Estudo de Colossenses 2:10 – Comentado e Explicado

Tendes tudo plenamente nele, que é a cabeça de todo principado e potestade.
Colossenses 2:10

Comentário de Albert Barnes

E vós sois completos nele – Não havendo necessidade, para os propósitos da salvação, de qualquer auxílio derivado da filosofia dos gregos ou das tradições dos judeus. Tudo o que é necessário para garantir sua salvação deve ser encontrado no Senhor Jesus. Há uma conclusão ou um preenchimento nele, de modo a não deixar nada a desejar. Isto é verdade no que diz respeito:

(1) para a sabedoria necessária para nos guiar;

(2) a expiação a ser feita pelo pecado;

(3) o mérito pelo qual um pecador pode ser justificado; e,

(4) a graça necessária para nos sustentar nas provações e nos ajudar nos deveres da vida; compare as notas em 1 Coríntios 1:30 .

Portanto, não há necessidade de procurarmos o auxílio da filosofia, como se houvesse um defeito nos ensinamentos do Salvador; ou à força humana, como se ele fosse incapaz de nos salvar; ou pelos méritos dos santos, como se os do Redentor não fossem suficientes para satisfazer todos os nossos desejos. O sentimento avançado neste versículo derrubaria toda a doutrina papal dos méritos dos santos e, é claro, toda a doutrina das “indulgências” papais.

Qual é a cabeça – Veja as notas em Efésios 1: 21-22 .

Comentário de E.W. Bullinger

completo . Ver Colossenses 1: 9 .

Qual = quem.

principado. App-172.

poder . App-172.

Comentário de John Calvin

10. E vós sois completos nele. Ele acrescenta que essa essência perfeita da Deidade, que está em Cristo, é proveitosa para nós a esse respeito, que também somos perfeitos nele. “Quanto à habitação de Deus totalmente em Cristo, é para que, tendo-o obtido, possuamos nele toda uma perfeição.” Aqueles, portanto, que não descansam satisfeitos somente com Cristo, prejudicam a Deus de duas maneiras, pois além de prejudicar a glória de Deus, desejando algo acima de sua perfeição, também são ingratos, na medida em que buscam em outro lugar o que já tem em Cristo. Paulo, no entanto, não significa que a perfeição de Cristo seja transfundida em nós, mas que nele existem recursos dos quais podemos ser satisfeitos, que nada pode nos querer.

Quem é a cabeça? Ele introduziu esta cláusula novamente por conta dos anjos, o que significa que os anjos também serão nossos, se tivermos Cristo. Mas disso depois. Nesse meio tempo, devemos observar isso, que estamos cercados, acima e abaixo, com grades, (370) para que nossa fé não se desvie nem um pouco de Cristo.

Comentário de Adam Clarke

E vós estais completos nele – ?a? este e? a?t? pep????µe??? · E estais cheios dele. Nossa palavra completa destrói bastante a conexão que subsiste nas idéias do apóstolo. A filosofia do mundo era vazia, mas havia um p????µa , ou plenitude, em Cristo; os colossenses estavam vazios – mimados e privados de todo bem, enquanto seguiam a filosofia vazia e as tradições infundadas de professores judeus e gentios; mas desde que haviam recebido a Cristo Jesus, eles foram pep????µe??? , cheios com ele. Esse é o verdadeiro significado da palavra e, com isso, a conexão e a assembléia de idéias na mente do apóstolo são preservadas. Nenhuma perfeição fantasiosa em Cristo, de um crente, embora incompleta em si mesmo, seja expressa ou pretendida por São Paulo. É uma doutrina muito ruim existir nos oráculos de Deus.

A cabeça de todo principado – Veja as notas em Colossenses 1: 16-17 ; (Nota).

Comentário de John Wesley

E vós sois completos nele, que é a cabeça de todo principado e poder.

E você – Quem acredita.

São preenchidos com eleJoão 1:16 . Cristo é cheio de Deus, e vós estais cheios de Cristo. E você é preenchido por ele. A plenitude de Cristo transborda em sua igreja, Salmo 133: 3 . Ele está originalmente cheio. Somos preenchidos por ele com sabedoria e santidade.

Quem é a cabeça de todo principado e poder – Dos anjos, assim como dos homens Não, portanto, dos anjos, mas da cabeça deles, devemos perguntar o que for necessário.

Referências Cruzadas

João 1:16 – Todos recebemos da sua plenitude, graça sobre graça.

1 Coríntios 1:30 – É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção,

Gálatas 3:26 – Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus,

Efésios 1:20 – Esse poder ele exerceu em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e fazendo-o assentar-se à sua direita, nas regiões celestiais,

Efésios 4:15 – Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Filipenses 2:9 – Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,

Colossenses 1:16 – pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.

Colossenses 3:11 – Nessa nova vida já não há diferença entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, bárbaro e cita, escravo e livre, mas Cristo é tudo e está em todos.

Hebreus 5:9 – e, uma vez aperfeiçoado, tornou-se a fonte de eterna salvação para todos os que lhe obedecem,

1 Pedro 3:22 – que subiu ao céu e está à direita de Deus; a ele estão sujeitos anjos, autoridades e poderes.

Apocalipse 5:9 – e eles cantavam um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *