Estudo de Êxodo 4:16 – Comentado e Explicado

É ele quem falará ao povo em teu lugar: ele te servirá de boca e tu lhe servirás de Deus.
Êxodo 4:16

Comentário de Albert Barnes

Em vez de boca – Podemos ter em mente a inquebrantável habitualidade de Aaron em falar hebraico e sua provável familiaridade com o egípcio.

Em vez de Deus – A palavra “Deus” é usada por pessoas que representam a Deidade, como reis ou juízes, e é entendida neste sentido aqui: “Tu serás para ele um mestre.”

Comentário de Thomas Coke

Êxodo 4:16 . Ele será para ti em vez de uma boca; e tu serás para ele em vez de Deus. O significado disso é muito evidente a partir do contexto, sem recorrer às sutilezas e distinções vãs que alguns fizeram. “Serás para ele um Deus, da mesma maneira que ele será para ti, uma boca; dar-lhe-á ordens, como eu, o Senhor Deus, Jeová Aleim, dar-lhe ordens: ele cumprirá suas ordens. e seja tua boca da mesma maneira que os homens são, por assim dizer, a boca de Deus, quando entregarem suas ordens.Ele será seu órgão, ou ministro, para publicar suas ordens ao povo; e você será seu oráculo, para entregar a ele a mente e a vontade do teu Deus. ” Veja Êxodo 4:30 e cap. Êxodo 7: 1 . Diodoro Siculus preservou uma tradição: Moisés recebeu suas leis de um Deus chamado Iao, ou seja, Jeová.

Nota; 1. Se Deus não ensina o Orador mais eloquente e abençoa seus discursos, ele só fala ao ar, ou, na melhor das hipóteses, aos ouvidos, e não ao coração. Mas, 2. Moisés deve pegar sua vara. Suas obras falam mais que suas palavras. E a vida de um ministro, como esta vara, dará o maior peso aos seus discursos.

Comentário de Adam Clarke

Ele será seu porta-voz – Literalmente, Ele falará por você (ou em seu lugar) ao povo.

Ele será para ti em vez de uma boca – Ele transmitirá toda mensagem ao povo; e tu serás para ele em vez de Deus – tu entregarás a ele o que eu te comunico.

Comentário de John Wesley

E ele será o seu porta-voz do povo; e ele será, sim, ele será para ti em vez de uma boca, e você será para ele em vez de Deus.

Em vez de Deus – Ensinar e comandá-lo.

Comentário de John Calvin

16. E ele será seu porta-voz. Deus destrói o pretexto para sua isenção, atribuindo a seu irmão o cargo de porta-voz, e ainda assim Ele não coloca o outro em seu lugar; mais ainda, é tão misericordioso o arranjo, que, embora ceda à oração de seu servo, ainda assim lhe confere honra apesar de si mesmo. Os escritórios estão assim divididos – Moisés deve ter autoridade, Arão deve ser o intérprete. Assim, Moisés é posto diante de seu irmão, sem respeito à sua própria dignidade; porque a graça de Deus deveria brilhar visivelmente na cabeça, tanto quanto nos membros; como é expresso nessas palavras, que “Arão deveria estar em vez de uma boca, e Moisés em vez de Deus”; ie , que ele deveria ditar o que Aaron deveria relatar fielmente e prescrever o que ele deveria obedecer. Por esse exemplo, Deus testemunhou que os dons do Espírito, bem como nossas vocações, são distribuídos por Ele à Sua própria vontade; e que ninguém se destaca nem em honra nem em presentes, exceto de acordo com a medida de Sua graça gratuita. Mas que o primogênito está sujeito ao mais jovem e é designado apenas para ser seu porta-voz, enquanto Deus poderia ter realizado por sua mão e trabalho, o que ele preferiu realizar por Moisés; portanto, aprendamos reverentemente a considerar Seus julgamentos, porque são incompreensíveis para nós e como um abismo profundo. “Ser em vez de Deus” é o mesmo que liderar ou dirigir, ou ter o comando principal; como o Chaldee Paraphrast (55) o processa, para ser o chefe ou mestre. É uma calúnia muito fraca dos arianos abusar dessas passagens e de outras semelhantes, a fim de refutar as provas da divindade de Cristo, porque há uma grande diferença em falar de alguém como Deus de maneira simples e absoluta, e com acréscimos circunstanciais. Pois sabemos que o nome de Deus é atribuído a todo potentado, indevidamente de fato, mas não irracionalmente; como quando o próprio diabo é chamado de “deus deste mundo” ( 2 Coríntios 4: 4 😉 mas onde quer que seja feita menção à verdadeira Deidade, as Escrituras nunca profanam esse nome sagrado.

Referências Cruzadas

Exodo 7:1 – O Senhor lhe respondeu: “Dou-lhe a minha autoridade perante o faraó, e seu irmão Arão será seu porta-voz.

Exodo 18:19 – Agora, ouça-me! Eu lhe darei um conselho, e que Deus esteja com você! Seja você o representante do povo diante de Deus e leve a Deus as suas questões.

Salmos 82:6 – Eu disse: vocês são deuses, todos vocês são filhos do Altíssimo.

João 10:34 – Jesus lhes respondeu: “Não está escrito na Lei de vocês: ‘Eu disse: Vocês são deuses’?

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *