Estudo de Mateus 15:7 – Comentado e Explicado

Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías:
Mateus 15:7

Comentário de Albert Barnes

Vós hipócritas! Veja as notas em Mateus 7: 5 . Hipocrisia é a ocultação de algum princípio básico sob o pretexto de religião. Nunca houve um exemplo mais claro do que isso, uma tentativa de se livrar do dever de prover pais carentes sob uma aparência de piedade para com Deus.

Esaias – Ou seja, Isaías. Essa profecia é encontrada em Isaías 29:13 .

Profetize de você – isto é, ele falou do povo de seus dias dos judeus, como judeus – em termos que se aplicam a todo o povo. Ele caracterizou adequadamente a nação chamando-os de hipócritas. As palavras são aplicáveis ??à nação em todos os momentos e, portanto, aplicam-se a você. Ele não quis falar particularmente da nação no tempo de Cristo, mas falou deles como tendo um caráter nacional de hipocrisia. Compare as notas em Mateus 1: 22-23 .

Comentário de Joseph Benson

Mateus 15: 7-9 . Vós hipócritas – Substituir observâncias supersticiosas da invenção do homem, no lugar da obediência aos mandamentos de Deus, é pura hipocrisia; é, contudo, a prerrogativa daquele que perscruta o coração e sabe o que há no homem, pronunciar quem são hipócritas. E como a hipocrisia é um pecado que apenas seus olhos descobrem, também é um pecado que, acima de todos os outros, ele abomina. Esaias profetizou bem a você – Isto é, as palavras que Isaías dirigiu a seus pais são exatamente aplicáveis ??a você: a descrição dele delas é uma profecia a seu respeito. Observem, leitor, as reprovações de pecados e pecadores, que encontramos nas Escrituras, foram projetadas para serem aplicadas a pessoas e práticas semelhantes até o fim do mundo; pois eles não são de interpretação particular, 2 Pedro 1:20 . Ameaças dirigidas contra os outros nos pertencem, se somos culpados dos mesmos pecados. Este povo se aproxima de mim com a boca, etc. – Eles fazem uma grande profissão e fingem muita devoção e piedade; mas o coração deles está longe de mim – eles não me amam e me obedecem sinceramente. Eles não me dão seus corações; e, se o coração não for dado a Deus, toda adoração externa não será melhor do que uma zombaria dele. Em vão eles me adoram – Isto é, ociosamente, sem lucro e sem propósito. Sua adoração não atinge o fim para o qual a adoração divina foi designada. Não agrada a Deus nem se beneficia. Pois, se não está em espírito, não está em verdade e, portanto, não é tudo nada. Ensinar para as doutrinas os mandamentos dos homens – Igual a igual, superior aos dos de Deus. O que pode ser um pecado mais hediondo?

Comentário de E.W. Bullinger

Esaias = Isaías. Veja App-79.

of = concernente. Grego. peri.

Comentário de John Calvin

7. Isaías profetizou bem a seu respeito. Nosso Senhor agora avança mais; pois ele decide a questão em questão, que divide em duas cláusulas. A primeira é que eles se baseavam apenas em cerimônias externas e não atribuíam valor à verdadeira santidade, que consiste em sincera retidão de coração; e a segunda é que eles adoravam a Deus de maneira errada, de acordo com sua própria fantasia. Agora, embora sua repreensão da santidade fingida e hipócrita pareça até agora restrita às pessoas, ela inclui a substância dessa doutrina, da qual a conclusão completa foi, primeiro, que o culto a Deus é espiritual e não consiste na aspersão de água ou em qualquer outra cerimônia; e, segundo, que não existe adoração razoável a Deus, mas o que é dirigido pelo governo de sua palavra. Embora Isaías ( Isaías 29:13 ) não profetizasse apenas para a futuridade, mas respeitasse os homens de sua idade, ainda assim, Cristo diz que essa previsão se refere aos fariseus e escribas, porque se assemelham aos antigos hipócritas com quem o profeta argumentar. Cristo não cita essa passagem exatamente como está; mas o profeta menciona expressamente duas ofensas pelas quais os judeus provocaram contra si mesmos a vingança divina. Somente com os lábios e por uma profissão externa, eles fingiam piedade; e, em seguida, eles se voltaram para os modos de adoração inventados pelos homens. Primeiro, então, é a hipocrisia perversa, quando a honra que os homens dão a Deus é apenas na aparência externa; pois aproximar-se de Deus com a boca e honrá-lo com os lábios não seria em si mau, contanto que o coração fosse adiante. A substância do que nosso Senhor declara sobre esse assunto é que, uma vez que a adoração a Deus é espiritual, e como nada lhe agrada que não seja acompanhado pela sinceridade interior do coração, aqueles que fazem da santidade uma demonstração externa são hipócritas. .

Comentário de Adam Clarke

Hipócritas, Isaías profetizou bem a vocês – Em todo lugar em que os nomes próprios do Antigo Testamento ocorrem, no Novo, o mesmo modo de ortografia deve ser seguido: Portanto, escrevo Isaías com o hebraico, não Esaias, com o grego. Essa profecia é encontrada em Isaías 29:13 . Nosso abençoado Senhor desmascara esses hipócritas; e podemos observar que, quando um hipócrita é descoberto, ele deve ser exposto a todos; isso pode levar à sua salvação: se ele pode reter seu caráter falsamente adquirido, como ele pode escapar da perdição!

Comentário de Thomas Coke

Mateus 15: 7-9 . Vós hipócritas, etc. – Veja a nota em Isaías 29:13 . Em São Marcos, nosso Senhor faz essa citação no início de seu discurso, Marcos 7: 6-7 . Possivelmente, portanto, ele citou e aplicou duas vezes; primeiro, no começo, como São Marcos nos diz; e provando que era realmente aplicável aos escribas e fariseus, ele aplicou novamente na conclusão de seu argumento, asSt. Mateus afirma. Temos vários exemplos de repetições semelhantes nos Evangelhos. Veja Marcos 10: 6-9 em comparação com Mateus 19: 4-6 . CH. Mateus 24: 5 comparado com Mateus 15:11 ; Mateus 15:24 .; e Lucas 22:18 em comparação com Mateus 26:29 . Dr. Doddridge apresenta a última cláusula de Mateus 15: 9 . Enquanto eles ensinam doutrinas que são injunções humanas, os meros preceitos dos homens, que não têm selo da autoridade divina sobre eles.

Comentário de John Wesley

Hipócritas, bem Esaias profetizou sobre você, dizendo:

Isaías profetizou bem a você, dizendo – Ou seja, a descrição que Isaías deu a seus pais é exatamente aplicável a você. As palavras, portanto, que eram uma descrição delas, são uma profecia a seu respeito.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *