Estudo de Salmos 82:1 – Comentado e Explicado

Salmo de Asaf. Levanta-se Deus na assembléia divina, entre os deuses profere o seu julgamento.
Salmos 82:1

Comentário de Albert Barnes

Deus está na congregação dos poderosos – na assembléia dos governantes e juízes; entre os de maior posição e posição. Ele está lá para observá-los; dar-lhes lei; dirigir suas decisões; julgá-los. Ele é supremo sobre eles; e ele os responsabiliza por si próprio. A palavra congregação traduzida é aquela que é comumente aplicada à assembléia do povo de Israel, considerada como um corpo organizado ou como um corpo político. Aqui, no entanto, refere-se a magistrados considerados como um corpo ou classe de pessoas; como aqueles que têm assembléias ou reuniões, com referência especial a seus deveres como magistrados. A palavra traduzida por “poderoso” – ?? ‘Êl – está no número singular e é um dos nomes dados a Deus; portanto, a tradução literal é: “Deus está na assembléia de Deus”. A Septuaginta a traduz, Na sinagoga dos deuses. Assim também a Vulgata Latina. A referência, no entanto, é sem dúvida a magistrados, e a idéia é que eles devam ser considerados representantes de Deus; como agindo em seu nome; e como aqueles, portanto, a quem, em um sentido subordinado, o nome de deuses poderia ser dado. Compare o Salmo 82: 6 . Em Êxodo 21: 6 ; Êxodo 22: 8-9 , Êxodo 22:28 , também, a mesma palavra no plural é aplicada aos magistrados e é adequadamente traduzida como juízes em nossa versão comum. Compare as anotações em João 10: 34-35 . A idéia é que eles fossem os representantes da soberania divina na administração da justiça. Compare Romanos 13: 1-2 , Romanos 13: 6 . Eles eram, de certo modo, deuses para outras pessoas; mas eles não deveriam esquecer que Deus estava entre eles como seu Deus; que, se eles eram exaltados a um alto escalão em relação a seus semelhantes, estavam, no entanto, sujeitos a Aquele a quem o nome de Deus pertencia no mais alto sentido.

Ele julga entre os deuses – Como aqueles a quem o nome deuses é assim dado como os representantes da soberania divina julgados entre as pessoas, assim Deus julgaria entre eles. Se eles eram, em algum sentido (em conseqüência de representarem a majestade divina e derivarem seu poder e nomeação de Deus), independentes das pessoas, não eram, em nenhum sentido, independentes do próprio Deus.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 82.

O salmista, tendo exortado os juízes e reprovado a negligência deles, ora a Deus para julgar.

Um Salmo de Asafe.

Título. ????? ????? mizmor leasaph Este salmo é uma advertência à justiça e uma repreensão censuradora contra a injustiça dos tribunais judaicos; com um apelo a Deus, o juiz supremo e justo. Os tribunais de justiça no reinado de Ezequias eram muito corruptos: ver Isaías 1:23, onde os juízes e magistrados são chamados príncipes, em relação à sua superioridade sobre o povo comum; e aqui eles são chamados deuses, em relação à fonte de seu poder, que era do Altíssimo. Nesta visão, o salmo transmite uma advertência útil a todos os ministros da justiça; do juiz supremo do mais alto tribunal terreno, até o magistrado mais inferior e mesquinho.

Salmos 82: 1 . Deus permanece na congregação dos poderosos Deus preside em seus tribunais de justiça. Hebraico, No tribunal da justiça de Deus. Mas o singular parece ser usado aqui coletivamente para todos os tribunais de justiça da terra. Ver Salmos 82: 5 . Os tribunais de justiça eram de Deus, como os juízes eram seus vice-gerentes; a acusação que lhes foi dada: Vede o que fazeis; porque julgais não pelo homem, mas pelo Senhor; quem está presente com você no julgamento. 2 Crônicas 19: 6 . Está claro em Números 15:33 que a palavra e ? eidah, prestada congregação, significa, apropriadamente, um tribunal de justiça; a qual sentido a reviravolta do salmo imediatamente leva. Respeitando a palavra ????? elohim, ou deuses, que significa juízes, neste lugar, veja Green e Êxodo 21: 6 .

Comentário de Joseph Benson

Salmos 82: 1 . Deus está na congregação – Como juiz, diligentemente observe tudo o que é dito ou feito lá, e dê sentença de acordo. O juiz senta quando ouve as causas, mas se levanta quando pronuncia a sentença. Ou ficar em pé aqui pode ter a intenção de não denotar a postura da pessoa, mas apenas de sua presença. De onde esta palavra hebraica ??? , nitzab, está presente por alguns intérpretes instruídos, está presente e por outros preside, conforme essa palavra é usada, 1 Samuel 19:20 ; 1 Samuel 22: 9 . Dos poderosos – ou, dos deuses, como é expresso e explicado na próxima cláusula, o número singular, ?? , enguia, estando aqui, como costuma ser em outros lugares, é colocado no plural. Ele julga entre os deuses – observa com exatidão toda a conduta deles e passa sentença sobre eles de acordo. Por deuses ou, os poderosos, ele entende reis, ou outros chefes, juízes e magistrados, chamados deuses abaixo, Salmos 82: 6 ; Êxodo 12:12 ; Êxodo 22:28 . comparado com os Salmos 138: 1 e João 10:35 . Eles são chamados deuses, porque têm seu poder e comissão de Deus, e atuam como seus representantes, em seu nome e em seu lugar, e devem lhe prestar contas de sua conduta em seus altos cargos e posição. E por sua congregação ele quer dizer não uma convenção ou assembléia de pessoas que raramente se reúnem, mas também: 1º, todas as congregações ou assembléias de pessoas nas quais os magistrados se sentam para executar a justiça. Ou, 2d, Todas as pessoas, de qualquer ordem ou número elevado e sagrado; pois a palavra aqui traduzida congregação nem sempre significa uma assembléia de pessoas reunidas em um só lugar, mas às vezes denota todas as pessoas particulares de, ou pertencentes a esse tipo ou corpo de homens, embora dispersas em diversos lugares: veja Salmos 26: 5 ; Provérbios 21:16 . Alguns a traduzem como é no hebraico, na congregação de Deus; em sua própria congregação, isto é, nas convenções ou tribunais de príncipes ou governantes, que ele corretamente chama de dele, porque a autoridade deles é totalmente derivada dele. Mas a exposição anterior parece mais agradável, tanto para as seguintes palavras quanto para o escopo e todo o corpo do Salmo.

Comentário de E.W. Bullinger

Título. Um Salmo. Hebraico. mizm6r. App-65.

de Asafe. O décimo primeiro dos doze Salmos de Asafe.

Deus. Hebraico. Elohim. App-4.

permanece: ie oficialmente.

a congregação da poderosa assembléia (DEUS “S (hebraico El. App-4. IV) (em seu aspecto civil).

Deuses. Elohim: usado pelos juízes terrenos como representando-O. Compare Êxodo 21: 6 ; Êxodo 22: 8 , Êxodo 22: 9 , Êxodo 22:28 (citado em Atos 23: 5 ). Portanto, Moisés é assim mencionado ( Êxodo 7: 1 ). (Também é usado pelos ídolos como representando até um deus falso.) Ver João 10:34 , João 10:35 .

Comentário de Adam Clarke

Deus está na congregação dos poderosos – O hebraico deve ser traduzido: “Deus está na assembléia de Deus”. Deus está entre o seu povo; e ele preside especialmente nos tribunais de justiça que ele próprio estabeleceu. O banco da corte do rei é propriamente o local onde o rei preside e onde ele deveria estar sempre presente. Mas os reis da Inglaterra raramente aparecem lá. Às vezes, o rei James I frequentava: nessas ocasiões, pode-se dizer: “O rei está na corte do rei”. Eu acredito que o caso acima seja semelhante. Juízes! cuidado com o que você faz! Deus está em sua corte, e no meio (da assembléia) Deus julgará. Veja Parkhurst em ??? .

Comentário de John Calvin

1 Deus está sentado na assembléia de Deus. (424) É inquestionavelmente uma coisa muito inconveniente para aqueles a quem Deus se agradou de investir com o governo da humanidade para o bem comum, não reconhecer o fim pelo qual foram exaltados acima dos outros, nem ainda por cujas bênçãos têm. foi colocado em uma estação tão elevada; mas, em vez de fazer isso, contemplando todos os princípios da eqüidade, para governar exatamente como ditam suas próprias paixões desenfreadas. Tão apaixonados estão por seu próprio esplendor e magnificência, que imaginam que o mundo inteiro foi feito apenas para eles. Além disso, eles acham que seria uma exceção à sua posição elevada se fossem governados por conselhos moderados; e embora sua própria loucura seja mais do que suficiente para incentivá-los em sua carreira imprudente, eles, não obstante, buscam bajuladores para acalmá-los e aplaudi-los em seus vícios. Para corrigir essa arrogância, o salmo se abre afirmando que, embora os homens ocupem tronos e tribunais, Deus continua a ocupar o cargo de governante supremo. Deus fez até mesmo um poeta pagão e licencioso dar testemunho dessa verdade nas seguintes linhas:

Regum timendorum in proprios greges,
Reges in ipsos imperium est Jovis,
Clari giganteo triunfo,
Cuncta supercilio moventis .
Horatii, Carm. Liber em Ode i.

Os reis governam seus rebanhos de súditos; grande Jove
Ou reis se seu reinado se estende,
Quem atirou os gigantes rebeldes de cima;
A cujo majestoso aceno de cabeça, toda a natureza se curva.
Tradução de Boscawen.

Para que os potentados deste mundo não possam se arrogar mais do que lhes pertence, o profeta aqui ergue um trono para Deus, do qual julga a todos, e reprime seu orgulho; uma coisa que é altamente necessária. Eles podem, de fato, admitir que devem sua elevação ao poder real a favor de Deus, e podem adorá-lo por cerimônias externas, mas sua grandeza os fascina tanto que são responsáveis ??por expulsá-lo e expulsá-lo da sua assembléia. , por suas vãs imaginações; pois eles não podem suportar estar sujeitos à razão e leis. Assim, o desígnio do profeta era ridicularizar a loucura pela qual os príncipes deste mundo são enfeitiçados, deixando Deus sem lugar na assembléia. Quanto mais efetivamente derrubar essa autoconfiança irracional com a qual eles estão intoxicados, a ordem civil é denominada assembléia de Deus; pois, embora a glória divina resplandece em todas as partes do mundo, ainda assim, quando um governo legítimo floresce entre os homens, isso se reflete com um preeminente brilho. Eu realmente concordo que é bastante comum que os hebreus adornem com o título de Deus o que for raro e excelente. Mas aqui parece, do escopo da passagem, que esse nome do Ser Divino é aplicado àqueles que ocupam a posição exaltada de príncipes, na qual é proporcionada uma manifestação peculiar da majestade de Deus; assim como Salomão, em Provérbios 2:17 , chama o casamento “a aliança de Deus”, da santidade peculiar pela qual essa relação é distinguida.

Na segunda cláusula do versículo, não é material se lemos: Ele julgará no meio dos deuses, ou, Ele julgará os deuses no meio. A primeira construção, no entanto, é a mais fácil e natural, para que, por mais que os governantes do mundo se exaltem, eles não possam, pelo menos, prejudicar a autoridade de Deus, despojando-o de sua soberania sobre eles e sobre o governo de todos. coisas que ele jamais reterá como sua prerrogativa inalienável. Mas aqui, como também um pouco depois, o nome deuses deve ser entendido pelos juízes, nos quais Deus imprimiu marcas especiais de sua glória. Aplicá-lo aos anjos é uma fantasia muito tensa para admitir uma consideração séria.

“Deus está na assembléia;
Deus, no meio dos deuses, dá sentença. ”

No qual ele tem a seguinte nota: – “Em que assembléia? A assembléia de seus santos anjos. O salmista, penso eu, poeticamente imagina a corte celestial reunida para os trabalhos desta revisão dos procedimentos dos juízes da terra, e Deus, no meio de seus anjos, tributando sua iniqüidade e concedendo sua punição ”.

Comentário de John Wesley

Deus está na congregação dos poderosos; ele julga entre os deuses.

Standeth – Observar tudo o que é dito ou feito lá.

Poderoso – Reis ou principais governantes. Pela congregação deles, ele entende todas as pessoas desta ordem alta e sagrada.

Judgeth – Passa sentença sobre eles.

Os deuses – Juízes e magistrados são chamados deuses, porque têm sua comissão de Deus e atuam como seus substitutos.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *