Estudo de 2 Coríntios 10:8 – Comentado e Explicado

Ainda que eu me orgulhasse um pouco em demasia da autoridade que o Senhor nos deu, para vossa edificação e não para vossa ruína, não teria de que envergonhar-me.
2 Coríntios 10:8

Comentário de Albert Barnes

Pois, embora eu deva me orgulhar … – Se eu fizer reivindicações ainda mais altas do que fiz a uma comissão divina. Eu poderia pedir evidências mais elevadas do que já fiz de que fui enviado pelo Senhor Jesus.

De nossa autoridade – De minha autoridade como apóstolo, meu poder de administrar disciplina e de dirigir os assuntos da igreja.

O que o Senhor nos deu para edificação – Um poder primordialmente conferido para edificar seu povo, salvá-lo e não destruir.

Eu não deveria ter vergonha – seria fundamentado em boas evidências e sustentado pela natureza da minha comissão. Eu também não teria ocasião de me envergonhar da maneira como foi exercido – um poder que de fato foi empregado para estender a religião e edificar a igreja, e não para originar e sustentar medidas adequadas para destruir a alma.

Comentário de E.W. Bullinger

embora = se. App-118.

gabar-se = glória. Grego. kauchaonmai . Veja Romanos 2:17 .

of = concernente. Grego. peri. App-104.

autoridade . Grego. exousia. App-172.

Senhor. App-98. UMA:

deu = deu.

para. Grego. eis . App-104.

edificação . Grego. oikodome . Ver 1 Coríntios 3: 9 .

Estar envergonhado. Grego. oischunoenai. Ocorre em outro lugar, Lucas 16: 3 . Filipenses 1: 1 , Filipenses 1:20 . 1 Pedro 4:16 ; 1 João 2:22 . A palavra mais frequente no NT é kataischuno. Ver Romanos 5: 5 .

Comentário de John Calvin

8. Pois embora eu deva me gabar mais amplamente de minha autoridade . Era um sinal de modéstia que ele se colocasse no número daqueles a quem se destacava grandemente. Ao mesmo tempo, ele não estava disposto a mostrar tanta modéstia, para não manter sua autoridade intacta. Ele acrescenta, portanto, que disse menos do que sua autoridade o autorizou a dizer; pois ele não pertencia à classe comum de ministros, mas até se distinguiu entre os apóstolos. Por isso, ele diz: “Embora eu deva me gabar mais, não devo ter vergonha , pois haverá um bom terreno para isso”. Ele antecipa uma objeção, porque não deixa de falar de sua própria glória, ao mesmo tempo em que se abstém de mencioná-la mais, para que os coríntios possam entender que, se ele se vangloria, é contra sua vontade, como na verdade, os falsos apóstolos o restringiram a isso; caso contrário, ele não teria feito isso.

Pelo termo poder que ele quer dizer – a autoridade de seu Apostolado, que ele possuía entre os coríntios, pois, através de todos os ministros da palavra, têm o mesmo cargo em comum, existem graus de honra. Agora, Deus colocou Paulo em uma eminência mais alta do que outros, na medida em que ele fez uso de seus esforços para fundar (767) aquela Igreja, e de muitas maneiras colocou honra em seu Apostolado. Para que, no entanto, pessoas malévolas despertem ódio contra ele, com base no uso do termo poder , ele acrescenta o propósito a que lhe foi concedido – a salvação dos coríntios. Portanto, segue-se que não deveria ser aborrecido para eles, ou doloroso, pois quem não suportaria pacientemente, ou mais, quem não amaria o que ele sabe ser de vantagem para ele? Nesse meio tempo, há um contraste implícito entre o poder dele e aquele em que os falsos apóstolos glorificavam – que eram de tal natureza que os coríntios não obtinham vantagem disso e não experimentavam edificação. No entanto, não resta dúvida de que todos os ministros da palavra também estão equipados com poder ; pois de que tipo era uma pregação da palavra que era sem poder ? Por isso, é dito a todos –

Quem te ouve, ouve-me;
quem te rejeita, me rejeita. ( Lucas 10:16 .)

Como, no entanto, muitos, por motivos falsos, reivindicam para si mesmos o que não têm, devemos observar cuidadosamente até que ponto Paulo estende seu poder – de modo a ser para a edificação dos crentes. Aqueles, então, que exercem poder no caminho de destruir a Igreja, provam ser tiranos e ladrões – não pastores. Em segundo lugar, devemos observar que ele declara que isso lhe foi dado por Deus. Ele, portanto, que deseja ter qualquer coisa em seu poder, deve ter Deus como o autor de seu poder. Outros, é verdade, também se gabarão disso, como o Papa com a boca cheia troveja, que ele é o vigário de Cristo. Mas que evidência ele dá disso? (768) Pois Cristo não conferiu poder desse tipo às pessoas mudas, mas aos apóstolos e seus outros ministros, para que a doutrina de seu Evangelho não ficasse sem defesa. Portanto, todo o poder dos ministros está incluído na palavra – mas de tal maneira, no entanto, que Cristo possa sempre permanecer Senhor e Mestre. Portanto, tenhamos em mente que, em autoridade legal, essas duas coisas são necessárias – que sejam dadas por Deus e que sejam exercidas para o bem-estar da Igreja. É bem sabido quem são eles, a quem Deus conferiu esse poder e de que maneira ele limitou o poder que deu. Aqueles o exercem de maneira adequada, que obedecem fielmente a seu mandamento.

Aqui, no entanto, uma pergunta pode ser proposta. Deus diz a Jeremias:

Eis que te ponho sobre as nações e reinos,
plantar, colher, construir e destruir.
( Jeremias 1:10 .)

Também descobrimos que, um pouco antes, ( 2 Coríntios 10: 5 ), os Apóstolos foram separados no mesmo pé – para que destruíssem tudo que se exaltasse contra Cristo. Mais ainda, os mestres do evangelho não podem edificar de outra maneira senão destruindo o velho. Além disso, eles pregam o evangelho para condenar e destruir os iníquos. ” Eu respondo que, o que Paulo diz aqui, não tem nada a ver com os iníquos, pois ele se dirige aos coríntios, a quem ele desejava que seu apostolado fosse benéfico. No que diz respeito a eles, eu digo, ele não pôde fazer nada, exceto com vistas à edificação. Já observamos que isso foi expressamente declarado, que os coríntios poderiam saber que a autoridade desse homem santo não foi atacada por ninguém, exceto por Satanás, o inimigo de sua salvação, enquanto o design dessa autoridade foi sua edificação. .

Ao mesmo tempo, em outros aspectos, é verdade de uma maneira geral, que a doutrina do evangelho tem em sua própria natureza uma tendência à edificação – não à destruição . Quanto à sua destruição, isso provém de algo separado de si – da culpa da humanidade, enquanto eles tropeçam na pedra que foi designada como fundamento ( 1 Pedro 2: 8 ). Quanto ao fato de que somos renovados depois da imagem de Deus pela destruição do velho homem – isso não diverge das palavras de Paulo, pois nesse caso a destruição é tomada no bom sentido, mas aqui no mau sentido, como significando a ruína do que é Deus, ou como significando a destruição da alma – como se ele tivesse dito, que seu poder não era prejudicial a eles, pois, em vez disso, a vantagem disso para a salvação deles foi manifestada.

Comentário de Adam Clarke

Pois, embora eu deva me orgulhar, etc. – tenho uma autoridade e um poder espiritual maiores do que já mostrei, tanto para edificar quanto para punir; mas emprego isso para sua edificação em retidão, e não para a destruição de qualquer delinqüente. “Isso”, diz Calmet, “é a regra que os pastores da Igreja propõem a si mesmos no exercício de sua autoridade: ordenar ou proibir, dispensar ou obrigar, vincular ou soltar. Eles devem usar isso”. poder apenas como Jesus Cristo o usou – para a salvação, e não para a destruição das almas. ”

Comentário de Thomas Coke

2 Coríntios 10: 8 . Um pouco mais Veja cap. 2 Coríntios 11:23 . A próxima cláusula contém outra razão insinuada pelo apóstolo por ter tolerado qualquer severidade do presente em relação a eles. Eu não deveria ter vergonha, deduz: “Porque a verdade me justificaria nela”.

Comentário de John Wesley

Pois, embora eu deva me orgulhar um pouco mais de nossa autoridade, que o Senhor nos deu para edificação, e não para a sua destruição, eu não deveria ter vergonha.

Eu não deveria ter vergonha – como tendo dito mais do que eu poderia fazer bom.

Referências Cruzadas

2 Coríntios 1:24 – Não que tenhamos domínio sobre a sua fé, mas cooperamos com vocês para que tenham alegria, pois é pela fé que vocês permanecem firmes.

2 Coríntios 7:14 – Eu lhe tinha dito que estava orgulhoso de vocês, e vocês não me decepcionaram. Da mesma forma como era verdade tudo o que lhes dissemos, o orgulho que temos de vocês diante de Tito também mostrou-se verdadeiro.

2 Coríntios 12:6 – Mesmo que eu preferisse gloriar-me não seria insensato, porque estaria falando a verdade. Evito fazer isso para que ninguém pense a meu respeito mais do que em mim vê ou de mim ouve.

2 Coríntios 13:2 – Já os adverti quando estive com vocês pela segunda vez. Agora, estando ausente, escrevo aos que antes pecaram e aos demais: quando voltar, não os pouparei,

2 Coríntios 13:8 – Pois nada podemos contra a verdade, mas somente em favor da verdade.

2 Coríntios 13:10 – Por isso escrevo estas coisas estando ausente, para que, quando eu for, não precise ser rigoroso no uso da autoridade que o Senhor me deu para edificá-los, e não para destruí-los.

Gálatas 1:1 – Paulo, apóstolo enviado, não da parte de homens nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos,

2 Timóteo 1:12 – Por essa causa também sofro, mas não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou bem certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele dia.

Sem categoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *