Estudo de 1 Pedro 2:7 – Comentado e Explicado

To you therefore who believe {is} the preciousness; but to the disobedient, the stone which the builders cast away as worthless, this is become head of {the} corner,
1 Pedro 2:7

Comentário de Albert Barnes

Para você, portanto, que acredita – os cristãos são freqüentemente chamados simplesmente de “crentes”, porque a fé no Salvador é uma das características proeminentes pelas quais eles se distinguem de seus semelhantes. Descreve suficientemente qualquer homem, para dizer que ele é um crente no Senhor Jesus.

Ele é precioso – Margem, “uma honra”. Ou seja, de acordo com a margem, é uma honra acreditar nele, e deve ser considerado. Isso é verdade, mas é muito duvidoso se essa é a idéia de Pedro. O grego é ? t?µ? he timeliteralmente: “estima, honra, respeito, reverência”; então “valor ou preço”. O substantivo é provavelmente usado no lugar do adjetivo, no sentido de honroso, valorizado, precioso; e não é traduzido incorretamente no texto “ele é precioso”. A conexão exige essa interpretação. O apóstolo não estava demonstrando que era uma honra crer em Cristo, mas estava declarando a estimativa que lhe foi dada por aqueles que criam, em contraste com a visão que o mundo lhe dava. A verdade que é ensinada é que, embora o Senhor Jesus seja rejeitado pela grande massa de pessoas, ele é considerado por todos os cristãos como de valor inestimável:

I. Do fato não pode haver dúvida. De alguma forma, os cristãos percebem nele um valor que nada mais é visto. Isto é evidenciado:

(a) na estimativa declarada dele como seu melhor amigo;

(b) estando dispostos até agora a honrá-lo, a ponto de comprometer-lhe a guarda de suas almas, repousando toda a questão de sua salvação somente sobre ele;

(c) em sua prontidão para guardar seus comandos e servi-lo, enquanto a massa de pessoas o desobedece; e,

(d) por estarem dispostos a morrer por ele.

II As razões pelas quais ele é tão precioso para eles são as seguintes:

(1) Eles são trazidos a uma condição em que podem apreciar o seu valor. Para ver o valor da comida, precisamos estar com fome; de roupas, devemos ser expostos à explosão do inverno; de casa, devemos ser andarilhos sem morada; da medicina, devemos estar doentes; de competência, devemos ser pobres. Portanto, para ver o valor do Salvador, precisamos ver que somos pecadores pobres, desamparados e moribundos; que a alma tem um valor inestimável; que não temos mérito próprio; e que, a menos que alguém interponha, devemos perecer. Todo mundo que se torna um verdadeiro cristão é levado a essa condição; e nesse estado ele pode apreciar o valor do Salvador. A esse respeito, a condição dos cristãos é diferente da do resto da humanidade – pois eles não estão em melhor estado para apreciar o valor do Salvador, do que o homem em saúde é apreciar o valor da arte de curar, ou daquele que nunca teve um desejo não suprido, a bondade de quem vem até nós com um suprimento abundante de comida.

(2) o Senhor Jesus é de fato de mais valor para eles do que qualquer outro benfeitor. Tivemos benfeitores que nos fizeram bem, mas nenhum que nos fez tão bem quanto ele. Tivemos pais, professores, amigos gentis que nos proveram, nos ensinaram, nos aliviou; mas tudo o que eles fizeram por nós é leve, comparado com o que ele fez. O fruto de sua bondade, em sua maioria, pertence ao mundo atual; e eles não deram suas vidas por nós. O que ele fez pertence ao nosso bem-estar por toda a eternidade; é o fruto do sacrifício de sua própria vida. Quão precioso deve ser o nome e a memória de alguém que deu a própria vida para nos salvar!

(3) devemos todas as nossas esperanças do céu a ele; e proporcionalmente ao valor de tal esperança, ele é precioso para nós. Não temos esperança de salvação senão nele. Tira isso – apague o nome e a obra do Redentor – e não vemos como sermos salvos; não temos perspectiva de sermos salvos. Como nossa esperança do céu, portanto, é valiosa para nós; como nos apoia no julgamento; assim como nos conforta na hora da morte, o Salvador também é precioso: e a estimativa que formamos dele é proporcional ao valor de tal esperança.

(4) há um valor intrínseco e excelência no caráter de Cristo, além de sua relação conosco, que o torna precioso para aqueles que podem apreciar seu valor. Em seu caráter, considerado abstratamente, havia mais para atrair, interessar e amar do que em qualquer outro que já tenha vivido em nosso mundo. Havia mais pureza, mais benevolência, mais o que era ótimo em circunstâncias difíceis, mais generoso e abnegado, mais que se assemelhavam a Deus, do que em qualquer outro que já apareceu na Terra. No firmamento moral, o caráter de Cristo sustenta uma preeminência acima de todos os outros que viveram, tão grande quanto a glória do sol é superior às luzes fracas, embora numerosas, que brilham à meia-noite. Com tais visões dele, não é de se admirar que, no entanto, ele possa ser estimado pelo mundo, “para aqueles que acreditam que ele é precioso”.

Mas para aqueles que são desobedientes – Literalmente, “não querem ser persuadidos” ( ?pe???? apeithes), isto é, aqueles que se recusaram a acreditar; que eram obstinados ou contumazes, Lucas 1:17 ; Romanos 1:30 . O significado é que, para eles, ele é feito uma pedra contra a qual eles colidem e se arruinam. Veja as notas em 1 Pedro 2: 8 .

A pedra que os construtores não permitiam – que eles rejeitavam ou recusavam fazer uma pedra angular. A alusão aqui, pela palavra “construtores”, é primariamente aos judeus, representados como elevar um templo de salvação ou construir com referência à vida eterna. Eles se recusaram a depositar esta pedra, que Deus havia designado, como fundamento de suas esperanças, mas preferiram algum outro fundamento. Veja esta passagem explicada na nota de Mateus 21:42 ; Atos 4:11 nota; e Romanos 9:33 nota.

O mesmo é apontado como a cabeça da esquina – isto é, embora seja rejeitado pela massa de pessoas, mas Deus de fato a tornou a pedra angular sobre a qual repousa todo o templo espiritual, Atos 4: 11-12 . Por mais que as pessoas possam considerá-lo, não há, de fato, outra esperança do céu além daquela que é fundada no Senhor Jesus. Se as pessoas não são salvas por ele, ele se torna para eles uma pedra de tropeço e uma pedra de ofensa.

Comentário de E.W. Bullinger

Para = Para.

acreditar . App-150.

Ele é precioso . Grego. tempo = honra ou preciosidade. O verbo a ser fornecido é “pertence” ou “anexa”. A preciosidade em Cristo é contada para você que crê. Compare 1 Coríntios 1:30 .

desobediente . Grego. apeitheo. Ver Atos 14: 2 . Os textos lêem apisteo , como Romanos 3: 3 .

é feito = tornou-se.

a cabeça = para (App-104.) a cabeça.

Comentário de John Calvin

7. Portanto, para você que acredita que Deus declarou que Cristo é uma pedra preciosa e uma pedra escolhida, Pedro tira a inferência de que ele é assim para nós. Pois, sem dúvida, Cristo é descrito como o apreendemos pela fé e como ele prova ser por evidências reais. Devemos, então, observar cuidadosamente esta inferência: Cristo é uma pedra preciosa aos olhos de Deus; então ele é como os fiéis. É somente a fé que nos revela o valor e a excelência de Cristo.

Mas, como o objetivo do apóstolo era evitar a ofensa que a multidão dos ímpios cria, ele imediatamente acrescenta outra cláusula a respeito dos incrédulos: que, ao rejeitar a Cristo, eles não tiram a honra concedida a ele pelo Pai. Para esse propósito, é citado um versículo nos Salmos 118: 22 , que a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se, no entanto, a cabeça da esquina. Daí resulta que Cristo, apesar de se opor aos seus inimigos, continua na dignidade a que foi designado pelo Pai. Mas devemos observar as duas coisas aqui ditas: a primeira é que Cristo foi rejeitado pelos que governavam a Igreja de Deus; e o outro, que seus esforços foram todos em vão, porque necessariamente cumpridos deveriam ter sido o que Deus havia decretado, isto é, que ele, como pedra angular, deveria sustentar o edifício.

Além disso, que esta passagem deve ser adequadamente entendida por Cristo, não apenas o Espírito Santo é uma testemunha, e o próprio Cristo, que assim a explicou ( Mateus 21:42 ;), mas parece também evidente a partir disso, que era assim comumente entendido antes que Cristo viesse ao mundo; nem há dúvida, mas essa exposição foi feita como se fosse de mão em mão dos pais. Vemos, portanto, que esse era, por assim dizer, um ditado comum mesmo entre crianças que respeitavam o Messias. Portanto, não discutirei mais esse ponto. Podemos tomar como garantido que Davi foi assim rejeitado por sua própria idade, para que ele tipificasse Cristo.

Voltemos agora à primeira cláusula: Cristo foi rejeitado pelos construtores. Isso foi ensombrado pela primeira vez em Davi; pois os que estavam no poder o consideravam condenado e perdido. O mesmo foi cumprido em Cristo; pois aqueles que governavam na Igreja o rejeitavam o máximo que podiam. Isso pode ter perturbado muito os fracos, quando viram que os inimigos de Cristo eram tantos, até os sacerdotes, os anciãos e os mestres, nos quais somente a Igreja era vista de maneira visível. Para remover essa ofensa, Pedro lembrou aos fiéis que exatamente isso havia sido predito por Davi. Ele se dirigiu especialmente aos judeus, a quem isso se aplicava adequadamente; ao mesmo tempo, essa advertência é muito útil hoje. Pois aqueles que arrogam para si mesmos o primeiro lugar de autoridade na Igreja, são os inimigos mais inveterados de Cristo, e com fúria diabólica perseguem seu Evangelho.

O papa se chama vigário de Cristo e, no entanto, sabemos o quão ferozmente ele se opõe a ele. Esse espetáculo assusta o simples e o ignorante. Por que é isso? mesmo porque eles não consideram que o que Davi previu acontece agora. Lembremo-nos, então, que não somente aqueles que foram profetizados por esta profecia advertiram quem viu Cristo rejeitado pelos escribas e fariseus; mas que também somos fortalecidos contra ofensas diárias, o que de outra forma poderia perturbar nossa fé. Sempre que vemos os que se gloriam no título de prelados, levantando-se contra Cristo, vem à nossa mente que a pedra é rejeitada pelos construtores, de acordo com a previsão de Davi. E como a metáfora da construção é comum, quando se fala em governo político ou espiritual, Davi os chama de construtores, a quem está comprometido o cuidado e o poder de governar; não porque eles constroem corretamente, mas porque eles têm o nome de construtores e possuem o poder comum. Por conseguinte, os que estão no cargo nem sempre são ministros verdadeiros e fiéis de Deus. Portanto, é extremamente ridículo no Papa e em seus seguidores arrogar para si mesmos autoridade suprema e indubitável, sob esse único pretexto, de que eles são os governadores comuns da Igreja. Em primeiro lugar, sua vocação para governar a Igreja não é de modo algum mais justa ou mais legítima do que a de Heliogabalus para governar o império. Mas, embora devêssemos permitir a eles o que eles afirmam, que são corretamente chamados, ainda vemos o que Davi declara respeitando os governantes comuns da Igreja, que eles rejeitaram a Cristo, para que construíssem um chiqueiro para os porcos, em vez de um templo para Deus . A outra parte segue que todos os grandes, orgulhosos de seu poder e dignidade, não prevalecerão, para que Cristo não continue em seu próprio lugar.

E uma pedra de tropeço Depois de confortar os fiéis, que eles teriam em Cristo um fundamento firme e permanente, embora a maior parte, e até os principais, não lhe permitissem lugar no edifício, ele agora denuncia o castigo que aguarda todos os incrédulos, para que possam ficar aterrorizados com o exemplo deles. Para esse propósito, ele cita o testemunho de Isaías 8:14 . O Profeta ali declara que o Senhor seria para os judeus uma pedra de tropeço e rocha de ofensa. Isso se refere adequadamente a Cristo, como pode ser visto a partir do contexto; e Paulo aplica isso a Cristo ( Romanos 9:32 ). Pois nele o Deus dos Exércitos se manifestou claramente.

Aqui, então, a terrível vingança de Deus é denunciada a todos os ímpios, porque Cristo lhes seria uma ofensa e um tropeço, na medida em que eles se recusavam a fazer dele o seu fundamento. Pois, como a firmeza e a estabilidade de Cristo são tais que podem sustentar todos os que pela fé se apossam dele; de modo que sua dureza é tão grande que se quebra e despedaça todos os que resistem a ele. Pois não há meio termo entre essas duas coisas, – devemos construir sobre ele ou ser arremessados ??contra ele. (23)

Comentário de Adam Clarke

A você, portanto, que acredita – Você, judeus e gentios.

Ele é precioso – honorµ?? ??? ? t?µ? t??? p?ste???s?? · A honra é para você que crê; isto é, a honra de estar neste edifício e de ter suas almas salvas através do sangue do Cordeiro e de se tornar filhos e filhas de Deus Todo-Poderoso.

Aqueles que são desobedientes – Os judeus, que continuam a rejeitar o Evangelho; aquela mesma pessoa a quem eles rejeitam é a cabeça da esquina – é o Senhor acima de tudo, e tem todo o poder nos céus e na terra.

Comentário de Thomas Coke

1 Pedro 2: 7 . Ele é precioso É esta honra, – ? ??µ?, Ou seja, “de ser edificado sobre esse fundamento seguro, pelo qual você não terá motivos para se envergonhar”. Ao usar a palavra t?µ? , São Pedro parece ter aludido à palavra e?t?µ?? , preciosa ou honrosa, da qual ele havia usado, 1 Pedro 2: 4 ; 1 Pedro 2: 6 . Mas para aqueles que a rejeitam, pertence a reprovação do salmista, a pedra, etc. Esta passagem também é citada em Mateus 21:42 e Atos 4:11 . O significado claro disso, conforme aplicado a Cristo, deve ser que, embora os principais homens da nação judaica o tenham rejeitado e matado; todavia, Deus o ressuscitou dentre os mortos e o exaltou ao domínio universal. Quando importantes verdades práticas são reveladas com evidência suficiente, crer e obedecê-las através da graça divina é fé e fidelidade; rejeitá-los é infidelidade e desobediência

Comentário de John Wesley

Portanto, para vós que crêem que ele é precioso, mas para os que são desobedientes, a pedra que os construtores não permitem, a mesma é feita a cabeça da esquina,

Para aqueles que acreditam, ele se tornou a cabeça da esquina – A principal pedra da esquina, sobre a qual repousa todo o edifício. Os incrédulos também o encontrarão tão profundamente para sua tristeza, Mateus 21:44 . Salmo 118: 22 .

Referências Cruzadas

Salmos 118:22 – A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular.

Cânticos 5:9 – Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, ó você, das mulheres a mais linda? Que diferença há entre o seu amado e outro qualquer, para você nos obrigar a tal promessa?

Isaías 28:5 – Naquele dia o Senhor dos Exércitos será uma coroa gloriosa, um belo diadema para o remanescente do seu povo.

Ageu 2:7 – Farei tremer todas as nações, que trarão para cá os seus tesouros, e encherei este templo de glória”, diz o Senhor dos Exércitos.

Zacarias 4:7 – “Quem você pensa que é, ó montanha majestosa? Diante de Zorobabel você se tornará uma planície. Ele colocará a pedra principal aos gritos de ‘Deus abençoe! Deus abençoe! ’ “

Mateus 13:44 – “O Reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Certo homem, tendo-o encontrado, escondeu-o de novo e, então, cheio de alegria, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou aquele campo.

Mateus 21:42 – Jesus lhes disse: “Vocês nunca leram nas Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular; isso vem do Senhor, e é algo maravilhoso para nós’.

Marcos 12:10 – Vocês nunca leram esta passagem das Escrituras? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular;

Lucas 2:32 – luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”.

Lucas 20:17 – Jesus olhou fixamente para eles e perguntou: “Então, qual é o significado do que está escrito? ‘A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular’.

João 4:42 – E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

João 6:68 – Simão Pedro lhe respondeu: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras de vida eterna.

Atos dos Apóstolos 4:11 – Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’.

Atos dos Apóstolos 26:19 – “Assim, rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial.

Romanos 10:21 – Mas a respeito de Israel, ele diz: “O tempo todo estendi as mãos a um povo desobediente e rebelde”.

Romanos 15:31 – Orem para que eu esteja livre dos descrentes da Judéia e que o meu serviço em Jerusalém seja aceitável aos santos,

Filipenses 3:7 – Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo.

Colossenses 2:10 – e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude.

Tito 3:3 – Houve tempo em que nós também éramos insensatos e desobedientes, vivíamos enganados e escravizados por toda espécie de paixões e prazeres. Vivíamos na maldade e na inveja, sendo detestáveis e odiando-nos uns aos outros.

Hebreus 4:11 – Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência.

Hebreus 11:31 – Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.

1 Pedro 1:8 – Mesmo não o tendo visto, vocês o amam; e apesar de não o verem agora, crêem nele e exultam com alegria indizível e gloriosa,

1 Pedro 2:8 – e, “pedra de tropeço e rocha que faz cair”. Os que não crêem tropeçam, porque desobedecem à mensagem; para o que também foram destinados.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *