Estudo de Salmos 6:2 – Comentado e Explicado

Tende piedade de mim, Senhor, porque desfaleço; sarai-me, pois sinto abalados os meus ossos.
Salmos 6:2

Comentário de Albert Barnes

Tende piedade de mim, ó Senhor – isto é, seja gentil comigo; ou, mostre-me compaixão. Essa linguagem pode ser usada em vista do pecado, do sofrimento ou do perigo. É um grito a Deus interpor e remover alguma fonte atual de problemas, e pode ser empregada por quem sente que é pecador, ou por alguém que sofre de dor, ou por alguém cercado por inimigos ou por alguém. no ponto da morte, ou por alguém que olha com apreensão para o mundo eterno. É comum, de fato (compare o Salmo 51: 1 ), um clamor a Deus em vista do pecado, pedindo perdão e salvação; mas aqui está um grito em vista de problemas e perigos, tristeza externa e angústia mental, que superaram a força do sofredor e o colocaram em uma cama de definhamento. Veja a introdução ao salmo, Seção 3.

Pois eu sou fraco – A palavra original aqui, ???? ‘almlal, significa apropriadamente definhar ou se inclinar, como as plantas danificadas, Isaías 24: 7 , ou como os campos em uma seca, Isaías 16: 8 , e é aqui aplicada a uma pessoa doente cuja força está murcha e desapareceu. A condição de um deles é lindamente comparada com uma planta que murcha por falta de umidade; e a palavra é usada neste sentido aqui, como se referindo ao próprio salmista quando doente, como resultado de suas tristezas externas e mentais. Tal efeito não tem sido incomum no mundo. Houve inúmeros casos em que a tristeza prostrou a força – como uma planta murcha – e causou uma doença enfraquecida.

Ó Senhor, cure-me – Esta é a linguagem que seria adequadamente aplicada a um caso de doença e, portanto, é mais natural interpretá-la nesse sentido neste lugar. Compare Isaías 19:22 ; Isaías 30:26 ; Jó 5:18 ; Gênesis 20:17 ; Salmo 60: 2 ; 2 Crônicas 16:12 ; Deuteronômio 28:27 .

Pois meus ossos estão irritados – A palavra “irritado” agora se aplica a problemas mentais, e especialmente o tipo mais leve de problemas mentais – irritar, irritar-se com pequenas provocações, assediar. É usado aqui, no entanto, como é comum nas Escrituras, em referência a tormento ou angústia. Os ossos são a força e a estrutura do corpo, e o salmista quer dizer aqui que a própria fonte de sua força se foi; aquilo que o apoiava foi prostrado; que sua doença e tristeza haviam penetrado nas partes mais firmes de seu corpo. A linguagem é freqüentemente usada nas Escrituras, também, como se os “ossos” realmente sofressem dor, embora agora se saiba que os ossos, como tais, são incapazes de sofrer. E da mesma maneira, também, a linguagem é freqüentemente usada, embora esse uso da palavra não seja encontrado nas Escrituras, como se a “medula” dos ossos fosse especialmente sensível, como um nervo, de acordo com o que é comum. e crença popular, embora agora se saiba que a medula óssea é totalmente insensível ao sofrimento. O propósito do salmista aqui é dizer que ele foi esmagado e afligido em todas as partes de seu corpo.

Comentário de Thomas Coke

Salmos 6: 2 . Meus ossos estão irritados Ossos, rédeas, partes internas, muitas vezes nas escrituras, significam o mesmo que coração, alma, pensamento; veja Salmos 35:10, onde ossos provavelmente significam o mesmo que aqui.

Comentário de Joseph Benson

Salmos 6: 2 . Tende piedade de mim – não peço meu mérito, mas a tua misericórdia livre; pois sou fraco – ou definhar; meu corpo se afasta e meu espírito falha com minhas dores e problemas excessivos. Ó Senhor, cure-me – isto é, as perturbações da minha alma e corpo, das quais a palavra ??? , rapha, é usada; pois meus ossos estão atormentados – isto é, minhas partes interiores. Ossos, rédeas, partes internas, muitas vezes nas Escrituras significam o mesmo que coração, alma, pensamento: ver Salmos 35:10 .

Comentário de E.W. Bullinger

Tenha misericórdia = Seja gentil ou mostre favor a ele.

Comentário de Adam Clarke

Tenha piedade – não tenho mérito. Eu mereço tudo o que sinto e tudo o que temo.

Ó Senhor, cure-me – Nenhum médico terreno pode curar minha doença. Corpo e alma estão doentes, e somente Deus pode me ajudar.

Eu sou fraco – ???? umlal . Eu sou extremamente fraco; Não posso me alimentar e minha força está exausta.

Meus ossos estão irritados – A doença entrou nos meus ossos.

Comentário de John Calvin

2. Tenha piedade de mim. Como ele pede sinceramente que Deus seja misericordioso com ele, é disso que fica mais claramente manifesto que, pelos termos raiva e indignação, ele não quis dizer crueldade ou severidade indevida, mas apenas o julgamento que Deus executa sobre os réprobos, a quem ele não poupa em misericórdia como ele faz com seus próprios filhos. Se ele se queixasse de ser punido injustamente e com muita severidade, agora teria acrescentado algo a esse efeito: contenha-se, para que, ao me punir, não exceda a medida da minha ofensa. Ao apostar em si mesmo, portanto, apenas com a misericórdia de Deus, ele mostra que não deseja nada além de não ser tratado de acordo com a justiça estrita ou como merecia. Para induzir Deus a exercer sua misericórdia de perdão para com ele, ele declara que está pronto para fracassar: tenha misericórdia de mim, ó Jeová, pois sou fraco Como já disse antes, ele se considera fraco, não porque estava doente , mas porque ele foi derrubado e destruído pelo que agora lhe havia acontecido. E como sabemos que o desígnio de Deus em infligir punição sobre nós é nos humilhar; assim, sempre que somos subjugados sob sua vara, o portão é aberto para que sua misericórdia venha até nós. Além disso, uma vez que é seu ofício peculiar curar os doentes para ressuscitar os caídos, apoiar os fracos e, finalmente, dar vida aos mortos; isso, por si só, é uma razão suficiente pela qual devemos procurar seu favor, porque estamos afundando sob nossas aflições.

Depois que Davi protestou que ele depositou sua esperança de salvação somente na misericórdia de Deus, e demonstrou com tristeza o quanto ele é humilhado, ele subordina o efeito que isso teve em prejudicar sua saúde corporal e ora pela restauração dessa bênção. : Cura-me, ó Jeová. Esta é a ordem que devemos observar, para que saibamos que todas as bênçãos que pedimos a Deus fluem da fonte de sua bondade livre e que somos então, e somente então, libertados de calamidades. e castigos, (85) quando ele teve piedade de nós. – Pois meus ossos estão com medo. Isso confirma o que acabei de observar, a saber, que, pela própria tristeza de suas aflições, ele alimentou a esperança de algum alívio; para Deus, quanto mais ele vê os miseráveis ??oprimidos e quase oprimidos, mais está pronto para socorrê-los. Ele atribui medo aos seus ossos, não porque eles são dotados de sentimentos, mas porque a veemência de sua dor era tanta que afetava todo o seu corpo. Ele não fala de sua carne, que é a parte mais sensível e suscetível do sistema corporal, mas menciona seus ossos, sugerindo assim que as partes mais fortes de sua estrutura foram feitas para tremer de medo. Em seguida, ele atribui a causa disso dizendo: E minha alma está com muito medo. A partícula conectiva e, na minha opinião, tem aqui o significado da partícula causal , pois , como se ele dissesse, tão grave e violenta é a angústia interior do meu coração, que afeta e prejudica a força de todas as partes do meu corpo. . Não aprovo a opinião que aqui leva a alma para a vida, nem se adequa ao escopo da passagem.

Comentário de John Wesley

Tem piedade de mim, Senhor; porque sou fraco; ó Senhor, sara-me; porque meus ossos estão irritados.

Ossos – Minhas partes íntimas.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *