Estudo de Isaías 51:5 – Comentado e Explicado

De repente minha justiça chegará, minha salvação vai aparecer, {meu braço fará justiça aos povos}, as ilhas em mim terão esperança e contarão com meu braço.
Isaías 51:5

Comentário de Albert Barnes

Minha justiça está próxima – A palavra “justiça” é usada em uma grande variedade de significados. Aqui significa, provavelmente, o cumprimento fiel de suas promessas ao seu povo (Lowth).

Minha salvação se foi – A promessa de salvação se foi, e a execução desse propósito já foi iniciada. Ele logo libertaria seu povo; em nenhum período distante estenderia a salvação a todas as nações.

E o meu braço julgará o povo – isto é, dispensará julgamento a eles. O ‘braço’ aqui é colocado para si mesmo, pois o braço é o instrumento pelo qual executamos nossos propósitos (ver as notas em Isaías 51: 9 ).

As ilhas esperam em mim – As nações distantes; as terras pagãs (veja a nota em Isaías 41: 1 ). A idéia é que terras distantes se interessem pela religião verdadeira, e reconheçam e adorem o Deus verdadeiro.

Comentário de Adam Clarke

Minha justiça está próxima – A palavra ede tsedek , justiça, é usada em uma latitude tão grande de significado, para justiça, verdade, fidelidade, bondade, misericórdia, libertação, salvação, etc., que às vezes não é fácil dar o preciso significado disso sem muita circuncisão; significa aqui a fiel conclusão das promessas de Deus para libertar seu povo.

Comentário de John Calvin

5. Minha justiça está próxima. Ele confirma a antiga doutrina. A “justiça” do Senhor tem relação com os homens, que sabem por experiência própria que ele é “justo”. Enquanto o povo era oprimido por uma servidão cruel, eles sabiam, de fato, que eram justamente punidos por seus pecados; mas eles podem se perguntar se foram muito abandonados, porque a adoração a Deus cessou, e seu nome foi blasfemado por homens iníquos, que seguiram sua carreira iníqua sem punição. Portanto, para lhes trazer algum consolo, ele promete que Deus os ajudará rapidamente, para que todos reconheçam que ele é fiel e justo. Pela palavra “justo”, o Profeta não significa que ele conceda a todos uma recompensa “justa”, mas que ele oferece a melhor proteção e distribui a maior bondade ao seu povo, que ele cumpre fielmente suas promessas a todos os crentes, quando ele os entrega e não permite que sejam finalmente dominados.

Isso aparece mais claramente a partir da seguinte cláusula, na qual, para fins de explicação, ele acrescenta: Minha salvação se realizou ; pois a “justiça” de Deus brilhou intensamente na libertação do povo. Agora, o cativeiro em que os judeus foram mantidos na Babilônia era um tipo de morte, em consequência da qual essa libertação é aqui chamada “Salvação”.

Meus braços julgarão os povos. Por “braços” ele quer dizer o amplo exercício de seu poder. Essa figura de linguagem que descreve Deus sob formas de expressão extraídas da estrutura humana ocorre frequentemente nas Escrituras. Como o governo de Deus parecia estar confinado dentro de limites estreitos, ou melhor, não era de todo visível, por esse motivo ele menciona armas, com as quais ele quer dizer que espalhará seu reino por toda parte.

Comentário de John Wesley

Minha justiça está próxima; minha salvação se foi, e meus braços julgarão o povo; as ilhas me esperam, e no meu braço confiarão.

Minha justiça – Minha salvação, a redenção de todo o meu povo, judeus e gentios, que é o efeito de sua justiça, sua justiça, fidelidade ou misericórdia.

Se foi – logo irá adiante.

Juiz – sujeitará os gentios à minha autoridade e os governará pela minha palavra e espírito.

Ilhas – Os países remotos devem esperar essa salvação de mim e somente de mim.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *