jerusalém; pois Salém era seu nome antigo; mas ??? salem significa paz e ??? tsedek , justiça. Cristo é chamado de Príncipe da paz; e ele é o rei que reina no império da justiça; e toda a paz e justiça procedem dele, Hebreus 7: 2 .

    Ele é sacerdote segundo a ordem de Melquisedeque – segundo seu padrão; da mesma maneira ou maneira pela qual esse rei antigo era sacerdote.

    Calmet observa corretamente que havia três ordens do sacerdócio.

    1. O da realeza. Todos os reis antigos eram, em virtude de seu ofício, sacerdotes também. Isso parece ter sido considerado como o direito natural da realeza, como foi obtido em quase todas as nações da Terra, desde o começo do mundo até o fim do império romano.
  • A do primogênito. Esse direito se aplicava naturalmente a Rúben, como o primogênito da família de Jacó.
  • A dos levitas, instituída pelo próprio Deus, e tirada de Rúben, por causa de sua transgressão. O sacerdócio levítico terminou com a política judaica; e o também dos primogênitos, que foram absorvidos nela.
  • Essa ordem, portanto, não era perpétua; foi planejado para durar apenas um tempo. Mas a da realeza é perpétua, embora não agora em uso geral, porque fundada no que é chamado de direito natural. É, portanto, de acordo com essa ordem mais antiga, que Cristo é um sacerdote para sempre. Os reis da Inglaterra, como chefes da Igreja que nomeiam todos os bispos, continuam a assumir, de certa maneira, esse direito original.

    Diz-se que Melquisedeque é “sem pai sem mãe, sem começo de dias ou fim de vida”. Não temos relato de seus pais; nada de seu nascimento; nada de sua morte. Cristo, quanto à sua natureza divina, é sem pai ou mãe, e sem começo de dias; nem ele pode ter um fim. Outros padres não podiam continuar por motivo de morte; mas ele é o Eterno, ele não pode morrer e, portanto, não pode ter sucessor: “Ele é um sacerdote para sempre”. Portanto, como Melquisedeque era sacerdote e rei, e não teve sucessor, assim será Cristo: do aumento e governo do seu reino não haverá fim.

    Melquisedeque era sacerdote do Deus Altíssimo; e conseqüentemente não de um povo ou nação, mas do universo. Arão era sacerdote de um povo e apenas por um tempo; Jesus é sacerdote de toda a humanidade e para sempre. Ele provou a morte por todo homem; ele é o rei eterno; ele tem as chaves do inferno e da morte. Como Deus é o rei e governador de todos os seres humanos, Cristo, sendo o sacerdote do Deus Altíssimo, também deve ser o sacerdote para e sobre todos aqueles a quem esse Deus altíssimo fez e governa; e, portanto, ele é o sacerdote, o sacrifício expiatório, de toda a raça humana. Nisto, a principal semelhança consiste entre a ordem de Melquisedeque e a de Cristo.

    Comentário de John Calvin

    4 Jeová jurou Este versículo é uma prova satisfatória de que a pessoa aqui mencionada não é outra senão a Cristo. Quando os judeus, com o objetivo de mistificar essa previsão, traduzem o termo ???? , chohen, um príncipe, sua tradução é ao mesmo tempo débil e frívola. Reconheço, de fato, que aqueles de descendência nobre ou de sangue real estão em hebraico denominados ????? , chohanim; mas teria sido dito alguma coisa para a honra de Cristo que Davi meramente desse a ele o título de chefe, que é inferior ao da dignidade real? Além disso, qual seria a importância de dizer que ele era um príncipe para sempre e de acordo com a maneira de Melquisedeque? Não há dúvida de que o Espírito Santo aqui se refere a algo específico e peculiar, como distinguir e separar esse rei de todos os outros reis. Este também é o título bem conhecido com o qual Melquisedeque foi homenageado por Moisés ( Gênesis 14:18 ). Concordo, de fato, que antigamente entre nações pagãs os reis costumavam exercer o ofício sacerdotal; mas Melquisedeque é chamado “o sacerdote do Deus Altíssimo”, em conseqüência de adorar devotamente o único Deus verdadeiro. Entre seu próprio povo, porém, Deus não permitiu a mistura desses ofícios. Portanto, Uzias, legítimo sucessor de Davi, foi atingido pela hanseníase porque ele tentou oferecer incenso a Deus ( 2 Crônicas 26:21 .) As circunstâncias relacionadas à linhagem de Davi eram muito diferentes daquelas relacionadas a Melquisedeque. O que é isso não é difícil de determinar, pois neste novo rei o santo ofício do sacerdócio se unirá à coroa e ao trono. Pois, com certeza, a majestade imperial não era tão visível em um príncipe tão obscuro como Melquisedeque, como por isso justifica que ele seja mantido como exemplo acima de todos os outros. Salém, a única sede de seu trono, e onde reinou pelo sofrimento, era naquela época uma pequena cidade obscura, de modo que, com relação a ele, não havia nada que merecesse notar, salvo a conjunção da coroa e do sacerdócio. Ambiciosos em obter maior reverência por suas pessoas, os reis pagãos aspiravam à honra do ofício sacerdotal; mas foi por autoridade divina que Melquisedeque foi investido em ambas as funções.

    Toda dúvida sobre este significado de Davi deve ser banida de nossas mentes pela autoridade do apóstolo. E, embora os judeus possam manter o contrário da maneira mais obstinada que desejarem, a razão declara manifestamente que a beleza da santidade, à qual eu anteriormente advertia, é aqui descrita com muita clareza. A isto se acrescenta uma marca decisiva e peculiar, que eleva Cristo acima de todos os outros reis no que diz respeito à dignidade do sacerdócio, e que ao mesmo tempo tende a apontar a diferença entre seu sacerdócio e o de Levi. Em relação ao seu cargo sacerdotal, é mencionado o juramento de Deus, que não costumava misturar seu nome venerável com assuntos de menor importância; mas, pelo contrário, nos ensinar, por seu próprio exemplo, a jurar deliberada e reverentemente, e nunca a menos que em assuntos importantes e importantes. Admitindo, então, que Deus havia jurado que o Messias seria o príncipe e governador de seu povo, como Melquisedeque era, isso não passaria de uma profanação imprópria de seu nome. Quando, no entanto, é evidente que algo incomum e peculiar foi denotado neste local, podemos concluir que o sacerdócio de Cristo é investido com grande importância, visto que é ratificado pelo juramento de Deus. E, de fato, é o próprio ponto de virada do qual nossa salvação depende; porque, se não confiasássemos em Cristo, nosso mediador, todos seríamos impedidos de entrar na presença de Deus. Também na oração, nada é mais necessário para nós do que a confiança certa em Deus, e, portanto, ele não apenas nos convida a procurá-lo, mas também por um juramento designou um advogado com o objetivo de obter aceitação por nós à sua vista. Quanto aos que fecham a porta contra si mesmos, eles se sujeitam à culpa de acusá-lo de ser um Deus de mentira e de perjúrio. É dessa maneira que o apóstolo argumenta o cancelamento do sacerdócio levítico; porque, embora isso permanecesse inteiro, Deus não juraria que deveria haver uma nova ordem do sacerdócio, a menos que alguma mudança tivesse sido contemplada. Além disso, quando ele promete um novo sacerdote, é certo que ele seria alguém que seria superior a todos os outros, e também aboliria a ordem então existente.

    Alguns traduzem o termo ????? , diberathi, de acordo com a minha palavra (330), uma interpretação que não estou totalmente disposta a rejeitar, na medida em que Davi seria representado como afirmando que o sacerdócio de Melquisedeque se baseia no chamado e mandamento de Deus. Mas como a letra ? , yod, é freqüentemente redundante, eu, em comum com a maioria dos intérpretes, prefiro traduzi-la de maneira simples . Além disso, como poucos pais não entenderam bem a comparação entre Cristo e Melquisedeque, precisamos aprender com o apóstolo o que é essa semelhança; a partir do qual será facilmente visto o erro em que caíram respeitando-o. Pois pode haver algo mais absurdo do que ignorar todos os mistérios sobre os quais o Espírito, pela boca do apóstolo, falou, e atende apenas àqueles que ele omitiu? Tais pessoas discutem unicamente sobre o pão e o vinho, que eles mantêm, oferecidos por Melquisedeque e por Cristo. Mas Melquisedeque ofereceu pão e vinho, não como sacrifício a Deus, mas a Abraão como um repasto para refrescar sua marcha. “Na Santa Ceia, não há uma oferta de pão e vinho como eles imaginam erroneamente, mas uma participação mútua entre os fiéis. Quanto à passagem em análise, a semelhança refere-se principalmente à perpetuidade de seu sacerdócio, como é óbvio na partícula ????? , leolam, ou seja, para sempre. Melquisedeque é descrito por Moisés como se ele fosse um indivíduo celestial; e, consequentemente, Davi, ao instituir uma semelhança entre Cristo e ele, pretende apontar a perpetuidade de seu ofício sacerdotal. Daí se segue (um ponto tratado pelo apóstolo) que, como a morte não interceptou o exercício de seu ofício, ele não tem sucessor. E essa circunstância demonstra o maldito sacrilégio da missa popista; pois, se os padres papistas assumem a prerrogativa de efetuar uma reconciliação entre Deus e os homens, devem necessariamente denunciar a Cristo a honra peculiar e distintiva que seu Pai lhe conferiu.

    Comentário de John Wesley

    Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

    Jurado – Para que esse sacerdócio seja garantido e irrevogável.

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *