Estudo de Jeremias 3:22 – Comentado e Explicado

Voltai, filhos rebeldes, e eu sanarei {as conseqüências} de vossas revoltas. Aqui estamos {dizeis}, voltamos para vós, porque sois o Senhor, nosso Deus.
Jeremias 3:22

Comentário de Albert Barnes

A resposta do Senhor à sua oração em Jeremias 3:21 é imediatamente seguida pela aceitação da oferta da misericórdia divina.

Pois – antes, porque … Esta profissão de fé dá a razão pela qual eles retornam ao Senhor. A descrição completa é mais graficamente concebida. O povo que chora nas colinas: a voz graciosa de Deus, pedindo-lhes que retornem: o alegre grito dos penitentes, exclamando que eles vieram: a profissão de fé que lhes foi conquistada pelo amor divino; estes formam de modo geral uma imagem comovente de um arrependimento nacional.

Comentário de Joseph Benson

Jeremias 3:22 . Aqui começa um diálogo entre Deus e seu povo, em que ele oferece termos graciosos de perdão a eles, e eles fazem profissões sinceras de obediência a ele. Volte, desviando – ou revoltados, filhos – Volte para mim, para minha adoração e serviço; retorne ao seu dever. Deus é apresentado como dizendo isso ao ouvir o choro e súplicas dos israelitas, reconhecendo seu pecado e se humilhando por isso. E eu curarei suas desvantagens – Suas revoltas ou apóstolos: tirarei a culpa deles e salvarei você de uma disposição refratária e revoltante. Deus cura nossas desvantagens por sua misericórdia perdoadora, sua paz que compõe e sua graça renovadora. Eis que chegamos a ti – obedecemos prontamente e alegremente à tua ordem e cumprimos o teu convite. É um eco ao chamado de Deus; uma resposta rápida e imediata, sem demora; não iremos depois, mas sim agora; não precisamos de tempo para considerar isso. Pois tu és o Senhor, nosso Deus – Palavras que expressam os mais fortes incentivos para retornar a Deus imaginável, porque Deus tinha um direito indiscutível a eles e a seus serviços, estava disposto a aceitá-los e a salvá-los, Isaías 55: 7 ; indivíduo. Jeremias 14:22 . Não apenas esta última parte do versículo, mas o que se segue, até o final do capítulo, é mencionado em nome dos israelitas, aceitando o convite divino, reconhecendo a vaidade de sua confiança equivocada e professando a mais profunda contrição e vergonha por sua má conduta. É uma descrição, não do que realmente foi feito pelos israelitas em geral, mas do que era necessário ser feito para recuperar o favor de Deus; e o que ele previu seria realmente feito por aqueles que deveriam acreditar no Messias, quando ele viesse, e receber os privilégios e bênçãos da nova aliança.

Comentário de Adam Clarke

Retornem, filhos desviados – Isso eles recebem de bom grado e, com uma só voz, confessam-lhe: “Eis que chegamos a ti, pois tu és Jeová, nosso Deus”; e até o final do capítulo, mostre as razões pelas quais eles retornam a Deus.

  1. Porque ele é o Deus verdadeiro.
  • Porque os ídolos não os beneficiavam: eles não podiam ajudar em tempos de angústia.
  • Porque é prerrogativa de Deus somente dar a salvação.
  • Porque eles não tinham nenhum tipo de prosperidade desde que abandonaram a adoração ao seu Criador. E esse não era apenas o caso deles, mas o de seus antepassados, que sofreram em conseqüência de sua idolatria e desobediência.
  • 5. Essas razões são concluídas com uma confissão calorosa do pecado, no pensamento de que são confundidas; pois a lembrança de seus pecados lhes era grave e o fardo era intolerável. Essa confissão terminou, Deus aparece no próximo capítulo com promessas graciosas e orientações apropriadas sobre como eles devem voltar e como se comportar no futuro.

    Comentário de John Calvin

    Deus aqui exorta os israelitas a se arrependerem, para que pelo exemplo deles possa mover os judeus. O benefício do que é ensinado aqui pode de fato ter chegado aos miseráveis ??cativos e exilados; mas como Jeremias era especialmente o professor de sua própria nação, ele trabalhou principalmente sem dúvida para obter vantagem deles, como já dissemos antes. Deus então aqui declara, que ele seria reconciliável com os israelitas, quão gravemente todos eles pecaram, depois os apresenta como resposta: Eis que voltamos ou iremos a ti: pois o Profeta fala aqui da futura conversão de as dez tribos.

    É então um diálogo entre Deus e os israelitas. O próprio Deus os convida livremente a se arrepender: Volte, ele diz, filhos rebeldes; e então ele promete ser médico para curar suas doenças: eu curarei tuas transgressões; isto é, apagarei teus pecados e te absolverei da culpa. Deus então se compromete a fazer essas coisas; primeiro, estimular os israelitas a se arrependerem e depois lhes dar a esperança de perdão: e ele diz que lhes foi providenciado um remédio, a menos que eles se endurecessem. Agora, os israelitas, por outro lado, dão esta resposta: Eis que chegaremos a ti Aqui Jeremias condena a obstinação de sua própria nação, dizendo que os israelitas, quando gentilmente convidados por Deus, não seriam perversos, mas, pelo contrário, seria tratável e obediente. Isso de fato não foi cumprido, quando a liberdade de retornar foi dada ao povo, exceto no caso de poucos, que tinham um sentimento correto, e preferiram a glória de Deus às suas vantagens temporais. Mas o número era pequeno; nem foi uma questão de surpresa; pois Deus não havia dito anteriormente, sem razão, que se alguém viesse de uma cidade e dois de uma tribo, ele seria recebido, embora outros continuassem fixos em sua perversidade. Seja como for, Deus aqui sugere que os israelitas não seriam tão refratários a ponto de não obedecerem a sua advertência quando a esperança de perdão e salvação lhes fosse apresentada: e isso é mencionado, para que a perversidade dos judeus pareça mais detestável.

    But some think that the Israelites are here upbraided, because they hypocritically pretended that they always sought God. Hence they elicit this meaning, “Ye indeed say, Behold, we return to thee, thou art our God; ” as though he condemned their hypocrisy, because they falsely alleged that they always sought him. But this view seems to me foreign to the intention of the Prophet. Hence I doubt not but that Jeremiah sets before the Jews, as in a picture, what ought to have constrained them not to persist so obstinately in their sinful courses: “Behold,” he says, “God is prepared to receive into favor your brethren, who are undone and past all hope; and when they shall hear God’s voice kindly and graciously inviting them to himself, they will doubtless return: why then do not ye obey?”

    Comentário de E.W. Bullinger

    Ver. Figura do discurso Asterismos , para marcar a confissão que será feita “naqueles dias” .

    Sem categoria

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *