Estudo de João 8:53 – Comentado e Explicado

És acaso maior do que nosso pai Abraão? E, entretanto, ele morreu… e os profetas também. Quem pretendes ser?
João 8:53

Comentário de Albert Barnes

Quem te fazes? Ou quem você finge ser? Embora o maior dos profetas tenha morrido, você é um nazareno, um samaritano e um diabo que finge que pode impedir que seus seguidores morram! Dificilmente seria possível fazer uma pergunta que implica mais desprezo e desprezo.

Comentário de John Calvin

53. Você é maior do que nosso pai Abraão? Essa é outra ofensa: eles tentam obscurecer a glória de Cristo pelo esplendor de Abraão e dos santos. Mas como todas as estrelas são lançadas na sombra pelo brilho do sol, toda a glória que se encontra em todos os santos deve desaparecer diante do brilho incomparável de Cristo. Eles agem de maneira injusta e absurda, contrastando os servos com o Senhor; e eles até agem de maneira imprópria em relação a Abraão e aos profetas , abusando de seu nome em oposição a Cristo. Mas essa maldade prevaleceu em quase todas as épocas, e ainda prevalece nos dias atuais, em que os homens maus, ao destruir as obras de Deus, fazem com que pareça contrário a si mesmo. Deus se glorificou pelos apóstolos e mártires; os papistas emolduram ídolos para fora dos apóstolos e mártires, para que possam ocupar o lugar de Deus; e não fabricam dessa maneira os motores dos próprios favores de Deus, para destruir seu poder? Quão pouco resta para Deus ou para Cristo, se os santos têm tudo o que os papistas lhes dão tão generosamente! Portanto, devemos saber que toda a ordem do Reino de Deus é destruída, a menos que os profetas, apóstolos e tudo o que pode ser chamado de santos sejam colocados muito abaixo de Cristo, para que somente ele possa ocupar o posto mais alto. E, de fato, não podemos falar dos santos com mais respeito do que quando os colocamos abaixo de Cristo. Mas os papistas, embora possam enganar os ignorantes, gabando-se de serem fiéis admiradores dos santos, oferecem um insulto a Deus e a eles, porque, ao atribuir-lhes uma posição elevada, eles reduzem Cristo a um nível com eles. E, de fato, eles estão duplamente errados, porque preferem os santos a Cristo em doutrina; e porque, vestindo-se com os despojos de Cristo, o privam de quase todo o seu poder.

Referências Cruzadas

Isaías 9:6 – Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.

Mateus 12:6 – Eu lhes digo que aqui está o que é maior do que o templo.

Mateus 12:41 – Os homens de Nínive se levantarão no juízo com esta geração e a condenarão; pois eles se arrependeram com a pregação de Jonas, e agora está aqui o que é maior do que Jonas.

João 4:12 – Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado? “

João 5:18 – Por essa razão, os judeus mais ainda queriam matá-lo, pois não somente estava violando o sábado, mas também estava até mesmo dizendo que Deus era seu próprio Pai, igualando-se a Deus.

João 8:58 – Respondeu Jesus: “Eu lhes afirmo que antes de Abraão nascer, Eu Sou! “

João 10:29 – Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar da mão de meu Pai.

João 10:33 – Responderam os judeus: “Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus”.

João 12:34 – A multidão falou: “A Lei nos ensina que o Cristo permanecerá para sempre; como podes dizer: ‘O Filho do homem precisa ser levantado’? Quem é esse ‘Filho do homem’? “

João 19:7 – Os judeus insistiram: “Temos uma lei e, de acordo com essa lei, ele deve morrer, porque se declarou Filho de Deus”.

Romanos 9:5 – Deles são os patriarcas, e a partir deles se traça a linhagem humana de Cristo, que é Deus acima de tudo, bendito para sempre! Amém.

Hebreus 3:2 – Ele foi fiel àquele que o havia constituído, assim como Moisés foi fiel em toda a casa de Deus.

Hebreus 7:1 – Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou;

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *