Estudo de Romanos 3:10 – Comentado e Explicado

Não há nenhum justo, não há sequer um.
Romanos 3:10

Comentário de Albert Barnes

Como está escrito – O apóstolo está discutindo com os judeus; e ele passa a mostrar a partir de suas próprias Escrituras, que o que ele havia afirmado era verdade. O ponto a ser provado era que os judeus, em matéria de justificação, não tinham vantagem ou preferência sobre os gentios; que o judeu não cumpriu a lei que lhe fora dada, como os gentios não cumpriu a lei que lhe fora dada; e que ambos, portanto, eram igualmente dependentes da misericórdia de Deus, incapazes de serem justificados e salvos por suas obras. Para mostrar isso, o apóstolo aduz textos para mostrar qual era o caráter do povo judeu; ou para mostrar que, de acordo com suas próprias Escrituras, eles eram pecadores não menos que os gentios. O objetivo, então, é provar a depravação dos judeus, não a depravação universal. A interpretação deve limitar-se ao porte das passagens sobre os judeus, e as citações não devem ser aduzidas como prova direta da doutrina da depravação universal. Em certo sentido, que será declarado em breve, eles podem ser introduzidos como relacionados a esse assunto. Mas a referência direta deles é à nação judaica. As passagens que se seguem são retiradas de várias partes do Antigo Testamento. O objetivo disso é mostrar que essa característica do pecado não estava confinada a nenhum período específico da história judaica, mas pertencia a eles como povo; que os caracterizou durante toda a sua existência como nação. A maioria das passagens é citada no idioma da Septuaginta. A citação em Romanos 3: 10-12 é do Salmo 14: 1-3 ; e do Salmo 53: 1-3 . O Salmo 53: 1-6 é o mesmo que o Salmo 14: 1-7 , com algumas pequenas variações.

(Contudo, se consultarmos o Salmo 14: 1-7 e o Salmo 53: 1-6 , do qual são tiradas as citações em Romanos 3: 10-12 , seremos obrigados a admitir que sua aplicação original é nada menos que universal. O Senhor é representado como olhando do céu, (não apenas para o povo judeu, mas para os “filhos dos homens” em geral, “para ver se havia alguém que entendeu e buscou a Deus);” e declarou, como resultado de seu escrutínio infalível, “não há” nenhum que faça o bem, não, nenhum “.

É admitido que o apóstolo aplica as passagens ao caso dos judeus, mas é evidente que mais está contido neles do que a única prova da depravação judaica. Eles demonstram a depravação da humanidade e são citados expressamente com essa visão. “Antes, já provamos que judeus e gentios”, diz Paulo em Romanos 3: 9 , “estão todos sob pecado”. Imediatamente, as citações em questão são introduzidas com a fórmula usual, “como está escrita”, etc. Agora que o apóstolo adota suas provas das Escrituras, para estabelecer a doutrina de que judeus e gentios estão todos sob pecado “, não podemos razoavelmente decidir contra ele, limitando sua aplicação apenas aos judeus.

Em Romanos 3:19, Paulo traz seu argumento diretamente para os judeus. Para que eles não escapassem ao seu objetivo, interpretando as expressões universais que ele havia introduzido, de todos os pagãos, deixando-se favoravelmente excluídos; ele os lembra que “tudo o que a lei diz, diz aos que estão debaixo dela”. Não contente em colocá-los ao lado dos gentios em Romanos 3: 9 ; por essa segunda aplicação da doutrina geral da depravação humana, a seu caso particular, ele torna impossível a fuga ou a evasão. O escopo de toda a passagem, então, é que todas as pessoas são depravadas e que os judeus não formam exceção. Essa visão é reforçada pela conclusão do apóstolo em Romanos 3:20 . “Portanto, pelas obras da lei, nenhuma carne será justificada aos seus olhos (de Deus).”

“Se as palavras”, diz o Presidente Edwards, “que o apóstolo usa, não significam total e determinamente uma universalidade, nenhuma palavra usada na Bíblia é suficiente para fazê-lo. Eu poderia desafiar qualquer homem a produzir qualquer parágrafo nas escrituras, do começo ao fim, onde haja uma repetição e acumulação de termos tão fortes, enfaticamente e cuidadosamente, para expressar a universalidade mais perfeita e absoluta, ou qualquer lugar para ser comparado a ele. ” – “Edwards sobre o pecado original, – comentário de Haldane”.

Não há justos – O Salmo Hebraico 14: 1 é, não há quem faça o bem. A Septuaginta tem o mesmo. O apóstolo cita de acordo com o sentido da passagem. O objetivo do apóstolo é mostrar que ninguém poderia ser justificado pela Lei. Ele usa uma expressão, portanto, que é exatamente conforme ao seu argumento, e que concorda com o hebraico: “não há ninguém justo”, d??a??? dikaiosNão, não um – isso não está no hebraico, mas na Septuaginta. É uma forte expressão universal, denotando o estado de corrupção quase universal que existia no tempo do salmista. A expressão não deve ser interpretada como significando que não havia literalmente “um homem piedoso” na nação; mas que a característica da nação era, naquele tempo, que era extremamente corrupta. Em vez de serem justos, como alegavam os judeus, porque eram judeus, o testemunho de suas próprias Escrituras era que eram universalmente maus.

(O desígnio do apóstolo, no entanto, não é provar que havia poucos ou nenhum piedoso. Ele está tratando da impossibilidade de justificação pelas obras, e alega em prova que, de acordo com o julgamento de Deus no Salmo 14: 1 Salmo, não havia justos, etc., em relação ao estado natural ou à condição em que o homem é anterior à justificação.Nesta condição, todos são deficientes em justiça e não têm nada para recomendá-los ao divino. O que as pessoas podem depois tornar-se pela graça é outra questão, na qual o apóstolo não entra, neste lugar. Qualquer número de pessoas piedosas, portanto, pode haver em vários lugares do mundo, o argumento do apóstolo é não é o menos afetado. Isso será válido até no milênio!)

Comentário de E.W. Bullinger

A citação ( Romanos 3: 10-18 ) é de várias passagens, de OT Todos se referem ao mesmo assunto. Figura de linguagem Gnome (App-6). versículos: Romanos 3: 10-12 (geral) são de Eclesiastes 7:20 . Salmos 14: 2 , Salmos 14: 3 ; Salmos 53: 2 , Salmos 53: 3-4 ; versículos: Romanos 3: 13-18 (em particular) são dos Salmos 5: 9-10 ; Salmos 140: 3 ; Salmos 10: 7 . Isaías 59: 7 , Isaías 59: 8 . Salmos 36: 1 . A verificação dessas referências, do ponto de vista do argumento de Paulo, lança muita luz sobre a passagem do AT, na qual elas ocorrem.

Lá . . . 1. Literalmente: Não há (grego. Ou) um justo (homem), nem mesmo um.

justos . Grego. dikaios. App-191. Compare Romanos 1:17 .

não não Grego. oude.

Comentário de John Calvin

10. Como está escrito, etc. Até agora, ele usou provas ou argumentos para convencer os homens de sua iniqüidade; ele agora começa a raciocinar a partir da autoridade; e é para os cristãos o tipo mais forte de prova, quando a autoridade é derivada do único Deus verdadeiro. E, portanto, deixe os professores eclesiásticos aprenderem qual é o seu cargo; pois, já que Paulo não afirma aqui nenhuma verdade, mas o que ele confirma pelo testemunho seguro das Escrituras, muito menos deve ser tentado por aqueles que não têm outra comissão senão pregar o evangelho que receberam por meio de Paulo e outros.

Não há justos, etc. O apóstolo, que dá o significado, e não as palavras inteiras, parece, em primeiro lugar, antes de chegar a detalhes, afirmar geralmente a substância daquilo que o Profeta declara ser no homem, e que é – que ninguém é justo; (98) depois, ele enumera particularmente os efeitos ou frutos dessa injustiça.

O décimo primeiro verso ( Romanos 3:11 ) é do mesmo Salmo; o hebraico, com o qual a Septuaginta concorda, exceto que existe o disjuntivo ? entre os particípios, é o seguinte: “Se existe alguém que entende, que busca a Deus”. – Ed.

Comentário de Adam Clarke

Como está escrito – Veja Salmo 14: 1-3 ; a partir do qual este e os dois versículos seguintes são retirados.

Não há justos – isso é verdade, não apenas dos judeus, mas dos gentios; de toda alma do homem, considerada em seu estado natural e prático, antes de receber a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo. Não há princípio de justiça neles e, conseqüentemente, nenhum ato de justiça pode ser esperado deles; veja em Romanos 3:12 ; (Nota). O próprio Deus é representado como olhando do céu para ver se havia alguém que o temesse e buscasse; e, no entanto, ele, que não pode ser enganado, não encontrou nenhum! E, portanto, podemos concluir com segurança que não havia nenhum.

Comentário de Thomas Coke

Romanos 3: 10-19 . Como está escrito Nestes versículos e citações das Escrituras, o Apóstolo está evidentemente dando uma descrição do caráter geral e da moral dos judeus infiéis em seu próprio tempo, quando escreveu a Epístola; uma descrição, que se adapte exatamente ao caso deles, como o anterior da degeneração do mundo pagão, e a passagem sendo escolhida e escolhida para esse fim; mas a maneira de representá-lo é diferente. No caso dos gentios, ele fala claramente; pois os judeus livremente atendiam a um relato de suas corrupções; e os gentios, é provável, estariam mais em risco de desprezar e negligenciar o que ele disse, do que de sentir nojo disso. Mas, se ele tivesse usado os judeus da mesma maneira aberta, teria despertado toda paixão e preconceito do leitor judeu; e ele não poderia esperar outra coisa senão uma rejeição de sua carta com indignação. Para mantê-lo, portanto, calmo, Hebreus 1 não dá a entender seu desígnio, mas entra secretamente sobre ele – como está escrito. 2. Ele apóia a acusação sob as expressões das Escrituras e volta os olhos dos judeus para fatos antigos, nos quais, apesar de, como em um copo, ele pode ver a tez muito deformada dos judeus atuais. 3. Ele usa o termo lei, em Romanos 3:19 . (que significa todo o Antigo Testamento), ao invés das Escrituras, como sendo de maior força e autoridade com os judeus; e então conclui dessa maneira geral; Sabemos que tudo o que a lei diz, diz aos que estão debaixo da lei; significando os judeus e sugerindo a obrigação de que eles estavam sujeitos a cumprir uma acusação avançada contra eles por causa de sua lei, que eles possuíam era de autoridade divina. Isso foi suficiente para um judeu disposto a refletir e, ao mesmo tempo, evita o que poderia perverter suas reflexões calmas e sóbrias. É ainda mais observável que essas citações das Escrituras não provam que esses personagens pertenciam a todos os judeus antigos, sem exceção: pois havia ao mesmo tempo na nação pessoas de caráter diferente; nem poderia o apóstolo pretender que eles fossem aplicados a todo indivíduo entre os judeus em seu próprio tempo; pois então eles teriam se incluído com o resto dos apóstolos, e com todos os outros judeus que adotaram a fé cristã, e eram pessoas de indubitável piedade e santidade. Não, ele não podia supor, que mesmo seu relato da moral corrupta do mundo pagão, dado no cap. Romanos 1:18 , etc. era verdade para todos eles , sem exceção. Seus próprios argumentos, cap. Romanos 2:10 ; Romanos 2: 14-15 ; Romanos 2: 26-27 evidencia o contrário. Foi suficiente para o seu propósito, se a generalidade da humanidade fosse corrupta: pois isso parece fundamentado o suficiente para a rejeição ou excisão deles, tanto em relação à vida temporal quanto aos privilégios da igreja; isto é, Deus poderia, na justiça, destruir o mundo inteiro, que geralmente era extremamente cruel, embora houvesse poucas pessoas de piedade e bondade nele (por cuja felicidade ele poderia facilmente e certamente teria proporcionado no mundo, através do único mérito de Cristo ) O apóstolo está aqui falando de corpos de pessoas – de judeus e gentios em uma capacidade coletiva. No caso do bezerro de ouro, no qual os israelitas se corromperam, Êxodo 32: 7-8 . Deus poderia ter rejeitado e consumido com justiça, e feito sua promessa boa na pessoa de Moisés e em sua posteridade, como ele propôs, Romanos 3:10, embora tenhamos motivos para pensar que havia alguns que não haviam se envolvido nesse caso de idolatria e deserção de Deus; pois descobrimos que os números apareceram do lado do Senhor, Romanos 3: 26-29 . Em suma, o apóstolo está levando corpos coletivos de homens para a igreja, ou continuando-os nela; em referência à qual é verdade, que aqueles não podem ser levados para a igreja neste mundo, que ainda serão levados para o reino dos céus no mundo vindouro; e muitos agora são levados para a igreja, que serão para sempre excluídos da felicidade no outro mundo. Conseqüentemente, um conjunto de textos que provam a corrupção geral da nação judaica pode ser um bom argumento de que eles merecem ser rejeitados dos privilégios da igreja de Deus; ou que deve ser apenas pela graça, que eles, nesse sentido coletivo geral, possam continuar na igreja visível e na aliança especial de Deus, apesar de haver entre eles algumas pessoas justas, não envolvidas na corrupção geral; quem, quer estivesse na igreja ou fora dela, seria tratado no grande dia da consideração; isto é, se eles eram ou não justificados com relação à doação e posse de privilégios da igreja, ou a escapar da ira que cairia sobre a nação judaica, quando eles fossem rejeitados e sua política demolida, certamente seria justificado e salvo no dia do julgamento. Em suma, não podemos ter uma idéia justa dos argumentos do apóstolo, a menos que tenhamos em mente que ele está discutindo sobre a rejeição de judeus e a recepção de gentios, em uma capacidade coletiva geral, aos privilégios atuais da igreja e convênio de Deus; ou seja, em tal sentido e capacidade, que alguns homens bons e justos possam ser deixados de fora entre os rejeitados, e algumas pessoas injustas acolhidas entre os eleitos e justificados. Veja nos Salmos 14: 3 .

Comentário de Scofield

justo

(Veja Scofield “ Romanos 10:10 “) .

Comentário de John Wesley

Como está escrito: Não há justo, nem sequer um.

Como está escrito – Que todos os homens estão sob o pecado aparece dos vícios que se enfureceram em todas as épocas. São Paulo, portanto, cita com razão Davi e Isaías, embora falassem principalmente de sua idade e expressassem que tipo de homem Deus vê, quando “desce do céu”; não o que ele os faz por sua graça.

Não há justos – esta é a proposição geral. Os detalhes seguem: suas disposições e desenhos, Romanos 3: 11,12 ; seu discurso, Romanos 3: 13,14 ; suas ações, Romanos 3: 16-18 ; Salmo 14: 1 , etc.

Referências Cruzadas

Jó 14:4 – Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém!

Jó 15:14 – “Como o homem pode ser puro? Como pode ser justo quem nasce de mulher?

Jó 15:16 – quanto menos o homem, que é impuro e corrupto, e que bebe iniqüidade como água.

Jó 25:4 – Como pode então o homem ser justo diante de Deus? Como pode ser puro quem nasce de mulher?

Salmos 14:1 – Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem.

Salmos 53:1 – Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe! ” Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem.

Isaías 8:20 – Respondam: “À lei e aos mandamentos! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz!

Jeremias 17:9 – O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?

Mateus 15:19 – Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

Marcos 7:21 – Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios,

Marcos 10:18 – Respondeu-lhe Jesus: “Por que você me chama bom? Ninguém é bom, a não ser um, que é Deus.

Romanos 3:4 – De maneira nenhuma! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso. Como está escrito: “De modo que são justas as tuas palavras e prevaleces quando julgas”.

Romanos 3:23 – pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,

Romanos 11:8 – como está escrito: “Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje”.

Romanos 15:3 – Pois também Cristo não agradou a si próprio, mas, como está escrito: “Os insultos daqueles que te insultam caíram sobre mim”.

1 Coríntios 6:9 – Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos,

Gálatas 5:19 – Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem;

Efésios 2:1 – Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados,

Efésios 5:3 – Entre vocês não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual nem de qualquer espécie de impureza nem de cobiça; pois estas coisas não são próprias para os santos.

Colossenses 3:5 – Assim, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus e a ganância, que é idolatria.

1 Timóteo 1:9 – Também sabemos que ela não é feita para os justos, mas para os transgressores e insubordinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreverentes, para os que matam pai e mãe, para os homicidas,

2 Timóteo 3:2 – Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios,

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

1 Pedro 1:16 – pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

1 João 1:8 – Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.

Apocalipse 21:8 – Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Apocalipse 22:15 – Fora ficam os cães, os que praticam feitiçaria, os que cometem imoralidades sexuais, os assassinos, os idólatras e todos os que amam e praticam a mentira.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *